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    Water sistem

    PuntoPT.net • View topic - Water sistem



    no seguimento deste topic noutro forum... falam de sistemas de injeccao de agua no motor..

    alguem tem conhecimento?

    ha la um user que ja o fez e faz a anos...com aumentos de ate 20% de potencia entre as 4000 e as 7000..

    alguns textos..

    Vivam ...

    A injecção de água não é coisa tão inédita como isso..esse sistema foi desenvolvido com o objectivo de os aviões poderem voar mais alto onde o ar é mais rarefeito..

    Exemplos "Super Constellation" (a TAP teve destes na sua frota e a Breitling ainda mantem o unico que ainda voa)..quando providos do sistema acrescentava-se a denominação "Super G"..

    Em motores de altissima performance (alguns Porsche por exemplo) também é aplicado o sistema mas com o objectivo de avitar a auto-detonação..

    No máximo de compressão possivel sobre determinado volume de ar que é que obtemos ?..exacto..água..

    Com um engenheiro que foi meu professor abordámos o tema de injecção de vapor já que se aliam as vantagens da agua com a força expansiva do vapor..entretanto acabei o curso e nunca mais conversámos sobre isso..é tema que com mais tempo livre retomarei os estudos e experiencias sobre o mesmo..

    Quanto a borboletas maiores que as originais..só aportarão vantagem se as originais forem restritivas..






    Vivam ...

    A injecção de agua não foi desenvolvida levando em consideração a presença do gás "faz rir"..foi exactamente para que nas cameras existisse a presença suficiente de um elemento fundamental a qualquer explosão e/ou combustão..oxigénio um dos componentes da água..

    A grande maioria dos sistemas de injecção de agua e/ou vapor teem a sua inspiração no sistema Griffin (que tambem desenvolveu motores a 6 (sim..SEIS) tempos..Six-stroke engine - Wikipedia, the free encyclopedia..

    Os que tenho aplicado teem sido construidos tipo "tailor-made"..á medida mas o processo a que recorro não é vantajoso em termos de utilização particular..obrigam a uma "formação" visando a utilização responsavel do sistema..

    Mas para que melhor possam aquilatar dos beneficios existe um método bastante simples de ensaio :

    Um deposito e respectiva bomba para limpa vidros
    Fio eléctrico e interruptor (a instalar dentro do habitáculo)
    Tubo flexivel de diametro adequado á bomba
    Valvula de fluxo unidireccional
    "agulha de seringa" (aplicada ao tubo que vem da bomba) a aplicar num dos tubos de admissão (o de vácuo tambem serve) o mais próximo possivel do colector de admissão

    Auto-estrada..motor quente..minimo de 4.000 rpm(motores ciclo Otto) 2.000 rpm (ciclo Diesel)..accionar o dispositivo sem acelerar (sente-se a acção de forma notoria)..
    Antes de qualquer desaceleração previsivel desligar o dispositivo..

    Este exemplo é apenas uma forma de ensaio e é completamente inadequado para utilização regular do mesmo..

    Experimentem que a execução é bastante simples..


    Vivam ...

    Em qualquer circuito acessorio convirá a presença de uma valvula comandada electricamente para que se possa desligar antes de se desligar o motor..há valvulas que ficam abertas e não é conveniente que agua se deposite nos cilindros..

    A injecção de água poderá ser feita no estado liquido ou gasoso..eu prefiro o gasoso (vapor) porque além da temperatura que "cráca" o combustivel que se misture a mistura ficará mais homogenea..

    Nunca se faz injecção de água ou vapor a montante de injector(es) ou carburador..deverá ser sempre feita o mais proximo da admissão (no 127 tinha os "injectores" maquinados directamente na cabeça)..o local ideal é junto ás pontas do colector de admissão (perto de onde este aperta á cabeça)..

    Não se preocupem com a aparição de maior quantidade de oxigenio (presente na agua) que a que foi medida pela MAF..a sonda lambda dará disso noticia á centralina..

    Mas atenção aos niveis de temperatura e de regime antes de se ligar o sistema..e desligar sempre antes de desligar o motor..

    Um processo simples de "comandar" o sistema durante a condução é aplicar um interruptor (tipo daqueles de "Stop" accionado pelo pedal de acelerador..e claro um interruptor geral



    Não fruter, a utilidade da água dá-se após a explosão / ignição, na fase de combustão já... com o calor e a pressão a água (H2O) dissocia-se em H2 e O2, que alimenta a combustão, levando a uma expansão mais forte... Em suma, liberta-se a mesma quantidade de energia, mas numa janela de tempo mais pequena, e assim faz subir a potência do motor porque traduz-se em mais energia potencial e menos libertação de calor... Algo desde género, é quanto o meu conhecimento de física e química permite compreender...

    O problema existe se:

    a) se injectar água a baixas rotações e com o motor frio, pois perde-se a tal fase de dissociação da água e o motor engasga, e fica com água dentro
    b) se injectar água depois de se ter deixado de acelerar, levando a depósito da mesma dentro dos cilindros
    c) se injectar água de forma mais densa, levando a mau funcionamento e avarias no sistema de injecção


    Em suma, e sem querer de qualquer forma descredibilizar os métodos do Fernando que com certeza são já testados, eu só meteria um sistema destes no carro se tivesse algum tipo de sistema auxiliar que me permitisse ler as rotações do motor e impedir a activação acidental ou não do sistema de água a baixas rotações...


