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O que está mal na escola pública? E de que se queixam professores, pais e alunos?

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    O que está mal na escola pública? E de que se queixam professores, pais e alunos?


    (Ops! Desculpem a imagem, mas foi a única maneira que encontrei de vos manter interessados pelo tópico)

    Nos últimos anos (não sei porquê) tem-se vindo a criticar a escola pública como nunca antes. Que o nosso ensino não tem qualidade, que não existem condições materiais, que o aproveitamento escolar dos alunos é fraco, que a educação dos mesmos é baixa, que o abandono escolar é elevado, …

    Segundo uma boa parte da nossa sociedade, os professores são os principais culpados pela forma em que se encontra o nosso ensino: trabalham pouco, ganham muito e têm muitas férias. Segundo estes, encontrados que estão os culpados, agora será apenas necessário ter paciência e esperar que cheguem os resultados.
    A maioria dos professores e a outra parte da sociedade têm naturalmente uma opinião diferente acusando outros elementos que estão englobados e têm responsabilidades no processo educativo.

    Os professores dizem que, pelos vistos, todos têm opinião menos eles. Outros sectores da sociedade queixam-se precisamente do contrário. Mas o que é certo é que todos criticam e se acusam mutuamente sem, contudo, com essa atitude conseguirem trazer algum benefício para os alunos.
    Então, perante isto, em quê que ficamos?

    Que não sejam apenas estes ou aqueles a darem a sua opinião, mas que sejam todos a apresentar o seu ponto de vista: professores, pais e estudantes, além doutros que não o são. Que se comece por apresentar e criticar aquilo que está mal no ensino (e/ou sociedade portuguesa) a ver se conseguimos identificar algo de substancial.

    Todos passámos pelas escolas e temos uma opinião acerca dela.
    Então exponham e justifiquem a vossa opinião, por favor.

    #2
    Se essa imagem fosse o retrato das escolas portuguesas estava tudo bem, nada a apontar!

    Comentário


      #3
      Para se ver o resultado do deficiente ensino, basta estar na primeira aula de análise matemática na universidade e um aluno saido do secundário perguntar o que é a formula resolvente...(Formula do 8º ou lá o que é....)......


      Cada vez aparecem mais burros....

      E além disso, preocupam-se apenas em passar alunos, não é para ver se sabem tudo.

      Comentário


        #4
        Há quem diga o que pensamos de forma esclarecida. Por isso aqui deixo para reflexão o que Gabriel Mithá Ribeiro escreveu no Público:

        Dogmas do Desastre do Ensino

        "O estado desastroso do nosso ensino básico e secundário só poderá ser invertido na medida em que formos capazes de desmontar o discurso pseudo-científico das pedagogias/ciências de educação. É preciso descodificar na linguagem comum do bom-senso, de preferência de forma simples e objectiva, aqueles que parecem ser os mandamentos que nas últimas décadas nos têm conduzido à escola medíocre que hoje temos. Esses princípios serão referidos como dogmas porque têm sido apresentados como verdades divinamente reveladas mas, na prática, não são mais do que manifestações de um pensamento totalitário que condena à partida outros caminhos. É isso que tem desprezado, oprimido e frustrado os professores, prejudicando alunos e pais, pondo desse modo em causa o nosso projecto de sociedade.

        Dogma 1: "O ensino centrado no aluno" - irracional! Este dogma tem sido a nossa caixa de Pandora. Por que não centrar o ensino no conhecimento, a verdadeira razão de ser da escola, como tenho insistido?

        Dogma 2: "O professor concebido enquanto animador de auto-aprendizagens dos alunos" - errado! O professor só o é se for um bom transmissor de conhecimentos. Isso é do mais elementar bom-senso.

        Dogma 3: "As aulas expositivas são erradas" - falso. Não é assim que, com o tempo, os professores vão ganhando o dom da palavra por si só sedutor, desenvolvem um saber racional e logicamente estruturado e a sala de aula passará a ser um espaço de silêncio, da imprescindível tranquilidade do saber? Desde que se inventou a escola, quantos milhões e milhões de seres humanos não aprenderam e não aprendem por esse método?

        Dogma 4: "As interacções humanas são sempre positivas, logo a escola não necessita de regular comportamentos, sendo a autoridade dispensável ou secundária" - falta de senso! Tanto aprendemos, no convívio com os outros, atitudes positivas (respeito, amizade, trabalho, rigor, disciplina, etc) como negativas (má educação, insolência, preguiça, agressividade, delinquência, etc), logo a escola deve regular comportamentos referenciados à moral social e que assumam carácter impositivo, em contracorrente com a actual permissividade.

