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    Buell fecha as portas



    Fundada em 1983 por Erik Buell, e desde 1998 integrada no universo Harley-Davidson, a Buell anunciou hoje o encerramento da produção de motos e da sua actividade, com a H-D a garantir aos seus clientes a continuação do fornecimento de peças, e serviços de apoio.

    Más notícias para o motociclismo mundial, com a Buell a tornar-se, desde o início da actual crise económica global, na primeira marca com algum destaque a assumir frontalmente o encerramento da sua actividade.

    Numa mensagem de vídeo hoje colocada no site da marca norte-americana, em www.buell.com, Erik Buell agradece aos clientes, empregados e concessionários, por esta aventura de 26 anos, pelo seu apoio e pela sua paixão. “Estarei sempre orgulhoso do que conseguimos – diz Erik Buell – É a prova do que um pequeno grupo de pessoas apaixonadas e inspiradas pode fazer (…) Tive também a fortuna de conhecer muitos proprietários Buell ao longo dos anos. É um espantoso e interessante grupo de livres-pensadores. Possam rodar com orgulho rumo ao futuro, e que a estrada perante vós seja tão cheia de aventuras e recompensadora como a minha foi nos últimos 26 anos”.

    As verdadeiras desportivas “Made in USA”, que sempre se distinguiram por uma imagem única e soluções técnicas inovadoras, deixaram de ser fabricadas. O motociclismo ficou mais pobre.

    Em Portugal nos três últimos anos, e segundo dados da ACAP, a Buell matriculou nove unidades em 2007, outras tantas em 2008 e, em 2009, tinha matriculado cinco unidades até ao final de Setembro.
    MOTOCICLISMO.pt - Site oficial da revista MOTOCICLISMO - Buell fecha as portas

    Não compreendo a gestão de marcas da casa mãe H-D: no mesmo dia que anunciou o encerro da Buell, anuncia também que quer despachar a MV-Agusta

    #2
    O primeiro dia em q ouvi falar da marca foi bastante chocante para mim...

    Foi no dia em que acabou

    RIP

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por neoxic Ver Post
      O primeiro dia em q ouvi falar da marca foi bastante chocante para mim...

      Foi no dia em que acabou

      RIP
      Post completamente despropositado.

      Comentário


        #4
        Marcas de pequenos nichos de mercado são as primeiras vitimas em tempo de crise.

        É plenamente compreensível a atitude da HD

        Comentário


          #5
          Espero que a MV-Agusta tenha melhor destino

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Bruno4646 Ver Post
            Espero que a MV-Agusta tenha melhor destino
            Quanto mais não seja, comprada pela Ducati, que está de boa saúde, graças ao lançamento da 1098, contrastando com a vitória do campeonato em Motogp 2007 por Casey Stoner.

            Já que não conseguiu comprar a Aprilia, ao menos que compre a Mvagusta.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Wolfman Ver Post
              Quanto mais não seja, comprada pela Ducati, que está de boa saúde, graças ao lançamento da 1098, contrastando com a vitória do campeonato em Motogp 2007 por Casey Stoner.

              Já que não conseguiu comprar a Aprilia, ao menos que compre a Mvagusta.
              Espero que não, não vejo grande vantagem nas duas marcas de motas despotivas mais exoticas ficarem debaixo do mesmo tecto. Mas isto é uma opinião pessoal.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Two Ver Post
                Post completamente despropositado.
                mas que sentido de humor...

                que me lembre, também não conhecia essa marca.

                é caso para fazer eco , no dia que ouço falar, foi no dia em que fechou.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por zombil Ver Post
                  mas que sentido de humor...

                  que me lembre, também não conhecia essa marca.

                  é caso para fazer eco , no dia que ouço falar, foi no dia em que fechou.
                  Não é sentido de humor. Percebo perfeitamente que muita gente nunca tenha ouvido sequer falar da marca. Não entendo é onde é que está a piada disso para colocar meia dúzia de "".

                  A Buell sempre foi uma marca inovadora na forma como criou as suas motas, não que eu aprecie particularmente mas reconheço o esforço que fez na concepção de soluções "diferentes".

                  Comentário


                    #10
                    Eu ao vivo e na estrada NUNCA vi nenhuma...

                    Comentário


                      #11
                      Pena que se perca assim uma marca.

                      Sempre gostei da Buell pelo sua irreverência e aspecto arrojado .

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Two Ver Post
                        Não é sentido de humor. Percebo perfeitamente que muita gente nunca tenha ouvido sequer falar da marca. Não entendo é onde é que está a piada disso para colocar meia dúzia de "".

                        A Buell sempre foi uma marca inovadora na forma como criou as suas motas, não que eu aprecie particularmente mas reconheço o esforço que fez na concepção de soluções "diferentes".
                        ele ter-se-á rido da coincidencia, não do fecho da empresa.

