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    Smart fortwo

    Boa noite! a minha namorada está a pensar comprar um smart fortwo, a diesel, com 100mil km +/- por 5000€! Não sei dar muitos mais detalhes porque ela é que falou com o vendedor, mas o vendedor é mecanico de confiança dos pais dela (se bem que eu não confio assim tanto nele mas enfim...)
    ele muda jantes e pneus, e da uma revisão em geral ao carro!

    criei este tópico não só para saber se é bom negocio, mas tb para saber problemas tipicos dos smarts (diz-se que os a gasolina bebem muito oleo por exemplo) e cuidados a ter para ver se o carro é banhada ou não.

    Estou um pouco relutante em relação à compra,pois considero 5000€ uma exorbitancia por uma pandeireta para andar na cidade sem extras nenhuns de jeito e desconfortavel, mas ela faz questão por ser facil de estacionar (estaciona-se de frente e siga) e por ser automatico!

    toda a ajuda é benvinda! obrigado!

    #2
    Olha...eu não quero outra coisa... e dei 11.000 por um novo há dois anos!
    Já fiz 35.000km.... e tenho o E92 na garagem!

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por tassilgo Ver Post
      Boa noite! a minha namorada está a pensar comprar um smart fortwo, a diesel, com 100mil km +/- por 5000€! Não sei dar muitos mais detalhes porque ela é que falou com o vendedor, mas o vendedor é mecanico de confiança dos pais dela (se bem que eu não confio assim tanto nele mas enfim...)
      ele muda jantes e pneus, e da uma revisão em geral ao carro!

      criei este tópico não só para saber se é bom negocio, mas tb para saber problemas tipicos dos smarts (diz-se que os a gasolina bebem muito oleo por exemplo) e cuidados a ter para ver se o carro é banhada ou não.

      Estou um pouco relutante em relação à compra,pois considero 5000€ uma exorbitancia por uma pandeireta para andar na cidade sem extras nenhuns de jeito e desconfortavel, mas ela faz questão por ser facil de estacionar (estaciona-se de frente e siga) e por ser automatico!

      toda a ajuda é benvinda! obrigado!
      As minhas perguntas seria qual a idade do carro e se o mesmo é nacional ou não. As revisões anteriores foram feitas aonde? Existe comprovativos? Em carros usados é preferivel ter sempre um pé atras. Mais vale perder um negocio, do que arranjar uma carga de trabalhos.

      Falando do carro, nunca tive nenhum mas conheço quem tenha tido (a gasoleo e a gasolina). Em relação ao carro apenas queixaram-se de ser muito barulhentos e de serem desconfortaveis em piso degradado (suspensão muito dura). O que isso pode conduzir a barulhos parasitas. Em relação ao motor, apenas sei de duas pessoas que deram cabo dele por volta dos 80mil. Mas isso penso que tenha haver não com algum problema da marca, mas sim o facto de fazer viagens em AE a fundo (e isso não traz saude).

      Por fim, acho que os smarts usados andam muito inflacionados (eu preferia juntar mais algum e comprar um novo, mas com o objectivo de o manter mais algum tempo).

      Abraços.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Nikos Ver Post
        As minhas perguntas seria qual a idade do carro e se o mesmo é nacional ou não. As revisões anteriores foram feitas aonde? Existe comprovativos? Em carros usados é preferivel ter sempre um pé atras. Mais vale perder um negocio, do que arranjar uma carga de trabalhos.

        Falando do carro, nunca tive nenhum mas conheço quem tenha tido (a gasoleo e a gasolina). Em relação ao carro apenas queixaram-se de ser muito barulhentos e de serem desconfortaveis em piso degradado (suspensão muito dura). O que isso pode conduzir a barulhos parasitas. Em relação ao motor, apenas sei de duas pessoas que deram cabo dele por volta dos 80mil. Mas isso penso que tenha haver não com algum problema da marca, mas sim o facto de fazer viagens em AE a fundo (e isso não traz saude).

        Por fim, acho que os smarts usados andam muito inflacionados (eu preferia juntar mais algum e comprar um novo, mas com o objectivo de o manter mais algum tempo).

