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motores V10 e V12 não será exagerado?!

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    motores V10 e V12 não será exagerado?!

    boas people ao ver os novos lançamentos das marcas de referência cheguei á conclusão que hoje em dia o que conta para ser considerado um "grande carro" são os números, motores V10 V12 com altas cilindradas 5000 e 6000 com 500cavalos e mais! será assim tão importante ter um "grande motor" no carro? digo isto porque um V12 com 6000 cilindrada pesa o dobro dum motor V6, ganha-se em potência mas perde-se na relação peso-potência? para quem gosta de numeros eu deixo uma reflexão a porsche com o seu motor boxer de 6 cilindros de 3.6 litros consegue prestações incriveis, ou porque é que o mercedes SLR tem um motor V8 e dá abadas a qualquer austin martin V12 ou a outros desportivos V12 será que compensa pagar fortunas só para ouvir o barulho dum V12 a acelarar, um V6 ou V8 não fará igual ou melhor?

    #2
    Com o barulho o v10 do m5/m6 até te passas!
    Esqueces logo essas migalhas (ha pesa mais x, são pistões a mais para mim)

    Comentário


      #3
      Tal como existem pessoas que compram carros de certas marcas pelo seu estatuto, outros gostam de motores nobres...

      Não precisam de ter potencias monstras, mas normalmente, devem ser muito agradaveis de conduzir...

      Eu infelizmente nunca tive a oportunidade de conduzir um V10 ou V12, mas deve ser impressionante...

      Comentário


        #4
        Qto maior melhor podera ser, realmente ha motores de menor cilindrada mto bons, mas os v10 e v12 sao regra geral os melhores!

        PS: motor porsche V6 boxter? isso e possivel?

        Comentário


          #5
          ha muita coisa que é levada em conta num motor e num carro.

          começa pelo peso, em que um V6 nao tem metade do peso de um V12. quanto muito o V12 até é mais leve que 2xV6, pois nao tem o dobro das peças...

          se a ideia é apenas performance "pura", ou seja, numeros todos bonitos e tabelas vistosas, um simples 4 em linha bem desenvolvido faz o serviço. o problema poe-se é quando se encara a realidade, onde a potencia nao é tudo para 99% da populaçao mundial, nem o binario, e ha muitos outros valores que teem que ser levados em conta! até porque o motor sozinho nao faz nada, o motor é montado num carro, carro esse que tem publico alvo definido, certas prioridades...

          agradibilidade, suavidade, disponibilidade, pesos, distribuiçao de pesos etc.

          depois tens ainda a questao do valor! ninguem é capaz de te dizer que um V6 é mais barato que um V12 ou V8 so por ser V6. ha mesmo muitas variaveis.

          ah, ja agora...o motor Porsche que falas nao é V6;)

          Comentário


            #6
            citação:Originalmente colocada por F4st T0ny

            Qto maior melhor podera ser, realmente ha motores de menor cilindrada mto bons, mas os v10 e v12 sao regra geral os melhores!

            PS: motor porsche V6 boxter? isso e possivel?
            queres dizer um v6 num boxter? (não deve ser pois o boxter não usa v6) se quiseste dizer boxer, não é possivel, ou é em V ou é boxer (cilindros opostos)

            Comentário


              #7
              eu falo do geral e dou o exemplo do motor carrera 4S 997 motor v6 3824 cilindrada 355cavalos 288km, 4,8s 0-100

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por Eliselotus

                ha muita coisa que é levada em conta num motor e num carro.

                começa pelo peso, em que um V6 nao tem metade do peso de um V12. quanto muito o V12 até é mais leve que 2xV6, pois nao tem o dobro das peças...

                se a ideia é apenas performance "pura", ou seja, numeros todos bonitos e tabelas vistosas, um simples 4 em linha bem desenvolvido faz o serviço. o problema poe-se é quando se encara a realidade, onde a potencia nao é tudo para 99% da populaçao mundial, nem o binario, e ha muitos outros valores que teem que ser levados em conta! até porque o motor sozinho nao faz nada, o motor é montado num carro, carro esse que tem publico alvo definido, certas prioridades...