        Dogma 5: "É preciso diversificar a avaliação, se possível evitando a classificação quantificada e recusando os exames no básico" - irresponsável! Essa não é a fórmula perfeita para, por um lado desvalorizar a escrita, a leitura e o cálculo, por outro lado escamotear a verdade sobre o trabalho efectivo levado a cabo por professores e alunos e, por outro lado ainda, não impede que se corrijam desvios desde o 1º ciclo do básico?

        Dogma 6: "No ensino básico a avaliação tem de ter por referência os níveis de 1 a 5" - mentiroso! Esse sistema de avaliação/classificação, germinado na conjuntura revolucionária dos anos setenta, tem permitido todo o tipo de manipulações dentro e fora da escola e falseia grosseiramente os resultados escolares dos alunos. Só quem nunca esteve em reuniões de avaliação é que não se apercebe dos "milagres" em catadupa que aí se produzem transformando o 2 (da reprovação) em 3 (do sucesso), sem que nada de sólido o justifique, a não ser o sempre disponível "discurso do coitadinho". Haveria nas avaliações tanta injustiça, tanto facilitismo, tanta promoção do demérito se as notas fossem de 0 a 20 valores?

        Dogma 7: "Os encarregados de educação são elementos decisivos no processo educativo dentro da escola" - demagogia barata! Quanto mais dentro da escola e da sala de aula estiverem os encarregados de educação, mais se enfraquece o corpo docente. Já somos suficientemente crescidos para saber que os bons pais se fazem em casa, educando os filhos e trabalhando com eles os assuntos escolares. A confusão entre a escola e essa coisa vaga que é "a sociedade" tem conduzido à perda da dignidade da escola. Ela tem, como sempre teve, na sua artificial (mas necessária) autonomia - construída em torno da leitura, da escrita, do cálculo e dos "agentes de dentro" - a condição sine qua non do seu sucesso.

        Dogma 8: "As sensibilidades e opiniões dos professores são veiculadas pelos sindicatos, cientistas da educação e ministério da educação" - o tapete que esconde o lixo! Algum professor se sente representado por um sistema cujos representantes são o seu cancro? De onde viriam as depressões, as frustrações, os sentimentos de opressão se os que há décadas falam em nome de terceiros estivessem certos e ligados à realidade? Alguma das reformas a que temos assistido conseguiu penetrar na consciência dos professores e na intimidade da sala de aula onde tudo se decide e onde tudo pode ser pervertido?

        Dogma 9: "As escolas são instituições democráticas, às vezes até com 'democracia a mais'" - no mínimo, perverso! Na maior parte dos casos, sobretudo quando as situações são mais melindrosas exigindo que se enfrentem, sem rodeios, alunos e pais, quantos professores se sentem verdadeiramente protegidos e dignificados por aqueles que elegeram? Não seria vantajoso impor um limite de mandatos aos órgãos de gestão das escolas de modo a garantir uma mais efectiva participação e representatividade dos professores, impedindo ao mesmo tempo que aqueles que têm mais peso na definição das políticas de cada escola e, por inerência do sistema de ensino, se afastassem e cortassem, muitas vezes em definitivo, com a sala de aula? Não era a forma de travar certos caciquismos dentro das escolas, alguns deles cristalizados há mais de uma década? Em vez de os enfrentar e resolver, eles vão aprendendo a conviver placidamente com os problemas.

        Dogma 10: "As dificuldades do ensino e mesmo o mau ensino são espelho da sociedade que temos e, portanto, uma fatalidade" - a desculpa da incapacidade e da incompetência! Essa não é a fórmula-chave que usam os que se querem perpetuar nos seus cargos e universos mentais, mesmo que estejamos a um passo do abismo?

