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    BMW 316(i)



    O que têm a dizer sobre o 316 desta geração e o anterior? É que já se arranja alguns por um preço aceitável, mas o que mais me preocupa é consumos e manutenção, mesmo que feita fora da marca. Problemas e vícios deste carro, custos de manutenção, consumos, inclusivé da versão a carburador.

    Se eu comprar um, a que orgãos em especial devo prestar atenção?

    Digam lá de vossa justiça!

    #2
    Tenho aqui um sítio que diz que o 316 de injecção electrónica gastava em média 8,6L/100Km. Penso que só existem a partir de 87.

    Comentário


      #3
      citação:Originalmente colocada por KarmaCop213

      Tenho aqui um sítio que diz que o 316 de injecção electrónica gastava em média 8,6L/100Km. Penso que só existem a partir de 87.
      8.6 no catálogo...[8)]

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        #4
        Na realidade é mais... 9/10 litros

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          #5
          citação:Originalmente colocada por Filipe Braga

          Na realidade é mais... 9/10 litros
          O Corsa B do meu avô em cidade faz isso!:D

          Comentário


            #6
            citação:Originalmente colocada por Luís Miguel

            citação:Originalmente colocada por Filipe Braga

            Na realidade é mais... 9/10 litros
            O Corsa B do meu avô em cidade faz isso!:D
            O que não é mau. O Fiesta 1.25 que me emprestaram também tinha consumos desses, era a loucura. [8)]

            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por KarmaCop213

              citação:Originalmente colocada por Luís Miguel

              citação:Originalmente colocada por Filipe Braga

              Na realidade é mais... 9/10 litros
              O Corsa B do meu avô em cidade faz isso!:D
              O que não é mau. O Fiesta 1.25 que me emprestaram também tinha consumos desses, era a loucura. [8)]
              Mas andava bem de certeza;) Esse motor ztec é viciante...

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por mcabral

                citação:Originalmente colocada por KarmaCop213

                citação:Originalmente colocada por Luís Miguel

                citação:Originalmente colocada por Filipe Braga

                Na realidade é mais... 9/10 litros
                O Corsa B do meu avô em cidade faz isso!:D
                O que não é mau. O Fiesta 1.25 que me emprestaram também tinha consumos desses, era a loucura. [8)]
                Mas andava bem de certeza;) Esse motor ztec é viciante...
                Mexia-se bem, mas gastava em conformidade. Esses consumos superiores a 9L eram todos em trajecto citadino.

                Quanto ao BMW do tópico, ter em atenção que se trata de um carro com 24 anos de concepção. O engraçado é que é um carro mais curto do que um Mazda 3 de 5 portas. Verificar bem se não tem ferrugem, batidas graves que tenham empenado o chassis, entradas de água no habitáculo ou na mala por já ter as borrachas secas, fugas de óleo ou de água da refrigeração, etc, etc.

                Comentário


                  #9
                  conduzo mts vezes um fiesta tecnho ou ghia de 99 com 75 cvs,e aquilo anda mt bem até fico parvos as vezes,bebe em relação ao que anda.

                  Comentário


                    #10
                    Gosto muito desse modelo e acho q vai percorrer estas estradas ainda por mto tempo.
                    Andei com um do meu tio, qdo espatifei um Ibiza e gastou-me na altura 10L em cidade, sem grandes preocupaçoes de acelerador.
                    É facil arranjar um c A/C,o q por exemplo num merc é dificil.

                    Comentário


                      #11
                      10l em cidade na boa

                      Comentário


                        #12
                        Ai se o Teodoro vê...

                        Bem, eu não sei o que queres dizer com "preço aceitável", mas já se arranja da geração a seguir por pouco mais, com a vantagem teórica de talvez não ser necessária tanta manutenção de momento e serem mais económicos e amigos do ambiente, falando só em coisas que mexem com a carteira.