                agradibilidade, suavidade, disponibilidade, pesos, distribuiçao de pesos etc.

                depois tens ainda a questao do valor! ninguem é capaz de te dizer que um V6 é mais barato que um V12 ou V8 so por ser V6. ha mesmo muitas variaveis.

                ah, ja agora...o motor Porsche que falas nao é V6;)
                esses 1% estao todos cá no forum pelos vistos... a avaliar pela discussao que se gerou sobre um modelo de uma marca alemã com um motor fiat, que não vou divulgar!

                Comentário


                  #9
                  Que motor fiat e esse?

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por kitt

                    eu falo do geral e dou o exemplo do motor carrera 4S 997 motor v6 3824 cilindrada 355cavalos 288km, 4,8s 0-100
                    Nop, o motor não é v6 e sim boxer 6 cilindros opostos

                    Comentário


                      #11
                      Ferrari Testarossa. Motor 12 cilindros opostos (Boxer). Por alguma razão o usaram. ;)



                      Comentário


                        #12
                        Deixem-me advinhar...1.3 MultiJet?

                        Comentário


                          #13
                          Venha dai um V10 e um V12!!!!...imagina se para alguns modestos utilitarios são um supra-sumo imagina com um destes.....ninguem os aturava!!

                          Comentário


                            #14
                            Belo motor o do Testarrossa!!!

                            Comentário


                              #15
                              Quantos mais cilindros, menos cada um terá que percorrer para fazer mais rotações. Logo aí tens uma diferença bastante relevante no que toca a fiabilidade.


                              Contudo, em termos de peso em movimento por cilindrada, um V12 3000cc, usando os mesmos materiais pesa mais que um v6 3000cc, pois se aumentares o tamanho de cada piston até obteres os 3000cc não tens tanto aumento de peso como duplicares o numero de pistons, bielas, comprimento da cambota e das árvores de cames, etc etc.

                              Por isso é que à partida os 4cil são mais rev happy que um 6 em linha, por exemplo.

                              Claro que existem excepções, devido a materiais extraordinários usados, mas basicamente é isso.

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por kitt

                                eu falo do geral e dou o exemplo do motor carrera 4S 997 motor v6 3824 cilindrada 355cavalos 288km, 4,8s 0-100
                                esse motor V6 no 911 é realmente estranho.

                                ha quem diga que é boxer, e nao v6!
                                boxer=cilindros opostos
                                v=em v:D

                                citação:esses 1% estao todos cá no forum pelos vistos... a avaliar pela discussao que se gerou sobre um modelo de uma marca alemã com um motor fiat, que não vou divulgar!
                                qualquer discussao neste forum acaba sempre em valores de tabela e preconceitos!

                                qualquer argumento que saia desse tipo de argumentaçao é de imediato invalidado pela maioria.

                                faz as contas à populaçao mundial, e junta ai o facto de serem poucos a pensar dessa forma fora de portugal:D

                                Comentário


                                  #17
                                  V6 é uma coisa Boxer 6 é outra!!

                                  Comentário


                                    #18
                                    ok já percebi o erro e a diferença

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por luisg

                                      V6 é uma coisa Boxer 6 é outra!!
                                      Há pois, nao tem mesmo nada a ver.

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por CMiguelQ

                                        citação:Originalmente colocada por luisg

                                        V6 é uma coisa Boxer 6 é outra!!
                                        Há pois, nao tem mesmo nada a ver.
                                        Pode-se entender como um V muito aberto. :D

                                        Comentário


                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por jbranco

                                          citação:Originalmente colocada por CMiguelQ

                                          citação:Originalmente colocada por luisg

                                          V6 é uma coisa Boxer 6 é outra!!
                                          Há pois, nao tem mesmo nada a ver.
                                          Pode-se entender como um V muito aberto. :D
                                          Como dizia o Enzo Ferrari de seus motores:
                                          "Isso não é Boxer, é um V12 disposto a 180°"
                                          ;)

                                          Comentário


                                            #22
                                            concordo, acho um V10 ou um V12 abusivo, mas só pq não tenho €€€ para os comprar!!