        Nota final / Advertência: Não há reforma nenhuma sustentável se os professores não exigirem de si próprios algo. Seria demagógico pensar que tudo mudaria para melhor apenas mudando o que existe, isto é, abandonando a "pedagogice". É preciso dar outro e decisivo passo: que os professores invistam no conhecimento científico ou académico da área em que se formaram. Esse tem de ser um compromisso não só do professor, mas da pessoa pela vida fora. O que se exige é que ele seja racionalmente direccionado para a Literatura e Língua Portuguesas, para as Línguas Estrangeiras, para a História, Filosofia, Geografia, Matemática, Física, Química, Biologia, Informática, Artes, Educação Física, Educação Musical e outros domínios do saber. O bom professor é o que domina o conhecimento e, no estado actual, além disso é recomendável que deite para o lixo a pedagogia hoje dominante. "

        A quem interesse (passe a publicidade): os textos que Mithá Ribeiro escreveu para o Público estão reunidos num livro que vale a pena ler: "A Lógica dos Burros"

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          #5
          Na minha modesta opinião hoje em dia passa tudo,os professores uns melhores outros piores não são os principais culpados.
          Deveriam ter mais autoridade, e contra mim falo, porque houve um ano em que andei a javardar no secundário e simplesmente chumbaram-me, e a culpa não foi dos professores.
          Felizmente a partir desse ano até hoje nunca mais chumbei, serviu para abrir os olhos.

          Comentário


            #6
            Na minha opinião, olhando aos dois lados:

            1. Prós - Professores: Perderam autoridade, facilitismo que tem sido a ser instaurado, tentarem forçar a ideia que o problema do ensino são eles, quando não o é.

            2. Contras - Professores: Como qualquer FP tinham progressões automáticas, muitos não têm aptidão para ensinar (ter conhecimento é diferente de o saber transmitir). Têm um sindicato que os tramou à grande mesmo.

            De resto, acho que a solução seria chegar a uma orientação desenvolvida em conjunto com governo, professores e sociedade. A educação é o pilar de qualquer sociedade. Temos de ter rigor, mecanismos de aprendizagem adaptados a todos e dar atenção à transição escola - trabalho.

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              #7
              O problema está nos pais!
              Os meus pais, e os pais das gerações anteriores, souberam educar os filhos. Havia respeito... por vezes medo lol... quando pensava em fazer m3rda lembrava-me das palmadas que ia levar a seguir e desistia. Ainda me lembro quando fui para a escola a minha mãe a dizer à minha professora: "Se ele se portar mal puxe-lhe as orelhas!"
              Hoje em dia os putos fazem m3rda e os paizinhos ainda lhes passam a mão na cabeça.
              Depois vão para a escola com a sensação do "sou-o-maior-só-faço-esterco e não me acontece nada porque o paizinho e a mãezinha não fazem nada e ainda me dão 20 euros"... Depois fazem asneiras e os profs não lhes podem dar umas galhetas porque senão é logo violência infantil e molestação mais num sei o quê... e arriscam-se a processos discilplinares e afins...

              Conclusão: os prof são os maus porque os inssurretos (alunos) agem com impunidade que os paizinhos dão...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por patareco Ver Post
                O problema está nos pais!
                Os meus pais, e os pais das gerações anteriores, souberam educar os filhos. Havia respeito... por vezes medo lol... quando pensava em fazer m3rda lembrava-me das palmadas que ia levar a seguir e desistia. Ainda me lembro quando fui para a escola a minha mãe a dizer à minha professora: "Se ele se portar mal puxe-lhe as orelhas!"
                Hoje em dia os putos fazem m3rda e os paizinhos ainda lhes passam a mão na cabeça.
                Depois vão para a escola com a sensação do "sou-o-maior-só-faço-esterco e não me acontece nada porque o paizinho e a mãezinha não fazem nada e ainda me dão 20 euros"... Depois fazem asneiras e os profs não lhes podem dar umas galhetas porque senão é logo violência infantil e molestação mais num sei o quê... e arriscam-se a processos discilplinares e afins...

                Conclusão: os prof são os maus porque os inssurretos (alunos) agem com impunidade que os paizinhos dão...
                Achas que é com violência e medo que se educa as crianças? Quando é preciso chegar a esse ponto é porque o trabalho foi muito mal feito.

                Quem educa os filhos em condições desde pequenos não precisa de lhes bater. Puxar as orelhas e umas palmadas no rabo é uma coisa, agora tinha colegas que levavam semelhante porrada em casa....

                Quem é o mais estúpido? O miúdo que faz umas asneiras ou o pai que tira o cinto?

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                  #9
                  Eu não digo que a culpa seja exclusivamente dos professores, mas a maior parte tem 3 meses de férias, ou mais, por ano.....


                  Talvez nesse tempo todo que deveriam estar a trabahar como as outras pessoas, alguma coisa poderia estar a ser feita para os melhorar.

