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A Agua foge???

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    A Agua foge???

    Boas, quando reparei ontem no meu carro a agua estava abaixo do minimo, achei estranho mas como ao abrir o deposito estava sobre pressão e perdeu alguma não liguei.Hoje o deposito estava igual depois de ter sido atestado, ou seja ela desapareceu outravez, verifiquei se tem agua no oleo ou vice versa e nada, para o chão tambem não pinga, mas tenho um parafuso que aperta um tubo de agua ao motor que esta sempre humido. mas não chega a pingar, de qualquer maneira esse parafuso ja estava assim a mt tempo e a agua dura sempre 1 a 2 meses e pouco desce de nivel.

    O Que sera?

    #2
    Boas, pode sêr a junta da colassa a entregar a alma ao criador.

    Cumps.

    Comentário


      #3
      A água "escorre".
      Piada aparte, tens a certeza que não acaba por pingar para o chão? Ás vezes há pequenas fissuras nos tubos que ao fim de muitas horas se traduzem na perda de grande parte da água, mas que numa observação normal não se nota porque é muito lento. Já me aconteceu no Mégane.

      Comentário


        #4
        Exacto...provavelmente é desse sítio que tu vês húmido. É que quando o motor aquece a água com o seu movimento e temperatura está mais susceptível de sair por esse sítio.

        Comentário


          #5
          É provavel que seja durante a noite quando o carro esta parado. Porque atestei de novo andei com o carro e agora ao para - lo a noite a agua esta no mesmo nivel, vamos ver se de manha esta igual.

          Penso que a colaça nao sera nao tem mais nenhum sintoma.

          Comentário


            #6
            Eu tive um problema semelhante no meu carro anterior. Exactamente os mesmos sintomas, a agua durante a noite desaparecia.
            Depois de muito procurar cheguei à conclusão que era um tubo fissurado que só perdia água quando estava frio, isto é, quando estava quente dilatava e não perdia água, quando arrefecia (durante a noite) vertia.
            Há uma maneira muito simples de testar isso. Levas o carro a um mecânico que tenha uma bomba para colocar o sistema sobre pressão. Deixas lá o carro de um dia para o outro e pedes para ele testar no dia seguinte de manha (antes de colocar o carro a trabalhar). Ele dá com a fuga em dois tempos.
            Das primeiras vezes que coloquei o circuito em carga tinha o carro quente e não consegui descobrir a fuga.

            Cumps

            Comentário


              #7
              Uma brincadeirinha com a àgua fugir: Será que a Maité Proença não cuspiu lá ??? É que assim é natural que fuja.

              Originalmente Colocado por pacheco784 Ver Post
              É provavel que seja durante a noite quando o carro esta parado. Porque atestei de novo andei com o carro e agora ao para - lo a noite a agua esta no mesmo nivel, vamos ver se de manha esta igual.

              Penso que a colaça nao sera nao tem mais nenhum sintoma.
              Agora a sério:

              Não te esqueças que em alguns carros quando o motor aquece (e consequentemente o líquido de radiador), o nível deste último sobe (acontece no meu Honda), e depois ao ficar frio volta ao nível inicial.

              Se o teu carro tiver o mesmo comportamento, ele pode até ter perdido o líquido em funcionamento, mas o aumento do nível dar a ideia de que está na mesma.

              Isto para dizer que a análise deve ser sempre feita a frio.

              Este tipo de problemas é sempre chato de descortinar.
              Pode ser uma coisa tão simples como uma tubagem (de borracha ou metálica), uma rela do motor, um pequeno furo no radiador...
              ...como pode ser a junta da cabeça queimada.

              É aquele tipo de coisas que mesmo os bons mecânicos podem ter dificuldade em analisar, mas que continua a ser a tua melhor aposta.

              Comentário


                #8
                Verifiquei agora ainda sem o carro andar e desceu um bocado de nivel eu enchi o deposito a cima da linha de MAXIMO um pouco e agora baixou quase ate a linha de maximo, ma de qualquer maneira passei a mão pela parte de baixo de um tubo e parece me estar humido. e provavel que tenha um fissura.
                Hoje vou andar cerqua de 100km com o carro 50 para cada lado e ver que tal se porta.

