Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Entrevista a Rita Rato do PCP

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Política] Entrevista a Rita Rato do PCP

    Pois bem, depois das legislativas começam-se a conhecer as novas caras da Assembleia da República. O CM publicou hoje uma entrevista com a mais recente deputada do PCP na AR. Falo de Rita Rato. Ora até seria uma entrevista bastante interessante, não fossem respostas do tipo:

    Alguma vez se tinha imaginado enquanto deputada?
    - Nunca tinha pensado nessa hipótese. Depois concretizou-se. Mas não vai ser a minha profissão, eu sou funcionária do PCP. Agora tenho esta tarefa, como já tive outras. Pode não ser para sempre, e o mais certo é não ser.


    - Quando é que começa a surgir o interesse pela política?
    - Vivi em Estremoz, a minha terra, até completar o 12º ano e já me identificava com o PCP e com a Juventude Comunista Portuguesa (JCP). Desde logo porque o PCP tem no Alentejo prestígio e reconhecido mérito na luta pela democracia, sobretudo ainda no tempo do fascismo. Depois, quando ingressei no ensino superior e comecei a confrontar-me com as dificuldades de um universitário deslocado, sem direito à acção social escolar, com o valor das propinas a aumentar, naquela altura indexadas ao salário mínimo, senti a necessidade de aderir à JCP. Foi em 2001.


    - Mas na sua família havia alguém ligado ao PCP ou com alguma actividade partidária?
    - Não. Só o meu avô foi membro do PCP ainda na clandestinidade mas morreu quando eu tinha nove anos, portanto não havia essa ligação directa.


    - Mas o seu pai, inclusive, viu com maus olhos a sua entrada no Partido Comunista...
    - O meu pai não é membro do partido e ficou preocupado por estar no ensino superior, numa escola pública, e ser da JCP. Era uma preocupação sobre o tipo de sentimento que isso podia suscitar até nos professores. Poderia não ter boas notas por ser comunista e a preocupação era mais essa, no sentido de às vezes isso não ser bem-visto. Mas nunca senti esse preconceito por parte de nenhum professor meu.


    - Mas como surgiu o contacto com os ideais comunistas antes da JCP?
    - A partir dos meus 17, 18 anos. Ainda estava na escola secundária. Foi através da própria discussão sobre o que foi o 25 de Abril e o processo revolucionário.


    - Foi a partir daí, e nas aulas de História, que começou a formar a sua identidade política?
    - Sim. Mas não apenas nas aulas de História. Lembro-me de ser muito pequenina e festejar o 25 de Abril com muita alegria.


    - Como analisa o facto de agora a CDU ser a 5ª força política na AR?
    - Nós não entendemos a questão da política como uma questão de pódio. Nós propusemos três objectivos centrais no decurso da campanha das legislativas, que eram a derrota da maioria absoluta, ter mais mandatos, eleger mais deputados e ter maior percentagem em termos de votação. E nós conquistámos isso.


    - Mas, apesar disso, acabaram por ficar atrás do CDS e do Bloco de Esquerda.
    - Ficámos muito contentes com o nosso resultado tendo em conta os objectivos a que nos tínhamos proposto. Se pergunta se gostávamos de ter mais, é óbvio que gostávamos.



    - O que sente quando ouve dizer que "os políticos são todos o mesmo"?
    - Acho que esta é uma questão que nos deve animar e anima-me pessoalmente. Ontem [segunda-feira] vinha no eléctrico e uma pessoa ao lado de quem ia sentada disse isso. Interpelei-a e disse que não era bem assim, que os deputados eleitos do PCP não eram assim. "Ah, pois, vocês são diferentes! Nós sabemos, o PCP é diferente, são pessoas sérias e honestas. Tomara todos serem como vós", disse-me.



    - As pessoas votam nos outros partidos. O PCP não tem ganho eleições...
    - Cada voto na CDU é um voto que é conquistado com muita conversa, com muito esclarecimento, com debate sério, e é um voto que afirma a necessidade de rotura. As pessoas acham que 33 anos de políticas de direita já provaram que é o caminho dos baixos salários, o caminho da elitização do acesso à cultura, a precariedade...



    - Mas se as pessoas estão fartas das políticas de direita, porque é que o segundo e o terceiro maior partidos são de direita e o partido do Governo toma medidas, como diz, de direita?
    - Vai ter de perguntar a quem votou neles porque eu, de facto, não votei.