                  Comentário


                    #10
                    o ensino está cada vez pior, por um conjunto enorme de factores, mas o principal, na minha opinião, é a enorme percentagem de professores, que tiraram cursos superiores sem saídas profissionais e ficaram com o ensino como a sua única saída

                    existe cada vez mais professores frustados com a sua vida profissional, não gostam de ensinar, mas não conseguem trabalhar em mais lado nenhum

                    toda a gente sabe que uma empresa não é produtiva com funcionários desmotivados, porque insistem em tentar melhorar o ensino com professores desmotivados.

                    Comentário


                      #11
                      A meu ver a Escola Publica evoluiu para pior! Mas a pôr a culpa nos professores acho um erro! Como em todas as profissoes há bons e maus profissionais! Por isso sou a favor de uma avaliaçao aos professores, porque uma coisa é ter conhecimentos, outra coisa é ensinar esses mesmos conhecimentos aos alunos, e penso que é aqui que está o problema! Penso que deveria haver mais formaçao na forma de dar aulas! Há professores que chegam às aulas e é só ler o livro e está feito! Depois temos os problemas da localizaçao da escola! Dar aulas na Amadora, não é a mesma coisa que dar aulas em Mondim de Basto por exemplo! Temos tambem os alunos, existem alguns que vão só passear os livros e destabilizar as aulas, e os que querem aprender ficam sem condiçoes para tal! E depois temos os papás que tambem têm grande culpa devido á educaçao dos filhos ou à falta dela!! É um problema muito complexo

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                        #12
                        Basta pensar no seguinte, onde é que os políticos deste País têm os seus "rebentos"? Na privada!
                        Se os políticos tivessem os seus "rebentos" na Escola Pública, não acham que a mesma estaria bem melhor?
                        Portanto meus caros, resume-se tudo a uma questão política....

                        Comentário


                          #13
                          O "truque mágico" que ajudaria, e muito, a ultrapassar os problemas na generalidade das escolas, é simples: os pais deixarem de ter medo de impor a sua autoridade aos filhos e, espantem-se!, utilizar os castigos como meio educativo, quando tal é necessário.
                          Muitos pais só fazem, desculpem-me a expressão, "*****" no que concerne à educação dos filhos e à aprendizagem das posturas a ter em certas situações.
                          Depois, claro, existem "professores" que estavam bem a fazer qualquer coisa, excepto a instruir alunos.
                          Mas outra coisa que prejudica a manutenção da disciplina numa escola, são as imbeciblidades burocráticas e "pseudo-igualitárias-segunda-oportunidade" que se inventam.
                          Tudo, desde: fichas de participação disciplinar individuais, quando bastaria uma participação escrita da situação ocorrida, ter que ir buscar uma das funcionárias e a mesma ter que preencher o seu "quadradinho" na ficha de participação disciplinar; o aluno vai então para uma coisa chamada "sala de trabalho" ou "gabinete de inserção pedagógica" - sabem, falar de "sala de castigo", pode ser traumatizante... - onde o "professor de guarda" tem que preencher outro formulário, que será entregue à direcção de turma, e o director de turma terá que ter uma reunião com os outros colegas para sugerir uma suspensão temporária do aluno (se tal for necessário), a qual só pode ser autorizada pelo Conselho Executivo
                          E fazer tudo isto para UM aluno mal-comportado; e vocês não queiram imaginar a carga de trabalho que é preciso para suspender durante TRÊS dias quatro alunos que, repetidamente, prejudicam o ambiente em sala de aula a todas as disciplinas.
                          E quais são os grandes prejudicados no futuro?
                          As próprias crianças e Portugal.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por ArnieMarta Ver Post
                            Eu não digo que a culpa seja exclusivamente dos professores, mas a maior parte tem 3 meses de férias, ou mais, por ano.....


                            Talvez nesse tempo todo que deveriam estar a trabahar como as outras pessoas, alguma coisa poderia estar a ser feita para os melhorar.
                            [Modo palhaçada, on]

                            Eu sou professor efectivo e tenho 11 meses de férias por ano... não faço nada vou para a escola passar férias...

                            Haja um pingo de bom senso, essa conversa das férias já enoja...

                            Quem é que tem 3 meses de férias...? Eu não conheço ninguém...


                            [modo realista, on]

                            Mas, voltando ao tópico sobre o "ensino", infelizmente a questão é sempre a mesma e as pessoas parece que têm palas, pois quando a questão é ensino, rapidamente se transforma a questão em falar de professores, como se o ensino se resumisse a professores...

