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JEEP Cherokee 2.5 VM ou JEEP Cherokee 4.0 (GPL)

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    JEEP Cherokee 2.5 VM ou JEEP Cherokee 4.0 (GPL)

    Boas

    Gostaria que me dissessem os prós e contras de cada motor.
    Em relação ao motor VM, já sei que muitos vão dizer mal, mas ao que me consta, tendo regra no pé direito e não abusando do motor, consegue-se ter um motor minimamente fiável.
    Do motor 4.0 é que não tenho grandes informações, sendo que a ideia seria andar com ele a GPL. Os 6 cilindros do motor são em linha ou em V?

    Cumprimentos

    #2
    Originalmente Colocado por godfather89 Ver Post
    Boas

    Gostaria que me dissessem os prós e contras de cada motor.
    Em relação ao motor VM, já sei que muitos vão dizer mal, mas ao que me consta, tendo regra no pé direito e não abusando do motor, consegue-se ter um motor minimamente fiável.
    Do motor 4.0 é que não tenho grandes informações, sendo que a ideia seria andar com ele a GPL. Os 6 cilindros do motor são em linha ou em V?

    Cumprimentos
    esquece isso! Tive um e foi uma dor de cabeça!

    Para além disso a manutenção é mais cara que um Porsche! Roça o escandaloso, o valor da mão de obra e das peças. Para teres noção a substituição dos amortecedores da frente há cerca de 8 anos pediram-me, na Jeep, 2.000€ tinha 40.000kms e foi no limiar da garantia por isso colocaram de borla.
    Fora a junta da cabeça que levou com 60.000kms e um problema de concepção que faz com que o carro fuja exageradamente numa travagem forte em AE (100 ou mais)

    Compra um Patrol, ou qq coisa japonesa, são 10x's melhores que o Jeep.

    O Jeep só tem uma coisa, é um design engraçado.

    Comentário


      #3
      O VM 2.5 pode ser fiável, mas como não vai ser comprado novo, não se sabe qual foi o tratamento anterior, o que pode ter consequências graves.

      Quanto ao 4.0, é um 6 em linha. É óbvio que os consumos são diferentes, mas se for para conduzir nas calmas, e sem circuito urbano consegue-se médias abaixo dos 12.

      Quanto à fiabilidade do 4.0, bem, depois de ter conduzido cerca de 40 km's sem bomba de água ou ventoinha, porque se partiu a correia, e de só ter notado (aliás a minha mulher) que por vezes se ouviam uns estalos, quando reparei no ponteiro da temperatura, estava no limite, não da graduação, mas quase vergava o limitador.

      Quando chegou o reboque, confirmei a minha suposição: mais um carro para vender às peças.

      Surpresa: Nova correia, líquido refrigerante, óleo e voilá. Motor a bombar como sempre. Depois deste episódio passou a ser o motor mais fiável que conheço.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Jag Ver Post
        O VM 2.5 pode ser fiável, mas como não vai ser comprado novo, não se sabe qual foi o tratamento anterior, o que pode ter consequências graves.

        Quanto ao 4.0, é um 6 em linha. É óbvio que os consumos são diferentes, mas se for para conduzir nas calmas, e sem circuito urbano consegue-se médias abaixo dos 12.

        Quanto à fiabilidade do 4.0, bem, depois de ter conduzido cerca de 40 km's sem bomba de água ou ventoinha, porque se partiu a correia, e de só ter notado (aliás a minha mulher) que por vezes se ouviam uns estalos, quando reparei no ponteiro da temperatura, estava no limite, não da graduação, mas quase vergava o limitador.

        Quando chegou o reboque, confirmei a minha suposição: mais um carro para vender às peças.

        Surpresa: Nova correia, líquido refrigerante, óleo e voilá. Motor a bombar como sempre. Depois deste episódio passou a ser o motor mais fiável que conheço.
        Quantos km's fez com o carro em questão?
        À parte do episódio que me contou, teve mais algum problema de maior?
        Recomendava a sua compra?
        Sabe se existe o motor 4.0 com caixa manual? Na internet são quase todos caixa automática, os que não dizem, não sei até que ponto se esqueceram de colocar que seria.