        Abraços.


        ultra inflaccionados diga-se de passagem...
        Precisarei a curto prazo de carro pra serviço digamos de "porta a porta", ja ando a ver o mercado ha cerca de um mês, a inicio coloquei a possibilidade de um smart devido ao baixo consumo (será assim tão baixo?) e á versatilidade do mesmo.. Após ter andado em alguns até gostei daquilo, caixa engraçada.. espaçoso... e pronto... Segurança em primeiro lugar, e no Smart não consegui sentir... Num test-drive o Sr caramelo do stand mostrou-me as suas habilidades a curvar para me mostrar a dita segurança do carro, aquilo até curva e trava bem até, mas num dia á chuva... não vejo aquilo com segurança nenhuma... pra não falar se eventualmente tiver um acidente, a proximidade das margens é tão pequena que é quase inevitavél termos problemas.

        hoje procuro um carro de outro segmento..


        só te aconselho a aconselhares a tua menina a ver todos os lados da questão na compra de um smart, que não seja porque se vêem muitos e deve ser bom (modas) ou porque aparentemente é barato (já diz o ditado - o barato saí caro), etc etc...

        abraço

        Comentário


          #5
          Um cdi por 5.000€ aos preços absurdos que há no mercado deve ser de 2002 e importado.

          Eu lembro-me que quando andei a ver para um familiar, pediam 8.000 e 9.000€ por smarts importados com 3 e 4 anos, versões pure sem ac, sem alarme, sem rádio com cd's. completamente despidas, e as versões de 41cv.
          Por 10.900 comprou-se um 61cv novo versão passion, com alarme, ac, rádio, jantes, etc etc. Mais 2.000€ que muita sucata que tentavam impingir...

          Comentário


            #6
            Relativamente ao preço, concordo plenamente acho que os valores extremamente elevados não são justificados.

            Já para não falar das versões virem quase despidas de equipamento, ou então com extras mt caros.

            Relativamente à segurança... em termos activos, claro que o carro não pode ter uma estabilidade por ai além, dada a distância entre vias. Por outro lado, em termos passivos, parece que aquilo está ao nivel de carros do segmento superior.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
              Um cdi por 5.000€ aos preços absurdos que há no mercado deve ser de 2002 e importado.

              Eu lembro-me que quando andei a ver para um familiar, pediam 8.000 e 9.000€ por smarts importados com 3 e 4 anos, versões pure sem ac, sem alarme, sem rádio com cd's. completamente despidas, e as versões de 41cv.
              Por 10.900 comprou-se um 61cv novo versão passion, com alarme, ac, rádio, jantes, etc etc. Mais 2.000€ que muita sucata que tentavam impingir...
              Realmente os usados são muito caros.

              Vê lá se não compensa comprar um novo.

              Comentário


                #8
                Simulação

                Aqui fica uma simulação de um a gasolina com conta rotações e ar condicionado.



                pure, Motor a gasolina com 61 cv de potencia e 999 cc de cilindrada, micro hybrid drive

                Consumo[4] combinado: 4,3 l/100km
                CO2Emissões[4] combinadas103 g/km


                Preço


                9.412,92 €


                Bodypanels em branco cristal


                -,-- €


                Estofos: cinzento sólido (pure)


                -,-- €


                Célula de segurança tridion em preto


                -,-- €



                Equipamento de série

                Caixa de velocidades


                Motor a gasolina com 61 cv de potencia e 999 cc de cilindrada, micro hybrid drive

                Consumo[4] combinado: 4,3 l/100km
                CO2Emissões[4] combinadas103 g/km


                softip: caixa de velocidades manual


                Rodas / Pneus


                Jantes de 15 polegadas para pneus com dimensões de 155/60 R15 à frente175/55 R15 atrás


                Travões / Controle dinâmico


                Sistema anti-bloqueio (abs) com distribuição electrónica da força de travagem


                Sistema hidráulico de assistência à travagem


                esp - programa electrónico de estabilidade com sistema de assistência no arranque


                Travões hidráulicos de dois circuitos com força de travagem assistida


                Exterior


                Tecto fechado


                Capa de espelho e grelha frontal em preto


                Célula de segurança tridion em preto


                Interior


                Bolsas de rede nas portas


                Estofos: cinzento sólido (pure)