    - Concorda com o modelo que está a ser seguido na China pelo PCC?
    - Pessoalmente, não tenho que concordar nem discordar, não sou chinesa. Concordo com as linhas de desenvolvimento económico e social que o PCP traça para o nosso país. Nós não nos imiscuímos na vida interna dos outros partidos.



    - Mas se falarmos de atropelos aos direitos humanos, e a China tem sido condenada, coloca-se essa não ingerência na vida dos outros partidos?
    - Não sei que questão concreta dos direitos humanos...



    - O facto de haver presos políticos.
    - Não conheço essa realidade de uma forma que me permita afirmar alguma coisa.


    - Mas isto é algo que costuma ser notícia nos jornais.
    - De facto, não conheço a fundo essa situação de modo a dar uma opinião séria e fundamentada.



    - No curso de Ciência Política e Relações Internacionais, não discutiu estas questões?
    - Não, não abordámos isto.


    - Como olha para os erros do passado cometidos por alguns partidos comunistas do Leste europeu?
    - O PCP, depois do fim da URSS, fez um congresso extraordinário para analisar essa questão. Apesar dos erros cometidos, não se pode abafar os avanços económicos, sociais, culturais, políticos, que existiram na URSS.


    - Houve experiências traumáticas...
    - A avaliação que fazemos é que os erros que foram cometidos não podem apagar a grandeza do que foi feito de bom.


    - Como encara os campos de trabalhos forçados, denominados gulags, nos quais morreram milhares de pessoas?
    - Não sou capaz de lhe responder porque, em concreto, nunca estudei nem li nada sobre isso.



    - Mas foi bem documentado...
    - Por isso mesmo, admito que possa ter acontecido essa experiência.


    - Mas não sentiu curiosidade em descobrir mais?
    - Sim, mas sinto necessidade de saber mais sobre tanta outra coisa...


    - A ex-deputada do PS Marta Rebelo disse que foi difícil que começassem a levá-la a sério. A política é mais difícil para as mulheres bonitas?
    - Se me está a chamar bonita, é um elogio e agradeço. Nunca tive problemas em ser levada a sério. Estive na Assembleia Municipal de Estremoz e nunca tive dificuldade em apresentar a minha opinião.



    "AGORA É MAIS DIFÍCIL JOGAR FUTEBOL"

    - Foi atleta federada de futebol pelo Grupo Desportivo Operário. Que gosto é esse?
    - Desde os 13 anos que jogava futsal no desporto escolar. Quando ingressei no ensino superior, continuei a praticar na equipa da faculdade, e depois procurei também um clube.



    - Hoje ainda joga?
    - Nas férias, jogo, ou quando tenho tempo, ao fim-de-semana, com os amigos. Numa certa altura conseguia manter mais regular o domingo como um dia fixo para o futebol. Mas agora tenho um filho de dez meses e é mais difícil compatibilizar tudo.



    PERFIL
    Rita Rato Araújo Fonseca tem 26 anos e é licenciada em Ciência Política e Relações Internacionais pela Universidade Nova de Lisboa. Foi 3.ª na lista de candidatos à AR pelo círculo de Lisboa. É natural de Estremoz, onde vive a família e aonde volta "sempre que tem tempo". Vive em união de facto e tem um filho de dez meses. Tem simpatia pelo Benfica.
    Quer-me parecer que já tem a cassete do PCP metida lá dentro. Ou então não estudou nem leu nada mesmo (sim pois...). Perfeito seria ela ter respondido mais directamente e objectivamente às questões..Não o fez e isso tem como consequência a perca de credibilização da deputada, ainda por cima logo à partida, e um pouco dos ideais do partido.

    #2
    Sabes que uma das obrigatoriedades para ser deputado do PCP é ter a cassete em auto-replay, estilo quando ligas para um telemóvel que está desligado e ouves sempre a mesma mensagem

    Mas pelo menos já lá metem umas coisinhas bonitas de se ver

    Comentário


      #3
      É preciso ter lata.

      Dezenas de milhões de mortos em todos os infelizes países que tiveram a experiência comunista no Sec XX.; URSS, China, Coreia do Norte, Laos, Cambodja.. O amigo Pol Pot do Cambodja conseguiu exterminar à fome e em campos de trabalhos forçados 1/3 da população do seu país.

