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Ajuda - (Não) Reparação de Sony Ericsson em garantia (novidades!)

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    Ajuda - (Não) Reparação de Sony Ericsson em garantia (novidades!)

    Acabo de chegar a casa chateado, como o título do tópico deve dar para entender.

    Comprei um Sony Ericsson W580i em meados de Junho que avariou no primeiro dia de Setembro (estando eu de férias). A 10 de Setembro desloquei-me à Optimus para iniciar o processo de reparação no âmbito da garantia fornecida pelo fabricante. O problema do telemóvel é o de não carregar: após ligar à tomada aparece-me um aviso a dizer "Erro de carregamento. Parar!".

    Hoje recebi uma SMS da Optimus a dizer que podia ir levantar o equipamento. Chegado lá informam-me desde logo que o equipamento não tinha sido reparado. Perguntei o motivo e, claro, a resposta foi "humidade". É óbvio que esta justificação não entra na cabeça a ninguém e, por isso mesmo, quero que isto seja resolvido sem eu ter que entrar em encargos que não são da minha responsabilidade. Lá disseram-me que vou ter que entrar em contacto com um determinado número (está na folha que me deram aquando da ordem de reparação), argumentando os meus motivos. E é aqui que vos quero pedir ajuda. Eu já tenho uma série de factos enumerados que comprovam que eles não agiram de boa fé, mas, como muitos de vocês já têm experiência nestas andanças, queria-vos pedir mais (eventuais) conselhos que me sejam úteis e estejam a escapar.


    Argumentos que vou apresentar:

    (1) Antes de mais vou-lhes pedir para me prestarem mais informações acerca da suposta avaria (em que placa era a humidade) e detalhes.

    (2) Seguidamente dizer-lhes que o tratamento que dou ao telemóvel não induz o aparecimento de humidade (não tomo banho com ele na casa de banho, não suo das mãos, não ando com ele em ambientes onde a humidade seja facilmente perceptível, etc). Além disso, considerar que o telemóvel ganhou humidade no Verão, período menos susceptível de isso suceder, e num curto espaço de tempo (2 meses).

    (3) Não apresentarem, no relatório da avaria, fotos comprovativas da existência de humidade no equipamento.

    (4) Querer que eles me refutem o facto de o detector de humidade do telemóvel (situado no interior do telemóvel e visível quando se retira a bateria) apresentar a cor branca e não vermelha (branco = bom; vermelho = vestígios de humidade).

    (5) Por último, a entrega na data mais duvidosa possível: entreguei o telemóvel a 10 de Setembro (sexta) e recebo-o 29 dias depois, a 9 de Outubro (outra sexta).


    Sinceramente, é mais do que óbvio que a responsabilidade do equipamento avariar não poderá ser minha. Duvido, inclusivé, que eles se tenham dado ao trabalho de verificar o telemóvel. Mais, não estou disposto a esperar por um arranjo do telemóvel. Caso eles cedam a estes argumentos, exijo desde logo um telemóvel novo. Caso não cedam, que mais devo argumentar no telefonema? E que mais devo fazer "por fora"?

    #2
    para mim eles não quiseram passar os 30 dias e dar um telem novo!

    Comentário


      #3
      Sim GJP, é o que eu também acho. Eles não viram o telemóvel e, como o prazo estava a acabar, espetaram-me com esta desculpa. Os próprios funcionários da loja aconselharam-me a seguir em frente com a reclamação.

      PS - O telemóvel ficou na loja da Optimus, eles aconselharam-me a deixá-lo lá.

      Comentário


        #4
        num outro forum ali ao lado ja li que a sony ericsson se esquiva bastante nas garantias: a humidade é dos maiores pretextos

        na minha opiniao nem devia de ser justificaçao, o telemovel apanha humidade pelo simples facto de estar no bolso, usarmos com as maos transpiradas e por ai fora
        a nao ser que a placa apresente vestigios evidentes, agora um autocolante?
        Editado pela última vez por RMOS; 09 October 2009, 23:28.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por RMOS Ver Post
          num outro forum ali ao lado leio ja li que a sony ericsson se esquiva bastante nas garantias: a humidade é dos maiores pretextos

          na minha opiniao nem devia de ser justificaçao, o telemovel apanha humidade pelo simples facto de estar no bolso, usarmos com as maos transpiradas e por ai fora
          a nao ser que a placa apresente vestigios evidentes, agora um autocolante?