                        Comentário


                          #13
                          Se for o 316 sem o "i" é um 1.8 de 90cv
                          Se for o 316i é um 1.6 de 102cv

                          Consumos do 1.6:
                          90/100 7.7
                          120/130 9.1
                          Cidade 11.0

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por Nafs

                            Se for o 316 sem o "i" é um 1.8 de 90cv
                            Se for o 316i é um 1.6 de 102cv

                            Consumos do 1.6:
                            90/100 7.7
                            120/130 9.1
                            Cidade 11.0
                            Depende, com catalizador perdia 2 cavalitos.

                            Em relação ao carro posso-te dizer que não é um carro de poupanças. Nas voltinhas da cidade faz à vontade mais de 10l, e isto numa condução normal. É possível gastar menos de 10l mas é preciso ter espírito de reformado para o conseguir, eheh. Fiz uma vez 8,5l a conduzir nas voltinhas diárias mas foi uma semana em que até o meu ritmo cardíaco diminuiu. :D E mesmo assim não foi grande ganho. Agora estou a fazer uns 9/10, com algumas aceleradelas pelo meio.

                            As peças são algo carotas. Por exemplo, o lábio inferior do pára-choques dianteiro, que costuma faltar nestes carros, custa uns 150 euros. Até os picletes do interior das forras das portas foram caros, um bocado de plástico a custar 5 euros cada um! [8]

                            Neste carro há que ter em atenção à correia, às válvulas (o M40B16 costuma "bater" um bocado), fugas no diferencial traseiro. Também há propensão a que a válvula do ralenti dentro da caixa do filtro de ar fique presa e afecte o ralenti (é só limpar). A caixa pode ser "teimosa" a frio mas depois de aquecer as mudanças devem entrar todas com bastante suavidade (altura de mudar de valvulina). Atenção ao sistema de escape, é bem possível que, se for ainda o de origem, já tenha fugas. Ao arrancar em 1ª e passar para 2ª pode-se ouvir um ligeiro "clunk" na traseira: são uns blocos de um composto de nylon na transmissão que estão gastos, os "guibos" (não sei o nome em português). Isto são os casos especificos, claro que depois há todos os cuidados a ter com um carro usado.

                            Em principio não vai ser um carro a dar problemas. Claro que também depende da sua quilometragem, da manutenção que levou e do tratamento dado pelo dono anterior, mas regra geral é um carro bastante robusto e que não tem medo de ser usado todos os dias para ir onde quer que seja. A mim só uma vez, depois de muito pára-arranca, senti a transmissão a dar uns saltos quando arrancava, pois tenho os "guibos" gastos, e o calor e utilização intensos no IC19 "cansaram-nos" ainda mais. De resto é meter gasolina, meter malta lá dentro (com 4 tipos o carro já vai "rasteirinho" :D) e conduzir com segurança, pois é um carro que transmite confiança e dá gozo, mesmo em ritmos normais.

                            Comentário


                              #15
                              O ideal seria arranjar um 316i bem conservado. São bons carros, com um motor muito competente, chassis e qualidade bons.

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por EnginE

                                O ideal seria arranjar um 316i bem conservado.
                                :D Boa, não é essa a ideia sempre que alguém vai comprar um carro?

                                Comentário


                                  #17
                                  oi a todos, alguem me sabe dizer se existe radiador de sofagem para um 316 i de 90 da concorrencia...é que tenho um a precisar de uns arranjos e nem sei se compensa começar a destrocar euros ou nao....e ésta é uma das peças que preciso que nao é nada barata!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Então e metê-lo a GPL?

                                    Comentário


                                      #19
                                      ja agora aproveito para dizer as peças que me faltam.....o vidro pqueno traseiro do lado do condutor, colorido e o avental da frente....ja agora uma grelha que a minha ta ligeiramente partida...que me lembre é só para já mas de certesa que vao aparecer mais coisas. saudaçoes!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Eu tenho um e posso-te dizer que em andamenteo normal faz 8.5 ou 9.0L... O maior ponto critico do carro como já foi dito, é o bater das válvulas. esse motor é conhecido como o come válvulas, o que não implica deixar de ser fiável. o meu já tem 270.000Km´s e até agora nada de importante. isso depois das 4000rpm dispara bem. Para um 1.6 é muito bom...
                                        Por isso tem atenção se ouves muito as válvulas a bater...