                Comentário


                  #9
                  Verifiquei agora depois da viagem e do carro estar parada umas 2 horas e desceu abaixo do maximo um pouco.

                  Comentário


                    #10
                    isso de descer abaixo do max é normal se estava acima do nivel por ele deita fora a restante .. se ganha pressao a frio ou seja depois de estar parado de um dia para o outro entao é a junta da cabeça que esta a fazer passagem ....isso da agua no oleo ou vice versa nada quer dizer porque a junta pode queimar e nunca chegar a misturar ambas as coisas ..pode acontecer tambem deixar passar a compressao de um cilindro para o circuito da agua e ai este ganhar pressao...se ganha pressao de um dia para o outro nao percas tempo tens a junta queimada isto partindo do principio que o sistema esta devidamente sangrado....quanto a fuga plos tubos, se estiver a ganhar pressao no circuito pode ate rebentar com um tubo de agua claro que ao inicio ira deita la fora pelo sitio mais fragil um sangrador, uma braçadeira...ou ate algum tubo que esteja mais fragil mas faz o teste de um dia para o otro antes de pores o carro a trabalhar abre o deposito da agua ....se tiver pressao...é a junta da cabeça...




                    é a minha opiniao,cumps e boa sorte
                    Editado pela última vez por RicardoClemente; 16 October 2009, 20:15.

                    Comentário


                      #11
                      Já verifiquei peguei no carro a pouco agora deixei estar parado ate arrefecer a agua e nao tem pressoa abro a tampa normalmente.

                      Comentário


                        #12
                        Boas.

                        E dentro do carro? Está tudo normal?

                        Não descartes uma vistoria ao radiador da chaufagem.
                        Um desses maganos já me deu muitas dores de cabeça.

                        Comentário


                          #13
                          ok....entao opta por ver o que o jonipi falou---tenta ver se te aparece agua dentro do carro alguma humidade nos tapetes...verifica se ao trabalhar ao ralenti se ves alguma fuga do lado da bomba de agua...


                          a agua tem de desaparecer por algum lado....se nao ganha pressao nem esta a misturar agua no oleo a junta a partida nao deve ser, portanto tem de ser alguma fuga em algum sitio...uma braçadeira...um sangrador se tiver.... ou como o topico anterior diz o radiador de sofagem


                          cumps

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por pacheco784 Ver Post
                            Boas, quando reparei ontem no meu carro a agua estava abaixo do minimo, achei estranho mas como ao abrir o deposito estava sobre pressão e perdeu alguma não liguei.Hoje o deposito estava igual depois de ter sido atestado, ou seja ela desapareceu outravez, verifiquei se tem agua no oleo ou vice versa e nada, para o chão tambem não pinga, mas tenho um parafuso que aperta um tubo de agua ao motor que esta sempre humido. mas não chega a pingar, de qualquer maneira esse parafuso ja estava assim a mt tempo e a agua dura sempre 1 a 2 meses e pouco desce de nivel.

                            O Que sera?
                            Se está humido é porque tem agua, e de onde vem essa agua? ... provavelmente do circuito de refrigeração, dá uma olhadela ao parafuso, desaperta, aperta, vê a junta ... o problem há-de estar aí

                            Comentário


                              #15
                              Lol o meu carro ta' igual...
                              Perde agua mas num periodo de pai 2 semanas...e nao ha agua no chao e nao viram fugas,nem um mecanico aki da rua,nem na marca...
                              Tenho que andar sempre a ver,fui a marca e tb me disseram que pode ser o cena da sofagem...disseram pa ver se vejo os tapetes molhados... vamos a ver

                              Comentário


                                #16
                                Boas, verifiquei outravez a pressão. O carro andou a manhã toda, deixei parado talvez uma hora tirei a tampa e tinha um pouco de pressao mas mesmo coisa pouca, é normal ao fim de uma hora ainda ter?

                                O deposito da agua estava quente e o carro ficou parado mas de capot aberto ao sol.

