Existem realidades que não se comparam, uma delas é comparar filosofias automóveis distintas, como o Alfa 159 e a 307 SW.
Mas a vida tem destas ironias. Como alguns sabem, fiquei em Outubro sem o meu querido Alfa.
E devido a contingências de vária ordem decidi comprar um carro usado, a escolha recaiu sobre uma 307 SW Black&Silver 1.6 HDI 90CV.
Devo dizer que por ser 90cv me assustou ao inicio. A estética está bem mais conseguida que a do 308 SW (a estética da traseira).
Dados técnicos:
Alfa 159 .19 JTDm 120 CV, 280 nm de binário, 1910 de cilindrada
Peugeot 307 SW 1.6 HDI 90 CV, 215 nm binário, 1560 de cilindrada
Alfa:
Pontos fortes - Condução irrepreensível, sensação de segurança como nunca experimentei. Estética sem paralelo.
Ponto fracos - Espaço interior, mala, consumo. Fosso até as 2000 rpm, especialmente a frio e nos minutos iniciais do AC em funcionamento.
307 SW
Pontos fortes - Consumos, espaço interior, superfície vidrada. Motor disfarça bem os 90 CV, em nenhuma situação fica atrás do JTDm.
Pontos fracos - Não permite grandes aventuras ao volante devido à altura e à filosofia de carro de família.
O motor 1.6 HDI já é meu conhecido, mas na versão de 110 CV e com FAP. Tendo inclusive ter possuído uma 307 SW sport. E os 90 CV desta SW não ficam atrás do de 110, julgo que por causa do FAP.
Devo dizer que a 307 SW na condução do dia-a-dia é melhor que a do Alfa, na deslocação casa-trabalho-casa. O Alfa é bem melhor para os dias em que queremos sentir o verdadeiro prazer de condução, que na deslocação casa-trabalho não é o percurso ideal.
Conclusão: Quem dá maior valor à emoção é comprador de Alfa. Quem dá à razão compra outro carro, no meu caso, uma 307 SW.
De referir que a 307 SW consumiu uma média de 5,8l em 1500 km e o Alfa a média era 8,2....
Mas a vida tem destas ironias. Como alguns sabem, fiquei em Outubro sem o meu querido Alfa.
E devido a contingências de vária ordem decidi comprar um carro usado, a escolha recaiu sobre uma 307 SW Black&Silver 1.6 HDI 90CV.
Devo dizer que por ser 90cv me assustou ao inicio. A estética está bem mais conseguida que a do 308 SW (a estética da traseira).
Dados técnicos:
Alfa 159 .19 JTDm 120 CV, 280 nm de binário, 1910 de cilindrada
Peugeot 307 SW 1.6 HDI 90 CV, 215 nm binário, 1560 de cilindrada
Alfa:
Pontos fortes - Condução irrepreensível, sensação de segurança como nunca experimentei. Estética sem paralelo.
Ponto fracos - Espaço interior, mala, consumo. Fosso até as 2000 rpm, especialmente a frio e nos minutos iniciais do AC em funcionamento.
307 SW
Pontos fortes - Consumos, espaço interior, superfície vidrada. Motor disfarça bem os 90 CV, em nenhuma situação fica atrás do JTDm.
Pontos fracos - Não permite grandes aventuras ao volante devido à altura e à filosofia de carro de família.
O motor 1.6 HDI já é meu conhecido, mas na versão de 110 CV e com FAP. Tendo inclusive ter possuído uma 307 SW sport. E os 90 CV desta SW não ficam atrás do de 110, julgo que por causa do FAP.
Devo dizer que a 307 SW na condução do dia-a-dia é melhor que a do Alfa, na deslocação casa-trabalho-casa. O Alfa é bem melhor para os dias em que queremos sentir o verdadeiro prazer de condução, que na deslocação casa-trabalho não é o percurso ideal.
Conclusão: Quem dá maior valor à emoção é comprador de Alfa. Quem dá à razão compra outro carro, no meu caso, uma 307 SW.
De referir que a 307 SW consumiu uma média de 5,8l em 1500 km e o Alfa a média era 8,2....
Comentário