                Volante de 2 raios


                Banco do acompanhante com encosto totalmente rebatível


                Espelho de cortesia na pala para o sol do lado do acompanhante


                Aplicação em "pearl grey"


                Tecido no painel de instrumentos em combinação com os estofos


                Compartimentos interiores


                Porta-objectos do lado do acompanhante, ao lado do volante e nas portas


                Porta-moedas


                Cockpit


                Painel de instrumentos multifunções


                Indicador da temperatura exterior com aviso de gelo


                Segurança


                Sensor de «crash» para a activação dos piscas de emergência


                Elementos de absorção de energia à frente e atrás


                Airbags de grandes dimensões para condutor e acompanhante


                Bancos de segurança integral


                Cintos de segurança com pré-tensores e limitadores da força dos cintos


                "Drive lock" - fecho automático das portas em andamento


                Célula de segurança tridion


                Funções / Electrónica


                Tomada de 12V com tampa


                Função de mudança de faixa nos piscas


                Limpa pára-brisas do óculo traseiro com função automática de limpeza e lavagem


                Limpa pára-brisas «Conforto» com intervalos automáticos de limpeza e lavagem dependentes da velocidade


                Comando de janelas traseiras com chave de 3 teclas


                Fecho centralizado com comando à distância por emissor e imobilizador


                Extras opcionais

                Extras


                Instrumentos adicionais (conta-rotações e relógio)


                162,00 €


                Rádio smart 9 com RDS, leitor de CD's e 2 altifalantes)


                -,-- €


                Ar condicionado com controlo automático da temperatura e filtro combinado (filtro de poeira, pólen e partículas)


                684,00 €


                Protecção divider plus (cobertura da bagageira incluída)


                -,-- €


                Preço total[1]:


                10.258,92 €




                [1]


                Preço recomendado; incluíndo IVA e ISV excluídos taxa de Ecovalor e custos de legalização; mais custos de montagem

                [3]


                Preço não disponível. Para mais informações contacte um Concessionário Oficial smart.

                [4]


                Os valores apresentados foram apurados segundo o processo de medição determinado (directiva 80/1268/CEE na versão actualmente em vigor). Os dados não se referem a nenhuma descrição de emissões ou consumo de uma viatura específica, servindo apenas para estabelecer comparativos entre diversos modelos de automóveis.

                Encontra-se disponível mais informação sobre os valores oficiais de consumo de combustível e emissões de CO2 específicas dos automóveis novos no "Guia do consumo de combustível e emissões de CO2 dos automóveis novos", distribuído gratuitamente em todos os pontos de venda e na Deutsche Automobil Treuhand GmbH. Avisos Legais: O veículo poderá ser diferente do que é apresentado na imagem. A configuração dos equipamentos seleccionados terá que ser validada junto dos Concessionários. Sem prejuízo do disposto nos Avisos Legais, a Mercedes-Benz Portugal informa que esta configuração e preços não constituem uma proposta ou oferta de venda, nem vinculam legal ou contratualmente nenhuma entidade. Os preços não incluem despesas de transporte, legalização e ecovalor. Para mais informações, contacte a Rede Oficial smart

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                  #9
                  O motor a diesel costuma dar problemas depois dos 80.000km. Verificar o nível e o estado do óleo, não só no momento da compra, mas depois de comprado.

                  Só compraria com garantia no motor.

                  Comentário


                    #10
                    Sugiro um Citroen C1 que pode ter um preço similar e é bem giro para meninas.

                    Além disso, tem 4 lugares e é um carro minimamente habitável.

                    O Smart é um pandeireta,ainda por cima com 100mil Km

                    Com 5000e já se compram carros pequenos e decentes ( C1, picantos etc...)

                    Comentário


                      #11
                      ia mais depressa para um clio storia comercial...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por neoxic Ver Post
                        Sugiro um Citroen C1 que pode ter um preço similar e é bem giro para meninas.

                        Além disso, tem 4 lugares e é um carro minimamente habitável.

