Será que alguma vez vamos voltar a ver uma competição automóvel tão interessante e fascinante como esta, onde havia pilotos a sério em vez de cocós como os de hoje?
Têm sorte de pertencer a uma geração que assistiu a estas maravilhas, duvido que no futuro possamos voltar a ver coisas destas ao vivo, o que é pena infelizmente.
Eu acho que as imagens desse vídeo estão mesmo aceleradas... (a sério)
E nã acho que fosse muito rápidos para os padrões de hoje. Não tenhas dúvidas que um WRC com 300 e picos cavalos é muito mais rápido que um Grp.B de 500-550.
acho que são bem reais
eram motores com rodas,
actualmente é a tecnologia,sincronizada com o piloto.
naquela epoca, eram "verdadeiros pilotos"
não haviam as ajudas da eletronica de hoje em dia
acho que são bem reais
eram motores com rodas,
actualmente é a tecnologia,sincronizada com o piloto.
naquela epoca, eram "verdadeiros pilotos"
não haviam as ajudas da eletronica de hoje em dia
claro que são reais! foi uma expressão tal e a velocidade que levam...
Within hours of Toivonen's accident, Jean-Marie Balestre and the FISA decided to ban Group B cars from competing in the 1987 season.[49][50] The planned Group S was also cancelled and manufacturers got stuck with cars they could not race.[51]Audi and Ford withdrew from Group B racing immediately, but other teams competed until the end of the season. The Tour de Corse continued the next day and Bruno Saby won with his Peugeot 205 Turbo 16 E2.[52] Prior to Santos' and Toivonen's crashes, many commentators and drivers had warned of accidents resulting from drivers simply being unable to control their powerful cars. FISA was criticised for recognising the problem too late.[45] A FISA investigation later proved that drivers' reactions were too slow to keep up with the speed of the Group B cars, and drivers' eyes could not adjust their focus between the fast corners, resulting in tunnel vision.[45] However, due to the high speed of the cars, rallying was more popular among spectators than ever. FISA had to face criticism also for overreacting to Toivonen's accident. John Davenport, author and former rally co-driver, stated in 2004 that "Group B could have been tamed. They were only unsafe in so much as the fuel system, which caused Toivonen's death, and the crowd control needed changing – it wasn't the actual cars."[53] Group B cars have been described as "too fast to race."[54]
Within hours of Toivonen's accident, Jean-Marie Balestre and the FISA decided to ban Group B cars from competing in the 1987 season.[49][50] The planned Group S was also cancelled and manufacturers got stuck with cars they could not race.[51]Audi and Ford withdrew from Group B racing immediately, but other teams competed until the end of the season. The Tour de Corse continued the next day and Bruno Saby won with his Peugeot 205 Turbo 16 E2.[52] Prior to Santos' and Toivonen's crashes, many commentators and drivers had warned of accidents resulting from drivers simply being unable to control their powerful cars. FISA was criticised for recognising the problem too late.[45] A FISA investigation later proved that drivers' reactions were too slow to keep up with the speed of the Group B cars, and drivers' eyes could not adjust their focus between the fast corners, resulting in tunnel vision.[45] However, due to the high speed of the cars, rallying was more popular among spectators than ever. FISA had to face criticism also for overreacting to Toivonen's accident. John Davenport, author and former rally co-driver, stated in 2004 that "Group B could have been tamed. They were only unsafe in so much as the fuel system, which caused Toivonen's death, and the crowd control needed changing – it wasn't the actual cars."[53] Group B cars have been described as "too fast to race."[54]
So true. Qts vezes parece que o completamente carro vais descontrolado.
Hoje os carros andam depressa e de lado, mas parece que a coisa é bem planeada.
E não havia patilhas no volante, controlos disto e daquilo, espectadores em cima da estrada.....
Naquela altura era mais do estilo: vou fazer isto e deve acontecer aquilo! E depois logo se via!
Imaginar 600 cvs naqueles carros!!!!
Não me admirava que chegassem a ter medo. Eram condições inimagináveis nos dias de hoje.
