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Aumentar binário através de modificações no motor

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    Aumentar binário através de modificações no motor

    Boas.
    O binário e a inércia do motor estão interligados, correcto?
    Se se aumentar a inércia dos componentes do motor aumenta proporcionalmente o binário?
    Conseguiria obter esse resultado se, por exemplo, aumentar o peso do volante de motor?
    E se ao invés de aumentar o peso do volante o cortar e colocar o peso retirado em alguns pontos apenas através de contrapesos distribuidos e calibrados para aumentar a inércia do volante?
    Ao aumentar o peso do volante vou perder rotação e por consequência potência mas, como a capacidade do motor em aguentar melhor o esforço solicitado será maior, obterei melhores consumos?

    PS: indiquem fóruns nacionais onde se fale apenas de mecânica por favor.

    Um aparte.
    Eu adorava fazer um curso de mecânica automóvel mas infelizmente no nosso pais a oferta é demasiado limitada. O ídeal seria ao sábado mas não existe esse tipo de oferta.
    Editado pela última vez por Thor26; 22 October 2009, 17:57.

    #2
    Bom, se aumentares o volante do motor só estás é a aumentar a inércia.
    Se aumentares a inércia, terás mais dificuldade em elevar a rotação de um motor.
    Porém, o peso adicional do volante fará com que depois de vencida a inércia, a rotação do motor se mantenha por mais tempo.
    No vejo sinceramente onde possas aumentar o binário com isto tudo.
    O Binário na física é uma força por um deslocamento, o que no caso de um motor pode ser visto como a energia produzida dentro do cilindro a multiplicar pelo curso do mesmo.
    Ao aumentares o peso do volante do motor, só estás a dificultar o movimento do motor.

    Por outro lado, se aumentares o diâmetro do volante do motor, aqui a história é diferente.
    Trabalhará como uma roda dentada maior numa bicicleta e fará com que o motor necessite de menos esforço para colocar o carro em movimento, mas terás menos velocidade.

    Comentário


      #3
      para aumentares o binário, terias que aumentar o curso do pistão. aqui perdes rotação e poderá o consumo ser mais baixo.
      poderás também ir por turbo, compressor e afins com a consequente aumento de consumo.
      poderás também mexer na relação do diferencial, ganhando força e perdendo velocidade.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
        O Binário na física é uma força por um deslocamento, o que no caso de um motor pode ser visto como a energia produzida dentro do cilindro a multiplicar pelo curso do mesmo.
        Ao aumentares o peso do volante do motor, só estás a dificultar o movimento do motor.
        Em certa medida o que disseste é verdade

        O binário na física não implica deslocação, o "trabalho" sim. O binário implica apenas a existência de uma determinada força

        Assim eu posso utilizar força para fazer movimentar algum objecto, mas mesmo que não consiga mover esse objecto, essa força foi aplicada, portanto foi aplicado um binário sobre esse mesmo objecto. Se eu estiver a aplicar força numa porca para a apertar e não a fizer rodar, aplico binário na mesma, como por exemplo com uma chave dinamómetro em que passo o limite de aperto para o qual regulei a chave

        Na engenharia automóvel é que aplicar binário sem haver movimento não faz sentido, mas há muitas leis da física que não se aplicam no sentido lato das mesmas no que diz respeito aos automóveis

        Quanto ao volante de motor mais pesado, aumenta-se as perdas mecânicas de energia, mas em teoria o ganho em binário máximo poderia compensar o decréscimo da máxima RPM atingida (e por conseguinte potência)

        No entanto um motor de um carro funciona com uma amplitude relativamente grande de RPM (1000 a 6000 genericamente) e um valor de binário máximo maior pode não significar na prática benefícios: como o MadDragon disse, mais inércia, mais dificuldade em movimentar o motor. Isso significa que nos regimes anteriores ao binário máximo, este valor pode quando há muita carga aplicada ser insuficiente para que os ganhos sejam lineares a toda a gama de RPM. Ou seja, vais às 2000 rpm com o carro cheio e com o acréscimo de inércia o binário desenvolvido a essa rotação pode fazer com que a desenvoltura até mais altas rpm seja mais lenta, perdendo os benefícios que poderiam ter sido alcançados

        Comentário


          #5
          Exacto.
          Relatando-me á Física, confundi Trabalho com binário.
          Binário é uma força aplicada num braço, tal como o exemplo duma chave de dinamómetro.

          Confundo sempre binário com trabalho, isto quando se fala de motores.

          Comentário


            #6
            Então e se, como o Maddragon já referiu, eu trocar o volante por um de maior diâmetro e igual peso?
            Irei sentir melhoria na entrega de binário?
            E é possível aumentar a taxa de compressão num atmosférico de injecção indirecta?

