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Sintomas estranhos em 1.9dci

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    Sintomas estranhos em 1.9dci

    Boas.

    Tenho um Mégane 1.9dci de 2000, ou seja, mesmo dos primeiros a sair com motor dci.

    Acontece que o carro a quente tem um relanti bastante instavel por vezes, a frio tem o relanti certo, a quente oscila entre as 500 e as 900rpm rapidamente, se der um toque de acelerador por vezes fica bom, outras vezes ainda fica pior, nunca vai abaixo, o que poderá ser?

    Alguma sonda marada?

    Outra coisa é o custar a pegar a quente, a frio pega sempre bem, a quente as vezes dá muitas voltas ao motor de arranque, tipo umas 5 ou 6, depois pega e por vezes depois das 5 ou 6 voltas o motor de arranque começa a rodar mais rápido, tipo o motor a querer pegar e depois lá pega e fica com o tal relanti instável...

    Fumo penso que faz o normal, muito pouco, só visivel à noite com os farois de um carro a incidirem e apenas naquele pequeno regime em que o turbo entra, depois deixa de fazer.

    Terá alguma coisa a ver com compressão ou algo do genero? É que noto que o carro puxa menos do que quando o comprei, e não é por estar habituado pois ja andei num megane 1.5dci de 105cv e puxa melhor que o meu, e entretando o meu é o 1.9dci de 105cv, não deveria ser pelo menos igual? Está-me a deixar confuso.

    O carro tem actualmente 245.000km e não gasta oleo.

    Agradecia algumas dicas dos mais entendidos.

    Cumps

    #2
    Originalmente Colocado por R4E Ver Post
    Boas.

    Tenho um Mégane 1.9dci de 2000, ou seja, mesmo dos primeiros a sair com motor dci.

    Acontece que o carro a quente tem um relanti bastante instavel por vezes, a frio tem o relanti certo, a quente oscila entre as 500 e as 900rpm rapidamente, se der um toque de acelerador por vezes fica bom, outras vezes ainda fica pior, nunca vai abaixo, o que poderá ser?

    Alguma sonda marada?

    Outra coisa é o custar a pegar a quente, a frio pega sempre bem, a quente as vezes dá muitas voltas ao motor de arranque, tipo umas 5 ou 6, depois pega e por vezes depois das 5 ou 6 voltas o motor de arranque começa a rodar mais rápido, tipo o motor a querer pegar e depois lá pega e fica com o tal relanti instável...

    Fumo penso que faz o normal, muito pouco, só visivel à noite com os farois de um carro a incidirem e apenas naquele pequeno regime em que o turbo entra, depois deixa de fazer.

    Terá alguma coisa a ver com compressão ou algo do genero? É que noto que o carro puxa menos do que quando o comprei, e não é por estar habituado pois ja andei num megane 1.5dci de 105cv e puxa melhor que o meu, e entretando o meu é o 1.9dci de 105cv, não deveria ser pelo menos igual? Está-me a deixar confuso.

    O carro tem actualmente 245.000km e não gasta oleo.

    Agradecia algumas dicas dos mais entendidos.

    Cumps
    pode ser problema de compressão.. um dos sintomas é custar a pegar a quente

    Comentário


      #3
      Bomba injectora, injectores ou bateria.

      Comentário


        #4
        Tenho um igual e teve um problema com sintomas semelhantes. Foi a unidade de regulação de pressão da injecção de combustível. Isso e a troca de um aopio de motor custou 260 € (MO incluida) na marca.

        Comentário


          #5
          Boas

          A bateria realmente quando está de um dia para o outro o motor de arranque roda mais lentamente, mas a quente também provoca o motor de arranque dar mais voltas ainda que a velocidade normal?

          Cumps

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por AdolfoSDias Ver Post
            Tenho um igual e teve um problema com sintomas semelhantes. Foi a unidade de regulação de pressão da injecção de combustível. Isso e a troca de um aopio de motor custou 260 € (MO incluida) na marca.
            Boas

            e notavas alguma coisa nos consumos?

            Cumps

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por R4E Ver Post
              Boas

              e notavas alguma coisa nos consumos?

              Cumps
              Não fiz muitos km com ele assim. Lembro-me de estar mais ou menos atento a isso. Até fiquei com a impressão que até desceram um pouco, mas deve ter sido por não puxar tanto por ele.

              Comentário


                #8
                Aconselho-te a limpares injectores e todas as sondas e sensores, principalmente a MAF e EGR. Com essa kilometragem, a maior parte desses sensores estão a dar leituras erradas, devido à acumulação de lixo.

                Vais ver que no fim da limpeza, o motor até parece outro...

                Comentário


                  #9
                  Bomba alta pressão a entregar a alma ao criador
                  Tens os sintomas classicos, liga o carro á maquina e verifica os valores de pressão na rampa e se estão dentro dos valores preconizados, tanto na fase de arranque, como em carga.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por mectec Ver Post
                    Bomba alta pressão a entregar a alma ao criador
                    Tens os sintomas classicos, liga o carro á maquina e verifica os valores de pressão na rampa e se estão dentro dos valores preconizados, tanto na fase de arranque, como em carga.
                    E isso é muito mau? Pode andar ou corro o risco de ficar a pé?

                    Quais são os proximos sintomas, se é que existem outros piores?

