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Rover 414 RT "VS" Citrõen Xantia 1.6

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    Rover 414 RT "VS" Citrõen Xantia 1.6

    Não é bem um comparativo, mas sim uma escolha entre estes 2 finalistas, na qual preciso de "ajuda", opiniões que me façam inclinar mais para um do que para o outro, se pudesse vinha os 2.

    De um lado temos um Rover 414 RT com 103cv, o mesmo (aparente) se encontra com uma kilometragem baixa 88.000 km´s e (supostamente) já com a correia mudada e principalmente com a junta (crónico nestes modelos) mudada, penso que seja só meter gota e andar e manutenção num futuro próximo não existe (coisa que me agrada). Este modelo não me é nada estranho, visto fui possuidor de um por 2 semanas, antes de entregar á minha mãe, carro que ainda tem e que muito gosta (é um 400 si plus de 2000, já dos últimos com 160.000km´s actuais), portanto sei o que a casa gasta.

    Pontos a favor: Ser o saloon

    Pontos conta: A côr (mas vive-se)

    Aqui vai o link do carro que poderá vir cá para casa:
    Rover 414 SI-ESTIMADO TROCO P/ COM, 1.700 EUR, Alcochete - Standvirtual

    Foto ilustrativa (de um 400):



    Do outro temos um Citrõen Xantia 1.6 8V 90cv, enontra-se (aparentemente) em igual estado e com uma kilometragem de apenas 72.000 km´s . É aqui que a vaca torce o rabo , nunca andei, experimentei e nem sequer entrei dentro de um. Fascina-me o facto de ler maravilhas da suspensão e de ser um carro com um conforto acima da média, MAS ser um carro a precisar de manutenção madrugadoras/preventivas, senão estamos em maus lençóis (coisa que me assusta um pouco). Não esquecer que foi um carro que me chamou muita atenção nos meus 16 anos, a memória ainda está fresca.

    Pontos a favor: Côr e conforto

    Pontos contra: manutenção cara

    Aqui vai o link:
    Citroën Xantia , 1.750 EUR, PENAFIEL - Standvirtual

    Foto ilustrativa:



    Qual dos 2 escolheriam e porquê?

    PS: O carro terá de vir, este fim de semana, o mais tardar no início da semana que vem.

    PS2: Irá ser utilizado por mim, mas passará para a "Maria", logo se resumiu a estas 2 escolhas, principalmente com aprovação dela (visto que o carro passará para ela)...

    PS3: Não coloquei a dúvida em fóruns da especialidade (fórum rover e fórum citrõen), porque estariam a inclinar para a paixão (puxar a brasa á sua sardinha, lool)...
    Editado pela última vez por Wolfman; 03 December 2009, 23:48.

    #2
    Eu tenho uma admiração muito grande pela Rover. Ainda assim, vou ser imparcial.

    O 400 tem melhor montagem e melhores materiais no interior. O espaço não é nada de especial atrás, talvez o Xantia seja melhor.

    Ambos curvam muito bem, embora de maneiras diferentes. O Xantia é, segundo dizem, mais filtrado.

    A nível de conforto o francês conseguirá ser ainda melhor, e tu que conheces o 400 sabes que não é fácil.

    O série K é mais interessante a nível de performance. No entanto, sabes que um dia o problema da junta pode bater novamente à porta.

    No 1.6 90 cv não estou a par de problemas, parece-me um bloco sem defeitos crónicos dignos de nota.

    Eu escolheria o 400, pelo motor, pela estética e pelo superior requinte/qualidade do interior.

    Não obstante, o Xantia é um excelente carro. E se fosse um 2.0...pensava duas vezes.

    Comentário


      #3
      Atenção que no anuncio do Xantia indica 67 cv.


      Nunca tendo andado em nenhum, talvez escolhesse o Citroen.

      Porque dizes que a manutenção é mais cara? Sempre pensei que na Rover, por já não estar em comercialização ficasse mais caro em peças

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Irascivel Ver Post
        Atenção que no anuncio do Xantia indica 67 cv.


        Nunca tendo andado em nenhum, talvez escolhesse o Citroen.

        Porque dizes que a manutenção é mais cara? Sempre pensei que na Rover, por já não estar em comercialização ficasse mais caro em peças
        Há vários anúncios em que a potência está errada.

        A manutenção de um Rover com este motor é tão barata como noutro 4 cilindros qualquer. Tem filtros normais, óleo normal...

        A nível de outro tipo de peças (painéis, por exemplo) não são das mais baratas...mas até baixaram de preço face ao que custavam quando a marca ainda era viva. E desengane-se quem pensa que há falta de peças ou que estas demoram muito a ser entregues, etc etc.