      E depois vêm falar em pormenores da história, alguns exageros, e que não lhes interessam esses pequenos excessos cometidos no caminho rumo ao socialismo.

      Será que essa Rita Rato sabe o que foram os gulag? E que os seus camaradas na URSS tinham maneiras bem mais crueis e demoradas de matar, do que os nazis, todos os que tinham azar de discordar com o partido? Que os fuzilamentos eram só para os sortudos?

      Depois disto tudo, como é que são permitidos partidos comunistas de matriz estalinista e como é que essa gente diz o que diz sem ser confrontada com os factos da História.

      Comentário


        #4
        A diferença entre o PCP e os outros partidos é que no PCP todos seguem os mesmos ideais, quem não gosta vai embora, nos outros é cada um por si.

        Comentário


          #5
          FERVE: Rita Rato, PCP: caderneta de recibos verdes é o objecto escolhido para representar o seu mandato parlamentar

          Dá-se um doce a quem conseguir ver o livro de recibos verdes aos 20''.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por 36crazyfists Ver Post
            A diferença entre o PCP e os outros partidos é que no PCP todos seguem os mesmos ideais, quem não gosta vai embora.
            A ironia disso é que essa filosofia foi uma grande parte da queda do mundo comunista. É que muitos não gostaram e saíram mesmo.

            Comentário


              #7
              Epá quando alguém dá as respostas que ela deu que estão a bold, é porque tem umas palas politicamente vermelhas nos olhos. Enfim pena que alguém tão jovem tenha este tipo de resposta. Mais valia dizer que o PCP actual não se reve nos partidos comunistas do passado. Enfim...

              Comentário


                #8
                O lado bom: se essa senhora chegou a deputada: eu e qq um de nós tb pode!


                E no lugar dela mandava as abéculas do PCP darem uma curva ao bilhar grande e ficava com os 3000 e al euros de vencimento de deputado. Durante 4 anos. Nada mau.

                Comentário


                  #9
                  - O comunismo é tão porreiro!

                  - Então e os gulags?

                  - Oi? Isso é da Haagen-Dazs?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por TheMoBsTeR Ver Post
                    - O comunismo é tão porreiro!

                    - Então e os gulags?

                    - Oi? Isso é da Haagen-Dazs?
                    ainda gosto de uma piada(um de muitas) que o Reagan disse uma vez:

                    Num dia, 2 soviéticos passearam pelo Moscovo e um vira para o outro:

                    - "Camarada. Será que chegamos ao cúmulo de Comunismo. Será que estamos no paraíso socialista do Marx?"

                    o outro vira e disse.

                    - "Oh, não camarada. Ainda vaio ficar bastante pior que isto."

                    Comentário


                      #11
                      A senhora deputada traz mais beleza à AR, mas as respostas que deu parecem demonstrar que para além de ter engolido a cassete (riscada) do pc, também deve ter como equipamento de série as palas.

                      Aquelas respostas acerca da China, do que se passou no leste pré-muro de Berlim e os gulag's, são do melhor que se vê em termos de fanatismo "politicamente correcto".

                      Vamos lá a ver se daqui a uns anos não dá em socialista do caviar (porque comunista do caviar seria fácil demais).

                      Comentário


                        #12
                        Tristeza....
                        é só o que consigo dizer.

                        Comentário


                          #13
                          Mas todos têm direito a pensar pela sua cabeça certo?!

                          Todos! Ou só os que estão do lado da "verdade"??

                          Comentário


                            #14
                            Já agora





                            "Marchavas" camarada!!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Zix Ver Post
                              Já agora





                              "Marchavas" camarada!!
                              Só confirma uma teoria que cada vez mais vejo, quanto mais bonita a mulher mais burra. ( Desculpem-me as mulheres forumeiras em geral e as bonitas em particular)

                              Mas como é que uma pessoa que é licenciada em Ciências Políticas e Relações Internacionais dá as respostas que deu? Ou a universidade onde ela se licenciou é a pior do país ou então fizeram-lhe bem a lavagem cerebral.