          Aprenderam com a Nokia, infelizmente!

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por ruymoreira Ver Post
            Aprenderam com a Nokia, infelizmente!
            Pois, parece que sim.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por ruymoreira Ver Post
              Aprenderam com a Nokia, infelizmente!
              A Nokia dava-se, inclusivamente, ao trabalho de forjar fotografias em que se via mesmo humidade num telemóvel daquele modelo. São uns maldosos mais refinados e profissionais.

              Acho vergonhoso/obsceno este tipo de desrespeito pelo cliente, particularmente em marcas com o volume de vendas destas duas.

              Qualquer dia, antes de entregar o telemóvel para reparação nos Nokia centers e afins, temos de exigir que o técnico os abra à nossa frente e que tire fotos e nós fazemos o mesmo.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Patricinha Ver Post
                Acho vergonhoso/obsceno este tipo de desrespeito pelo cliente, particularmente em marcas com o volume de vendas destas duas.

                Qualquer dia, antes de entregar o telemóvel para reparação nos Nokia centers e afins, temos de exigir que o técnico os abra à nossa frente e que tire fotos e nós fazemos o mesmo.
                É óbvio que é vergonhoso. Para mim, a imagem deles já ficou completamente manchada. Se até aqui mantinha a Sony Ericsson como uma boa marca (apenas porque gostava dos equipamentos), este episódio faz-me desde já nunca mais voltar a comprar um telemóvel deles (primeiro porque o telemóvel estava longe de valer o custava - o meu Samsung E900 batia-o aos pontos! - e porque este episódio da assistência é inadmissível.).

                Tenho esperança de conseguir levar a minha razão avante, com mais ou menos dificuldade.

                Comentário


                  #9
                  E será que é a SE que não quer assumir ou a Optimus?
                  Eu por mim quando tiver algum problema com um dos meus 2 SE(e um dos outros 4 existentes na familia entre mãe, irmã e dois da namorada) como já tive no K610i que anda com a minha mãe(demorou 2 semanas a ir reparar e voltar e levou uma board interna nova que a anterior queimou) vou a um reparador autorizado e mais nada, já tive a experiencia com uma auricular BT da Motorola em que a Optimus de tudo fez para não o reparar ou trocar, fui à assistencia da motorola no Sintra Business Park e trocaram por outro na hora, por isso digo querem assistencia vão à marca pois são eles que reparam e não os operadores.

                  Comentário


                    #10
                    A Optimus nem sequer toca nos telemóveis. É apenas o intermediário, a interface entre o cliente que comprou o equipamento nas suas lojas e os seus fornecedores (pelo menos das vezes que fui à assistência, foi isso que aconteceu). Existem lojas Optimus que não são da Optimus, mas nesses casos normalmente "reencaminham" para as lojas "oficiais". Como não disseste se chegaram a enviar ou não o auricular para reparação fiquei sem perceber ao certo o que se passou.

                    Agora é a minha vez de dizer... Ò gaita!!!!


                    É que o meu telemóvel desde à cerca de um mês para cá (SE K810i) começou a fazer isso. Já reinstalei o software e continua igual.
                    Acontece que pelo menos no meu caso, tem funcionado normalmente e a bateria até agora, mesmo com esse erro, tem carregado também normalmente. O único inconveniente é mesmo não ser possível usar o telemóvel enquanto carrega (dá para receber chamadas)
                    O desfecho deste caso interessa-me...
                    Editado pela última vez por VTEC; 11 October 2009, 00:56.

                    Comentário


                      #11
                      De facto parece-me inadmissível que este tipo de situações continue a acontecer em marcas tão reputadas e com um grande volume de vendas.