                                Comentário


                                  #17
                                  se queres ver isso da pressao ve quando pegares no carro de um dia po outro de manha a tarde nao sei quando pegares nele...uma hora julgo ser pouco tempo po motor arrefecer totalmente...isso ve se totalmente frio uma hora julgo ser pouco e é normal ter pressao....se nao ganha de um dia po otro vai vendo isso nos tapetes em algum tubo...se tiver anti congelante ha de ficar marcado onde ele perde a agua o anti congelante ao secar deixa marca.


                                  esse dito parafuso que falas se a agua estiver quente nao tem de pingar assim que sai evapora dai so veres humidade e nao pingar provavelemente o problema esta ai e tem se vindo a agravar dai agora notares mais esse consumo de agua. ja agora esse tubo que te referes aperta uma peça plastica ao bloco onde ligam varios tubos??
                                  Editado pela última vez por RicardoClemente; 17 October 2009, 21:17.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por RicardoClemente Ver Post
                                    se queres ver isso da pressao ve quando pegares no carro de um dia po outro de manha a tarde nao sei quando pegares nele...uma hora julgo ser pouco tempo po motor arrefecer totalmente...isso ve se totalmente frio uma hora julgo ser pouco e é normal ter pressao....se nao ganha de um dia po otro vai vendo isso nos tapetes em algum tubo...se tiver anti congelante ha de ficar marcado onde ele perde a agua o anti congelante ao secar deixa marca.


                                    esse dito parafuso que falas se a agua estiver quente nao tem de pingar assim que sai evapora dai so veres humidade e nao pingar provavelemente o problema esta ai e tem se vindo a agravar dai agora notares mais esse consumo de agua. ja agora esse tubo que te referes aperta uma peça plastica ao bloco onde ligam varios tubos??

                                    É exactamente esse parafuso!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por pacheco784 Ver Post
                                      É exactamente esse parafuso!
                                      entao essa peça plastica aperta com dois parafusos se nao me engano nao tem junta mas sim um orringue de borracha tira a tampa e coloca um orringue novo, pode se tambem dar ao caso eventualmente dessa peça plastica estar rachada e perder junto ao parafuso quando retirares essa peça plastica ve bem a peça plastica mas julgo que resolveras isso pondo outro orringue ou entao se esse que ai esta nao aparentar estar rijo ou cortado, limpas bem tanto a peça plastica como a base no bloco onde a peça ira unir ao bloco e secar a agua antes de montar limpeza é importante depois colocas na caixa do orringue, onde ele encaixa um pouco de silicone de juntas depois colocas o orringue e mais uma pequena camada por cima do orringue nao é preciso exagerar no silicone...silicone de juntas a a venda em qualquer casa de peças auto e podes experimentar assim depois montas tudo e ves se ta resolvido ou nao se nao opta por comprar mesmo um orringue novo mas eu colocaria um pouco de silicone na mesma mesmo com orringue novo,esppero ter ajudado...


                                      cumps
                                      Editado pela última vez por RicardoClemente; 19 October 2009, 16:37.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por RicardoClemente Ver Post
                                        entao essa peça plastica aperta com dois parafusos se nao me engano nao tem junta mas sim um orringue de borracha tira a tampa e coloca um orringue novo, pode se tambem dar ao caso eventualmente dessa peça plastica estar rachada e perder junto ao parafuso quando retirares essa peça plastica ve bem a peça plastica mas julgo que resolveras isso pondo outro orringue ou entao se esse que ai esta nao aparentar estar rijo ou cortado, limpas bem tanto a peça plastica como a base no bloco onde a peça ira unir ao bloco e secar a agua antes de montar limpeza é importante depois colocas na caixa do orringue, onde ele encaixa um pouco de silicone de juntas depois colocas o orringue e mais uma pequena camada por cima do orringue nao é preciso exagerar no silicone...silicone de juntas a a venda em qualquer casa de peças auto e podes experimentar assim depois montas tudo e ves se ta resolvido ou nao se nao opta por comprar mesmo um orringue novo mas eu colocaria um pouco de silicone na mesma mesmo com orringue novo,esppero ter ajudado...


                                        cumps

                                        Obrigado pela ajuda vou testar.