                            É por estas que raramente participo em discussões sobre o ensino, tirem as palas, desculpem o termo mas julgo que entendem onde quero chegar.

                            Relativamente ao autor do tópico, lanças o tema e não colocas a tua opinião... pior, falas em opiniões generalizadas, que não sei onde as foste buscar, nomeadamente, a questão central, "professores"...

                            Enfim...


                            Relativamente à minha opinião, a questão do ensino é um acumular de mudanças na sociedade, nomeadamente, a massificação da sociedade e o liberalismo que levou a que todos fossem para a escola, mas infelizmente, nem todos para aprender, mas sim para passar tempo...

                            Ora trabalhar com alunos que, por vários motivos, não estão na escola a fazer nada, mina por completo o ensino, dificultando a vida aos que de facto querem aprender...

                            Antigamente, os professores não eram melhores do que actualmente, bem pelo contrário, actualmente os professores estão melhor preparados, o problema é que a sociedade também mudou muito e as exigências actuais são muito diferentes, acabando, muitas vezes, os professores por ter de resolver problema que deveria ser a sociedade a resolver...

                            Por exemplo, não há resposta aos casos de abandono por parte do governo central, não há respostas à indisciplina...

                            O egoísmo actual da sociedade em que se está a escravizar o trabalho e a cortar oportunidades aos mais jovens, também os leva à descrença num futuro baseado no mérito...

                            Ou seja, estou pessimista em relação ao país, que naturalmente se traduzirá na continuação do ensino do faz de conta, onde para não termos más estatísticas, vai-se descendo a exigência, tornando os mais jovens menos capazes de lutarem pelo seu futuro...


                            Portanto, as culpas, por assim dizer, são de todos os agentes, principalmente quem tem competências nas politicas... mas entretanto, está-se a procurar um culpado, normalmente, fala-se nos professores...
                            e o tempo vai passando... e os outros que resolvam os seus problemas.

                            Comentário


                              #15
                              ouestfrance.jpg


                              Bom domingo!

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por mjm Ver Post
                                [Modo palhaçada, on]

                                Eu sou professor efectivo e tenho 11 meses de férias por ano... não faço nada vou para a escola passar férias...

                                Haja um pingo de bom senso, essa conversa das férias já enoja...

                                Quem é que tem 3 meses de férias...? Eu não conheço ninguém...


                                [modo realista, on]
                                Como eu não gosto de mandar coisas para o ar, sei do que falo.......

                                Se te enjoa coloca na beira do prato.

                                Originalmente Colocado por mjm Ver Post
                                [

                                Mas, voltando ao tópico sobre o "ensino", infelizmente a questão é sempre a mesma e as pessoas parece que têm palas, pois quando a questão é ensino, rapidamente se transforma a questão em falar de professores, como se o ensino se resumisse a professores...
                                Se és professor, és um bom exemplo para a classe então, qualquer coisa que falem e não gostas chamas logo burro.
                                Deves ser um dos cancros deste problema.
                                Editado pela última vez por ArnieMarta; 18 October 2009, 11:21.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por ArnieMarta Ver Post
                                  Como eu não gosto de mandar coisas para o ar, sei do que falo.......

                                  Se te enjoa coloca na beira do prato.
                                  Também sei do que falo e, com certeza absoluta, muito melhor que tu... se mandas para o ar o que conheces o problema já é teu... porque, como deves saber, não é um andorinha que faz a primavera... e o teu discurso foi, e passo a citar, "a maior parte tem 3 meses de férias, ou mais, por ano....."


                                  Se és professor, és um bom exemplo para a classe então, qualquer coisa que falem e não gostas chamas logo burro.
                                  Deves ser um dos cancros deste problema.
                                  Se para ti fazer uma analogia é chamar-te burro, penso que está explicado a limitação do teu raciocínio, pelo que o comentário infeliz que fizeste a seguir é desprezável...

                                  Tiveste oportunidade de participar numa discussão sobre o ensino, mas rapidamente centraste a discussão nas "férias" dos professores.

                                  Enfim... não te preocupes que ninguém te leva a sério.

                                  Bom fim-de-semana.


                                  É por estas que me custa participar em discussões do ensino, as pessoas ficam cegas... ensino=professores?!!!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Mais uma prova que gostas de insultos...


                                    Se ter 3 meses de férias em 12 meses não é um dos problemas do sistema de ensino em Portugal, então não consigo ver nenhum...

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                                      #19
                                      Originalmente Colocado por ArnieMarta Ver Post
                                      Mais uma prova que gostas de insultos...