        Andei a ver muitos jipes de outras marcas antes deste, mas depois de ter entrado num, simplesmente fiquei apaixonado. Vêm por norma "recheados" de extras (especialmente versão limited) e o ambiente a bordo impressionou-me bastante, com muitos detalhes a que dou valor.
        Editado pela última vez por godfather89; 28 November 2009, 17:33.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
          esquece isso! Tive um e foi uma dor de cabeça!

          Para além disso a manutenção é mais cara que um Porsche! Roça o escandaloso, o valor da mão de obra e das peças. Para teres noção a substituição dos amortecedores da frente há cerca de 8 anos pediram-me, na Jeep, 2.000€ tinha 40.000kms e foi no limiar da garantia por isso colocaram de borla.
          Fora a junta da cabeça que levou com 60.000kms e um problema de concepção que faz com que o carro fuja exageradamente numa travagem forte em AE (100 ou mais)

          Compra um Patrol, ou qq coisa japonesa, são 10x's melhores que o Jeep.

          O Jeep só tem uma coisa, é um design engraçado.
          mais coisa, menos coisa, provavelmente este relato deve ser o que mais se ouve quando se fala do Jeep 2.5 VM.
          eu também o ouvi quando andava para comprar um em 2005 e continuo hoje a ouvi-lo mesmo depois de ja ter feito 50.000kms e de ter tido zero problemas (para além do material de desgaste). comprei o meu na altura com 83.000kms.

          este Jeep tem, de facto, um feitio especial no que ao motor diz respeito: é capaz de performances muito interessantes em AE e de manter consumos abaixo dos 9 no dia-a-dia em condução normal.

          na minha opinião, e pelo preço a que se encontram, é uma excelente opção se se conseguir um com poucos kms e em bom estado ou, pelo menos, com garantia.

          Comentário


            #6
            Não sei se estes 2.5 deram problemas, os que conheço com problemas foram os 3.1 até 2001 se não me engano.

            é questão de averiguar mais um pouco em relação ao 2.5, sinceramente não sei.

            Mas o 4.0 é um motor minimamente bom. Se ficas com duvidas então recomendo optar por este motor

            Comentário


              #7
              Eu andei a sondar juntamente com o meu amigo godfather este carro, mais precisamente este motor.
              O que nos foi dito foi muito ambíguo, ou seja, tanto disseram bem como disseram mal.
              O motor VM já é sabido que era inicialmente um motor marítimo e as condições no mar são substancialmente diferentes das em terra.
              O sistema de refrigeração não está preparado para dar vazão ao aquecimento do motor quando este é solicitado em demasia, mas que se se fizer uma condução mais calma não deverá dar problemas.
              Aparte isto, tem uma excelente genica confesso.

              Quanto ao Jeep Cherokee eu fiquei impressionado com ele. O ambiente a bordo é de facto notável.
              Tem um certo pedigree.

              Comentário


                #8
                Deixo aqui a título de curiosidade, um vídeo do motor em questão mas no Grand Cherokee...(que belo som):
                YouTube - Flowmaster 70 on Grand Cherokee 4.0

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por godfather89 Ver Post
                  Quantos km's fez com o carro em questão?
                  À parte do episódio que me contou, teve mais algum problema de maior?
                  Recomendava a sua compra?
                  Sabe se existe o motor 4.0 com caixa manual? Na internet são quase todos caixa automática, os que não dizem, não sei até que ponto se esqueceram de colocar que seria.

                  Andei a ver muitos jipes de outras marcas antes deste, mas depois de ter entrado num, simplesmente fiquei apaixonado. Vêm por norma "recheados" de extras (especialmente versão limited) e o ambiente a bordo impressionou-me bastante, com muitos detalhes a que dou valor.
                  Fiz cerca de 40.000 km's. Depois deste problema fiz uns 10.000 km's, até que surgiu a oportunidade de o vender, mas o meu era um Grand Cherokee.