                        nos dias que correm, nem do fecho dum tasco manhoso, alguem se vai rir

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Two Ver Post
                          Espero que não, não vejo grande vantagem nas duas marcas de motas despotivas mais exoticas ficarem debaixo do mesmo tecto. Mas isto é uma opinião pessoal.
                          Pode ser uma vantagem.

                          A Ducati hã muito que não pertence aos italianos, foi vendida a uma empresa americana, essa mesma empresa bem que pode comprar a mvagusta que também pertence a uma empresa americana (HD).

                          Se formos a ver bem as coisas, está tudo interligado, vê o caso do Veyron, a Bugatti pertence á VW, a Audi (R8) pertence á VW, a Lambo pertence á Audi, a porche tem coligações com a VW (penso que seja assim), resultado, o Veyron, Murci, Gallardo, R8 e Carreras e Cayman e essa família toda estão todos ligados e isso é mau?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Two Ver Post
                            Post completamente despropositado.
                            Temos que aprender a aceitar as opiniões dos outros, por mais contraria que seja em relação à nossa.


                            E também foi a 1ª vez que ouvi falar em tal marca, por isso estou como o neoxic.

                            Se levam a mal por se fazer uma piada pelo facto de uma empresas ter fechado não compreendem o mundo.
                            Nos tempos de crise económica há digamos que uma limpeza geral, fecham as empresas velhas pouco produtivas para dar lugar no mercado a empresas jovens e mais competitivas. É o ciclo da vida. Fazer umas piadas, desde que não se ofenda, também faz parte da vida.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Two Ver Post
                              Não entendo é onde é que está a piada disso para colocar meia dúzia de "".

                              .
                              Eu estava a rir-me da minha ignorância apenas...
                              É claro que não fico contente por ver uma empresa a fechar portas.

                              Comentário


                                #16
                                Tive conhecimento da Buell à uns 2 anos.

                                A primeira vez que vi uma ao vivo foi em Agosto deste ano.


                                Marca da HD para concorrer com um mercado liderado pelos nipónicos. Honda, kawasaki, yamaha,...

                                Certo é que tirando o estilo por vezes diferentes, em termos de preço e qualidade não se sobressaíam, ficando sempre em 2º plano (se não me engano).

                                E pronto, lá se vai. (é comprar agora que vão ser clássicas)

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Wolfman Ver Post
                                  Pode ser uma vantagem.

                                  A Ducati hã muito que não pertence aos italianos, foi vendida a uma empresa americana, essa mesma empresa bem que pode comprar a mvagusta que também pertence a uma empresa americana (HD).

                                  Se formos a ver bem as coisas, está tudo interligado, vê o caso do Veyron, a Bugatti pertence á VW, a Audi (R8) pertence á VW, a Lambo pertence á Audi, a porche tem coligações com a VW (penso que seja assim), resultado, o Veyron, Murci, Gallardo, R8 e Carreras e Cayman e essa família toda estão todos ligados e isso é mau?

                                  A Ducati era concorrente da Buell. As gamas sobrepõe-se, por isso acho que não faz sentido a aquisição. Assim é menos um concorrente! Até porque a Buell não tem clientes fieis como se fosse uma HD.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por neoxic Ver Post
                                    Eu estava a rir-me da minha ignorância apenas...
                                    É claro que não fico contente por ver uma empresa a fechar portas.

                                    Reagi mal também.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Esta é a prova cabal de que não chega ser empreendedor e apresentar trabalho de qualidade, sobretudo quando a conjuntura não dá espaço de manobra!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por VTEC Ver Post
                                        A Ducati era concorrente da Buell. As gamas sobrepõe-se, por isso acho que não faz sentido a aquisição. Assim é menos um concorrente! Até porque a Buell não tem clientes fieis como se fosse uma HD.
                                        A Buell nunca fez mira a nenhuma outra marca, nem se pode considerar a Ducati uma concorrente, de longe.

                                        A Buell foi "inovadora", no sentido de alterar o esquema normal de uma moto, o depósito de combustível, ficava no quadro, o modo como os discos de travão estavam, etc e tal, considero um estilo muito virado para as triumph, do que propriamente as ducati (de longe).

                                        São boas motos, motores da HD e transmissão por correia retirou muitos potenciais clientes.

                                        Mas não será a única a fechar portas, a Benelli mais dia menos dia, vai pelo mesmo caminho e ai tenho muito mais pena.

                                        De lembrar que a Ducati já esteve para fechar portas, antes da década de 90 e só um apaixonado a manteve aberta e hoje é o que é (contudo não chega perto da Honda, só por mera curiosidade, todos os empregados que a Ducati tem, o mesmo número para a Honda somente no departamento de competição de Motogp )...