                                      Se ter 3 meses de férias em 12 meses não é um dos problemas do sistema de ensino em Portugal, então não consigo ver nenhum...
                                      A questão é que qualquer professor que se preze NÃO tem 3 meses de férias. Eu também não conheço nenhum que tenha e já dei aulas em duas escolas e conheço muitos colegas espalhados por muitas mais.

                                      Onde é essa escola em que os professores têm 3 meses de férias? A sério que gostava de saber.

                                      Em todo o caso, mesmo que os professores tivessem (e atenção que não têm) mas vamos supor que tinham 3 meses de férias...seria muito ridículo apontar esse como um dos principais problemas do sistema de ensino.

                                      É preciso não conhecer mesmo nada do que se passa nas nossas escolas para dizer isso.

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                                        #20
                                        - Com 12 anos, já existe muito aluno desinteressado, mal educado e perturbador numa sala de aula.
                                        - Os professores não têm autoridade para manter o respeito e ordem na sala de aula.
                                        - Insiste-se na integração dos maus elementos (os perturbadores e desinteressados) em turmas e escolas mais calmas... isso tem provocado que essas turmas ou escolas tenham sido afectadas negativamente por esses alunos em vez de as turmas e escolas tornarem esses alunos melhores (falha logo em casa dos ditos perturbadores)
                                        - Os alunos maus, mesmo com muitas negativas continuam a passar, a bem da integração. Isso, em vez de provocar um clima de competição saudável, provoca desmotivação a quem é melhor (não existem objectivos para ser melhor. Ser mau é suficiente. não se dá mérito a quem é bom. Apenas se prende o mínimo - a qualidade depois é fraca... de todos)
                                        - Premiar mais os bons alunos (logo desde o 5º ano)
                                        - Com 15 anos, quem não quer estudar, já à muito que devia ser obrigado a trabalhar. Agora com ensino obrigatório até aos 18 anos(ei, que pais evoluido que somos!) esses elementos desmotivados e perturbadores, além de não saberem trabalhar, não vão querer trabalhar porque chegaram à idade adulta a ter tudo sem esforço, sem trabalho.
                                        - Talvez se acabassem com subsídios aos alunos fracos/perturbadores, as coisas pudessem melhorar.
                                        - Talvez os alunos com 12, 13, 14 anos que cada vez são mais perturbadores, devessem ser retirados das turmas normais e fossem colocados em turmas de alunos perturbadores... especializadas em aulas mais práticas (com a finalidade de estarem a trabalhar passado pouco tempo)

                                        Moral da história (para mim):
                                        Há professores bons e outros menos bons?
                                        Sem dúvida que sim, sempre foi assim e sempre será assim!
                                        O problema é dos professores?
                                        Não! Alunos motivados e com objectivos aguentam-se com professores bons ou menos bons. O problema está nas regras base da escola, está na organização interna (definida pelo ME e professores... esses que muitas vezes não dão aulas, apenas fazem relatórios... que não correspondem ao que se passa no terreno!)

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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por air Ver Post
                                          Achas que é com violência e medo que se educa as crianças? Quando é preciso chegar a esse ponto é porque o trabalho foi muito mal feito.

                                          Quem educa os filhos em condições desde pequenos não precisa de lhes bater. Puxar as orelhas e umas palmadas no rabo é uma coisa, agora tinha colegas que levavam semelhante porrada em casa....

                                          Quem é o mais estúpido? O miúdo que faz umas asneiras ou o pai que tira o cinto?

                                          Não me expliquei bem...
                                          Eu não falei em espancar os filhos, dar-lhe com cinto ou coisa do género. O que vejo é: a criança faz asneira... os pais berram... mas não puxam orelhas ou dão palmadas... filho recebe 10 euros...
                                          O problema é a falta de educação! Falta porque os pais não a souberam dar! Nunca me passou pela cabeça gritar com um professor "dá-me o telemóvel já" ou coisas do género... Porquê? Porque me foram transmitidos príncipios e valores pelos meus pais... e outros adquiri eu ao longo da vida.
                                          Eu sou apologista das palmadas no rabo. Puxar as orelhas... não. Muitos pais pensam que podem educar os filhos apenas com falinhas mansas ou berros mas... sem nunca chegar a vias de facto. Ora,com uns resulta, com outros não. E nesses em que não resulta é dar logo umas nalgadas. Qual é o problema? Criança porta-se mal e não obedece aos pais, criança leva palmadas. Simples, rápido e eficaz. Criança porta-se mal, pais apenas repreendem verbalmente, criança reincide. Puto rebelde e problemático no futuro.
                                          O problema é que os pais não sabem transmitir que por cada acção há uma reacção. É óbvio que não é na escola e nem são os profs que vão educar as crianças... não é o trabalho deles

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Patricinha Ver Post
                                            A questão é que qualquer professor que se preze NÃO tem 3 meses de férias. Eu também não conheço nenhum que tenha e já dei aulas em duas escolas e conheço muitos colegas espalhados por muitas mais.

