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pneu suplente vs. segurança

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    pneu suplente vs. segurança

    Meus amigos
    Abro este tópico porque tem a ver com uma preocupação minha.

    Pretendo comprar um carro e alguns de que gosto (honda acord ou mazda 6), têm um problema sério(para mim pelo menos)....o pneu suplente.
    Nenhum deles tem pneu suplente normal.

    O honda ten o pneu fininho..o que eu chamo roda de bicicleta.
    O mazda6 nem isso...tem apenas compressor.

    E isto parece-me grave em termos de segurança, e só possível porque os consumidores foram aceitando.

    Qualquer das soluções pode ser muito limitativa, especialmente em viagens longas( já tive uma experiência má, mesmo tendo pneu suplente normal).
    Parece-me estranho que numa altura em que se aposta tanto na segurança activa e passiva, acrescentando cada vez mais equipamento, de retire um pneu que sempre existiu.
    E também não percebo quais as razões.Vejamos alguns dos argumentos que já ouvi:
    Ganho de espaço - rediculo este argumento. O espaço do pneu suplente é "cavado na mala" não retirando espaço útil à mesma.
    Menos peso - não me parece que um pneu que possa pesar 20 ou 30 kg possa fazer diferença num carro, principalmente quando estamos a falar de potências elevadas. Nem me parece que num carro de uso diário e principalmente em cidade seja grave que fique 2 sg mais lento no arranque por causa do peso do pneu.
    Redução de custos - um pneu pode custar uns 30€ (é o preço do pneu normal, como extra no insignia.
    Mas o compressor, mesmo que venha da china, quanto custa??
    E ainda que houvesse uma poupança infima, valia a pena sacrificar a segurança quando tanto se aposta nela?

    Gostava de ouvir a opinião dos foristas e, já agora, como parece inevitável, qual é apesar de tudo, o melhor sistema?

    Cumprimentos e obrigado pelas contribuições

    #2
    Vou ser sincero, da vez que tive um problema com um pneu furado, foi porque tinha defeito de fabrico e estava a 12m de uma casa de arranjo de pneus.

    Já tenho a carta a 2 anos e meio(ou mais), já fiz uma carrada de km´s e nunca tive azar.

    Tenho carros que nunca tiveram furos e já tem muitos anos.


    Logo com a retenção de custos nas fábricas, com as novas campanhas dos seguros de mudar pneus, com a beneces que a falta de pneu suplente trás, foi-se adoptando essa medida, claro que pode ser um pau de dois bicos em certas situações, mas essas são casos pontuais, como por exemplo ter dois furos, e como era? Andavamos sempre com 2 rodas mais no carro?

    A explicação que me deram quando a minha irmã comprou carro, foi que por média na Europa 1 pessoa tem 1 furo em cada 8 anos. Logo torna-se um pouco irreal ter um pneus suplente que na altura já está todo recequido e que mesmo para um desenrasca pode-se tornar perigoso.

    Comentário


      #3
      Se tiveres 2 furos como te vais remediar só com 1 pneu? Quem tem o compressor já não fica a pé.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Dano Ver Post
        Vou ser sincero, da vez que tive um problema com um pneu furado, foi porque tinha defeito de fabrico e estava a 12m de uma casa de arranjo de pneus.

        Já tenho a carta a 2 anos e meio(ou mais), já fiz uma carrada de km´s e nunca tive azar.

        Tenho carros que nunca tiveram furos e já tem muitos anos.


        Logo com a retenção de custos nas fábricas, com as novas campanhas dos seguros de mudar pneus, com a beneces que a falta de pneu suplente trás, foi-se adoptando essa medida, claro que pode ser um pau de dois bicos em certas situações, mas essas são casos pontuais, como por exemplo ter dois furos, e como era? Andavamos sempre com 2 rodas mais no carro?

