Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Curso de Medicina a caminho de Aveiro

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Saúde Curso de Medicina a caminho de Aveiro

    Curso de Medicina a caminho de Aveiro - JN


    Ministro poderá anunciar a decisão no 36º aniversário da Universidade.
    A Universidade de Aveiro (UA) deverá arrancar em 2011/12 com um curso de Medicina. A comissão internacional de avaliação ratificou o projecto, faltando o sim do ministro, que poderá anunciar a decisão no aniversário da UA.


    O curso de Medicina da UA será o nono em Portugal. O projecto aveirense já foi ratificado por uma comissão de avaliação internacional, requisito obrigatório, faltando a aprovação por parte do Ministério do Ensino Superior. Segundo apurou o JN, outras instituições, nomeadamente a Universidade Fernando Pessoa, a CESPU - Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (Paredes) e a Universidade Lusófona também mostraram interesse num curso de Medicina, mas a comissão internacional considerou inoportuna a aprovação.



    Salvato Trigo, reitor da Universidade Fernando Pessoa, adiantou, ao JN, que a instituição vai avançar com uma nova candidatura até ao final deste ano, assente no hospital universitário que a instituição vai criar em Paredes e que deverá estar pronto no final de 2011. A obra deverá arrancar, adianta o reitor, durante o primeiro trimestre de 2010.


    Fontes da Universidade de Aveiro, contactadas pelo JN, esperam que o ministro Mariano Gago anuncie o deferimento governamental no próximo dia 15, quando visitar a cidade, no âmbito das comemorações do 36º aniversário da UA.



    O curso de Medicina deverá arrancar no ano lectivo 2011/12, ficando instalado no Edifício das Ciências da Saúde, situado na zona do Crasto, no campus.



    O número de alunos a entrar em cada ano ainda não está definido, apesar de haver uma previsão. Mas dificilmente entrarão mais de 50 no primeiro ano.
    Segundo apurou o JN, o projecto do curso de Medicina de Aveiro conta com vários parceiros, nomeadamente três hospitais - Hospital de Aveiro, Hospital de Santa Maria da Feira e Hospital de Viseu - e o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), uma unidade orgânica da Universidade do Porto que colabora com o Hospital de Santo António, e que funcionará com um supervisor. A entrada de uma entidade com experiência na formação de médicos foi uma das exigências da comissão de avaliação internacional, tendo a escolha recaído no ICBAS.
    Outra obrigatoriedade dos peritos foi o número de camas com doentes onde os alunos possam exercer a parte prática. O Hospital de Aveiro não tem dimensão para, por si só, "acolher" um curso de Medicina, tendo por isso os responsáveis universitários associado os hospitais de Santa Maria da Feira e de Viseu, localidades onde os alunos poderão ficar durante alguns períodos em determinados módulos formativos. Os centros de saúde serão igualmente parceiros, devendo receber os estudantes.

    #2
    Será mais um para fazerem como na UBI: criam condições (infra-estruturas e vagas de estágio) para um curso com poucos alunos, e ao fim de 5 ou 6 anos de curso, já entram mais de 120 para o primeiro ano?

    Comentário

    AD fim dos posts Desktop

    Collapse

    Ad Fim dos Posts Mobile

    Collapse
    Working...
    X