                                            Onde é essa escola em que os professores têm 3 meses de férias? A sério que gostava de saber.

                                            Em todo o caso, mesmo que os professores tivessem (e atenção que não têm) mas vamos supor que tinham 3 meses de férias...seria muito ridículo apontar esse como um dos principais problemas do sistema de ensino.

                                            É preciso não conhecer mesmo nada do que se passa nas nossas escolas para dizer isso.
                                            O que é que um professor do 1º ciclo faz em Julho e Agosto? Isto tendo em conta que as aulas do ensino básico começam entre 10 e 15 de Setembro e terminam a 18 de Junho.

                                            E podemos ver por este exemplo de que até há quem tenha tempo para trabalhar em 3 escolas: http://forum.autohoje.com/1062995643-post6.html
                                            Editado pela última vez por Karma; 18 October 2009, 12:29.

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                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                              O que é que um professor do 1º ciclo faz em Julho e Agosto? Isto tendo em conta que as aulas do ensino básico começam entre 10 e 15 de Setembro e terminam a 18 de Junho.

                                              Eu conheço bastantes professores de secundário....


                                              2 Semanas de férias em Agosto
                                              1 Semana no Carnaval
                                              1 Semana na Páscoa
                                              + 2 meses do Verão


                                              Ah e tal não têm, não têm o quê?????


                                              Detesto que atirem areia para os olhos das pessoas.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por ArnieMarta Ver Post
                                                Eu conheço bastantes professores de secundário....


                                                2 Semanas de férias em Agosto
                                                1 Semana no Carnaval
                                                1 Semana na Páscoa
                                                + 2 meses do Verão


                                                Ah e tal não têm, não têm o quê?????


                                                Detesto que atirem areia para os olhos das pessoas.
                                                Anda aí uma confusão qualquer nessa cabeça.

                                                E a semana de Carnaval que à muito que acabou.

                                                Não têm aulas mas têm de estar na escola e lançar notas, tratar de papelada (que parece que é bastante). Na realidade passam 1 mês de férias em Agosto. O resto do tempo estão em serviço... mas sem alunos.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Manoel Ver Post
                                                  [ATTACH]64071[/ATTACH]


                                                  Bom domingo!
                                                  É bastante explicativo dos reais problemas da escola actualmente.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                                    O que é que um professor do 1º ciclo faz em Julho e Agosto? Isto tendo em conta que as aulas do ensino básico começam entre 10 e 15 de Setembro e terminam a 18 de Junho.

                                                    E podemos ver por este exemplo de que até há quem tenha tempo para trabalhar em 3 escolas: http://forum.autohoje.com/1062995643-post6.html
                                                    Reuniões, actas das mesmas, pautas das notas, dossiers de Direcção de Turma. Projectos Curriculares de Turma e de Escola, Dossiês de Educação Especial para alunos que assim o necessitam, planificação das actividades lectivas, planificação das actividades de recuperação, dar resposta a eventuais recursos de reprovações/notas de alunos, relatórios/dossiê de auto-avaliação, fazer inventários da biblioteca da escola e dos laboratórios, arrumar armários e muito (acreditem mesmo muito) mais! E depois depende dos cargos que cada um tenha.

                                                    Ninguém imagina a burocracia inerente à carreira docente neste momento. O trabalho que é efectivamente com os alunos é a pontinha mais ínfima do iceberg.

                                                    Há escolas que dão uma semana na Páscoa e no Natal mas não é para coçar a micose. É para preparar as coisas para o período seguinte. O que cada um faz com o seu tempo já é lá consigo, todavia no início do período (primeira semana) as coisas têm de estar feitas e arquivadas porque se vem uma inspecção à escola... Se há quem goze férias nessa altura e depois anda a primeira semana de aulas sem dormir para tratar de tudo..é lá com eles.

