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    Feedback acerca dos motores Fiat 1.7Td

    Boas

    Vinha pedir opiniões acerca deste motor. Uma pessoa de familia está a pensar comprar um e pouco sei acerca dele...

    Consumos, problemas frequentes e cuidados a ter aquando da compra, são as questões q procuro resposta.

    A todos agradeço antecipadamente a ajuda!!!

    #2
    Bem tive durante 4 anos um Punto MKI com esse motor mas com intercooler e uns pozinhos ou seja débito de gasóleo andava muito bem a subir, e consumos na Madeira cerca de 7.5 problemas em 200 mil kms olha ao vai contra o que dizem pois nunca tive nada, nem sequer uma borracha, sinceramente o carro mais fiavél que tive, e já tive um Toyota , ai agora sou morto... abraço

    Comentário


      #3
      Obrigado pelo post

      Para quem compra agora q cuidados deveria ter? Como saber se o estado do turbo é bom?

      Já agora pergunto como fazias a manutenção do teu punto... Oleo de 10.000? De q tipo? E qdo se mudam as correias?

      Desculpa o rol de perguntas

      Comentário


        #4
        eu não tive nenhum, mas um conheci quem tivesse um, e uma vez esse Sr. andou no ibiza cá de casa... diz que o ibiza é muito superior e consome muito menos... em cidade, deve andar nos 6,5 (tal como o ibiza), mas em ae faz também 6,5 enquanto o ibiza faz 5...

        em fiabilidade, acho que é bem bom...

        Comentário


          #5
          Boas! Conheço 3 carros com esse bloco e nunca avariam! Pelo que sei de motor é gasóleo e óleo de resto sempre a rolar!

          Comentário


            #6
            Boas!
            Já tive 2 carros com esse motor, um aspirado 1.7d e um 1.7Td. No aspirado tive alguns casos de fugas de óleo, no Td foi a mesma coisa e ainda problemas de rendimento relacionados com o turbo.
            Mas se calhar a questão de fiabilidade (ou falta dela) não passa tanto pelo motor mas pelo resto do conjunto... E isso meu amigo, tive problemas de sobra...

            Comentário


              #7
              Andei com um 9 anos, e de motor nada a apontar.
              Óleo filtros e gasóleo, de resto sempre a andar.
              Anda muito bem para o carro que é, os consumos andam pelo 6, mas claro depende do peso do pé direito.
              Ainda está lá por casa esse carro.

              Quanto a mim, um carro fiável.

              Comentário


                #8
                Ando numa Punto TD praticamente todos os dias.
                Está quase com 440 000kms e nunca foi reparado o motor ou o turbo. Está agora a começar a dar sinais de cansaço.
                A melhor média que consegui fazer até hoje foi de 5,7, principalmente em AE. A minha zona é muito acidentada o que não beneficia muito os consumos.
                Andam muito bem estes carros e têm um arranque muito bom, ainda deixam ficar mal alguns mais recentes.
                A 1ªembraiagem foi substiuida por volta dos 270 000kms, a 2ª ainda cá mora e em bom estado.
                Não tenho tido problemas em especial a não ser problemas tipicos da elevada quilometragem, não há material que sempre dure.
                E um pequeno aparte, a minha carrinha já treinou 3 ralis de terra, único problema é ter carter e caixa demasiado próximos do chão, de resto é sempre a bombar.

                Comentário


                  #9
                  Obrigado a todos pela partilha de experiencias.
                  Bem hajam

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Thor26 Ver Post
                    Andam muito bem estes carros e têm um arranque muito bom, ainda deixam ficar mal alguns mais recentes.
                    Ou não...

                    Até contra o PSA 1.5 D fica para trás (excepto nas subidas)...

                    É motor que não tem força antes das 2.000 rpm, sendo muito turbo dependente.

                    Depois vem associado com uma caixa curtíssima que lhe eleva os consumos, bem como o nível sonoro.

                    Vantagens ? Um bloco fiável traído quase sempre pelos componentes satélites.