                      Eu por acaso quase sempre tive nokias, e até ao momento tenho tido sorte com os mesmos mas se um dia me apresentarem uma desculpa dessas perdem logo um cliente (eles não se vão importar).

                      O conselho que te dou, é que faças além do telefonema uma reclamação por escrito a apresentar os teus argumentos.

                      Depois conta como a situação tem evoluído

                      Um abraço, by Filas

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Neruson Ver Post
                        E será que é a SE que não quer assumir ou a Optimus?
                        Eu por mim quando tiver algum problema com um dos meus 2 SE(e um dos outros 4 existentes na familia entre mãe, irmã e dois da namorada) como já tive no K610i que anda com a minha mãe(demorou 2 semanas a ir reparar e voltar e levou uma board interna nova que a anterior queimou) vou a um reparador autorizado e mais nada, já tive a experiencia com uma auricular BT da Motorola em que a Optimus de tudo fez para não o reparar ou trocar, fui à assistencia da motorola no Sintra Business Park e trocaram por outro na hora, por isso digo querem assistencia vão à marca pois são eles que reparam e não os operadores.

                        A optimus/tmn/vodafone não arranjam telemóveis, apenas os enviam para o fabricante a fim de ser reparado

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Pitest Ver Post
                          A optimus/tmn/vodafone não arranjam telemóveis, apenas os enviam para o fabricante a fim de ser reparado
                          Ai não que não... no caso do auricular mandaram-me para o centro de atendimento deles em alfragide para nada pois lá só arranjam tlm e não acessórios(isto foi a resposta da senhora de lá)... e a Vodafone também tem o seu CAT na loja do parque das nações...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Pitest Ver Post
                            A optimus/tmn/vodafone não arranjam telemóveis, apenas os enviam para o fabricante a fim de ser reparado

                            A tmn tem/tinha um centro de reparação da av. da Republica.

                            Infelizmente fui lá 5 vezes com o mesmo telemóvel e não resolveram nada.. só ficou bom quando o levei mesmo à marca.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Pitest Ver Post
                              A optimus/tmn/vodafone não arranjam telemóveis, apenas os enviam para o fabricante a fim de ser reparado
                              Tenho aqui um SE que foi para a garantia da TMN há pouco tempo e foi reparado pela TMN, não foi enviado para a SE

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Neruson Ver Post
                                Ai não que não... no caso do auricular mandaram-me para o centro de atendimento deles em alfragide para nada pois lá só arranjam tlm e não acessórios(isto foi a resposta da senhora de lá)... e a Vodafone também tem o seu CAT na loja do parque das nações...

                                Não pode, abrir telemoveis dentro da garantia, apenas o fabricante é que pode, a não ser que eles sejam um agente qualificado de assistência técnica.

                                Comentário


                                  #17
                                  Agora ocorreu-me...
                                  Os telemóveis ssão suposto andarem dentro de malas e bolsos, e terão que obrigatóriamente resistir à humidade, a altas temperaturas, a forças de torção, peso, o suficiente para desempenharem a sua função.
                                  Há uns que pelas suas funções não necessitam de apanhar humidade, peso, etc e a esses chama-se telefones fixos.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por kushinadaime Ver Post
                                    Agora ocorreu-me...
                                    Os telemóveis ssão suposto andarem dentro de malas e bolsos, e terão que obrigatóriamente resistir à humidade, a altas temperaturas, a forças de torção, peso, o suficiente para desempenharem a sua função.
                                    Há uns que pelas suas funções não necessitam de apanhar humidade, peso, etc e a esses chama-se telefones fixos.

                                    nos tropicos eles devem ter telemoveis especiais..ou nao sao nokia/sonyericsson

                                    tive um sharp que era uma maquina de guerra, isso sim

                                    Comentário


                                      #19
                                      a nokia e os seus belos exemplo

                                      o samsung do meu puto, deixou de dar som, depois a tecla central, com varias funções, foi-as perdendo...

                                      resolvi-me a abrir aquilo, já tinha a chave na mão, lembrei-me que ainda poderia estar na garantia, coisa que se confirmou. mandei reparar ao abrigo da garantia.