        A explicação que me deram quando a minha irmã comprou carro, foi que por média na Europa 1 pessoa tem 1 furo em cada 8 anos. Logo torna-se um pouco irreal ter um pneus suplente que na altura já está todo recequido e que mesmo para um desenrasca pode-se tornar perigoso.
        Rpara Dano

        pouco há a fazer quando dois peneu se furam...o que é raro.
        já me aconteceu numa estrada cheia de bermas irregulares, ficar com um pneu completamente rasgado.

        E por ir em viagem e apesar de procurar, só consegui arranjar o pneu quase 2 dias depois.
        O compressor nesta situação de nada valia.
        Bem sei que podia chamar a assistência...mas a verdade é que nem sabia bem onde estava.
        qunto à "roda de bicicleta", parece-me tudo menos seguro andar 2 dias com aquilo.
        Na situação foi simples...montei o pneu suplente normal e andei.

        Bem sei que podemos ter 2 furos...ou 4...mas não é o normal..e reduzir a segurança também não me parece.

        cumprimentos

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por amac01 Ver Post
          Rpara Dano

          pouco há a fazer quando dois peneu se furam...o que é raro.
          já me aconteceu numa estrada cheia de bermas irregulares, ficar com um pneu completamente rasgado.

          E por ir em viagem e apesar de procurar, só consegui arranjar o pneu quase 2 dias depois.
          O compressor nesta situação de nada valia.
          Bem sei que podia chamar a assistência...mas a verdade é que nem sabia bem onde estava.
          qunto à "roda de bicicleta", parece-me tudo menos seguro andar 2 dias com aquilo.
          Na situação foi simples...montei o pneu suplente normal e andei.

          Bem sei que podemos ter 2 furos...ou 4...mas não é o normal..e reduzir a segurança também não me parece.

          cumprimentos
          Como não é normal rasgar 1 pneu.

          Se formos a pensar em todas as situações tínhamos que andar com 1 pneu normal e um kit de reparação.

          E com muitas outras peças de substituição que podem dar o berro numa viagem e deixar um gajo pelo caminho.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por amac01 Ver Post
            Rpara Dano

            pouco há a fazer quando dois peneu se furam...o que é raro.
            já me aconteceu numa estrada cheia de bermas irregulares, ficar com um pneu completamente rasgado.

            E por ir em viagem e apesar de procurar, só consegui arranjar o pneu quase 2 dias depois.
            O compressor nesta situação de nada valia.
            Bem sei que podia chamar a assistência...mas a verdade é que nem sabia bem onde estava.
            qunto à "roda de bicicleta", parece-me tudo menos seguro andar 2 dias com aquilo.
            Na situação foi simples...montei o pneu suplente normal e andei.

            Bem sei que podemos ter 2 furos...ou 4...mas não é o normal..e reduzir a segurança também não me parece.

            cumprimentos

            Secalhar até o era mais seguro, tudo bem que tem limitações e tu consegues aperceber-te melhor delas.

            É que um suplente, normalmente quando é usado, já está ressequido e não tem o mesmo rasto o que pode ser um problema com velocidades mais altas, assim no outro pneu tens sempre essa limitação presente na cabeça, nem que seja pelo impacto visual, ou se desiquilibrio do carro.

            Mas isso são azares pontuais... já andei por estradas da tropa com carros do dia a dia e acredita, os 2 anos, nunca tiveram problemas e não furei lá nenhum pneu, e foram ainda uns belos km´s...

            Acho que é aquela ideia pré-concebida que temos na nossa mente que um dia nos pode dar jeito, mas esse dia nunca chegar, ou chegar e ficarmos na mesma porque tivemos um azar que o pneu suplente não nos serve de nada, mas também tem alturas em que é util.

            Mas tendo em conta os milhares de carros que circulam por dia e se formos a contabilizar os casos mais dramáticos em que realmente é preciso ter outro, se calhar são poucos, ou devem ser para terem tomado tal decisão.

            Pelo menos as estatísticas que me deram a conhecer foram favoráveis a isso.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
              Se tiveres 2 furos como te vais remediar só com 1 pneu? Quem tem o compressor já não fica a pé.
              Verdade...a não ser que o pneu não esteja furado....no caso que citei estava todo rasgado.