                    Cuidado com as fugas de óleo pelo e junto do intercooler, que pode levar à destruição do motor.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                      Ou não...

                      Até contra o PSA 1.5 D fica para trás (excepto nas subidas)...

                      É motor que não tem força antes das 2.000 rpm, sendo muito turbo dependente.

                      Depois vem associado com uma caixa curtíssima que lhe eleva os consumos, bem como o nível sonoro.

                      Vantagens ? Um bloco fiável traído quase sempre pelos componentes satélites.


                      Cuidado com as fugas de óleo pelo e junto do intercooler, que pode levar à destruição do motor.
                      Amigo, não sei em que planeta é que vive mas não devemos viver no mesmo.
                      Por acaso e só por acaso, também tenho um 1.5d da PSA cá em casa, montado num Saxo e ao contrário do Punto, estou descontente em todos os aspectos. Tem dado muitos problemas a nível de bomba injectora, caixa(malditos satélites), fugas de motor (retentores de cambota), etc. A única vantagem em relação ao Punto é na economia, não gasta mas.........também não anda, arrasta-se, a não ser a descer, que até cola o ponteiro, agora, em arranque, plano e a subir, coitado, perde tanto que nem com boas descidas vai buscar o Punto.
                      E o Saxo tem menos 110 000kms e já levou 2 embraiagens.
                      Portanto, eu melhor do que ninguém, posso dizer o quanto vale 1 e outro.
                      Mesmo em termos de insonorização, ruídos parasitas e outros pormenores, o Punto é superior.
                      O Saxo até nem é mau mas os problemas de caixa, bomba(pelo menos os que têm Lucas) e retentores de cambota são mesmo crónicos, aparecem em todos.
                      Aliás, está neste momento encostado porque tem novamente os satélites f*****os e precisa de outra caixa.
                      E um aparte, que eu tenha conhecimento, não é possível um intercooler ter fugas de óleo porque simplesmente não existe óleo neste componente, apenas transita ar. Apenas poderá aparecer óleo se o turbo tiver fuga, não o intercooler .
                      Editado pela última vez por Thor26; 29 October 2009, 20:21.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Thor26 Ver Post
                        Mesmo em termos de insonorização, ruídos parasitas e outros pormenores, o Punto é superior.
                        Superior em quê mesmo ? Habitabilidade sim, no resto o Punto não se superioriza em nada !

                        Insonorização, conforto e comportamento são coisas em que o Saxo deixa o Punto a milhas...

                        E em fiabilidade então nem se fala... Circuito eléctrico do Punto é porreiro par dar umas valentes dores de cabeça.

                        No resto equivalem-se e muito, até na qualidade de construção do interior.


                        Originalmente Colocado por Thor26 Ver Post
                        E um aparte, que eu tenha conhecimento, não é possível um intercooler ter fugas de óleo porque simplesmente não existe óleo neste componente, apenas transita ar. Apenas poderá aparecer óleo se o turbo tiver fuga, não o intercooler .
                        Um intercooler não é nada mais nada menos que um radiador (ou como se diz na escola, permutador de calor) e sim o Punto tem um intercooler (ou se preferires um radiador) para o óleo, para arrefecer este último !

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                          Superior em quê mesmo ? Habitabilidade sim, no resto o Punto não se superioriza em nada !

                          Insonorização, conforto e comportamento são coisas em que o Saxo deixa o Punto a milhas...

                          E em fiabilidade então nem se fala...Circuito eléctrico do Punto é porreiro par dar umas valentes dores de cabeça.

                          No resto equivalem-se e muito, até na qualidade de construção do interior.
                          Tive um Punto 1.7TD até ontem e tive-o durante 10 anos.Circuito eléctrico?Nunca mas nunca me deu nenhum problema!Terei tido assim tamanha sorte?

                          A nível de motor foi meter gasóleo e andar.É verdade que certos componentes(embraiagem,motor de arranque por exemplo) têm de ser mudados a certa altura mas o custo dos mesmos é baixo.