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                                          #21
                                          É pena.
                                          Cheguei a andar a ver uma Buell (no concessionário HD do Porto), porque era uma moto interessantíssima, leve e com (ao contrario do que dizem aqui), bons acabamentos. Não era refinada, o motor HD não me agradava muito, mas a transmissão por correia adorava (aliás, fujo de tudo que tenha a porcaria de uma corrente).
                                          A resposta a baixo regime deve ser fabulosa, bem como o som e o comportamento do conjunto.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Um colega meu estava a pensar comprar uma no ano que vem....agora..

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
                                              É pena.
                                              Cheguei a andar a ver uma Buell (no concessionário HD do Porto), porque era uma moto interessantíssima, leve e com (ao contrario do que dizem aqui), bons acabamentos. Não era refinada, o motor HD não me agradava muito, mas a transmissão por correia adorava (aliás, fujo de tudo que tenha a porcaria de uma corrente).
                                              A resposta a baixo regime deve ser fabulosa, bem como o som e o comportamento do conjunto.

                                              Eu não falei em acabamentos. Falei em ciclista (pelo que os motociclistas dizem- eu não sou). Potência e consumo também não era fácil competir.

                                              A Ducati não tem nada parecido com isto?
                                              http://www.buell.com/en_us/bikes/sport/1125R/
                                              Editado pela última vez por VTEC; 19 October 2009, 20:27.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por VTEC Ver Post
                                                Tive conhecimento da Buell à uns 2 anos.

                                                A primeira vez que vi uma ao vivo foi em Agosto deste ano.


                                                Marca da HD para concorrer com um mercado liderado pelos nipónicos. Honda, kawasaki, yamaha,...

                                                Certo é que tirando o estilo por vezes diferentes, em termos de preço e qualidade não se sobressaíam, ficando sempre em 2º plano (se não me engano).

                                                E pronto, lá se vai. (é comprar agora que vão ser clássicas)
                                                Não é propriamente correcto: as Buell pelo nicho que mercado que tinham como cliente nunca fizeram modelos com má qualidade de componentes, nem nos comandos nem em qualquer componente usado. Muito menos desde 2003 quando a Harley assumiu o controlo da marca e a montagem e materiais eram bastante decentes

                                                Originalmente Colocado por Wolfman Ver Post
                                                A Buell nunca fez mira a nenhuma outra marca, nem se pode considerar a Ducati uma concorrente, de longe.
                                                A Buell sempre viveu fazendo modelos que eram tanto do campo mecânico como da estética e condução bastante simplistas e quase "agriculturais". Para mim se olharmos para um construtor mainstream equivalente somos capazes de ir sempre ter à Moto-Guzzi, com o veteraníssimo e arrefecido a ar V-twin mais a transmissão por veio

                                                No entanto nos últimos tempos com mais alguma sofisticação dos motores Harley, algumas Buell podiam ser levadas em conta com algumas Triumph, Moto-Morini e talvez um ou outro modelo Ducati e Bimota. Não esquecer que as Monster da Ducati (o que mais se assemelha às Buell são as Monster) e estas naked/street-fighter italianas era algo rudimentares e brutas nas versões iniciais. A primeira M900 ganhou fama pela agressividade da resposta do motor e comportamento, algo que sempre caracterizou as Buell

                                                Originalmente Colocado por Wolfman Ver Post

                                                A Buell foi "inovadora", no sentido de alterar o esquema normal de uma moto, o depósito de combustível, ficava no quadro, o modo como os discos de travão estavam, etc e tal, considero um estilo muito virado para as triumph, do que propriamente as ducati (de longe).

                                                São boas motos, motores da HD e transmissão por correia retirou muitos potenciais clientes.
                                                A Buell mesmo usando motores com uma mecânica mto simples sempre se caracterizou por uma ciclistica apurada, com disco de travão ancorado no interior da jante dianteira, reduzindo o peso não suspenso e melhorando tanto o comportamento dinâmico, simplificando os componentes a usar (menos elementos) e reduzindo também o aquecimento.

                                                O depósito ficava no quadro e o braço oscilante continha o óleo e todo o conjunto quadro e braço eram leves e muito rígidos

                                                Mas isso tudo tornava para mim a Buell mais parecida com a Ducati que a Triumph. Os ingleses são mais tradicionais e com soluções conservadoras conseguem fazer modelos marcantes, a Ducati com o quadro em treliça e uso de componentes sempre de alto nível sempre estava um passo à frente dos outros, tal como eu acredito que a Buell estava

