A estação de serviço onde costumo ir fazer as mudas de óleo (GALP) aderiu às novas tecnologias,e agora é tubo lá para dentro e vai de chupa chupa,só que eu sou um gajo antigo e vejo estes sistemas com uma certa desconfiânça,fica-me a sensação que deve lá ficar ainda algum "mosto",será? como há aqui pessoas entendidas nestas matérias,o que é que acham? estou a ficar senil?
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Muda de óleo por aspiração
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Não, não é a mesma coisa.
Eu levava sp o meu carro as revisoes na marca, e lá aspiravam.
Kdo decidi deixar dar de ma...r a esses gajos da RENAULT e comecei a fazer eu mesmo o trabalho. Na primeira mudança que eu fiz (120.000Km) junto ao bujão encontrei:
uma especie de goma misturado com alguma limalha.
Depois dessa mudança nunca mais encontrei tal coisa (embora tenha encurtado as mudanças para metade).
Na altura das revisoes na RENAULT, chegava a casa e com uma duzia de km efectuados ia ver o oleo e estava totalmente preto, agora aguenta mto tempo e Km no tom dourado.
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Eu também desconfio que não seja bem igual.
Dependendo da maneira como o tubo fique posicionado no cárter, pode não ficar bem na parte mais baixa, deixando ficar alguns resíduos que poderiam sair por outro método.
Mas também já me disseram que em alguns carros até é melhor...
Ainda assim continuo a preferir o "velho" método
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Pois provavelmente o formato do carter também terá alguma influência na operação.No meu caso um motor Mercedes a gasolina o òleo depois alguns milhares de kilómetros ainda contínua clarinho,mas de qualquer modo penso que mais espaçadamente o bujon terá que ser aberto,senão ainda fica calcinado,e nós não vamos querer isso.
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Olá
Hoje em dia é normal fazer a aspiração do óleo. Dá menos trabalho e é mais 'limpo'. Para a recolha do óleo usado é o melhor. Agora para o carro, depende do estado do carter e das impurezas que lá estão acumuladas. Num carter 'limpo' é indiferente o uso de aspiração ou por gravidade, tirando o bujon. Se o carter contiver impurezas sedimentadas (o que é difícil de avaliar), então o melhor é escorrer o óleo.
Mas, pelo sim pelo não, em caso de dúvida, é melhor usar o método tradicional.
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Originalmente Colocado por PEDRO M Ver PostA estação de serviço onde costumo ir fazer as mudas de óleo (GALP) aderiu às novas tecnologias,e agora é tubo lá para dentro e vai de chupa chupa,só que eu sou um gajo antigo e vejo estes sistemas com uma certa desconfiânça,fica-me a sensação que deve lá ficar ainda algum "mosto",será? como há aqui pessoas entendidas nestas matérias,o que é que acham? estou a ficar senil?
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Há carros que é igual fazer de uma maneira ou de outra, sobretudo os carros mais modernos. Actualmente quando desenham o motor têm esse pormenor em atenção.
Quanto aos antigos, apenas alguns motores dão porque na altura ainda não se tinha esse método em conta.
Concluindo, num motor recente não há que preocupar se usarem esse método pois já foi pensado na altura da concepção. Só se tem a ganhar, para a oficina (limpeza, prático) e para o cliente (rapidez).
Cumprimentos.
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Originalmente Colocado por ciber007 Ver PostHá carros que é igual fazer de uma maneira ou de outra, sobretudo os carros mais modernos. Actualmente quando desenham o motor têm esse pormenor em atenção.
Quanto aos antigos, apenas alguns motores dão porque na altura ainda não se tinha esse método em conta.
Concluindo, num motor recente não há que preocupar se usarem esse método pois já foi pensado na altura da concepção. Só se tem a ganhar, para a oficina (limpeza, prático) e para o cliente (rapidez).
Cumprimentos.
Não considero o meu clio 1.5 dci de 2003 um motor antigo e o metodo de aspiração não é indicado pelas razões referidas.
Até provarem-me ao contrário, motor novo ou antigo:
-o melhor metodo é o manual.
A rapidez deste processo ate hoje nunca se refletiu na conta final que tive que pagar: cobram sp 30 minutos de trabalho kdo faz-se isto em 3 mtos .Editado pela última vez por cliozao; 05 November 2009, 10:13.
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Originalmente Colocado por ciber007 Ver PostSe não se reflectiu então só têm de reclamar ou não ir lá mais.
Cumprimentos.
kdo keres responder alguém tens de ler os post anteriores:
"Kdo decidi deixar dar de ma...r a esses gajos da RENAULT e comecei a fazer eu mesmo o trabalho."
Caso não saibas estes trabalhos na marca estão tabelados (em unidades eu traduzi +- para minutos) igualmente em todos os concessionarios portanto não adianta nada reclamar.
Fica bem!
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Originalmente Colocado por ciber007 Ver PostHá carros que é igual fazer de uma maneira ou de outra, sobretudo os carros mais modernos. Actualmente quando desenham o motor têm esse pormenor em atenção.
Quanto aos antigos, apenas alguns motores dão porque na altura ainda não se tinha esse método em conta.
Concluindo, num motor recente não há que preocupar se usarem esse método pois já foi pensado na altura da concepção. Só se tem a ganhar, para a oficina (limpeza, prático) e para o cliente (rapidez).
Cumprimentos.
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Originalmente Colocado por PEDRO M Ver PostO problema é que numa estação de serviço os gajos enfiam a mangueira em qualquer carro,novo ou com 30 anos é tudo igual,e ainda dizem que é melhor para o cliente
O mecânico onde costumo ir disse que nem todos os carros dão, sobretudo os mais antigos. Já os novos ele diz que praticamente dão todos porque são desenvolvidos para se efectuar a mudança dessa forma.
Pelo que me informei, estas afirmações estão correctas. De qualquer forma é preciso assumir quando não dá, não é espetar a mangueira lá para dentro e siga.
Cumprimentos.
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Originalmente Colocado por Brunofig Ver PostFoi a pala dessa M**** da aspiração que Fo***** o motor da ex-Panda mk1 diesel van do meu pai.
Foi a 5 anos, como nao tinha sugado o oleo todo e foram meter la o oleo novo, ja tao a imaginar o que aconteceu, Motor na sucata
Eu que gostava tanto da carrinha, e viam-se poucas.
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Eu sou contra a mudança de óleo por aspiração:
1- o óleo nunca sai todo, pois não há 'escurrimento';
2- os motores novos têm 'falsos cárteres' para evitar a chapinhagem do óleo pela cambota. A sonda de aspiração nunca vai até baixo...
3- muitos motores têm o tubo da vareta do lado contrário ao do bujão, logo isso é indicativo que o óleo não irá sair pelo lado certo...
uma imagem vale por mim palavras (motor ford com 135.000km)
fiesta 005.jpg
fiesta 004.jpg
um artigo sobre este assunto:
Reportagens: Troca de leo | QUATRO RODAS
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Originalmente Colocado por Paramonte Ver PostMas se se mudar pelo bujão corre-se o risco de moer o bujão ou o próprio carter, neste caso a despesa é enorme.
Tb pode ficar c\ uma fuga. Qdo mudei o óleo na Roady ao me VW Golf V disseram-me que o precedimento que a VW aconselhava para os Golf V era por aspiração
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