              E não seria melhor opção (insisto, numa altura em que está tão na moda a segurança e que se multiplica equipamento)por exemplo, os carros continuarem com o pneu normal e haver o compressor como extra??

              Isso sim seria apostar na segurança

              cumprimentos

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por amac01 Ver Post
                Rpara Dano

                pouco há a fazer quando dois peneu se furam...o que é raro.
                já me aconteceu numa estrada cheia de bermas irregulares, ficar com um pneu completamente rasgado.

                E por ir em viagem e apesar de procurar, só consegui arranjar o pneu quase 2 dias depois.
                O compressor nesta situação de nada valia.
                Bem sei que podia chamar a assistência...mas a verdade é que nem sabia bem onde estava.
                qunto à "roda de bicicleta", parece-me tudo menos seguro andar 2 dias com aquilo.
                Na situação foi simples...montei o pneu suplente normal e andei.

                Bem sei que podemos ter 2 furos...ou 4...mas não é o normal..e reduzir a segurança também não me parece.

                cumprimentos
                Mas ninguém anda 2 dias com a "roda de bicicleta". Nem um.

                Hoje em dia reparas um furo em 5 minutos com um taco. Inclusive, podes tu mesmo comprar um kit de reparação. Já vi meter um e aquilo é do mais simples que há.

                Comentário


                  #9
                  O que acontece é que existem já muitos carros que o espaço para pneu suplente já nem sequer existe, pois se meteres lá um roda do mesmo tamanho que no resto do carro, ficas um uma elevação no fundo da mala.

                  Não te esqueças que a tendência dos carros é ficaram cada vez mais compactos e com mais espaço a nível interior. Eles têm de ir buscar o espaço a um lado qualquer.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por DonJuan1 Ver Post
                    Mas ninguém anda 2 dias com a "roda de bicicleta". Nem um.

                    Hoje em dia reparas um furo em 5 minutos com um taco. Inclusive, podes tu mesmo comprar um kit de reparação. Já vi meter um e aquilo é do mais simples que há.

                    Já vi casos de pessoa que já andarem um belo tempo com a roda de bicicleta, ao ponto de o pneu ficar mesmo sem piso

                    Comentário


                      #11
                      meus amigos

                      aprecio os vossos comentários...e espero mais.

                      porque acho que vou decidir pelo carro, não só mas também em função disso.

                      Qual dos 2 sistemas é melhor?

                      "a roda de bicicleta" ou o compressor?

                      Nota: porque será que o insignia tem um kit de reparação e um pneu normal como extra (50€)?

                      Comentário


                        #12
                        Para mim vou-me mais para a roda de bicicleta, pois consegues ficar mais desenrascado com ela, isto no caso que tu mesmo referiste pneu rasgado... o compressor nesse caso, não faz milagres.

                        O insignia deve trazer o compressor por ser obrigatório e por mais 50€ levas com a roda de bicicleta ou 1 pneus normal? foi essa parte que nao percebi.

                        Mas um amigo meu tem um insignia hei-de lhe perguntar como foi no dele.

                        Comentário


                          #13
                          O meu 3008 também não traz pneu de emergência,apenas kit anti-furo.Vamos lá ver como correrá mas por alguma razão pago seguro e respectiva assistência em viagem.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Dano Ver Post
                            Para mim vou-me mais para a roda de bicicleta, pois consegues ficar mais desenrascado com ela, isto no caso que tu mesmo referiste pneu rasgado... o compressor nesse caso, não faz milagres.

                            O insignia deve trazer o compressor por ser obrigatório e por mais 50€ levas com a roda de bicicleta ou 1 pneus normal? foi essa parte que nao percebi.

                            Mas um amigo meu tem um insignia hei-de lhe perguntar como foi no dele.
                            Dano

                            O insignia traz, de série, um kit de reparação e depois, como extra tens um pneu normal pelos tais 50€. Tem na mala o espaço para o meter e tudo.

                            Apesar de tudo parece-me menos mal.