        Comentário


          #5
          se a duvida é entre esses dois exemplares escolhia o Rover sem sombra de duvidas não sei se é gralha mas o anuncio do xantia indica:712.341 KM o carro era de algum taxista

          Comentário


            #6
            Citroen Xantia

            55.jpg

            Adult occupant protection

            Frontal impact driver
            Frontal impact passenger
            Side impact driver



            The Xantia scored two stars, mainly as a result of the poor protection offered to the driver's head and chest in the side impact, and passenger compartment structural instability in the frontal impact. The two-star rating also resulted from the poor protection offered to the driver's chest, knees, thighs and pelvis in the frontal test. In this test, only the lower legs had good protection. There was excessive intrusion of the footwell, and stiff structures designed into the lower facia increased the risk of injury to the driver's knees, thighs and pelvis. In the side-impact test, the driver's head struck the pillar between the front and rear doors, and protection for this body region and for the chest was rated as poor. The Citroen Xantia has a standard-fit airbag that provided adequate head protection during the frontal impact.

            Euro NCAP - For safer cars | Citroen Xantia

            Honda Civic (penso que se possa considerar como irmao gemeo do Rover)

            thumb__mediaplayerpreview.jpg

            Adult occupant protection

            Frontal impact driver
            Frontal impact passenger


            Euro NCAP - For safer cars | Honda Civic
            Editado pela última vez por GTTDI; 04 December 2009, 08:41.

            Comentário


              #7


              http://forum.autohoje.com/road-book/...guranca-3.html





              http://forum.autohoje.com/road-book/...guranca-3.html

              Espero que isto ajude

              Comentário


                #8
                Por esses preços...cheira-me a problemas em ambos os carros.

                Mas ainda assim, o Xantia parece-me 1 melhor opção. Obviamente carros com esses anos estão sempre sujeitos à sorte ou azar, mas o Rover é 1 marca problemática por norma...logo maior probabilidade de ires para o azar.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por setyoureyestozion Ver Post
                  Por esses preços...cheira-me a problemas em ambos os carros.

                  Mas ainda assim, o Xantia parece-me 1 melhor opção. Obviamente carros com esses anos estão sempre sujeitos à sorte ou azar, mas o Rover é 1 marca problemática por norma...logo maior probabilidade de ires para o azar.
                  É o preço normal para exemplares em estado razoável. E carros com esta idade não estão sujeitos à sorte ou azar...estão sujeitos ao trato que levaram e consequente desgaste dos componentes.

                  Além da junta, que problemas é que este 414 dá?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por carregalhe Ver Post
                    É o preço normal para exemplares em estado razoável. E carros com esta idade não estão sujeitos à sorte ou azar...estão sujeitos ao trato que levaram e consequente desgaste dos componentes.

                    Além da junta, que problemas é que este 414 dá?
                    Exacto, é o preço normal nestes carros destes anos e não acho que os carros sejam tão antigos e gastos, afinal nem 100mil km´s têm e é como em tudo o uso e trato ditam.

                    A junta pode-se afimar que é um feitio, podemos tomá-la como um componente de troca obrigatória, tal como as correias, se é que existe as "novas" juntas que apagam o problema.

                    Tive uma 416 Tourer (XW) de ´97 e tinha-a comprado usada e espetei-lhe 20 mil km´s em 8 meses, foi bem escolhida e nunca me deu problemas nenhuns, tinha 147mil km´s e 1 só dono, logo a fama que os rover´s têm não passa disso mesmo, má fama, quem os conhece sabe que estão um furo acima da concorrência por menos dinheiro.

                    O 414 RT estava escolhido, mas devido ao carro estar longe, ponderei no assunto e não me apetece dar voltas e voltas para ir buscar o carro, com pena minha...

                    Comentário


                      #11
                      Wolfman, (obviamente que tens noção disto ), mas cuidado com os km's anunciados...
                      Podem e muito provavelmente serão adulterados, ou entao o rover já tem alguns defeitos que ainda não deveriam ter surgido. Digo isto pois já precisou de muita coisa: embraiagem, junta, pintura...acho muita coisa para 1 carro com poucos km's
                      Só mesmo vendo no local.
                      Não vou dar minha opinião porque a como mostra a minha imagem do avatar não ia ser imparcial

                      Comentário


                        #12
                        Boas. Embora o meu xantia seja o 1.8 vou-te dar as informações que posso em relação ao citro.
                        Em relação ao motor diz-se que é demasiado curto para o carro em questão, o que o torna bastante gastador. Não sei que percursos iras fazer mas se a maioria for em cidade ou em voltas pequenas podes contar com consumos sempre para cima de 10l. Em percursos de estrada aberta ou auto estrada é um bloco bastante rezoavel de utilizar e com consumos aceitaveis.
                        Em termos de conforto e se todos os elementos da suspensão estiverem em perfeito estado, não tens nada melhor no mercado.
                        As revisões estão dentro da media dos concorrentes, embora quando tiveres de mexer nos componentes da suspenção os preços sejam sempre mais elevados que numa suspensão dita normal.
                        O ideal seria teres alguem que percebesse deste tipo de suspensões e que pudesse fazer um avaliação ao seu estado, pois caso contrário arrisca-te a ter de gastar muitos euros para a pôr em condições.
                        Espero ter ajudado e qualquer coisa apita!

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