                        O Smart é um pandeireta,ainda por cima com 100mil Km

                        Com 5000e já se compram carros pequenos e decentes ( C1, picantos etc...)
                        e porque nao procurar picantos, splash, aygo ou C1 com 1 no ou ano e meio de uso? sei de um stand da pug que matriculou um 107 no verao do ano passado porque um vendedor nao tinha carro pra ir de férias.
                        agora está praticamente parado.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                          O motor a diesel costuma dar problemas depois dos 80.000km. Verificar o nível e o estado do óleo, não só no momento da compra, mas depois de comprado.

                          Só compraria com garantia no motor.
                          o motor em si não dá problema nenhum. tive um durante 2 anos e acabei de vendê-lo (na semana passada). um cdi passion de 2002 importado com 120.000 km (vendi-o por €5.500).

                          é um carro sensível, os consumos andam entre 4,5 e 5 l / 100km. é um carro giro e engraçado. é ao mesmo tempo muito castrador. nem é comercial (não tem bagageira) nem é bem um carro "normal" limitado a 140km/h, curva e trava relativamente mal, isto é, requer habituação. a manutenção é cara.

                          resumidamente adoro e detesto os smart's

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por superxikito Ver Post
                            o motor em si não dá problema nenhum. tive um durante 2 anos e acabei de vendê-lo (na semana passada). um cdi passion de 2002 importado com 120.000 km (vendi-o por €5.500).

                            é um carro sensível, os consumos andam entre 4,5 e 5 l / 100km. é um carro giro e engraçado. é ao mesmo tempo muito castrador. nem é comercial (não tem bagageira) nem é bem um carro "normal" limitado a 140km/h, curva e trava relativamente mal, isto é, requer habituação. a manutenção é cara.

                            resumidamente adoro e detesto os smart's
                            O teu motor em si não deu problema nenhum. Mas o que não falta por aí são motores destes a darem barraca. O problema é que o motor tem pouco óleo e é muito fácil ele gastá-lo, se não houver verificação frequente do nível.

                            Comentário


                              #15
                              Desde já obrigado a todos pelas respostas! Eu sou da opiniºão que por 5000€ se compra uma coisa mais jeitosa, mas que não seja cum c1, que como foi dito tem 4 lugares e mais equipamento! só que a fofinha não tá muito para aí virada! prefere o tal smart...
                              Portanto vou ter de ir ver o carro! que pontos criticos procurar nele? o que verificar? vale a pena tirar a vareta do oleo para ver se espirra oleo? e ouvi dizer que dá para ver se os vidros ja foram trocados ou não(por exemplo se foi batido de lado da pa ver que esse vidro é diferente dos outros) alguem sabe ver essas coisas?
                              obrigado desde já pelas respostas!
                              Editado pela última vez por tassilgo; 27 October 2009, 20:39.

                              Comentário


                                #16
                                os motores que dão barraca são os 600cc a gasolina.
                                o meu cdi não gastava pinga de óleo e não aparecem assim tantos com problemas. o problema está no intercooler, no TIK, no turbo, etc.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por superxikito Ver Post
                                  o motor em si não dá problema nenhum. tive um durante 2 anos e acabei de vendê-lo (na semana passada). um cdi passion de 2002 importado com 120.000 km (vendi-o por €5.500).

                                  é um carro sensível, os consumos andam entre 4,5 e 5 l / 100km. é um carro giro e engraçado. é ao mesmo tempo muito castrador. nem é comercial (não tem bagageira) nem é bem um carro "normal" limitado a 140km/h, curva e trava relativamente mal, isto é, requer habituação. a manutenção é cara.

                                  resumidamente adoro e detesto os smart's
                                  What?

                                  Tanto?Julgav que seria entre os 3 e os 4 litros!Que abuso para tão pouco carrinho...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Strider Ver Post
                                    What?

                                    Tanto?Julgav que seria entre os 3 e os 4 litros!Que abuso para tão pouco carrinho...
                                    realmente... isso gasta o meu carro que pesa o triplo e tem também o triplo da cilindrada

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Strider Ver Post
                                      What?

                                      Tanto?Julgav que seria entre os 3 e os 4 litros!Que abuso para tão pouco carrinho...
                                      o vendedor a mim falou-me em 3 litros/100km

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Strider Ver Post
                                        What?