                            cumprimentos

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Dano Ver Post
                              Já vi casos de pessoa que já andarem um belo tempo com a roda de bicicleta, ao ponto de o pneu ficar mesmo sem piso
                              Não devem constituir exemplo, pois não?

                              Comentário


                                #16
                                Em muitos anos de encartado, apenas rasguei um pneu. Nunca tive de recorrer ao pneu suplente excepto nesse caso.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por amac01 Ver Post
                                  meus amigos

                                  aprecio os vossos comentários...e espero mais.

                                  porque acho que vou decidir pelo carro, não só mas também em função disso.

                                  Qual dos 2 sistemas é melhor?

                                  "a roda de bicicleta" ou o compressor?

                                  Nota: porque será que o insignia tem um kit de reparação e um pneu normal como extra (50€)?


                                  Comprar um carro em função do mesmo trazer ou não pneu subselente é no minimo estranho. Então se tivermos em conta que esses pneus são baratissimos...isso está na lista das coisas que nem vale equacionar quando se compra um carro.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Eu já tive um azar grande, rebentei um pneu em AE e estava a 300kms de casa, num Domingo e o carro tinha uma roda tipo bicicleta.
                                    Imaginem fazer 300kms a 80 km/h que era o limite do pneu.
                                    Editado pela última vez por msantos; 23 October 2009, 19:44.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Eu em auto-estrada não mude nenhum pneu, penso que é perigoso chamo a assistencia em viagem.

                                      Comentário


                                        #20
                                        o problema do pneu normal como suplente é que temos de lhe dar uma espreitadela de vez em quando, quando tive um furo o suplente estava ressequido e vazio...

                                        Comentário


                                          #21
                                          O ano passado em Dezembro, tive um furo às 4 da manhã a subir para a estância de Sierra Nevada

                                          Mal saio do carro para ver o que se passava (tinha sentido a traseira a soltar-se numa curva) começa a chover e bem.
                                          Toca de tirar tudo da mala para montar o pneu suplente. O que vale
                                          e que era do tamanho normal e permitiu-me voltar para Lisboa sem ter que andar à procura de uma casa de pneus em Granada.

                                          Ainda por cima fui num fds de 3 dias, pelo que se tivesse de reparar o pneu por lá, ficava com um dia estragado.


                                          Agora aproveito para perguntar que funcionam esses kits de reparação?
                                          São daqueles que temos de esvaziar o pneu antes de voltar a encher com espuma? Nunca tentei esvaziar um pneu na totalidade mas quem já o fez, é fácil?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Compreendo a tua indignação, mas ao mesmo tempo não compreendo com te preocupas com isso.

                                            Seja pneu de "bicicleta" ou o compressor, ambos são soluções TEMPORARIAS, até resolveres o problema.

                                            Hoje em dia existem seguros com assistencia em viagem, centenas de oficinas, telemoveis, etc etc, isto caso essas duas soluções não funcionem.

                                            Agora, também não concordo com as pessoas (ignorantes) que andam dias e ás vezes semanas com o pneu de "bicicleta"...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por lamborghini Ver Post
                                              Comprar um carro em função do mesmo trazer ou não pneu subselente é no minimo estranho. Então se tivermos em conta que esses pneus são baratissimos...isso está na lista das coisas que nem vale equacionar quando se compra um carro.
                                              lamborghini

                                              Talvez me tenha explicado mal. Calro que comprar um carro em função disso, seria estranho...estúpido até.
                                              O que eu digo é que se estiver indeciso entre dois carros (já a um nível que é quase indiferente um ou outro), esse pormenor pode ajudar.
                                              É apenas um pormenor como as jantes, os sensores de estacionamento, etc.
                                              Prezo a segurança. Quando furo um pneu, mesmo tendo um suplente normal, a prioridade vai para o arranjo do original na 1ª oportunidade.
                                              E pelas intervenções aqui já vimos situações em que se não fosse o suplente normal as coisas podia ter sido piores.
                                              Apenas acho ridiculo este downgrade na segurança, quando a aposta actual é oposta.
                                              Mas diz-me...poderei sempre comprar um pneu normal que se adapte, mesmo com o inconveniente da arrumação??