                  Fiquei com pena de o ter vendido, e hoje voltaria a comprar. Muito bem equipado, muito confortável, não dá para grandes velocidades, mas quando se aprende a conduzir é bastante bom.

                  O preço das peças é de facto bastante alto. Nunca fiz revisões na marca, mas a vantagem é que há bastante material na net.

                  Comentário


                    #10
                    Tens bom gosto

                    Eu gosto bastante do Cherokee, mas infelizmente o motor 2.5 não é muito fiável.. deste modo, eu aconselhava o 3.1 .. mas no Grand Cherokee.. a diferença em € é pequena: é que os Cherokee's tendem a estar sobrevalorizados face aos GCherokee's

                    Comentário


                      #11
                      Eu já tive 2 jipes com motores VM.
                      Primeiro um Toyota Land Cruiser 250 TurboDiesel de 1989 (motor ainda de cabeças independentes e 5 cilindros).
                      Neste momento temos um Grand Cherokee 2.5 TD.
                      Tanto um como outro apesar da (má) fama nunca tiveram problemas.
                      Mas o motor do grand cherokee é incomparavelmente superior.
                      O do Toyota tinha grande tendência para sobreaquecimento (bastava puxar um bocado na auto estrada). Já o do Grand Cherokee em condução normal quase nunca passa a temperatura normal.

                      O motor 2.5 TD do Grand Cherokee (penso que deve ser igual ao do Cherokee), puxa até bastante bem e os consumos até se podem considerar bons para o jipe em questão.
                      Peca por ser um pouco ruidoso, no entanto para já não tenho qualquer queixa. Dos carros que temos deve ser o que tem pior fama e foi o único que em 5 anos não teve um único problema (espero não me arrepender de dizer isto).
                      Em termos de conforto e equipamento também é bastante bom.

                      Deixo aqui um ensaio do Cherokee 2.5 TD:







                      Continua

                      (...)
                      Editado pela última vez por PRAP; 29 November 2009, 00:25.

                      Comentário


                        #12
                        Continuação:

                        E um do Grand Cherokee com o mesmo motor (neste caso, ao contrário do Cherokee a apreciação é bastante positiva):













                        Espero ter sido útil.

                        Cumprimentos
                        Editado pela última vez por PRAP; 29 November 2009, 00:26.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por PRAP Ver Post
                          Eu já tive 2 jipes com motores VM.
                          Primeiro um Toyota Land Cruiser 250 TurboDiesel de 1989 (motor ainda de cabeças independentes e 5 cilindros).
                          Neste momento temos um Grand Cherokee 2.5 TD.
                          Tanto um como outro apesar da (má) fama nunca tiveram problemas.
                          Mas o motor do grand cherokee é incomparavelmente superior.
                          O do Toyota tinha grande tendência para sobreaquecimento (bastava puxar um bocado na auto estrada). Já o do Grand Cherokee em condução normal quase nunca passa a temperatura normal.

                          O motor 2.5 TD do Grand Cherokee (penso que deve ser igual ao do Cherokee), puxa até bastante bem e os consumos até se podem considerar bons para o jipe em questão.
                          Peca por ser um pouco ruidoso, no entanto para já não tenho qualquer queixa. Dos carros que temos deve ser o que tem pior fama e foi o único que em 5 anos não teve um único problema (espero não me arrepender de dizer isto).
                          Em termos de conforto e equipamento também é bastante bom.

                          Deixo aqui um ensaio do Cherokee 2.5 TD:







                          Continua

                          (...)
                          o meu era igual a este mas com 3 portas e aversão Sport, a base, pois nem JLL tinha.

                          Comentário


                            #14
                            Obrigado PRAP pelos 2 ensaios que forneceste

                            Pedia que quem soubesse mais sobre o carro que se pronuncie.
                            Já agora material de desgaste (filtros, discos e pastilhas, etc.) é fácil de encontrar em lojas dedicadas a este tipo de venda? Preços?

                            Comentário


                              #15
                              Quando precisei fui comprando no concessionário, mas não deve haver dificuldade. No ebay há muito material. Pode haver com alguma frequência ruptura de stocks nos concessionários, vem tudo de Espanha. a marca das peças é Mopar.