                                        Tanto?Julgav que seria entre os 3 e os 4 litros!Que abuso para tão pouco carrinho...
                                        Já li reviews em que o novo smart 1.0 a gasolina em condução desportiva gasta 8 litros em cidade

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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por PRAP Ver Post
                                          Já li reviews em que o novo smart 1.0 a gasolina em condução desportiva gasta 8 litros em cidade
                                          O roadster conduzido a sério faz mais de 12L.

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Strider Ver Post
                                            What?

                                            Tanto?Julgav que seria entre os 3 e os 4 litros!Que abuso para tão pouco carrinho...
                                            Estes carrinhos têm 2 problemas.

                                            1º uma caixa auto que não vale a ponta de um corno e que não ajuda nos consumos.

                                            2º são nervositos (principalmente o a gasolina de 61cv) o que faz com que um gajo seja sempre o 1º a arrancar de um sinal.

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                                              #23
                                              Originalmente Colocado por tassilgo Ver Post
                                              que como foi dito tem 4 lugares e mais equipamento! só que a fofinha não tá muito para aí virada! prefere o tal smart...
                                              Se de facto ela tiver acesso simples e rápido a um carro normal de 4 ou 5 lugares pode não ser problemático. (tipo o teu... imagino)

                                              Um smart é tipo uma moto e além do mais em caso de acidente, leia-se algum maluco ir contra ela, epá não há milagres... O carro simplesmente não tem parte da frente. Basicamente.

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                                                #24
                                                Originalmente Colocado por ramgouveia Ver Post
                                                softip: caixa de velocidades manual
                                                Pensava que os smarts tinham todos caixa automática.

                                                Esta caixa "softip" não é automática? É uma caixa tradicional? Tem pedal de embraiagem? Quantas velocidades.

                                                Alguém sabe?

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                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por rafana Ver Post
                                                  Pensava que os smarts tinham todos caixa automática.

                                                  Esta caixa "softip" não é automática? É uma caixa tradicional? Tem pedal de embraiagem? Quantas velocidades.

                                                  Alguém sabe?
                                                  A caixa não é automática mas sim manual robotizada.
                                                  Ou seja é uma vulgar caixa manual, mas robotizada, no sentido em que o controlo da embraiagem e as passagens de caixa são feitas automaticamente, ou de modo sequencial.
                                                  De origem os Smart's tem apenas o modo sequencial, com o vulgar + e - que serve para subir ou descer uma relação de caixa.
                                                  Já no caso do Passion, ou nos outros em opção há também o modo automático, em que as passagens de caixa se processam sozinhas.
                                                  (O Pulse tem também de origem comandos da caixa no volante).

                                                  Em relação ao nº de mudanças é de 6 nos primeiros fortwo e de 5 no novo.

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                                                    #26
                                                    eu achava o carro muito engraçado até o conduzir ..
                                                    depois de dois dias com o carro fiquei com a certeza que só o comprava pelo valor real dele [ 1000€ ] , e não pelos preços inflacionados de 5000€ por um carro importado com 7/8 anos e kms martelados ..

                                                    a caixa , seja em manuais ou automáticas , dá para adormecer entre as passagens .. os consumos , seja a fundo ou com medo de aleijar o pedal ficam entre os 4 e os 5 litros ..
                                                    o conforto é muito pouco .. ha espaço para o condutor e passageiro , mas a suspensão é dura e a insonorização quase inexistente ..
                                                    para além disso , a comprar tem de ser com garantia ! os intercoolers , mais cedo ou mais tarde , dão o berro ..

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                                                      #27
                                                      5000€ por um smart com 100000 km é um exagero! Nem sei como é possivel existir um smart com essa kilometragem quanto mais usado e com esse preço, os novos base custam pouco mais do dobro. Muito melhor apostar num smart novo e com mais um dinheiro no iQ. Podias dizer a idade do popo?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        eu tive um durante 2 anos... era de 01/01 e era o pulse e CDI. Nesses 2 anos fiz cerca de 50.000 kms, fui ate madrid e sevilla, so para dar exemplos das viagens mais longas.

                                                        Era importado (com 2 anos) e como tal os 130.000 kms que acusava podiam ser ou nao reais. Sei que nesses 2 anos fez-se revisoes normalissimas, oleos e filtros. fora isso a unica coisa que levou foi um termostato que assustem-se, custou 70 euros ja com mao de obra (la esta, numa oficina de esquina). Nada de especial.

