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Será que o peso (de pequenas componentes) influência tanto a performance do veículo?

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    Será que o peso (de pequenas componentes) influência tanto a performance do veículo?

    Viva,

    O título do tópico é a questão que pretendo colocar. Muito se discute e alerta para aliviar o mais possível o peso do automóvel. Nada de sacos ou livros, mesmo mapas adicionais. Li mesmo alguém a recomendar retirar o pneu sobresselente e macaco e circular apenas com um frasco "tapa-furos".

    Porém, por exemplo, o meu veículo (Nissan Almera 2005) tem cerca de 1400 Kg. Que diferença fazem mais ou menos 20kg que correspondem apenas 1,4% do peso total? Aliás, o carro está preparado para levar 4 (5) pessoas que, a uma média de 80 kg, com tara máxima são mais 400kg, fora bagagens.

    Assim volto a perguntar: será que alguns sacos e utensílios que não perfazem mais de 10/15kg no total têm assim tanta influência na eficiência do veículo? Ou por outras palavras, será que o meu veículo tem uma melhor prestação com a minha namorada, do que comigo, porque ela pesa menos 15kg (imaginando que ambos temos o mesmo estilo e capacidade de condução)?

    Marco

    #2
    Sim, o aumento ou diminuição de peso, influência as prestações/performances de um veículo.

    Agarras no carro, vais a um qualquer track-day e fazes umas voltas com a tua namorada, e outras sem ela. ´
    No final olha para a diferença no cronometro

    Comentário


      #3
      A diferença é notória, mas como é óbvio depende bastante do peso do veículo. Menos 40kgs num carro que pesa 1400kgs não se notam tanto como num carro que pesa 900 ou 1000kgs.

      Quando faço track-days com o meu clio (de livrete pesa 980kgs) retiro-lhe os bancos traseiros, a roda suplente, o macaco, a chave de rodas e o tapete da mala que é de uma espuma grossa e pesada. Aproveito também para tirar toda a tralha que se vai acumulando com a utilização diária.

      No total devem sair cerca de 60kgs que se notam e bem no desempenho do carro, que acelera melhor e precisa de menos acelerador para manter uma determinada velocidade.
      Noto também que os consumos são mais baixos (não no track-day, claro, mas nas viagens de ida e volta ), cerca de 0,5L

      Comentário


        #4
        Viva,

        Originalmente Colocado por TSport Ver Post
        Sim, o aumento ou diminuição de peso, influência as prestações/performances de um veículo.

        Agarras no carro, vais a um qualquer track-day e fazes umas voltas com a tua namorada, e outras sem ela. ´
        No final olha para a diferença no cronometro
        Certo, mas nota que aí já estamos a falar de uma pessoa, e a diferença no final não será assim tanta, pois com ou sem ela o carro tem que puxar cerca de 1,4T de peso. No final poderá haver influência, mas diria desprezável, ou seja, se numa volta de 2km ganhar 2 segundos por não ir uma pessoa ao lado, para mim, no dia-a-dia é irrelevante.

        Marco

        Comentário


          #5
          Viva,

          Originalmente Colocado por Coelho16v Ver Post
          A diferença é notória, mas como é óbvio depende bastante do peso do veículo. Menos 40kgs num carro que pesa 1400kgs não se notam tanto como num carro que pesa 900 ou 1000kgs.

          Quando faço track-days com o meu clio (de livrete pesa 980kgs) retiro-lhe os bancos traseiros, a roda suplente, o macaco, a chave de rodas e o tapete da mala que é de uma espuma grossa e pesada. Aproveito também para tirar toda a tralha que se vai acumulando com a utilização diária.

          No total devem sair cerca de 60kgs que se notam e bem no desempenho do carro, que acelera melhor e precisa de menos acelerador para manter uma determinada velocidade.
          Noto também que os consumos são mais baixos (não no track-day, claro, mas nas viagens de ida e volta ), cerca de 0,5L
          Neste caso já estás a reduzir drasticamente o peso do veículo - a depená-lo completamente, diria!

          Eu questiono o dia-a-dia de um condutor comum, com o material comum. Um dia criticaram-me por trazer um saco no carro cheio de chaves de fendas, alicates e outros utensílios. Outro com material elétrico como fusíveis, lâmpadas, lanternas, pilhas etc. Aquilo ainda pesava 3kg. O rendimento superior que terei no meu dia-a-dia se retirar ambos os sacos é irrelevante (talvez mesmo imensurável no meu computador de bordo), e mante-los poderá salvaguardar-me numa situação inesperada.

