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A DSG, a Transmissão e o eixo

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    A DSG, a Transmissão e o eixo

    Boas,

    Alguém me sabe dizer onde ver, ou explicar como funciona o binomio transmissão/Caixa DSG?

    #2
    Estes descrevem com um certo detalhe.

    km77.com. Audi TT 3.2 quattro DSG (10-04-04)


    km77.com. Audi TT 3.2 quattro DSG. Elementos y funcionamiento del cambio DSG (10-04-04)


    km77.com. Cambio Volkswagen DSG 7 velocidades. Información. Imágenes.

    Comentário


      #3
      Tenho a ideia que mesmo desengatada há sempre uma ligação entre a caixa e a transmissão... isto no caso da DSG


      Edit: Não percebo nada de mecanica... ou pelo menos não a este nivel...
      Editado pela última vez por Taveirada; 02 November 2009, 17:49.

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        #4
        O conceito é simples, mas explicá-lo já é outra coisa.

        Mas essencialmente, a comutação faz-de de uma embraiagem para a outra. No centro gira o volante do motor, que os espanhóis chamam de prato central, e de cada lado há 1 embraiagem. E a ligação faz-se do volante para a embraiagem 1, depois embraiagem 2, depois 1 e adiante...

        Entretanto as engrenagens estão ajustadas para a velocidade que se quer. Quando estás em 1ª, a 1ª e 2ª estão no sítio, ao mudares para a 2ª é a 2ª e 3ª que estão no sítio.

        Há um vídeo no site da Porsche a propósito da caixa deles. É interessante.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
          O conceito é simples, mas explicá-lo já é outra coisa.

          Mas essencialmente, a comutação faz-de de uma embraiagem para a outra. No centro gira o volante do motor, que os espanhóis chamam de prato central, e de cada lado há 1 embraiagem. E a ligação faz-se do volante para a embraiagem 1, depois embraiagem 2, depois 1 e adiante...

          Entretanto as engrenagens estão ajustadas para a velocidade que se quer. Quando estás em 1ª, a 1ª e 2ª estão no sítio, ao mudares para a 2ª é a 2ª e 3ª que estão no sítio.

          Há um vídeo no site da Porsche a propósito da caixa deles. É interessante.
          Sim é essa a base de funcionamento de uma caixa de dupla embraiagem. A velocidade acima já está engrenada para não se perder tempo e não haver fosso de potência

          Comentário


            #6
            Isso eu já sei.... queria era perceber a conexão com a transmissão

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              #7
              Originalmente Colocado por Taveirada Ver Post
              Tenho a ideia que mesmo desengatada há sempre uma ligação entre a caixa e a transmissão... isto no caso da DSG


              Edit: Não percebo nada de mecanica... ou pelo menos não a este nivel...
              também acho que sim.

              HowStuffWorks "How Dual-clutch Transmissions Work"

              "Perhaps the most compelling advantage of a DCT is improved fuel economy. Because power flow from the engine to the transmission is not interrupted, fuel efficiency increases dramatically. Some experts say that a six-speed DCT can deliver up to a 10 percent increase in relative fuel efficiency when compared to a conventional five-speed automatic."
              Editado pela última vez por dysplay21; 02 November 2009, 20:55.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                também acho que sim.

                HowStuffWorks "How Dual-clutch Transmissions Work"

                "Perhaps the most compelling advantage of a DCT is improved fuel economy. Because power flow from the engine to the transmission is not interrupted, fuel efficiency increases dramatically. Some experts say that a six-speed DCT can deliver up to a 10 percent increase in relative fuel efficiency when compared to a conventional five-speed automatic."
                Estes tipos estão a comparar 2 técnicas diferentes.

                Uma cx. manual tem um ganho de consumo de cerca de 10% face a uma cx. automática de conversor de binário.

                Uma DSG, ainda gasta um pouco mais que uma manual.

                Mas voltando à questão, a ligação é feita através de um disco de embraiagem.

                Ora está um, ora está outro. Cada um associado ao seu veio na caixa.

                E como não estão ao mesmo tempo, a determinado momento, mesmo que seja numa fracção de segundo, a ligação caixa, veio de motor é interrompida.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
                  Estes tipos estão a comparar 2 técnicas diferentes.

                  Uma cx. manual tem um ganho de consumo de cerca de 10% face a uma cx. automática de conversor de binário.

                  Uma DSG, ainda gasta um pouco mais que uma manual.

                  Mas voltando à questão, a ligação é feita através de um disco de embraiagem.

                  Ora está um, ora está outro. Cada um associado ao seu veio na caixa.

                  E como não estão ao mesmo tempo, a determinado momento, mesmo que seja numa fracção de segundo, a ligação caixa, veio de motor é interrompida.
                  pois eu n sei so mostrei o link com a explicação e lá referem dois eixos, um dentro do outro que garantem sempre uma ligação motor caixa.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
                    Uma DSG, ainda gasta um pouco mais que uma manual.
                    As pessoas ainda pensam que a DSG gasta menos. Tudo porque as marcas o disfarçam e enganam com a introdução da 7ª velocidade. Algo que na manual não fazem.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                      As pessoas ainda pensam que a DSG gasta menos. Tudo porque as marcas o disfarçam e enganam com a introdução da 7ª velocidade. Algo que na manual não fazem.
                      Por exemplo, o novos motores 1.6 TDI são altamente favorecidos com esta caixa, ao invés da manual 5v de relações longas. Porém o consumo sairá um pouco mais elevado, pois estamos em presença de uma caixa de relações curtas (mas bem escalonadas para este motor).

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