                              Mérito aqui para os partidos de esquerda que conseguem angariar belezas deste tipo para as suas fileiras.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Dannymad Ver Post
                                Só confirma uma teoria que cada vez mais vejo, quanto mais bonita a mulher mais burra. ( Desculpem-me as mulheres forumeiras em geral e as bonitas em particular)
                                Claramente, há excepções a essa regra:

                                Comentário


                                  #17
                                  Como é que esta croma chegou a deputada? Como é que alguém tira um curso de ciências políticas sem saber nada sobre o desrespeito dos direitos humanos na China ou sobre os gulag? Ou sobre o Pol-Pot? O que me irrita é conhecer uma pessoa de um outro partido político, até já com alguma influência, que por mero acaso também é licenciada em ciências políticas e não sabe o que foi o apartheid!!! A nossa classe política está-se a degradar a olhos vistos e o pior é que alguns dos jovens, que deveriam ser sangue fresco e renovador ainda são piores que muitos dos mais antigos!








                                  PS: Será que a Rita Rato já ouviu falar do Pinochet ou do Hitler?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por luso2kx Ver Post
                                    Claramente, há excepções a essa regra:

                                    Sim mas essa ainda é da era que as mulheres em Portugal ainda tinham bigode. Estou a falar da esquerda actual.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Já tou a ver o sucesso que vai fazer no Correio da Manha!

                                      Ela foi pra lá pra chatear o BE! Pra provar que o PCP tem gente gira e nova!!!

                                      Só me desilude o PP. Tanta menina de bem, gira e só arranjam gajos com suiças pra por lá!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por tomix Ver Post
                                        É preciso ter lata.

                                        Dezenas de milhões de mortos em todos os infelizes países que tiveram a experiência comunista no Sec XX.; URSS, China, Coreia do Norte, Laos, Cambodja.. O amigo Pol Pot do Cambodja conseguiu exterminar à fome e em campos de trabalhos forçados 1/3 da população do seu país.

                                        E depois vêm falar em pormenores da história, alguns exageros, e que não lhes interessam esses pequenos excessos cometidos no caminho rumo ao socialismo.

                                        Será que essa Rita Rato sabe o que foram os gulag? E que os seus camaradas na URSS tinham maneiras bem mais crueis e demoradas de matar, do que os nazis, todos os que tinham azar de discordar com o partido? Que os fuzilamentos eram só para os sortudos?

                                        Depois disto tudo, como é que são permitidos partidos comunistas de matriz estalinista e como é que essa gente diz o que diz sem ser confrontada com os factos da História.
                                        Tens toda a razão. Não percebo qual é o problema em assumir o que se passou noutros países com partidos comunistas. As pessoas não são iguais e isso não quer dizer que, se o PCP fosse eleito para o governo, acontecesse a mesma coisa em Portugal.

                                        Agora assim dá-me a entender que é mais uma aldrabona que para ali anda, porque se fosse séria não teria problemas em assumir factos. É como o presidente do Irão negar a existência do genocídio na WWII. Isto cabe na cabeça de alguém?

                                        Por isso é que voto sempre em branco. Se votasse em alguém seria sem dúvida no PCP, mas sei que no fundo são a mesma coisa. Valem pela Festa do Avante!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Ratinha Revolucionária, eu ia lá...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por GansoLFM Ver Post
                                            Tens toda a razão. Não percebo qual é o problema em assumir o que se passou noutros países com partidos comunistas. As pessoas não são iguais e isso não quer dizer que, se o PCP fosse eleito para o governo, acontecesse a mesma coisa em Portugal.

                                            Agora assim dá-me a entender que é mais uma aldrabona que para ali anda, porque se fosse séria não teria problemas em assumir factos. É como o presidente do Irão negar a existência do genocídio na WWII. Isto cabe na cabeça de alguém?

                                            Por isso é que voto sempre em branco. Se votasse em alguém seria sem dúvida no PCP, mas sei que no fundo são a mesma coisa. Valem pela Festa do Avante!
                                            E,e! Uma grande amiga minha quase que me teve a convencer a ir ao Avante este ano. Acabei por não ir (no money no funny). Essa mesma amiga teve este Verão de férias em Cuba. Ora caiu na asneira de falar nas más condições que viu em Cuba durante as suas férias caribenhas que ela adorou apesar disso. Bem ia sendo linchada por lá. Ainda bem que eu não fui senão ainda tinha havido um 31 do caraças e tinha levado na boca.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Bom, lida a flash interview, esta menina veio demonstrar que veio para fazer número.. Este tipo de resposta seria de esperar de qq cassete do PCP (Cassete Carvalhas, Cassete Cunhal ou mesmo Cassete Sousa)...