                              Comentário


                                #16
                                Dá uma olhada neste tópico.

                                Vamos falar da Jeep - Fórum Autohoje TT

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por godfather89 Ver Post
                                  Obrigado PRAP pelos 2 ensaios que forneceste
                                  De nada
                                  Boa sorte na compra (independentemente do modelo/motor).
                                  Não sei se procuras um Cherokee mais antigo (início dos anos 90) ou mais recente (por volta de 99)... Mas numa pesquisa rápida vi que o preço dos Cherokee's (no caso dos mais recentes) é praticamente o mesmo que o de um grand cherokee, sendo este último bem melhor em conforto, equipamento, etc...
                                  Não preferias antes um grand cherokee?

                                  Em relação à manutenção normal se for feita na marca é de facto muito cara! Mas penso que talvez já não se justifique. Qualquer mecânico competente faz o mesmo serviço a preços muito mais acessíveis.
                                  O preço das peças é capaz de ser ligeiramente mais elevado que um carro comum, mas caso não tenhas avarias graves, creio que a manutenção comum não é exagerada (mas relativamente a isto não sou a pessoa mais indicada, porque o nosso praticamente não precisou de nada, à excepção das peças de desgaste comum)
                                  Quando o comprámos o stand gastou bastante dinheiro, pois o jipe tinha alguns problemas.
                                  Na nossa mão, para além da mautenção mais comum (óleos/fluidos, filtros, ...) levou 4 amortecedores novos (penso que ficou perto de 400 euros, mas já não me lembro bem pois já foi há uns anos) e 4 pneus novos...
                                  O Cherokee deve ser semelhante em termos de manutenção...

                                  Já agora se quiseres ver, hoje tirei umas fotos ao nosso: http://forum.autohoje.com/diario-de-...pag-7-a-7.html

                                  Cumprimentos
                                  Editado pela última vez por PRAP; 29 November 2009, 18:51.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por PRAP Ver Post
                                    De nada
                                    Boa sorte na compra (independentemente do modelo/motor).
                                    Não sei se procuras um Cherokee mais antigo (início dos anos 90) ou mais recente (por volta de 99)... Mas numa pesquisa rápida vi que o preço dos Cherokee's (no caso dos mais recentes) é praticamente o mesmo que o de um grand cherokee, sendo este último bem melhor em conforto, equipamento, etc...
                                    Não preferias antes um grand cherokee?

                                    Em relação à manutenção normal se for feita na marca é de facto muito cara! Mas penso que talvez já não se justifique. Qualquer mecânico competente faz o mesmo serviço a preços muito mais acessíveis.
                                    O preço das peças é capaz de ser ligeiramente mais elevado que um carro comum, mas caso não tenhas avarias graves, creio que a manutenção comum não é exagerada (mas relativamente a isto não sou a pessoa mais indicada, porque o nosso praticamente não precisou de nada, à excepção das peças de desgaste comum)
                                    Quando o comprámos o stand gastou bastante dinheiro, pois o jipe tinha alguns problemas.
                                    Na nossa mão, para além da mautenção mais comum (óleos/fluidos, filtros, ...) levou 4 amortecedores novos (penso que ficou perto de 400 euros, mas já não me lembro bem pois já foi há uns anos) e 4 pneus novos...
                                    O Cherokee deve ser semelhante em termos de manutenção...

                                    Já agora se quiseres ver, hoje tirei umas fotos ao nosso: http://forum.autohoje.com/diario-de-...pag-7-a-7.html

                                    Cumprimentos
                                    O modelo em questão seria o Cherokee 2.5 td (1998) e a escolha recai sobre este modelo por gostar mais do seu ar exterior (embora não tão imponente).

                                    Tive a ler umas coisas sobre os 2 modelos, falando especificamente do motor 2.5 VM e fica um tanto assustado com as coisas que são ditas. Sei que é um motor que não deve ser "abusado", mas também há casos de pessoas cuidadosas, mas que mesmo assim o carro tem um problema aqui e depois ali.
                                    Adorava ter o carro, mas fico com um bocado receio.

