Sempre me pareceu, pelo que vou ouvindo, lendo e experimentando que há carros optimistas a declarar a potência e outros pessimistas.
Ainda que muitas vezes mais importante que os números em absoluto seja as curvas que geram (disponibilidade, linearidade, etc.) a verdade é que há vários carros que costumam medir mais potência que a declarada e vice-versa.
Por aqui pelo fórum há quem ache que isto é muito controlado por parte dos construtores. A mim ninguém me conseguiu convencer ainda desse controlo e como é feito.
De facto tive recentemente a possibilidade de assistir ao vivo e a cores à medição de potência de 3 carros e nos 3 os valores divergiram mais do que meia-duzia de cavalos dos valores declarados.
Até aqui podia-se pensar - um banco optimista, ou pessimista ! mas na questão é que as divergências não foram todas no mesmo sentido.
Assim aconteceu o seguinte:
Atmosférico gasolina, mediu mais 10 cv (cerca de 3.3 %)
Turbo diesel, mediu mais 14 cv (cerca de 6.9 %)
Turbo gasolina, mediu menos 9 cv (cerca de 5%)
O que ainda complementava com o facto de que outro atmosférico a gasolina já medido em vários modelos neste mesmo banco, mas não neste dia também costmava medir menos 20 a 25 cv (cerca de 5 a 6%)
Isto reforça a minha opinião de que há carros que tem mais cv que os declarados (e vice-versa) o que vos parece ?
Ainda que muitas vezes mais importante que os números em absoluto seja as curvas que geram (disponibilidade, linearidade, etc.) a verdade é que há vários carros que costumam medir mais potência que a declarada e vice-versa.
Por aqui pelo fórum há quem ache que isto é muito controlado por parte dos construtores. A mim ninguém me conseguiu convencer ainda desse controlo e como é feito.
De facto tive recentemente a possibilidade de assistir ao vivo e a cores à medição de potência de 3 carros e nos 3 os valores divergiram mais do que meia-duzia de cavalos dos valores declarados.
Até aqui podia-se pensar - um banco optimista, ou pessimista ! mas na questão é que as divergências não foram todas no mesmo sentido.
Assim aconteceu o seguinte:
Atmosférico gasolina, mediu mais 10 cv (cerca de 3.3 %)
Turbo diesel, mediu mais 14 cv (cerca de 6.9 %)
Turbo gasolina, mediu menos 9 cv (cerca de 5%)
O que ainda complementava com o facto de que outro atmosférico a gasolina já medido em vários modelos neste mesmo banco, mas não neste dia também costmava medir menos 20 a 25 cv (cerca de 5 a 6%)
Isto reforça a minha opinião de que há carros que tem mais cv que os declarados (e vice-versa) o que vos parece ?
Comentário