                                        Depois digo algo

                                        Comentário


                                          #21
                                          Sabes a água não foge... desaparece do sistema de refrigeraãon e pode ser complicado para a carteira; os depósitos suplementares foram concebidos para ver o nivel de agua sem mexer no conhecido tampão.Assim sendo o nivel de agua tem de estar sempre ao nivel, acima do nivel é pura asneira até mesmo para controlar visualmente, se existe algo de anormal.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Ora boas,
                                            Fiquei confusão!
                                            A primeira vez que fez o teste da pressão depois da noite, desapertei o tampão e nada, sem pressão.Hoje voltei a fazer nas mesma condições e la tinha um pouco de pressão.Sera normal isto so ter pressão quando le aptece?

                                            Não havera outro motivo para ter pressão no deposito sem ser a junta. não podera ser derivado a fuga do parafuso?

                                            Se for da junta quanto me custa a brincadeira, visto eu comprar um junta nova por 21,74€ com IVA inc. e toda a gente me diz que a junta são 300€ ou mais não percebo.

                                            Comentário


                                              #23
                                              um pouco é ate normal isso nao tem junta nhma queimada pelo q contas julgo que nao a pouca pressao que ganha pode ser de entrar ar no sistema de refrigeraçao por essa dita fuga q tera nesse parafuso ...esses preços se calhar refrem se ao preço da junta de cabeça os tais vinte e poucos euros e os 300 ja com material e mao de obra ...nao sei digo eu mas ja experimentaste resolver a tal fuga na tal tampa de plastico a kual o parafuso fixa? essa dita tampa de plastico nao tem junta...tem um orringue...podes colocar uma foto do tal parafuso e do que ele fixa para podermso ter uma ideia ao que te referes se pudesses era optimo!
                                              Editado pela última vez por RicardoClemente; 24 October 2009, 02:37.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Posso sim, amanha mesmo faço a foto e coloco aqui, parece me estranho ser a junta porque não tem nenhum dos restantes sintomas, e estamos a falar de um motor que julgo ser de confiança, o carro tem 16 Anos e quase 300.000km a gasolina e nem com o antigo dono nem comigo deu um problema de grave, coisas normais, pneus,amortecedores e pouco mais, é quase so por gasolina e andar,nunca me deixou ficar mal.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por pacheco784 Ver Post
                                                  Posso sim, amanha mesmo faço a foto e coloco aqui, parece me estranho ser a junta porque não tem nenhum dos restantes sintomas, e estamos a falar de um motor que julgo ser de confiança, o carro tem 16 Anos e quase 300.000km a gasolina e nem com o antigo dono nem comigo deu um problema de grave, coisas normais, pneus,amortecedores e pouco mais, é quase so por gasolina e andar,nunca me deixou ficar mal.
                                                  Já para não referir que segundo sei para queimar um junta é preciso a temperatura subir muito ou o carro andar sem agua, e nenhuma das coisas aconteceu por isso.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    e tens razao mas nao referiste nada disso ao inicio nem se a pressao que ganhava se era muita ou nao...ok tenta por uma foto talvez a malta por aqui possa dar umas dicas e ajudar ...


                                                    cumps

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por pacheco784 Ver Post
                                                      Já para não referir que segundo sei para queimar um junta é preciso a temperatura subir muito ou o carro andar sem agua, e nenhuma das coisas aconteceu por isso.
                                                      a junta pode não estar queimada mas deixar passar agua ou oleo,a junta da cabeça envelhece e como tal muitas vezes pode deixar de vedar sem ter tido um aquecimento ou ter andado sem agua.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        vou dar este exemplo: o meu carro quando ponho líquido novo reponho até ao máximo! depois ele "cospe" até meio e anda assim! tenho sempre o depósito a meio! sempre!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Por experiência própria com os meus carros:
                                                          Rover 200 IS: Começou a "beber" água, motivo: Junta da cabeça "queimada". 75€ de arranjo (Junta + mão-de-obra)
                                                          Citroen Xsara 1.8 16v VTS: Começou a mandar a água fora pelo tubo-ladrão do radiador, motivo: Tampa do radiador não vedava. Gratis (Tampão novo)
                                                          Espero ter sido útil...

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