                                      voltou a bumbar como deve ser, substituição da fita ( é slide) e actualização de software. só não sei k soft. é que aquilo terá para actualizar
                                      samsung j600
                                      http://www.hiper-electronica.com/sto..._J600_Azul.jpg

                                      comprei um star, e,como cá por casa todos usamos samsung, já arranjei uma cunha por lá

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por VTEC Ver Post
                                        O desfecho deste caso interessa-me...
                                        Continuando com esta história...

                                        Lá disseram-me que vou ter que entrar em contacto com um determinado número (está na folha que me deram aquando da ordem de reparação), argumentando os meus motivos.
                                        Pois bem, o número que me indicaram na loja era da... Optimus. No telefonema que fiz para esse número perguntei como podia entrar em contacto com a Sony Ericsson e disseram-me que... não podia! Perguntei se me podiam facultar algum número e disseram-me que não. Sendo assim, resolvi voltar à Optimus para uma de duas coisas: ou pressioná-los para eles falarem com a Sony Ericsson ou então devolverem-me o telemóvel. Fui lá e a menina que me atendeu, apercebendo-se que a culpa não é minha, disse que ia entregar o telemóvel ao supervisor de vendas para ele entrar em contacto com a Sony Ericsson. Assim que ele soubesse de algo entraria em contacto comigo.

                                        Como há mais de uma semana ninguém dizia nada, resolvi ir à Optimus. Chegado lá informaram-me que tinham enviado um relatório com fotos.

                                        Cá estão elas:

                                        599301_1.jpg
                                        599301_2.jpg

                                        Já vi com o Exif Viewer que foram tiradas no mesmo dia e num intervalo de tempo aceitável. O mais provável é mesmo a segunda foto ser referente ao meu telemóvel.

                                        Agora expliquem-me uma coisa. Como é que um telemóvel, que não foi exposto a condições que danifiquem assim a suposta placa, fica com tanta humidade? Não será algum defeito de fabrico?

                                        Acham que devia ir a algum reparador especializado verificar se a placa está mesmo como na foto?

                                        Finalmente, liguei o telemóvel à corrente e não dá erro nenhum. Carrega normalmente e funciona normalmente. Ao menos isso!

                                        O que fariam vocês?
                                        Editado pela última vez por JoaoPedroF; 29 October 2009, 00:08.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Bem, se um telemovel com 2 meses fica nesse estado, nunca mais compraria nenhum da mesma marca e faria questão de passar a informação em alto e bom som aos varios potenciais clientes presentes nas varias lojas da marca

                                          Questão: Quem te garante que a humidade não entrou no telemóvel antes de o comprares?

                                          Questão: Em 2 meses e com um uso normal, é possível uma placa ficar nesse estado?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                            Bem, se um telemovel com 2 meses fica nesse estado, nunca mais compraria nenhum da mesma marca e faria questão de passar a informação em alto e bom som aos varios potenciais clientes presentes nas varias lojas da marca

                                            Questão: Quem te garante que a humidade não entrou no telemóvel antes de o comprares?

                                            Questão: Em 2 meses e com um uso normal, é possível uma placa ficar nesse estado?

                                            Que Sony Ericsson não volta a entrar cá em casa é ponto assente. O que é pena, pois já tivemos uns 6 ou 7 e nunca nenhum deu problemas e ficámos satisfeitos.

                                            Essas duas questões fazem todo o sentido. Para mim, para ti e para todos. Só para eles é que não.

                                            E o mais estranho é o telemóvel não dar nenhum sinal de erro agora (deu na primeira vez que o fui levantar).

                                            Comentário


                                              #23
                                              Agora não o telemóvel não falha, e no dia que precisares mesmo do telemóvel é que ele vai te falhar se calhar provocando te prejuízos enormes.
                                              Livra te mas é desse telemóvel e passa a palavra, mete o assunto para trás das costas porque o que gastas em paciência não vale nenhum dinheiro do mundo.
                                              cumps

                                              Comentário

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