Assim de repente o mais perto será nos dias de hoje as subidas de montanha. Mas o público está bem afastado e são estradas de asfalto e carros com tecnologia dos dias de hoje.
Eu acho que as imagens desse vídeo estão mesmo aceleradas... (a sério)
E nã acho que fosse muito rápidos para os padrões de hoje. Não tenhas dúvidas que um WRC com 300 e picos cavalos é muito mais rápido que um Grp.B de 500-550.
Estão sem dúvida aceleradas. Nota-se perfeitamente o movimento pouco natural dos espectadores, a não ser que estejam todos com uma ressaca de crack...
Já na rapidez, acho que eram carros muito mais brutais, e se tivessem as ajudas ou a tracção dos de hoje, davam grande abada aos actuais.
As condições dos rallies parecem-me bem piores do que as actuais.
Estão sem dúvida aceleradas. Nota-se perfeitamente o movimento pouco natural dos espectadores, a não ser que estejam todos com uma ressaca de crack...
Já na rapidez, acho que eram carros muito mais brutais, e se tivessem as ajudas ou a tracção dos de hoje, davam grande abada aos actuais.
As condições dos rallies parecem-me bem piores do que as actuais.
Lol nao me parece que seja do crack
ps: os carros mais proximos de group B hoje em dia penso que sejam os que vao a peak pikes
Estão sem dúvida aceleradas. Nota-se perfeitamente o movimento pouco natural dos espectadores, a não ser que estejam todos com uma ressaca de crack...
Já na rapidez, acho que eram carros muito mais brutais, e se tivessem as ajudas ou a tracção dos de hoje, davam grande abada aos actuais.
As condições dos rallies parecem-me bem piores do que as actuais.
Sim, mas esquecendo as condicionantes, o mesmo troço de rali feito hoje pelo Loeb ou feito pelo Rohrl em 86 não tenho dúvidas (mas posso estar errado) que Loeb ganhava e não devia ser assim por tão pouco.
Claro, isto visto desta maneira vale o vale, é apenas um um número, uma grandeza temporal que nunca conseguirá apagar tudo o resto.
E falando ainda da potência.. A potência não ganha provas, basta ver quem ganhou o WRC em 1985 e 1986 (claro que em 86 as coisas foram diferentes) que foram os anos de maior loucura na evolução dos carros. Ganhou um dos menos potentes, mais pequenino, mais discreto mas que era talvez o mais bem equilibrado e o mais bem pensado. Certamente não era o mais espectacular, ai não era não.
eu ja tive esta "discussão" tanta vez com amigos... como é óbvio para quem gosta de ralis ja viu praticamente todos os vídeos que aqui estão.
eu não teimo, não é do meu tempo, nunca os vi ao vivo, apenas carros de WRC...
a minha primeira sensação foi que estavam acelerados, mas quando disse isso, quem os viu ao vivo ia-me "batendo" lol como não e a minha área ( vídeo ) também não consigo descortinar movimentos óbvios tanto espectadores como carros ou movimentos de pilotos que seja óbvio que estão acelerados...
Pelos espectadores e pelas imagens em que se pode ver arvores, não parecem aceleradas. Mas volta e meia, uma ou outra imagem, principalmente à saida de curvas lentas parece que aquilo acelera um pouco.
E sim, vi, pelo menos uma vez, um Audi quattro. E ia a Michelle a conduzir. Acho.
Vejam a 2 minutos e 48.
Editado pela última vez por Zix; 11 December 2009, 22:40.
para além das razões apontadas, parece que estavam a ter popularidade idênctica à da F1 para além de potências idênticas e às vezes superiores, e por isso, também, foram banidos.
Isto é que eram tempos. Tanto se escreveu e se disse sobre o fim da melhor era de Rallies de sempre. So tenho pena de ser muito pequeno na altura, mas os videos e os relatos do meu pai ajudam à festa.
A razao de terem sido banidos vai muito para alem dos acidentes e do Too Fast to Race.