                                              Cumprimentos

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                                                Eu já tive um asar grande, rebentei um pneu em AE e estava a 300kms de casa, num Domingo e o carro tinha uma roda tipo bicicleta.
                                                Imaginem fazer 300kms a 80 km/h que era o limite do pneu.
                                                pois...é isso mesmo que eu digo.

                                                E a mim já me aconteceu em viagem, e apesar de ter procurado, não conseguir arranjar o pneu furado senão ao fim de quase dois dias.

                                                Olha se o suplente não fosse normal??
                                                teria que parar.

                                                E nunca vos aconteceu em viagens longas, principalmente por estradas secundárias, nem saberem bem onde estão para transmitir à assistência em viagem??

                                                Temos que passar a andar de bloco notas

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por amac01 Ver Post
                                                  lamborghini

                                                  Talvez me tenha explicado mal. Calro que comprar um carro em função disso, seria estranho...estúpido até.
                                                  O que eu digo é que se estiver indeciso entre dois carros (já a um nível que é quase indiferente um ou outro), esse pormenor pode ajudar.
                                                  É apenas um pormenor como as jantes, os sensores de estacionamento, etc.
                                                  Prezo a segurança. Quando furo um pneu, mesmo tendo um suplente normal, a prioridade vai para o arranjo do original na 1ª oportunidade.
                                                  E pelas intervenções aqui já vimos situações em que se não fosse o suplente normal as coisas podia ter sido piores.
                                                  Apenas acho ridiculo este downgrade na segurança, quando a aposta actual é oposta.
                                                  Mas diz-me...poderei sempre comprar um pneu normal que se adapte, mesmo com o inconveniente da arrumação??

                                                  Cumprimentos
                                                  Boa tarde...
                                                  Podes sempre pedir um pneu de reserva de tamanho normal...não é por ai...pagas mais 50 ou 60€...
                                                  Lembra-te porém, que a função do tal pneu de "bicicleta" é apenas desenrascar numa emergencia e nada mais...o que foi feito, pelas marcas, para além de reduzir custos, obviamente, foi tb para evitar situações em que as pessoas que tinham pneus de reserva iguais ao normal, quando furavam o pneu, simplesmente trocavam e continuavam a andar com esse, passando o que tinha sido furado a ser o de reserva depois de remendado(conheço muitos casos assim), o problema é que depois passavas a andar com 2 pneus com diferentes niveis de desgaste no mesmo eixo, situação que mexe com a estabilidade do carro, pois imagina um com meio piso e o outro novo...o pneu de reserva serve apenas para isso...ser usado apenas numa emergencia e no mais curto espaço de tempo possivel, já tive de fazer uso do meu...notei obviamente diferenças no comportamento do carro e tive de adaptar a minha condução em função disso durante esse fim de semana(não exceder os 80km/h e não me esticar muito nas curvas, mas não foi nenhum drama, cumpriu a sua função.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por paulo27 Ver Post
                                                    Boa tarde...
                                                    Podes sempre pedir um pneu de reserva de tamanho normal...não é por ai...pagas mais 50 ou 60€...
                                                    Lembra-te porém, que a função do tal pneu de "bicicleta" é apenas desenrascar numa emergencia e nada mais...o que foi feito, pelas marcas, para além de reduzir custos, obviamente, foi tb para evitar situações em que as pessoas que tinham pneus de reserva iguais ao normal, quando furavam o pneu, simplesmente trocavam e continuavam a andar com esse, passando o que tinha sido furado a ser o de reserva depois de remendado(conheço muitos casos assim), o problema é que depois passavas a andar com 2 pneus com diferentes niveis de desgaste no mesmo eixo, situação que mexe com a estabilidade do carro, pois imagina um com meio piso e o outro novo...o pneu de reserva serve apenas para isso...ser usado apenas numa emergencia e no mais curto espaço de tempo possivel, já tive de fazer uso do meu...notei obviamente diferenças no comportamento do carro e tive de adaptar a minha condução em função disso durante esse fim de semana(não exceder os 80km/h e não me esticar muito nas curvas, mas não foi nenhum drama, cumpriu a sua função.
                                                    Obrigado pelos teus esclarecimentos.