                                                    Como em todas as profissões há quem trabalhe que se desunhe e há quem se enconste. Mas não pensem que só temos férias porque isso não é verdade!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Patricinha Ver Post
                                                      Reuniões, actas das mesmas, pautas das notas, dossiers de Direcção de Turma. Projectos Curriculares de Turma e de Escola, Dossiês de Educação Especial para alunos que assim o necessitam, planificação das actividades lectivas, planificação das actividades de recuperação, dar resposta a eventuais recursos de reprovações/notas de alunos, relatórios/dossiê de auto-avaliação, fazer inventários da biblioteca da escola e dos laboratórios, arrumar armários e muito (acreditem mesmo muito) mais! E depois depende dos cargos que cada um tenha.
                                                      Reuniões - grande parte das vezes só servem para perder tempo. As reuniões deviam ser realizadas em pé e num vão de escada para acelerar as coisas.

                                                      Actas - se forem tomadas notas ao longo da reunião, fazem-se depressa.

                                                      Pautas das notas - no 1º ciclo o aluno ou passa ou não passa (pelo menos é a ideia que eu tenho).

                                                      Dossiers de direcçãoo de turma - Desconheço a existência disso no 1º ciclo.

                                                      Projectos Curriculares de Turma e de Escola - Deve existir mas deve ser algo construído ao longo do ano lectivo e não guardado para fazer integralmente depois do fim das aulas.

                                                      Dossiês de Educação Especial para alunos que assim o necessitam - apenas em casos especiais.

                                                      Planificação das actividades lectivas - não acredito que a planificação mude completamente de ano para ano no 1º ciclo. De certeza que existe muito trabalho que pode ser reaproveitado.

                                                      Planificação das actividades de recuperação - No 1º ciclo? Não devem ser assim tantos a chumbar, mas pronto, é trabalho que tem que ser feito para 2 ou 3 alunos.

                                                      Dar resposta a eventuais recursos de reprovações/notas de alunos - No 1º ciclo não deve ser nenhum bicho de 7 cabeças.

                                                      Relatórios/dossiê de auto-avaliação - demora o seu tempo a fazer e a perceber como se faz. Mas acredito que no futuro a sua elaboração seja mais rápida.

                                                      Fazer inventários da biblioteca da escola e dos laboratórios - as escola do 1º ciclo têm bibliotecas pequenas e creio que laboratórios só mesmo de computadores.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                                        ...
                                                        E podemos ver por este exemplo de que até há quem tenha tempo para trabalhar em 3 escolas: http://forum.autohoje.com/1062995643-post6.html
                                                        A Lei é clara e diz que um professor com horário completo só pode acumular 6 horas...

                                                        Portanto, a pessoa em causa se cumprir não incorre em nenhuma ilegalidade... o importante é ser profissional e cumprir com as suas competências.

                                                        Relativamente ao ter tempo para ter mais trabalhos, quantas pessoas em Portugal têm mais do que um emprego?!

                                                        Esta realidade é exclusiva de Portugal?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por ArnieMarta Ver Post
                                                          Eu conheço bastantes professores de secundário....


                                                          2 Semanas de férias em Agosto
                                                          1 Semana no Carnaval
                                                          1 Semana na Páscoa
                                                          + 2 meses do Verão


                                                          Ah e tal não têm, não têm o quê?????


                                                          Detesto que atirem areia para os olhos das pessoas.

                                                          2 semanas de férias em agosto + 2 meses do verão?!

                                                          Então agosto não é verão?

                                                          Esqueceste-te que também há "férias" no natal... já agora soma os feriados.

                                                          E nessas paragens que enuncias não se faz nada...

                                                          Com estes argumentos, quem é que te pode levar a sério?

                                                          Não digo que não existam esse teus conhecidos, eu não conheço esses professores.

                                                          Se um professor trabalhar em casa ao fim-de-semana, como é o meu caso, esse tempo é contabilizado onde? Nas férias?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por mjm Ver Post

                                                            2 semanas de férias em agosto + 2 meses do verão?!

                                                            Então agosto não é verão?

                                                            Esqueceste-te que também há "férias" no natal... já agora soma os feriados.

                                                            E nessas paragens que enuncias não se faz nada...

                                                            Com estes argumentos, quem é que te pode levar a sério?

                                                            Não digo que não existam esse teus conhecidos, eu não conheço esses professores.

                                                            Se um professor trabalhar em casa ao fim-de-semana, como é o meu caso, esse tempo é contabilizado onde? Nas férias?
                                                            É trabalho moral...


                                                            Comentário

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