                                    O carro em questão tem garantia de 12 meses para motor e caixa, o que me deixa um tanto aliviado.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por SenhorVX Ver Post
                                      Dá uma olhada neste tópico.

                                      Vamos falar da Jeep - Fórum Autohoje TT

                                      Consegui tirar muita informação útil deste tópico que me deste. Obrigado!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por godfather89 Ver Post
                                        O modelo em questão seria o Cherokee 2.5 td (1998) e a escolha recai sobre este modelo por gostar mais do seu ar exterior (embora não tão imponente).
                                        Originalmente Colocado por godfather89 Ver Post

                                        Tive a ler umas coisas sobre os 2 modelos, falando especificamente do motor 2.5 VM e fica um tanto assustado com as coisas que são ditas. Sei que é um motor que não deve ser "abusado", mas também há casos de pessoas cuidadosas, mas que mesmo assim o carro tem um problema aqui e depois ali.
                                        Adorava ter o carro, mas fico com um bocado receio.

                                        O carro em questão tem garantia de 12 meses para motor e caixa, o que me deixa um tanto aliviado.
                                        Pois... Como em tudo nestes motores a sorte também é um factor
                                        Mas se tem garantia de motor e caixa eu não ficaria muito preocupado...
                                        Claro que problemas pode ter, até um motor com excelente fama pode ter graves problemas.
                                        É como tudo... Há alguns anos, quando comprámos o nosso um mecânico da Jeep disse que estes motores duravam consoante a utilização: segundo ele, se conduzidos nas calmas, sem abusar das rotações e sem sobreaquecimentos, são motores tão ou mais fiáveis que outros motores a gasóleo.
                                        Pelo contrário se conduzidos sempre no limite, provavelmente vão haver sobreaquecimentos, com consequente danificação da junta da colassa, etc...
                                        Mas se esse tem um ano de garantia, nesse tempo poderás ver bem bem o estado dele (pois nestes casos mesmo que sejamos cuidadosos o antigo proprietário pode não ter sido, e daí os relatos de problemas mesmo com condução preventiva).
                                        Se realmente estiver bom, é uma questão de ter os cuidados básicos (como por exemplo evitar rotações muito elevadas, pois estes motores têm até bastante binário a uma rotação baixa, como as 2000 rpm e ir vigiando o ponteiro da temperatura)
                                        Dessa maneira o jipe provavelmente irá durar muito tempo/Km's sem problemas

                                        Boa sorte.
                                        Editado pela última vez por PRAP; 29 November 2009, 20:59.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por godfather89 Ver Post
                                          Boas

                                          Gostaria que me dissessem os prós e contras de cada motor.
                                          Em relação ao motor VM, já sei que muitos vão dizer mal, mas ao que me consta, tendo regra no pé direito e não abusando do motor, consegue-se ter um motor minimamente fiável.
                                          Do motor 4.0 é que não tenho grandes informações, sendo que a ideia seria andar com ele a GPL. Os 6 cilindros do motor são em linha ou em V?

                                          Cumprimentos
                                          São em linha.

                                          Vais ser o Alfa ou Cherokee?

                                          Por se acaso ve este:

                                          Jeep grand cherokee 4.0 gpl - Em Auto Portal de Ricardo Ferreira

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                                            #22
                                            Esse motor VM, como no Range, tem o problema de um dia um gajo ta com pressa, aperta com ele, e começa a gastar agua.

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                                              #23
                                              Originalmente Colocado por bacalao Ver Post
                                              São em linha.

                                              Vais ser o Alfa ou Cherokee?

                                              Por se acaso ve este:

                                              Jeep grand cherokee 4.0 gpl - Em Auto Portal de Ricardo Ferreira
                                              A minha ideia seria o 4.0 a gpl, mas no Cherokee (XJ) e de preferência com manuais , coisa que é muita rara de se arranjar nestes carros (vem tudo com automáticas).

                                              Adoro fazer TT, mas após ter visto o alfa, acho que posso abdicar disso!

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