                                        Comentário


                                          #21
                                          toda a gente diz que o 1.8 é melhor que o 1.6... pk? n sei... será só boato... [:S]

                                          tenta averiguar isso... pode ser que alguém ca no forum tenha um ;)

                                          Comentário


                                            #22
                                            4 cilindros BMW dos anos 80 e inicios 90.... eu tive o unico exemplar, aparte dos M, que foi jeitoso:D

                                            o bom:
                                            os problemas são conhecidos e de soluçao conhecida.
                                            não é mt caro resolver os problemas conhecidos, desde que feitos por gente competente e conhecedora.
                                            algumas unidades não teem nenhum dos problemas conhecidos, nada.

                                            o mau:
                                            não sabes se foram resolvidos ou apenas reparados.
                                            arranjar um dos que não tem nenhum dos problemas conhecidos é tarefa ardua e quase impossivel

                                            ha empresas que fazem cabeças para esse motor, são basicamente cabeças reconstruidas e ligeiramente modificadas. resolvem o famoso problema de "bater valvulas" para sempre, e normalmente são mais baratas que o arranjo da actual.
                                            mas é a tal coisa..é deixar andar até o barulho ser mesmo insuportavel (demora MUITO!), porque o rendimento quase não fica afectado.

                                            ha que ver o diferencial e a caixa. as caixas BMW são "5 estrelas", por isso qualquer coisa que te pareça abaixo de "excelente" é mt provavelmente desgaste prematuro. algumas caixas são "rijas" com o motor frio, não quer dizer que sejam problematicas...

                                            reconstruir um diferencial é muito caro, e em portugal não tens acesso facil à "minha" fonte inesgotavel de peças: ebay:D poucos estao dispostos a mandar um diferencial por correio...
                                            por isso certifica-te que não ha muita folga (alguem experiente em RWD's vê isso em 1minuto!)

                                            de resto é o normal: historial, boa manutençao, etc[:P]

                                            Comentário


                                              #23
                                              citação:Originalmente colocada por Pedrocas

                                              Então e metê-lo a GPL?
                                              Uma adaptação de GPL deve ficar mais cara que o valor comercial do carro.:D Já é mania!:D

                                              Desisti da ideia por causa dos consumos. Talvez um dia quando eu for rico![}]

                                              Muito obrigado pelos vossos conselhos![^]

                                              Comentário


                                                #24
                                                Tenho familiares que mantêm um modelo desses.

                                                Não o vendem porque simplesmente o carro está bom e não dá problemas. Em minha casa também houve um dessa geração, mas era o 316, não o 316i. Ainda me lembro da matricula e posso dizer que o vejo muitas vezes. Acho que, para a idade que tem, é um carro muito bonito, mais que os mercedes da altura.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  citação:Originalmente colocada por Eliselotus

                                                  4 cilindros BMW dos anos 80 e inicios 90.... eu tive o unico exemplar, aparte dos M, que foi jeitoso:D
                                                  Verdadeiramente "jeitoso" só o 320is

                                                  cumprimentos

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Andei c 1.
                                                    10 Litros em cidade.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Boa tarde a todos, 103 CV (1.600 cm3) de 2001, ando em negociaçoes com um destes podem dizer algo soubre este carro? cumprimentos

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Tirando o consumo que já postei e um comportamento bastante polivalente, não posso dizer muito mais.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          recuperando um pouco o conceito dos bmw dos anos 80, eu sei onde está um para venda do ano de 85 ou 86, algo por aí, daqueles mais raros da primeira fase e anda a gás. só o kit a gás vale praí mais 2,5 ou 3 vezes o valor pedido pelo carro.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Boas, sabem dizer onde baixar o manual do serie 3 (316 sedan) 105 cv de 2001? obrigado

                                                            Comentário

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