                                            Acho os 3 cilindros do 1.4TDI suficientes e mui nobres!! [}]

                                            Mas quem quiser experimentar alta cilindrada e tiver 1.500€ a mais na conta, voilá:

                                            http://forum.autohoje.com/topic.asp?TOPIC_ID=80774

                                            Comentário


                                              #23
                                              V10 e V12 muito???? o B. Veron penso que seja um W16...
                                              Eu não acho muito acho exelente...

                                              Comentário


                                                #24
                                                como condutores, será que faz diferença o numero de cilindros?

                                                isso influencia mais que a forma como cada carro se adequa as vossas necessidades e gostos?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  O EliseLotus já respondeu ao tópico.

                                                  Bom... se for um V8 como este não há grande inconveniente. Duvido é que tenha mais potência do que a minha batedeira. :D



                                                  Por falar em motores "grandes". Lembram-se quando se especulava sobre um motor V24 para o Maybach ? [B)]

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    A minha experiência vai até aos V8. E se o salto qualitativo de um 4 cilindros para um V8 pode ser representativo do V8 para o V12, então venha de lá a dúzia sem pestanejar! :D

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      citação:Originalmente colocada por Eliselotus

                                                      ha muita coisa que é levada em conta num motor e num carro.

                                                      começa pelo peso, em que um V6 nao tem metade do peso de um V12. quanto muito o V12 até é mais leve que 2xV6, pois nao tem o dobro das peças...

                                                      se a ideia é apenas performance "pura", ou seja, numeros todos bonitos e tabelas vistosas, um simples 4 em linha bem desenvolvido faz o serviço. o problema poe-se é quando se encara a realidade, onde a potencia nao é tudo para 99% da populaçao mundial, nem o binario, e ha muitos outros valores que teem que ser levados em conta! até porque o motor sozinho nao faz nada, o motor é montado num carro, carro esse que tem publico alvo definido, certas prioridades...

                                                      agradibilidade, suavidade, disponibilidade, pesos, distribuiçao de pesos etc.

                                                      depois tens ainda a questao do valor! ninguem é capaz de te dizer que um V6 é mais barato que um V12 ou V8 so por ser V6. ha mesmo muitas variaveis.

                                                      ah, ja agora...o motor Porsche que falas nao é V6;)
                                                      [^][^][^]

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Já tive o prazer de ouvir (por diversas vezes) um V12 a trabalhar: fantástico! Dizem por aí que é o motor (de produção actual) com melhor sonoridade: Aston Martin!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          O Mac F1 pesa menos que grande parte dos carros actuais com motor 1.4 de 4 cilindros, e tem um V12 de 6 litros
                                                          Depende sempre das necessidades e dos fins, mas mais significa quase sempre melhor [8D]

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            citação:Originalmente colocada por GTS_M5

                                                            citação:Originalmente colocada por jbranco

                                                            citação:Originalmente colocada por CMiguelQ

                                                            citação:Originalmente colocada por luisg

                                                            V6 é uma coisa Boxer 6 é outra!!
                                                            Há pois, nao tem mesmo nada a ver.
                                                            Pode-se entender como um V muito aberto. :D
                                                            Como dizia o Enzo Ferrari de seus motores:
                                                            "Isso não é Boxer, é um V12 disposto a 180°"
                                                            ;)
                                                            E se calhar tinha a sua razão.
                                                            Já se falou por cá no forum das diferenças entre um motor boxer e um motor e V a 180º.

                                                            http://forum.autohoje.com/topic.asp?...59&whichpage=1

                                                            http://forum.autohoje.com/topic.asp?...TOPIC_ID=15204

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