    Mongoose Exhausts - All models not listed All Miscellaneous Parts Aquamist System 1s


    comentem

    #2
    Originalmente Colocado por diogocoelho Ver Post
    PuntoPT.net • View topic - Water sistem



    no seguimento deste topic noutro forum... falam de sistemas de injeccao de agua no motor..

    alguem tem conhecimento?

    ha la um user que ja o fez e faz a anos...com aumentos de ate 20% de potencia entre as 4000 e as 7000..

    alguns textos..

    Vivam ...

    A injecção de água não é coisa tão inédita como isso..esse sistema foi desenvolvido com o objectivo de os aviões poderem voar mais alto onde o ar é mais rarefeito..

    Exemplos "Super Constellation" (a TAP teve destes na sua frota e a Breitling ainda mantem o unico que ainda voa)..quando providos do sistema acrescentava-se a denominação "Super G"..

    Em motores de altissima performance (alguns Porsche por exemplo) também é aplicado o sistema mas com o objectivo de avitar a auto-detonação..

    No máximo de compressão possivel sobre determinado volume de ar que é que obtemos ?..exacto..água..

    Com um engenheiro que foi meu professor abordámos o tema de injecção de vapor já que se aliam as vantagens da agua com a força expansiva do vapor..entretanto acabei o curso e nunca mais conversámos sobre isso..é tema que com mais tempo livre retomarei os estudos e experiencias sobre o mesmo..

    Quanto a borboletas maiores que as originais..só aportarão vantagem se as originais forem restritivas..






    Vivam ...

    A injecção de agua não foi desenvolvida levando em consideração a presença do gás "faz rir"..foi exactamente para que nas cameras existisse a presença suficiente de um elemento fundamental a qualquer explosão e/ou combustão..oxigénio um dos componentes da água..

    A grande maioria dos sistemas de injecção de agua e/ou vapor teem a sua inspiração no sistema Griffin (que tambem desenvolveu motores a 6 (sim..SEIS) tempos..Six-stroke engine - Wikipedia, the free encyclopedia..

    Os que tenho aplicado teem sido construidos tipo "tailor-made"..á medida mas o processo a que recorro não é vantajoso em termos de utilização particular..obrigam a uma "formação" visando a utilização responsavel do sistema..

    Mas para que melhor possam aquilatar dos beneficios existe um método bastante simples de ensaio :

    Um deposito e respectiva bomba para limpa vidros
    Fio eléctrico e interruptor (a instalar dentro do habitáculo)
    Tubo flexivel de diametro adequado á bomba
    Valvula de fluxo unidireccional
    "agulha de seringa" (aplicada ao tubo que vem da bomba) a aplicar num dos tubos de admissão (o de vácuo tambem serve) o mais próximo possivel do colector de admissão

    Auto-estrada..motor quente..minimo de 4.000 rpm(motores ciclo Otto) 2.000 rpm (ciclo Diesel)..accionar o dispositivo sem acelerar (sente-se a acção de forma notoria)..
    Antes de qualquer desaceleração previsivel desligar o dispositivo..

    Este exemplo é apenas uma forma de ensaio e é completamente inadequado para utilização regular do mesmo..

    Experimentem que a execução é bastante simples..


    Vivam ...

    Em qualquer circuito acessorio convirá a presença de uma valvula comandada electricamente para que se possa desligar antes de se desligar o motor..há valvulas que ficam abertas e não é conveniente que agua se deposite nos cilindros..

    A injecção de água poderá ser feita no estado liquido ou gasoso..eu prefiro o gasoso (vapor) porque além da temperatura que "cráca" o combustivel que se misture a mistura ficará mais homogenea..

    Nunca se faz injecção de água ou vapor a montante de injector(es) ou carburador..deverá ser sempre feita o mais proximo da admissão (no 127 tinha os "injectores" maquinados directamente na cabeça)..o local ideal é junto ás pontas do colector de admissão (perto de onde este aperta á cabeça)..

    Não se preocupem com a aparição de maior quantidade de oxigenio (presente na agua) que a que foi medida pela MAF..a sonda lambda dará disso noticia á centralina..

    Mas atenção aos niveis de temperatura e de regime antes de se ligar o sistema..e desligar sempre antes de desligar o motor..

    Um processo simples de "comandar" o sistema durante a condução é aplicar um interruptor (tipo daqueles de "Stop" accionado pelo pedal de acelerador..e claro um interruptor geral



    Não fruter, a utilidade da água dá-se após a explosão / ignição, na fase de combustão já... com o calor e a pressão a água (H2O) dissocia-se em H2 e O2, que alimenta a combustão, levando a uma expansão mais forte... Em suma, liberta-se a mesma quantidade de energia, mas numa janela de tempo mais pequena, e assim faz subir a potência do motor porque traduz-se em mais energia potencial e menos libertação de calor... Algo desde género, é quanto o meu conhecimento de física e química permite compreender...

    O problema existe se:

    a) se injectar água a baixas rotações e com o motor frio, pois perde-se a tal fase de dissociação da água e o motor engasga, e fica com água dentro
    b) se injectar água depois de se ter deixado de acelerar, levando a depósito da mesma dentro dos cilindros
    c) se injectar água de forma mais densa, levando a mau funcionamento e avarias no sistema de injecção


    Em suma, e sem querer de qualquer forma descredibilizar os métodos do Fernando que com certeza são já testados, eu só meteria um sistema destes no carro se tivesse algum tipo de sistema auxiliar que me permitisse ler as rotações do motor e impedir a activação acidental ou não do sistema de água a baixas rotações...


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