Acabo de chegar a casa chateado, como o título do tópico deve dar para entender.
Comprei um Sony Ericsson W580i em meados de Junho que avariou no primeiro dia de Setembro (estando eu de férias). A 10 de Setembro desloquei-me à Optimus para iniciar o processo de reparação no âmbito da garantia fornecida pelo fabricante. O problema do telemóvel é o de não carregar: após ligar à tomada aparece-me um aviso a dizer "Erro de carregamento. Parar!".
Hoje recebi uma SMS da Optimus a dizer que podia ir levantar o equipamento. Chegado lá informam-me desde logo que o equipamento não tinha sido reparado. Perguntei o motivo e, claro, a resposta foi "humidade". É óbvio que esta justificação não entra na cabeça a ninguém e, por isso mesmo, quero que isto seja resolvido sem eu ter que entrar em encargos que não são da minha responsabilidade. Lá disseram-me que vou ter que entrar em contacto com um determinado número (está na folha que me deram aquando da ordem de reparação), argumentando os meus motivos. E é aqui que vos quero pedir ajuda. Eu já tenho uma série de factos enumerados que comprovam que eles não agiram de boa fé, mas, como muitos de vocês já têm experiência nestas andanças, queria-vos pedir mais (eventuais) conselhos que me sejam úteis e estejam a escapar.
Argumentos que vou apresentar:
(1) Antes de mais vou-lhes pedir para me prestarem mais informações acerca da suposta avaria (em que placa era a humidade) e detalhes.
(2) Seguidamente dizer-lhes que o tratamento que dou ao telemóvel não induz o aparecimento de humidade (não tomo banho com ele na casa de banho, não suo das mãos, não ando com ele em ambientes onde a humidade seja facilmente perceptível, etc). Além disso, considerar que o telemóvel ganhou humidade no Verão, período menos susceptível de isso suceder, e num curto espaço de tempo (2 meses).
(3) Não apresentarem, no relatório da avaria, fotos comprovativas da existência de humidade no equipamento.
(4) Querer que eles me refutem o facto de o detector de humidade do telemóvel (situado no interior do telemóvel e visível quando se retira a bateria) apresentar a cor branca e não vermelha (branco = bom; vermelho = vestígios de humidade).
(5) Por último, a entrega na data mais duvidosa possível: entreguei o telemóvel a 10 de Setembro (sexta) e recebo-o 29 dias depois, a 9 de Outubro (outra sexta).
Sinceramente, é mais do que óbvio que a responsabilidade do equipamento avariar não poderá ser minha. Duvido, inclusivé, que eles se tenham dado ao trabalho de verificar o telemóvel. Mais, não estou disposto a esperar por um arranjo do telemóvel. Caso eles cedam a estes argumentos, exijo desde logo um telemóvel novo. Caso não cedam, que mais devo argumentar no telefonema? E que mais devo fazer "por fora"?
Comprei um Sony Ericsson W580i em meados de Junho que avariou no primeiro dia de Setembro (estando eu de férias). A 10 de Setembro desloquei-me à Optimus para iniciar o processo de reparação no âmbito da garantia fornecida pelo fabricante. O problema do telemóvel é o de não carregar: após ligar à tomada aparece-me um aviso a dizer "Erro de carregamento. Parar!".
Hoje recebi uma SMS da Optimus a dizer que podia ir levantar o equipamento. Chegado lá informam-me desde logo que o equipamento não tinha sido reparado. Perguntei o motivo e, claro, a resposta foi "humidade". É óbvio que esta justificação não entra na cabeça a ninguém e, por isso mesmo, quero que isto seja resolvido sem eu ter que entrar em encargos que não são da minha responsabilidade. Lá disseram-me que vou ter que entrar em contacto com um determinado número (está na folha que me deram aquando da ordem de reparação), argumentando os meus motivos. E é aqui que vos quero pedir ajuda. Eu já tenho uma série de factos enumerados que comprovam que eles não agiram de boa fé, mas, como muitos de vocês já têm experiência nestas andanças, queria-vos pedir mais (eventuais) conselhos que me sejam úteis e estejam a escapar.
Argumentos que vou apresentar:
(1) Antes de mais vou-lhes pedir para me prestarem mais informações acerca da suposta avaria (em que placa era a humidade) e detalhes.
(2) Seguidamente dizer-lhes que o tratamento que dou ao telemóvel não induz o aparecimento de humidade (não tomo banho com ele na casa de banho, não suo das mãos, não ando com ele em ambientes onde a humidade seja facilmente perceptível, etc). Além disso, considerar que o telemóvel ganhou humidade no Verão, período menos susceptível de isso suceder, e num curto espaço de tempo (2 meses).
(3) Não apresentarem, no relatório da avaria, fotos comprovativas da existência de humidade no equipamento.
(4) Querer que eles me refutem o facto de o detector de humidade do telemóvel (situado no interior do telemóvel e visível quando se retira a bateria) apresentar a cor branca e não vermelha (branco = bom; vermelho = vestígios de humidade).
(5) Por último, a entrega na data mais duvidosa possível: entreguei o telemóvel a 10 de Setembro (sexta) e recebo-o 29 dias depois, a 9 de Outubro (outra sexta).
Sinceramente, é mais do que óbvio que a responsabilidade do equipamento avariar não poderá ser minha. Duvido, inclusivé, que eles se tenham dado ao trabalho de verificar o telemóvel. Mais, não estou disposto a esperar por um arranjo do telemóvel. Caso eles cedam a estes argumentos, exijo desde logo um telemóvel novo. Caso não cedam, que mais devo argumentar no telefonema? E que mais devo fazer "por fora"?
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