                    Cumps

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por eu Ver Post
                      Aconselho-te a limpares injectores e todas as sondas e sensores, principalmente a MAF e EGR. Com essa kilometragem, a maior parte desses sensores estão a dar leituras erradas, devido à acumulação de lixo.

                      Vais ver que no fim da limpeza, o motor até parece outro...
                      A MAF já tentei limpar, mas está num sitio tão manhoso que nem a consegui tirar do sitio, mas ao desligar uma das extremidades do tubi tinha bastantes areias...

                      Onde fica a EGR neste motor?

                      Cumps

                      Comentário


                        #12
                        Boas!

                        EGR limpa, não notei nada de especial a não ser a temperatura do motor um pouco mais baixa e o relanti já ficou mais certinho, embora as vezes ainda faça a tal brincadeira da oscilação, mas menos e menos vezes.

                        Mudei o filtro de ar, pouco notei, mesmo assim, noto que não puxa como puxava quando o comprei, e não vai à muitos quilometros...

                        Dicas?

                        Cumps

                        Comentário


                          #13
                          faz só um teste, tenta arrancar o motor e não deixes dar muitas voltas, ex 3.
                          e vê se numa dessas tentativas o motor arranca melhor.
                          Podes ter também o problema de um dos sensores, tanto o de pms como o de referencia de cilindro.
                          Mas como já te indiquei vai a uma oficina e faz uma leitura de erros.
                          Assim o diagnostico é mais fiavel.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por mectec Ver Post
                            faz só um teste, tenta arrancar o motor e não deixes dar muitas voltas, ex 3.
                            e vê se numa dessas tentativas o motor arranca melhor.
                            Podes ter também o problema de um dos sensores, tanto o de pms como o de referencia de cilindro.
                            Mas como já te indiquei vai a uma oficina e faz uma leitura de erros.
                            Assim o diagnostico é mais fiavel.
                            Vou fazer esse teste, o problema é que ele tanto pega com 3 voltas, como pega com 5 ou 6, é como lhe dá na 'telha'..

                            Cumps

                            Comentário


                              #15
                              Boas!

                              Experimentei a fazer o teste de deixar dar apenas 2/3 voltas ao motor de arranque, e à 3ª ou 4ª vez pegou com essas mesmas voltas, e depois continoou a pegar bem, depois voltou ao mesmo.

                              O problema do relanti instável, depois da limpeza da EGR desapareceu.

                              Dicas?

                              Cumps

                              Comentário


                                #16
                                boas na minha opiniao algo na parte da injecçao, sensor talvez.. algo electronico ..


                                cumps
                                Editado pela última vez por RicardoClemente; 02 November 2009, 01:55.

                                Comentário


                                  #17
                                  R4E, como resolveste o problema?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por R4E Ver Post
                                    Boas.

                                    Tenho um Mégane 1.9dci de 2000, ou seja, mesmo dos primeiros a sair com motor dci.

                                    Acontece que o carro a quente tem um relanti bastante instavel por vezes, a frio tem o relanti certo, a quente oscila entre as 500 e as 900rpm rapidamente, se der um toque de acelerador por vezes fica bom, outras vezes ainda fica pior, nunca vai abaixo, o que poderá ser?

                                    Alguma sonda marada?

                                    Outra coisa é o custar a pegar a quente, a frio pega sempre bem, a quente as vezes dá muitas voltas ao motor de arranque, tipo umas 5 ou 6, depois pega e por vezes depois das 5 ou 6 voltas o motor de arranque começa a rodar mais rápido, tipo o motor a querer pegar e depois lá pega e fica com o tal relanti instável...

                                    Fumo penso que faz o normal, muito pouco, só visivel à noite com os farois de um carro a incidirem e apenas naquele pequeno regime em que o turbo entra, depois deixa de fazer.

                                    Terá alguma coisa a ver com compressão ou algo do genero? É que noto que o carro puxa menos do que quando o comprei, e não é por estar habituado pois ja andei num megane 1.5dci de 105cv e puxa melhor que o meu, e entretando o meu é o 1.9dci de 105cv, não deveria ser pelo menos igual? Está-me a deixar confuso.

                                    O carro tem actualmente 245.000km e não gasta oleo.

                                    Agradecia algumas dicas dos mais entendidos.

                                    Cumps
                                    Boas...

                                    Tive um megane coupé dessa geração (fase II) que vendi á mais ou menos meio ano. Tinha esse motor mas com 120 cv ja numa configuração semelhante áquela que viria a sair no megane II. São os tais que andam aí (poucos) com o "i" em azul.

                                    O que te posso dizer sobre esse motor (realizei 235000km com ele), é para teres atenção á valvula EGR pois tive que mudar uma, mas a limpeza é suficiente para evitares a sua troca (quando ela começa a querer queimar os sintomas são de falta de força), vai trocando o filtro do combustivel com alguma periodicidade (trocava o meu de 40 em 40000km), e convem não te esqueceres que a esperança de vida dos injectores é de aproxiadamente 250000km, por isso pode acontecer teres por aí algum a querer queixar-se.
                                    Quanto ao motor em si não te preocupes com o que tens aí pois é daqueles de guerra. Tem em atenção ao turbo (aquece lentamente, e dexa baixar bem a rotação antes de o desligar, pois além da rotação do motor, o turbo faz cerca de 150000 rotações por minuto, e portanto a rotação dele demora mais tempo a baixar).

                                    Comentário

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