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Reclamação contra EDP

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    Reclamação contra EDP

    Olá a todos, escrevo nesta secção com a esperança que alguém em possa ajudar em mais um duelo contra os nossos "queridos gigantes monopolistas" sem os quais não conseguimos viver.

    Moro numa zona nova da minha cidade e temos tido vários problemas com a EDP. Desde blackout's a variações de tensão, já tivemos de tudo.

    Chegamos a Setembro e o sistema de Ar Condicionado que assegura a zona de quartos deixou de arrancar, apesar de se manter ligado.

    Chamado o técnico da marca, este verificou que o meu apartamento estava a ser alimentado com +\- 255volts e, fruto disso, um componente essencial terá queimado.

    Perante este cenário ligamos ao apoio técnico da EDP, que prontamente enviou um colaborador para regularizar a situação tendo sido feita a correcção da voltagem.

    Posteriormente dirigimos-nos à loja física para participar o ocorrido e reclamar pela avaria.

    Infelizmente a paradoxal resposta chegou hoje na forma de uma carta simples (sem ser registada) e dizia:

    " Gostaríamos de agradecer o ser contacto e de o informar que não podemos assumir a responsabilidade pelo dano que nos apresenta, relacionado com perturbações de tensão.

    Na sequência da análise efectuada à rede que alimenta o seu local de consumo, detectamos, de facto, valores de tensão, que embora dentro dos parâmetros regulamentares, se encontram a cima do espectável, pelo que foi efectuado um pequeno ajuste.

    Lamentando os incómodos que esta situação lhe poderá ter causado ...."

    Ou seja, admitem a falha, mas não se responsabilizam por ela porque a tensão era regulamentar ?

    255 volts em todas as tomadas da casa é regulamentar ?

    Desde então já ligamos novamente para o apoio ao cliente que literalmente nos deu música e não nos respondeu as duas simples perguntas que colocamos: "Quais os intervalos dentro dos quais a tensão é considerada regulamentar", "Onde poderemos consultar o relatório feito pelo técnico" e "Quais as etapas a seguir para recorrer da resposta ?"

    Estando bastante perdido com esta situação gostaria que alguém me ajudasse a resolver isto.

    PS - já falei com um amigo meu advogado e ele diz que nem vale a pena intervir judicialmente pois uma peça de um ar condicionado custa bastante menos que qualquer acção legal, não me tendo dado quaisquer certezas que seria "um caso ganho" pois não é uma área que ele domine.

    Abraço a todos e obrigado.

    #2
    Há vários métodos de pressão que podes utilizar que não implicam acção judicial, Deco, Nós por cá e outros programas do género.

    Se nenhuma funcionar e houver vizinhos na mesma situação movam uma acção judicial conjunta (penso que isto é possível).

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Nordschleife Ver Post
      Há vários métodos de pressão que podes utilizar que não implicam acção judicial, Deco, Nós por cá e outros programas do género.

      Se nenhuma funcionar e houver vizinhos na mesma situação movam uma acção judicial conjunta (penso que isto é possível).
      Fui o único com problemas em electrodomésticos "a sério". O resto da malta só rebentou lâmpadas e uma televisão que foi substituída pela garantia (tanto quanto sei).

      Para avançar mais preciso de saber se os tais 255v ainda se enquadram no tal intervalo regulamentar. Preciso também de um comprovativo que essa era realmente a tensão em minha casa, ou seja, preciso do relatório do técnico que segundo informações "é para uso interno e não o facultam", senão é um caso de "diz que disse".

      Compreendo ainda e aceito que haja margens de tolerância e, caso a lei esteja do lado da EDP, terei então de mudar a frente de ataque e agirei junto do representante do AC.

      Por isso é que é importante saber os ditos intervalos de forma "oficial".

      Comentário


        #4
        Eu não sou nenhum perito em electrónica mas de 230V para 255V vai um grande intervalo! Por vezes basta meia dúzia de volts a mais e já queima, quanto mais 25.

        São tolos.

        Comentário


          #5
          Tens seguro da tua habitação?

          Se tiveres é provavel que esteja coberto. Depois o Seguro entende-se com EDP.

          Comentário


            #6
            Podes também fazer prevaler o teu direito de escolha e mandar a EDP levar no sitio

            Endesa On-Line -

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
              Podes também fazer prevaler o teu direito de escolha e mandar a EDP levar no sitio

              Endesa On-Line -

              Ui cá medo... Tou mesmo a ver a EDP muito preocupada com isso

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por neoxic Ver Post
                Ui cá medo... Tou mesmo a ver a EDP muito preocupada com isso
                Se muitos começarem a mudar, de certeza que eles irão ter mais atenção aos clientes.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por neoxic Ver Post
                  Ui cá medo... Tou mesmo a ver a EDP muito preocupada com isso
                  resposta tipica de um tuga!!!

                  Se não reclamarmos e não analisarmos alternativas é que não chegamos a nenhum lado e a EDP continua com o monopolio.

                  PS: Este post não era para atacar pessoalmente o membro Neoxic

                  Comentário


                    #10
                    DocJRA eu participava isso à DECO, não sei é se para te ajudarem precisas de ser sócio (nem sei se o és).