          É neste ponto que foco a questão do peso, não em situações de competição, onde a influência é maior mas também porque o que retiram é muito mais - célebre episódio do TopGear em que testam uma Ford Transit na pista de Nürburgring e para tentarem realizar o percurso em menos de 10 minutos retiram todo o peso desnecessário.

          Marco
          Editado pela última vez por MarcoVeloso; 09 October 2009, 18:01.

          Comentário


            #6
            Tudo influencia o desempenho do carro seja peso seja o que for,ires com janela aberta,um pneu mais vazio,agora depende de ti se essa diferenca te fizer diferenca ou nao.

            Comentário


              #7
              Eu penso que a massa de certos componentes (partes móveis) é muito mais determinante que propriamente a dos objectos que vão dentro do carro, embora este seja importante conforme as situações).
              Jantes mais leves, por exemplo, têm efeitos muito acentuados na direcção, no arranque e na travagem.
              Isto já para não falar de veios de transmissão ocos, volantes do motor mais leves, etc etc etc...porque isso é que faz uma diferença séria. Em certas situações é mais importante reduzir inércias (que dependem da massa, pois claro)....
              Mas fico atento para ler as participações mais entendidas...

              Comentário


                #8
                Ok, se o que referes é uma utilização exclusivamente do dia-a-dia e se os pesos envolvidos são reduzidos então a diferença será mínima, principalmente pesando o teu carro 1400kgs.

                Comentário


                  #9
                  Há de facto uma relação entre o peso do carro e as performances.

                  Mas para andar no dia a dia, parece-me um bocadinho preciosismo
                  + 20 kg ou - 20 kg. O carro é o nosso "escravo" e tem que nos servir o melhor possivel.

                  O peso tem entanto várias nuances, além do seu valor em absoluto, ele também condiciona o centro de gravidade, etc.

                  Por outro lado alguns carros em termos de amortecedores funcionam melhor com alguma carga do que completamente vazios (nalguns veículos comerciais isto é evidente).

                  Portanto eu diria que não vale a pena radicalizar

                  Comentário


                    #10
                    no saxo 1.5d nota-se a diferença de ter o depósito cheio ou vazio

                    Comentário


                      #11
                      20kgs a menos, menos consumo, menos desgaste pneus, travões, etc pode ser insignificante em 100 kms, mas em 100 mil já deve representar valores palpáveis

                      mas quer parecer-me que uma pressão baixa nos pneus poderá ter uma influencia pior do que 20kgs

                      Comentário


                        #12
                        Um exemplo prático de um dado carro:

                        Com 1 pessoa chega ao topo de uma subida a 90 km/h; com 2 chega ao topo a 85 km/h... mantendo as outras variáveis, claro.

                        Diferenças relativamente perceptíveis também se notam consoante o depósito esteja cheio ou relativamente vazio.

                        Mas isto é mais notório em carros equipados com pequenos motores a gasolina, IMO.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Post
                          no saxo 1.5d nota-se a diferença de ter o depósito cheio ou vazio

                          No Clio I 1.2 também.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por MarcoVeloso Ver Post
                            Viva,



                            Neste caso já estás a reduzir drasticamente o peso do veículo - a depená-lo completamente, diria!

                            Eu questiono o dia-a-dia de um condutor comum, com o material comum. Um dia criticaram-me por trazer um saco no carro cheio de chaves de fendas, alicates e outros utensílios. Outro com material elétrico como fusíveis, lâmpadas, lanternas, pilhas etc. Aquilo ainda pesava 3kg. O rendimento superior que terei no meu dia-a-dia se retirar ambos os sacos é irrelevante (talvez mesmo imensurável no meu computador de bordo), e mante-los poderá salvaguardar-me numa situação inesperada.

                            É neste ponto que foco a questão do peso, não em situações de competição, onde a influência é maior mas também porque o que retiram é muito mais - célebre episódio do TopGear em que testam uma Ford Transit na pista de Nürburgring e para tentarem realizar o percurso em menos de 20 minutos retiram todo o peso desnecessário.

                            Marco

                            Era para percorrer em menos de 10 minutos e não 20

                            Comentário


                              #15
                              Viva,

                              Originalmente Colocado por nto Ver Post
                              Era para percorrer em menos de 10 minutos e não 20
                              My Bad! Corrigido!

                              Marco

                              Comentário


                                #16
                                Um carro pequeno como o Peugeot 106 1.1 fica mais seguro com o depósito cheio?

                                Comentário

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