                                                    acho que do ponto de vista técnico tens toda a razão.
                                                    É uma anormalidade passar a andar com o pneu suplente (ainda que normal) não são coisas iguais.
                                                    Mesmo sendo de tamanho normal, deve ser usado apenas até ser reposto o original.
                                                    E mais...o carro até fica feio...tem ali uma roda com jante de aço, diferente das outras...

                                                    cumprimentos

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Eu detesto essa ideia do pneu de bicicleta. Imagino-me sempre a ir a Portugal de ferias, saindo Sabado de manha para chegar Domingo durante o dia, e ter um problema no pneu algures em Franca, onde nao conheco nada, e com as lojas/oficinas todas fechadas. Com um pneuzinho desses de bicicleta nao me desenrasco, porque como dizem a intencao e' usa-lo ate' chegar a uma loja de pneus. Tendo uma roda a serio, permite-me ir ate' Portugal, mesmo com um desgaste do piso irregular que nao faz uma diferenca assim tao grande, e depois la' (ou ca', se for 'a vinda) reparar o pneu.

                                                      Para quem faz vida de cidade, com poucas viagens, compreendo que o pneuzinho ou o compressor sejam suficientes, mas para mim nao da'.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Há sempre quem defenda que a evolução seja tirar o pneu...mas como? O argumento é que podem furar os dois pneus? Mas depois também é argumento que o pneu nunca se fura? Nem tanto ao mar nem tanto à terra. Enquanto condutor nunca tive nenhum furo, mas já tive bastantes furos enquanto passageiro. Não me imagino a safar-me naqueles casos com um compressor (??). O pneu de bicicleta também é uma óptima invenção...de facto obriga-nos a ir mudar por outro pneu...mas se alguém mete aquele pneu, é porque precisa mesmo! E de facto não me parece que seja um pneu que ofereça condições reais de segurança.

                                                        Para mim, um carro deve ter um pneu suplente real, ou seja, não um pneu de bicicleta. O compressor como é óbvio dá muito jeito.

                                                        O apoio do seguro, é uma realidade. Mas pessoalmente, sabendo que podia fazer eu o serviço, não ia ficar à espera duas ou três horas pelo apoio.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          não faz sentido nenhum estar preocupado com isso
                                                          os carros estão a evoluir num determinado sentido com cabeça e não apenas para poupar peso espaço ou trocos

                                                          um pneu suplente é temporário portanto que interessa se é fininho e amarelo?
                                                          já não podes é andar a 200 porque o máximo é 80km/h

                                                          seja qual for a solução que acabes por escolher tens é de te adaptar
                                                          ou também te preocupa o airbag porque não queres levar com ele na cara?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por MAzdaNIAx Ver Post
                                                            não faz sentido nenhum estar preocupado com isso
                                                            os carros estão a evoluir num determinado sentido com cabeça e não apenas para poupar peso espaço ou trocos

                                                            um pneu suplente é temporário portanto que interessa se é fininho e amarelo?
                                                            já não podes é andar a 200 porque o máximo é 80km/h

                                                            seja qual for a solução que acabes por escolher tens é de te adaptar
                                                            ou também te preocupa o airbag porque não queres levar com ele na cara?
                                                            Claro que tenho que me adaptar...que remédio

                                                            Quanto aos airbags não me preocupam nada..antes pelo contrário...mais vale levar com ele na cara do que ir com a cara ao tablier.

                                                            Acho que a tua comparação não se justifica

                                                            A comparação que faço é outra
                                                            ao longo dos tempos, e ainda bem, temos passado de 1 para 2, para 4 para 6 airbags...boa

                                                            No que respeita ao pneu, temos descido de pneu normal para kits e rodas de bicicleta

                                                            Num caso há um upgrade...óptimo

                                                            no outro um downgrad...péssimo
                                                            Editado pela última vez por amac01; 24 October 2009, 01:39.

                                                            Comentário

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