Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Narcotraficantes utilizam aviões de grande porte no transporte de cocaína

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Crime] Narcotraficantes utilizam aviões de grande porte no transporte de cocaína

    já tinha lido no metro de hj mas fica a notícia:

    Lisboa – Foi encontrado no Mali os destroços de um Boeing utilizado pelos narcotraficantes no transporte de cocaína da Venezuela para a Guiné-Bissau, Guiné Con@cri e Senegal.
    Depois de utilizarem aviões de pequeno porte, mono motores e bimotores, no eixo América latina Guiné-Bissau, largando as mercadorias no arquipélago de Bijagós, os narcotraficantes estão a mudar de estratégia e passaram a utilizar velhos aviões cargo Boeing que atravessam o Atlântico e aterram pistas improvisadas no continente africano.

    Beneficiando do estado obsoleto dos radares e do precário controlo dos espaços aéreos nos países por onde transita a droga, os narcotraficantes, apoiados por sistemas de geolocalização satélite GPS, já conseguem aterrar aviões de grande porte em locais inóspitos. Situação reveladora que os narcotraficantes estão a utilizar cada vez mais meios sofisticados e pesados para o transporte de grandes quantidades droga, mas revela também o aumento da qualidade da logística das redes de narcotráfico nos países receptores.

    Os destroços de um destes aparelhos, Boeing, foram encontrados em Tarkint, região de Gao no sudeste do Mali. Supostamente este aparelho descolara da Venezuela com cerca de 10 toneladas de cocaína a bordo destinadas à Guiné-Bissau e Guiné-****cri, via Dakar, Senegal.

    Privilegiando os países politicamente frágeis e instáveis de África, onde consequentemente são elevados os níveis de corrupção e insegurança, os narcotraficantes encontraram no Mali um vasto território propício para descarregar as suas mercadorias.

    No Mali os narcotraficantes beneficiam também de um controlo fronteiriço quase inexistente que permite o trânsito de importantes quantidades de droga sem grandes dificuldades e aproveitam-se dos acordos multilaterais da CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África de Oeste), da qual são membros o Mali, Senegal, Guiné-Bissau, Cabo Verde e Guiné ****cri, que permite a «livre circulação de pessoas, direito de residência e estabelecimento».

    Em Março de 2009, o presidente cabo-verdiano, Pedro Pires, alertara os Chefes de Estado dos países membros da CEDEAO sobre a ameaça do tráfico de droga na região, que qualificara de «um poder paralelo que se rivaliza com o sistema legal», e deplorou a «inexistência de recursos para lutar contra este fenómeno» realçando a «fraqueza das instituições dos Estados membros da CEDEAO para se ocuparem do problema».

    Os narcotraficantes compreenderam que em vários países africanos é possível adquirir aviões de grande porte, obsoletos, por quantias insignificantes face aos benefícios gerados pela cocaína Várias companhias aéreas locais, proibidas de utilizarem o espaço aéreo europeu, vendem e compram com frequência este tipo de aparelhos por valores que rondam os 100 mil euros.

    A utilização de aviões cargo é comum no transporte ilícito de diamantes e armas. Este meio de transporte aumentou com a queda dos regimes pró-soviéticos na década de 90 permitiu a venda massiva de velhos Antonovs que a sua manutenção é hoje garantida com peças adquiridas na sucata onde se amontoam outros aparelhos acidentados.

    Rui Neumann
    (c) PNN Portuguese News Network

    #2
    Então, tem boa visão empresarial

    Comentário


      #3
      Não houve um caso de um avião da TAG que estava no aeroporto de Luanda e que desapareceu sem deixar rasto? Lembro-me de ouvir qualquer coisa a respeito. Agora se calhar dá para perceber onde foi parar.

      EDIT: bem que me parecia, é este caso http://www.strategypage.com/militaryforums/13-125.aspx
      Editado pela última vez por Porco; 18 November 2009, 23:32.

      Comentário


        #4
        ora bem,

        venezuela- combustível barato...

        aviões velhos - aviões baratos...

        despenham-nos com a droga que dá lucro dá para pagar avião, combustível

        e a droga é lançada em lugar inóspito...

        Comentário


          #5
          Se for para parar na Guiné Bissau até podiam levar de petroleiro que aquilo passa tudo...

          Comentário


            #6
            Inacreditável.
            Pode ter sucedido o mesmo ao que desapareceu recentemente?

            Comentário


              #7
              Apagar.

              Comentário

              AD fim dos posts Desktop

              Collapse

              Ad Fim dos Posts Mobile

              Collapse
              Working...
              X