                    Mas por experiência própria já tive uma "pequena" divergência com os serviços da Clix, expôs a situação à DECO e enviei uma cópia da participação que tinha feito à DECO para a Clix.

                    A situação ficou resolvida num ápice.

                    Como não perdes nada, eu pelo menos tentava.

                    Cumpts

                    P.S. Há uns anos largos atrás (talvez 10 anos) também houve na minha zona uma descarga de voltagem que avariou a minha televisão, nessa altura informamos a EDP do sucedido e eles responsabilizaram-se pelo arranjo que teve que ser suportado por nós inicialmente.
                    Depois enviou-se a cópia da factura da reparação para eles e passado salvo erro 6 meses recebemos o cheque do valor da reparação. Na altura foram os meus pais que trataram de tudo mas recordo-me do sucedido.
                    Editado pela última vez por pmna; 27 October 2009, 17:15.

                    Comentário


                      #11
                      Dirige uma reclamação à entidade Reguladora: Portal ERSE

                      Ainda há pouco tempo tive uma situação de reclamação NOUTRA área e os tipos da entidade Reguladora foram impecáveis.

                      Comentário


                        #12
                        Encontrei isto

                        Originalmente Colocado por ERSE
                        Características técnicas da tensão

                        As características da onda de tensão de alimentação na instalação do cliente em Baixa Tensão (BT), em condições normais de exploração, devem respeitar a norma NP EN 50 160. De acordo com a referida norma, o valor nominal da tensão (Un) em BT é de 230 V entre fase e neutro.

                        A variação de tensão permitida, em condições normais de exploração, não considerando as situações subsequentes a defeitos e interrupções de alimentação, é de +/- 10%, que corresponde a 207 V e 253 V, em 95% do período de uma semana.

                        Só existe responsabilidade do operador da rede de distribuição se a variação da tensão ultrapassar os limites previstos.

                        Comentário


                          #13
                          Obrigado a todos que têm tentado ajudar.

                          Acho que com esta última participação podemos "fechar" o tópico.

                          Espero que ajude os próximos, dado que ao usar a procura não encontrei nada semelhante e certamente não serei o último a passar por situação semelhante.

                          Quanto à minha situação, parece que vou ter de agir sobre o representante do AC, pois os tais +\- 255 medidos pelo técnico da marca eram isso mesmo, um +\-. Ou seja, há uma possibilidade real do piquete da EDP ter medido 253, 252 ou até menos excluindo-se de qualquer responsabilidade.

                          Abraço.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por DocJRA Ver Post
                            Obrigado a todos que têm tentado ajudar.

                            Acho que com esta última participação podemos "fechar" o tópico.

                            Espero que ajude os próximos, dado que ao usar a procura não encontrei nada semelhante e certamente não serei o último a passar por situação semelhante.

                            Quanto à minha situação, parece que vou ter de agir sobre o representante do AC, pois os tais +\- 255 medidos pelo técnico da marca eram isso mesmo, um +\-. Ou seja, há uma possibilidade real do piquete da EDP ter medido 253, 252 ou até menos excluindo-se de qualquer responsabilidade.

                            Abraço.
                            O problema do AC foi, quase de certeza absoluta, causado por sobretensão, mas não por esses 255V, que é um valor que dificilmente causará danos nos equipamentos eléctricos e electrónicos!
                            Deverá ter ocorrido um pico de tensão (>300V), que provavelmente queimou a fonte de alimentação do AC!
                            Conheço casos semelhantes e, até estou admirado, pois acho que normalmente a EDP assume esses problemas, ainda por cima, tratando-se de um valor relativamente baixo!
                            A culpa é, sem duvida da EDP; se fosse a ti tentava fazer mais alguma "pressão" para que a EDP se responsabilizasse!

                            Comentário


                              #15
                              Há pouco tempo e só por curiosidade, agarrei no multimetro e medi uns 250V estáveis....e não se passou nada...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por ASAS Ver Post
                                O problema do AC foi, quase de certeza absoluta, causado por sobretensão, mas não por esses 255V, que é um valor que dificilmente causará danos nos equipamentos eléctricos e electrónicos!
                                Deverá ter ocorrido um pico de tensão (>300V), que provavelmente queimou a fonte de alimentação do AC!
                                Conheço casos semelhantes e, até estou admirado, pois acho que normalmente a EDP assume esses problemas, ainda por cima, tratando-se de um valor relativamente baixo!
                                A culpa é, sem duvida da EDP; se fosse a ti tentava fazer mais alguma "pressão" para que a EDP se responsabilizasse!
                                O AC liga, a "bomba de refrigeração" é que não arranca, logo a fonte de alimentação não queimou. Será outra peça a inviabilizar o seu pleno funcionamento

                                Sinceramente não me sinto em condições de tomar um partido claro na batalha entre "defeito da máquina" Vs "dano posterior". E perante a resposta da EDP, confirmada pela ERSE, fico sem "armas" para continuar a pedir responsabilidades aos mesmo.

                                Resta-me fazer a queixa ao representante do equipamento, que ainda está na garantia, fundamentando-me na resposta da EDP.

                                Vamos lá ver em que é que isto vai dar.

                                Comentário

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