                                                Os motores Harley eram para muitos um factor aliciante, bem como a transmissão! Ninguém fica indiferente ao som da Harley e os motores eram muito diferentes do que era montado nas Harley: o uso da injecção electrónica esteve presente mais cedo na Buell, os perfis das cames eram estudados para permitir mais potência máxima, a linha de escape era bastante trabalhada e nas Buell tiravam-se 100cv com muita força em todos os regimes. Não só isso como as vibrações eram minimizadas (mesmo assim presentes, fazem parte) mas as emissões poluentes eram bastante baixas e dos consumos comedidos. A transmissão por correia para mim é só vantagens. Se o motor Harley pode ter assustado alguns, os números eram argumentos bastante objectivos e a transmissão uma mais valia

                                                Originalmente Colocado por Wolfman Ver Post
                                                Mas não será a única a fechar portas, a Benelli mais dia menos dia, vai pelo mesmo caminho e ai tenho muito mais pena.
                                                A Benelli está a ser muito mal gerida pelos chineses, lançando produtos com um design do século 22 mas muito pouco refinadas e atrás da concorrência no resto. Se se é "básico", então que se tenha carácter como os bicilindricos da Harley ou Ducati ou a omnipotência dos 3 cilindros Triumph. A Benelli não tem um nem outro e é pena, com a história que a marca tem


                                                Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                                                Esta é a prova cabal de que não chega ser empreendedor e apresentar trabalho de qualidade, sobretudo quando a conjuntura não dá espaço de manobra!
                                                Discordo! A Buell foi inovadora, os produtos eram uma mescla de soluções clássicas e soluções bem modernas num conjunto que resultava. A engenharia por trás era simples mas cada modelo que era vendido era exactamente aquilo que a imagem de marca vendia: motas com alma, diferentes, interessantes e recompensadoras na condução

                                                Foi um sucesso e desde há uns 2 anos para cá que começou a montar motores da Rotax, arquitecturas modernas e concebidos de acordo com as exigência da Buell. Se a Buell com os motores Harley conseguia tirar quase o dobro da potência dos blocos originais, conseguir cumprir com as normas ambientais e mesmo assim serem quase isentos de manutenção (válvulas, cames sem manutenção) então imagine-se o potencial que uma mecânica concebida nos dias de hoje podia trazer.

                                                O que é facto é que a Buell vendia, a Buell dava dinheiro e a conjuntura actual não trouxe dissabores, antes pelo contrário. A Harley é que está a fazer uma gestão muito estranha dos seus nomes, querendo focar-se na marca Harley. Isto porque os seus recursos de R&D bem como marketing a "fugir" para Buell e MV-Agusta fizeram com que a casa mãe começasse a perder mercado. Então decsão infantil: matar a "divisão" mais jovem da HD (Buell) e despachar a divisão exótica (MV) quando estes davam dinheiro

                                                O orgulho pode trazer decisões muito injustas...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  É uma verdadeira pena.

                                                  Para mim...motas muito interessantes, conceitos muito inovadores. Com fama de um comportamento singular (para o tipo) e motores "interessantes". Não quero morrer sem fazer uns bons kms numa.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Im4real Ver Post
                                                    Um colega meu estava a pensar comprar uma no ano que vem....agora..
                                                    Agora compra o que hã em stock, com descontozinho, ou vai buscar uma usada.

                                                    Lá por a marca ter "falido"/fechado portas, hã sempre o mercado de usados.

                                                    Já agora: http://www.standvirtual.com/index.ph...&km=&sort=1&id=

                                                    4 espécimes e a um excelente preço...
                                                    Editado pela última vez por Wolfman; 19 October 2009, 23:18.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Estas motos nunca tiveram grande sucesso de vendas devido à sua relação preço/prestações.
                                                      Sempre se destinaram apenas a um nicho de mercado de quem pode e gosta de comprar exclusividade.
                                                      Pessoalmente acho-as engraçadas pela diferença e tecnologia inovadora mas não compraria uma e, nos tempos que correm, havendo muita gente a pensar assim de um produto, este arrisca-se a acabar.
                                                      Infelizmente foi o que aconteceu à Buell.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Sempre me pareceu que a Buell era mais imagem do que outra coisa. Em termos de motores e comportamento não era grande pistola. Mas eram diferentes.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Zix Ver Post
                                                          Sempre me pareceu que a Buell era mais imagem do que outra coisa. Em termos de motores e comportamento não era grande pistola. Mas eram diferentes.

                                                          like hd

                                                          1.8 v2 mas as motas n andam mt!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Eu gostava de ter uma Buell.

                                                            Tenho mota há muitos anos mas não vejos as motas como um prolongamento do penis, por isso, os cavalos x as rotações x os graus de inclinação x o novo parafuso em astrotitanio... digamos que me passam um pouco ao lado.

                                                            Curiosamente como alternativa (mais barata) à Buell 900 a minha escolha era uma Monster 696, logo, talvez as marcas até tenham um cliente alvo parecido, pelo menos em algumas gamas.

                                                            Comentário

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