                                              Não traz ideias novas, não inova na maneira de responder dos comunas às questões que são realmente importantes..

                                              Enfim, mais um adorno da bancada ao melhor estilo Berlusconi!

                                              No entanto com 26 anos ainda terá tempo para desaprender o Politicamente Correcto..

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Zix Ver Post
                                                Já tou a ver o sucesso que vai fazer no Correio da Manha!

                                                Ela foi pra lá pra chatear o BE! Pra provar que o PCP tem gente gira e nova!!!

                                                Só me desilude o PP. Tanta menina de bem, gira e só arranjam gajos com suiças pra por lá!
                                                A Teresa Caeiro não é nada de se deitar fora !

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Meu caros amigos, convençam.se de uma coisa.

                                                  O Partido Comunista Português é provavelmente o mais ortodoxo dos PC's europeus. A cassete é sempre a mesma e qualquer tentaiva de fazer ligeiras desvios no discurso são devidamente punidas..leia-se, expulsão do partido. Não há cá renovadores e ortodoxos, são todos ortodoxos.

                                                  Por isso esperar que, lá por haver caras novas, isso possa trazer uma lufada de ar fresco no discurso é puro engano.

                                                  Já se esqueceram do Camarada Bernardino,, que tinha dúvidas sobre se a Coreia do Norte seria ou não uma democracia. Estamos a falar do país mais sinistro do mundo, onde praticamente toda a população que resta passa fome, e não permitidas entradas de jornalistas no país, estrangeiros são poucos e SEMPRE acompanhados por alguém do partido, etc...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por tomix Ver Post
                                                    Meu caros amigos, convençam.se de uma coisa.

                                                    O Partido Comunista Português é provavelmente o mais ortodoxo dos PC's europeus. A cassete é sempre a mesma e qualquer tentaiva de fazer ligeiras desvios no discurso são devidamente punidas..leia-se, expulsão do partido. Não há cá renovadores e ortodoxos, são todos ortodoxos.

                                                    Por isso esperar que, lá por haver caras novas, isso possa trazer uma lufada de ar fresco no discurso é puro engano.

                                                    Já se esqueceram do Camarada Bernardino,, que tinha dúvidas sobre se a Coreia do Norte seria ou não uma democracia. Estamos a falar do país mais sinistro do mundo, onde praticamente toda a população que resta passa fome, e não permitidas entradas de jornalistas no país, estrangeiros são poucos e SEMPRE acompanhados por alguém do partido, etc...
                                                    Eu também não sei! Nunca lá fui!!

                                                    Esta deve ser a lógica deles!!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por bizopt Ver Post
                                                      Eu também não sei! Nunca lá fui!!

                                                      Esta deve ser a lógica deles!!
                                                      Metade é disso, a outra metade foram para lá e ficaram "admirados" que a ruas estão tão limpas(devido a pobreza extrema, quase ninguem tem carros. Logo, as ruas estão quase vazias )

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        duvido que ela abra a boca no parlamento, esta la para votar o que o partido manda

                                                        mas calada até tem mais interesse....


                                                        cumprimentos

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Dannymad Ver Post
                                                          Epá quando alguém dá as respostas que ela deu que estão a bold, é porque tem umas palas politicamente vermelhas nos olhos. Enfim pena que alguém tão jovem tenha este tipo de resposta. Mais valia dizer que o PCP actual não se reve nos partidos comunistas do passado. Enfim...
                                                          Exactamente

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Eu tinha vergonha de ser estudante de Ciência Política e Relações Internacionais e afirmar em público que desconheço as violações diárias dos mais elementares direitos humanos na China e Coreia do Norte.

                                                            Ainda para mais uma pessoa que vai ocupar o cargo de deputada - que se pressupõe ser uma pessoa minimamente esclarecida que seja capaz de fazer propostas para modificar o estado do país num sentido mais positivo.

                                                            Supõe-se que tenha cultura, clarividência, visão, conhecimento. Afinal desconhece uma coisa porque a universidade não lhe ensinou: nem teve curiosidade para conhecer outras coisas para além do que a universidade lhe ensinou.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X