                          Não se podendo comparar a motores mais recentes e evoluídos é um motor capaz e fiável.Lembro-me que quando o comprei não havia muito melhor.Vou ficar por aqui que está a dar-me a nostalgia...

                          Comentário


                            #14
                            Por acaso já teve ambos para poder falar como fala?
                            Eu falo porque tenho os 2 cá em casa e, tanto num como noutro, estou farto de fazer kms.
                            Não tenho tido problemas eléctricos nem num nem noutro mas o Saxo até ao momento foi também o único a levar radiador de sofagem.
                            Conforto ganha o Punto pelo maior espaço e é menos cansativo em viagens longas.
                            Outro problema crónico do Saxo são os parafusos de um dos apoios de motor, estão constantemente a partir e quando isso acontece torna-se impossível andar no carro tal é o ruído do interior devido à ressonancia.
                            Quanto ao comportamento do Punto, isso foi de fácil resolução, nada que uns Koni não resolvessem o problema. O Saxo até se torna engraçado devido à traseira com vida, o problema é que devido à falta de pulmão torna-se perigoso em certas situações.
                            E mais uma vez, já lá vão uns anos nas lides com mecânica e é a 1ªvez que ouço alguém chamar radiador ao intercooler, embora o intercooler seja um radiador não é nada usual chamá-lo assim até porque se torna confuso.
                            O sr. deve ser mais um que não pode ver Fiat's à frente porque se diz isto e aquilo, mas pode passar por aqui um destes dias que eu mostro-lhe o Punto com 440 000kms, um Tipo 1.7D com 406 000kms, o Saxo com cerca de 330 000kms, um Stilo JTD cerca de 140 000kms e até à data sem qualquer tipo de problemas, um Ypsilon Multijet que deu umas dores de cabeça no inicio mas tudo resolvido dentro da garantia e mais recentemente um 147 Multijet.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Thor26 Ver Post
                              Por acaso já teve ambos para poder falar como fala?
                              Eu falo porque tenho os 2 cá em casa e, tanto num como noutro, estou farto de fazer kms.
                              Idem aspas aspas...


                              Originalmente Colocado por Thor26 Ver Post
                              O Saxo até se torna engraçado devido à traseira com vida, o problema é que devido à falta de pulmão torna-se perigoso em certas situações.
                              E Punto não ? Travagens em apoio com um Punto não recomendo muito a quem não tenha bons reflexos...

                              Originalmente Colocado por Thor26 Ver Post
                              E mais uma vez, já lá vão uns anos nas lides com mecânica e é a 1ªvez que ouço alguém chamar radiador ao intercooler, embora o intercooler seja um radiador não é nada usual chamá-lo assim até porque se torna confuso.
                              Confuso ?

                              Se um intercooler não é um radiador (ou melhor dizendo, permutador de calor) é o quê ?

                              Um radiador tanto pode arrefecer qualquer tipo de fluído, seja ele água, ar ou óleo.

                              Comentário


                                #16
                                E Punto não ? Travagens em apoio com um Punto não recomendo muito a quem não tenha bons reflexos...
                                Se o senhor acha que o Punto se porta mal nessas situações então o Saxo é bem pior.

                                Idem aspas aspas...
                                Fiquei a perceber o mesmo. Mas pelas suas respostas deduzo que não terá tido.

                                Confuso ?

                                Se um intercooler não é um radiador (ou melhor dizendo, permutador de calor) é o quê ?