            Comentário


              #7
              Vais melhorar o teu carro de competição?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Thor26 Ver Post
                Boas.
                O binário e a inércia do motor estão interligados, correcto?
                Se se aumentar a inércia dos componentes do motor aumenta proporcionalmente o binário?
                Conseguiria obter esse resultado se, por exemplo, aumentar o peso do volante de motor?
                E se ao invés de aumentar o peso do volante o cortar e colocar o peso retirado em alguns pontos apenas através de contrapesos distribuidos e calibrados para aumentar a inércia do volante?
                Ao aumentar o peso do volante vou perder rotação e por consequência potência mas, como a capacidade do motor em aguentar melhor o esforço solicitado será maior, obterei melhores consumos?
                Esquece o volante do motor. Normalmente, até se aligeira, para ter uma resposta mais pronta.
                Para aumentar o binário, basicamente,ou aumentas a cilindrada, ou a compressão. Num Otto, podes ainda jogar com o ponto de ignição, mas tanto mexendo na compressão como no ponto de ignição, significa frequentemente que o motor só poderá usar gasolina com um I.O. mais elevado (98 ou mais). Tens aínda a hipótese da sobrealimentação. Esta, funciona como um aumento de cilindrada.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Thor26 Ver Post
                  Então e se, como o Maddragon já referiu, eu trocar o volante por um de maior diâmetro e igual peso?
                  Irei sentir melhoria na entrega de binário?
                  E é possível aumentar a taxa de compressão num atmosférico de injecção indirecta?
                  Claro que sim.
                  Rebaixando a cabeça, por exemplo.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por TiagoLeal Ver Post
                    Vais melhorar o teu carro de competição?
                    Boas.
                    Para esse tenho outros planos.
                    Com este tópico procuro respostas para poder melhorar o binário de um diesel atmosférico.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                      Claro que sim.
                      Rebaixando a cabeça, por exemplo.
                      E rebaixar a cabeça de um motor a diesel a que outros aspectos deverei ter atenção?
                      Se mantiver o sistema de arrefecimento inalterado irei ter problemas de sobreaquecimento?
                      Se o carro que pretendo alterar levar um radiador de óleo, será suficiente para equilibrar a balança?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Thor26 Ver Post
                        E rebaixar a cabeça de um motor a diesel a que outros aspectos deverei ter atenção?
                        Se mantiver o sistema de arrefecimento inalterado irei ter problemas de sobreaquecimento?
                        Se o carro que pretendo alterar levar um radiador de óleo, será suficiente para equilibrar a balança?
                        Se era para uma fritadeira, podias ter dito logo!

                        Se for turbo, é fazer como toda a gente. Reprogramar a ECU para que o turbo debite mais pressão. Colocar um intercooler de maior dimensão também ajuda.

                        Se é atmosférico, tens que esperar pela malta dos fumarentos. Um dia destes, hão-de chegar!

                        Comentário


                          #13
                          Pois.
                          Realmente devia ter referido que era para motor diesel.
                          Como posso editar o titulo do tópico para fazer referência que é para motor a diesel?

                          Comentário


                            #14
                            Bom, vocês andaram a dormir e eu ontem também devia estar com uma pedrada.
                            Então se eu aumentar o diâmetro do volante do motor (como eu disse) o carro vai ter mais força e menos velocidade?
                            Ora pensem lá bem.
                            Eu já me puni hoje de manhã ao ler o meu post outra vez.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Thor26 Ver Post
                              Pois.
                              Realmente devia ter referido que era para motor diesel.
                              Como posso editar o titulo do tópico para fazer referência que é para motor a diesel?
                              Para mudares o título podes editar o teu post inicial, carregando 2 vezes no botão EDITAR.

                              Quanto ao motor, se de facto é um diesel atmosférico, pouco ou nada há a fazer.
                              Estou-me a lembrar que se tivesse havido versão TD com esse motor, poderias colocar o turbo da versão TD.
                              Sei lá, aumentar o débito da bomba injectora.
                              Pouco mais estou a ver.

                              Comentário


                                #16
                                Bem, eu nem sei que diga, ainda ando baralhado com tudo .

                                Comentário


                                  #17
                                  Não sei se funciona nos diesel, mas nos a gasolina atmosfericos um bom método para aumentar o binário é colocar coletores de escape no formato 4-2-1... (desde que sejam bem desenhados claro)
                                  Normalmente assim ganha na baixa e perde uma pontinha de alta


                                  Resumindo, fica quieto porque ás tantas gastas mais dinhero do que se comprasses um carro TD (depende do carro claro :P)

                                  Comentário


                                    #18
                                    num diesel, rebaixando a cabeça, ainda vai dar cáca, com a compressão que já tem...

                                    montar um turbo, parece a coisa mais simples de fazer.

                                    também falta saber o porquê do aumento do binário, se é só uma questão de força para tracção ou subidas, mudas o grupo cónico do diferencial. ganhas força mas perdes velocidade de ponta, as mudanças ficam mais curtas.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Thor26 Ver Post
                                      Bem, eu nem sei que diga, ainda ando baralhado com tudo .

                                      Não é necessario você ficar baralhado. Se rebaixar a cabeça do motor, cortar na face do bloco, polir a entrada de admissão, alargar e polir saida de escape (na cabeça), tirar 1.5kg no volante do motor, avançar a bomba injectora e dar mais gasóleo, assim já fica diferente. Fazendo isto já não dá para instalar um turbo porque está sujeito a "encolher" as bielas.
                                      Editado pela última vez por Kayara; 21 September 2010, 21:52.

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