                                                        Comprei o meu ja reprogramado. Se soubesse que o estava provavelmente nao o teria comprado, mas o certo e que andava igual ao gasolina de 61cv e fazia melhores consumos que o cdi original. fazia nunca menos de 480 kms com um deposito e cheguei mesmo a fazer 580. o deposito tem 22lts, como dizia o outro, e so fazer as contas.

                                                        Tem que se encarar o carro de uma outra forma que com qq outro carro, mais relaxada, e tentar esquecer a caixa lenta lenta, mas uma pessoa acostuma-se.

                                                        O meu trazia pneus 135 e essa e mesmo a minha maior critica, sempre foi. Em certas travagens mais bruscas tende a accionar imediatamente o abs, e cheguei ter varios quase-chochos com os da frente.

                                                        Hoje, nao ha vez que va ao bairro alto e que nao me chore por nao o ter!

                                                        Pode ter-se ou nao sorte com um, mais eu pessoalmente recomendo.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por AndreEmiliano Ver Post
                                                          ultra inflaccionados diga-se de passagem...
                                                          Precisarei a curto prazo de carro pra serviço digamos de "porta a porta", ja ando a ver o mercado ha cerca de um mês, a inicio coloquei a possibilidade de um smart devido ao baixo consumo (será assim tão baixo?) e á versatilidade do mesmo.. Após ter andado em alguns até gostei daquilo, caixa engraçada.. espaçoso... e pronto... Segurança em primeiro lugar, e no Smart não consegui sentir... Num test-drive o Sr caramelo do stand mostrou-me as suas habilidades a curvar para me mostrar a dita segurança do carro, aquilo até curva e trava bem até, mas num dia á chuva... não vejo aquilo com segurança nenhuma... pra não falar se eventualmente tiver um acidente, a proximidade das margens é tão pequena que é quase inevitavél termos problemas.

                                                          hoje procuro um carro de outro segmento..


                                                          só te aconselho a aconselhares a tua menina a ver todos os lados da questão na compra de um smart, que não seja porque se vêem muitos e deve ser bom (modas) ou porque aparentemente é barato (já diz o ditado - o barato saí caro), etc etc...

                                                          abraço
                                                          Uma das raparigas que conheço que tem um CDI diz que a colega faz a mesma media com um corsa (da versão mais recente). Diz que se fosse hoje preferia ter comprado um, porque para viagens mais longas é muito desconfortavel (o dela é uma versão sport que o torna ainda mais duro).

                                                          Agora a verdade é que aquilo para estacionar é um mimo. Eu estaria comprador de um de houvesse electrico. Como só querem vender no UK, não compro nenhum!

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Nikos Ver Post
                                                            Uma das raparigas que conheço que tem um CDI diz que a colega faz a mesma media com um corsa (da versão mais recente). Diz que se fosse hoje preferia ter comprado um, porque para viagens mais longas é muito desconfortavel (o dela é uma versão sport que o torna ainda mais duro).

                                                            Agora a verdade é que aquilo para estacionar é um mimo. Eu estaria comprador de um de houvesse electrico. Como só querem vender no UK, não compro nenhum!
                                                            é possível comprar (pegando no ex acima) um opel corsa van 1.3 cdti por 8 / 9 / 10 mil, quase ao mesmo preço de um Smart de 2005/2006 com uns consumos relativamente baixos, confortavél e com mais fncionalidades, além de ser um carro em vez de uma "caixa de fosforos com motor atrás".
                                                            mas acredito que os € façam pesar e muito na decisão, muitas vezes irracionalmente, de chegar ao dia em que o azar bate á porta e fica-se a pensar na decisão de poupar naquilo que nunca devemos... na nossa segurança, tentar fintar o azar as vezes corre mal.

                                                            colega tassilgo pelo que vejo dos teus posts a tua menina só está com olhos para um smart, o teu dever é alerta-la para as condicionantes de adquirir um porque imagino que ela só esteja a ver as vantagens... apresenta-lhe alternativas, faz uma pesquisa pela internet e ficas logo com a sensação de que ha boas alternativas... não te precepites e decide bem antes de comprar o que quer que seja

                                                            abraço

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