                                Um radiador tanto pode arrefecer qualquer tipo de fluído, seja ele água, ar ou óleo.
                                Por acaso eu disse que o intercooler não é um radiador?
                                Agora, se o sr. for a alguma oficina, pelo menos aqui na minha zona e se referir ao intercooler como radiador sem especificar que se trata do intercooler vão compreender que está a falar do radiador de água ou óleo. O intercooler tem um nome específico e implementado pelas próprias marcas de automóveis e por alguma razão deve ser.
                                Pior ainda se o senhor chegar a uma oficina e se referir ao radiador de óleo como intercooler, coisa que o senhor fez na sua 1ª resposta neste tópico.
                                Intercooler é apenas e só um radiador de ar-ar ou pode usar um liquido para arrefecer o ar, nada mais, embora se trate de um radiador mas que nada tem a ver com qualquer outro tipo de radiador.
                                E dou por encerrada a minha participação neste tópico pois estou a perder tempo.....
                                Editado pela última vez por Thor26; 29 October 2009, 22:48.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Thor26 Ver Post
                                  Intercooler é apenas e só um radiador de ar-ar ou pode usar um liquido para arrefecer o ar, nada mais, embora se trate de um radiador mas que nada tem a ver com qualquer outro tipo de radiador.
                                  E dou por encerrada a minha participação neste tópico pois estou a perder tempo.....
                                  Que confusão vai para aí...

                                  Ar - ar ou no caso do motor 1.7 TD do Punto, óleo - ar.

                                  E sim, já tive um Punto e tenho um Saxo...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                    Que confusão vai para aí...

                                    Ar - ar ou no caso do motor 1.7 TD do Punto, óleo - ar.

                                    E sim, já tive um Punto e tenho um Saxo...
                                    Intercooler apenas existe num sistema de sobrealimentação, independentemente de ter um liquido ou não e esse liquido não será nunca óleo. E friso que radiador de óleo e intercooler nada têm a ver!!
                                    O único radiador que o Punto tem em que circula óleo é o radiador de óleo que repito, pela última vez, nada tem a ver com o intercooler.
                                    Boa sorte com o Saxo.............que o meu tomara eu despachá-lo, provavelmente irá para abate
                                    Over and out..........
                                    Editado pela última vez por Thor26; 29 October 2009, 23:25.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post

                                      Um intercooler não é nada mais nada menos que um radiador (ou como se diz na escola, permutador de calor) e sim o Punto tem um intercooler (ou se preferires um radiador) para o óleo, para arrefecer este último !
                                      Os TD70 têm intercooler? Não sabia...
                                      Vai na volta é isso que anda a empatar no carro da namorada, desde que se trocou o turbo o carro parece que ficou demasiado pastelão...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Neruson Ver Post
                                        Os TD70 têm intercooler? Não sabia...
                                        Vai na volta é isso que anda a empatar no carro da namorada, desde que se trocou o turbo o carro parece que ficou demasiado pastelão...
                                        E deixei escapar essa, o sono é fo*****o, se bem que ele chama intercooler ao radiador de óleo e isso o Punto TD até 97, se não estiver enganado, tem. O meu é de 95 e tem-no.
                                        O Punto TD não tem intercooler a não ser que tenha sido aplicado à posteriori.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Tive um Punto de 96 e não me recordo de intercooler algum... Mas tudo bem.
                                          Agora fugas de óleo eram mais que muitas. O próprio filtro de ar ficava sujo com vapores de óleo que eu nem sabia de onde vinham.

                                          Agora, que se melhore o comportamento com uns amortecedores Koni tudo bem. Mas a sua base é realmente má em termos comportamentais.
                                          Xiça, o carro até anda bem mas em curva aquilo mete medo!!!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Strider Ver Post
                                            Tive um Punto 1.7TD até ontem e tive-o durante 10 anos.Circuito eléctrico?Nunca mas nunca me deu nenhum problema!Terei tido assim tamanha sorte?

                                            A nível de motor foi meter gasóleo e andar.É verdade que certos componentes(embraiagem,motor de arranque por exemplo) têm de ser mudados a certa altura mas o custo dos mesmos é baixo.

                                            Não se podendo comparar a motores mais recentes e evoluídos é um motor capaz e fiável.Lembro-me que quando o comprei não havia muito melhor.Vou ficar por aqui que está a dar-me a nostalgia...
                                            O de lá de casa tem 11 e os únicos problemas eléctricos que deu foi umas lâmpadas de minimos (atrás) e/ou stops. É que à frente ainda é tudo de origem.

                                            No motor de arranque nunca tive qualquer problema, mas a enbraiagem já levou nova.

                                            Pra mim foi um carro que me deixou muitas saudades.

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