Corriam os loucos anos 80 e este desporto em que nao se pagava nada para assistir, começava a ganhar uma massa adepta enorme. A meu ver foi a propria FISA que quis assassinar o Grupo B, em detrimento de outros desportos como a F1,que segundo o que tenho lido nao dispertava tanto interesse como os Rallys estavam a fazer, ja para nao dizer que estes estavam quase tao rapidos comos os F1, basta relembrar o tempo feito pelo Lancia S4 no Estoril em 86. Se fosse partir para o grande premio do dia seguinte, partia da 6ª posição
A receita para a morte estava lançada, carros cada vez mais e mais potentes, mas principalmente multidoes cada vez mais alucinadas. Segundo, o meu pai, ir para a Rampa de Fafe era como ir pa um concerto de uma banda mitica, muita gente e todos muito cedo la estavam a disputar lugares mesmo a beira da estrada.
Nao tenho duvida que hoje em dia, em troços mais sinuosos, as bestas nao fossem desafio a altura para os WRC, mas em troços com muitas rectas e curvas rapidas, ai a conversa era outra ( desconfio duma abada gigante). Basta lembrar as aceleraçoes e pontas dos grupo B face aos WRC. Em 86, os mais competitivos registavam aceleraçoes 0-100km/h no segundo 3 baixo, alguns chegando mesmo a andar na casa do segundo 2, com pontas superiores aos 250km/h.
Para mim hoje em dia o Rally esta a morrer, nao tem a diversidade de marcas que costumava ter nem aquela magia.
Editado pela última vez por Nax; 13 December 2009, 11:28.
Isto é que eram tempos. Tanto se escreveu e se disse sobre o fim da melhor era de Rallies de sempre. So tenho pena de ser muito pequeno na altura, mas os videos e os relatos do meu pai ajudam à festa.
A razao de terem sido banidos vai muito para alem dos acidentes e do Too Fast to Race.
Corriam os loucos anos 80 e este desporto em que nao se pagava nada para assistir, começava a ganhar uma massa adepta enorme. A meu ver foi a propria FISA que quis assassinar o Grupo B, em detrimento de outros desportos como a F1,que segundo o que tenho lido nao dispertava tanto interesse como os Rallys estavam a fazer, ja para nao dizer que estes estavam quase tao rapidos comos os F1, basta relembrar o tempo feito pelo Lancia S4 no Estoril em 86. Se fosse partir para o grande premio do dia seguinte, partia da 6ª posição
A receita para a morte estava lançada, carros cada vez mais e mais potentes, mas principalmente multidoes cada vez mais alucinadas. Segundo, o meu pai, ir para a Rampa de Fafe era como ir pa um concerto de uma banda mitica, muita gente e todos muito cedo la estavam a disputar lugares mesmo a beira da estrada. Nao tenho duvida que hoje em dia, em troços mais sinuosos, as bestas nao fossem desafio a altura para os WRC, mas em troços com muitas rectas e curvas rapidas, ai a conversa era outra ( desconfio duma abada gigante). Basta lembrar as aceleraçoes e pontas dos grupo B face aos WRC. Em 86, os mais competitivos registavam aceleraçoes 0-100km/h no segundo 3 baixo, alguns chegando mesmo a andar na casa do segundo 2, com pontas superiores aos 250km/h.
Para mim hoje em dia o Rally esta a morrer, nao tem a diversidade de marcas que costumava ter nem aquela magia.
É verdade sim Sr.
Outro dia, a chegar à Serra da Penha pela estrada Guimarães-Fafe alguém disse: Lembram-se de estarmos aqui parados nas filas para o Rally e passarem os carros em ligação e os putos daquela escolinha (uma escola pequenina que tem mesmo à entrada da Serra Penha) virem todos para a janelas com bandeirinhas de Portugal pequeninas a acenarem para os carros?
Imagino, a pena que eu tenho de não ter assistido a esses episódios.
Edit: Quanto ao resto do post, os WRC também fazem o típico exercício de aceleração na casa dos 3seg. E não precisam de mais top speed porque raramente precisam dela. O binário faz mesmo milagres neste caso. (700Nm e potência máxima desde as 3000 rpms para aí....)
Editado pela última vez por Bj40; 13 December 2009, 12:18.
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