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Renault Clio - Luz do Imobilizador

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    Renault Clio - Luz do Imobilizador

    Boa tarde,

    Tenho um clio fase II de 2000, comercial (societé).

    Hoje aconteceu-me uma situação que poderia ter sido bastante chata. Ao ligar o carro, aparece sempre uma luz vermelha no painel de bordo de forma permanente, que depois se desliga e ligo o motor.

    Hoje a luz ficou a piscar intermitentemente e nao desligava, sendo que eu depois tentava ligar o carro e não conseguia. O motor ficava a "engonhar". Esta situação já me aconteceu, mas era só retirar e voltar a colocar a chave e siga a marcha. Hoje fiz isto umas 20 x´s... e nada! Até que decidi empurrar o carro para trás, para depois o ligar c/ a embraiagem. Após fazer isto tentei mais uma vez ligar a viatura e voilá... já deu!

    Não percebi! Alguém me sabe dizer o que pode estar a causar a luz intermitente e imobilizadora do veículo?

    Obrigado

    #2
    Tenho um carro igual ao teu e já tive um problema semelhante: tentava ligar o carro e ele não pegava, ficando com a luz do imobilizador permanentemente ligada.
    A causa do problema residia nos relés de ignição. Trocaram-se e ele ficou como novo.
    Agora no teu caso falas em luz intermitente e aí poderá ser outro problema. Já experimentaste trocar de chave?

    Comentário


      #3
      No carro da minha mulher, passado uns 15 dias depois de ter comprado o carro usado, pura e simplesmente nao ligou, (depis de algumas vezes custar a ligar, mas nao ter ligado ao assunto) depois de ler o manual e ver a chave, conclui que seria da chave estar muito usada e desgastada. Foi necessario ir buscar a 2a chave e passou a ligar sempre bem.

      Comentário


        #4
        O que é um Clio fase II de 2000 ?

        Comentário


          #5
          Pilha da chave do imobilizador.

          Comentário


            #6
            Tens bateria?

            Comentário


              #7
              Bom dia.

              Sim o carro tem bateria.

              É possíve que seja da chave gasta, realmente ela já está a acusar algum cansaço. Afinal de contas são 445 mil Km! =)

              O carro em breve vai à renaut pelo que lá irei pedir explicações mais pormenorizadas. Qt aos relés da ignição penso que seja possíve, mas a luz era intermitente e não permanente.

              Peço desculpa, não é fase II, mas sim fase 1.

              Comentário


                #8
                Sincroniza de novo a chave com o carro.
                Isso da luz ficar a piscar sempre é o imobilizador do carro que não detectou a tua chave como sendo a genuína dele.

                Faz assim...dentro do carro e com a chave na mão pressiona 5seg. o botão de trancar as portas. A tal luz vai-te ficar fixa...ai carregas no teu comando como se fosses abrir ou fechar o carro (carrega só uma vez).
                O carro vai trancar e destrancar as portas.

                Está feito... Deve resolver o teu problema. Mas em todo o carro troca a pilha do comando...também não fica assim tão caro


                Cumprs

                Comentário


                  #9
                  VIPAUER,

                  Muito obrigado pelo conselho. No entanto não posso fazer isso. O meu carro não tem comando de fecho central. É um carro comercial, a versão base pelo que nem isso tem. É fechar e abrir com a chave.

                  Depois do que se passou, já tive que ligar o carro umas 6/7x e nunca mais me aconteceu, mas volta e 1/2 pode acontecer e depois...

                  Penso que todos estamos de acordo que o problema será mesmo da chave, correcto?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por camisola25 Ver Post
                    VIPAUER,

                    Muito obrigado pelo conselho. No entanto não posso fazer isso. O meu carro não tem comando de fecho central. É um carro comercial, a versão base pelo que nem isso tem. É fechar e abrir com a chave.

                    Depois do que se passou, já tive que ligar o carro umas 6/7x e nunca mais me aconteceu, mas volta e 1/2 pode acontecer e depois...

                    Penso que todos estamos de acordo que o problema será mesmo da chave, correcto?

                    O meu também é comercial

                    Mas prontos...é assim. Dentro da chave tens um rectângulo preto (tipo um chip) e é isso que informa ao imobilizador que a chave é a correcta. À volta do canhão tens o sensor do imobilizador para detectar a chave.

                    Primeiro tenta limpar os contactos desse sensor que está à volta do canhão. E depois tenta também limpar a chave e recolocar no sitio o tal "chip".

                    Isso não é nada mais nada menos que problema do imobilizador em reconhecer a chave.


                    Cumprs

                    Comentário


                      #11
                      Desconhecia isso por completo! Obrigado

                      Sendo assim vou limpar o canhão e abrir a chave, espero não fazer asneiras c/ a chave

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por camisola25 Ver Post
                        Desconhecia isso por completo! Obrigado

                        Sendo assim vou limpar o canhão e abrir a chave, espero não fazer asneiras c/ a chave
                        Já abri a chave.

                        Antes de a abrir reparei que algo não estava bem, pois ouvia-se algo solto. Entretanto ao abrir verfiquei que relamente o transmitor não estava correctamente colocado. Coloquei-o bem e até agora 5*.

                        Obrigado VIPAUER

                        Comentário


                          #13
                          É normal quando o chip da chave não está no sitio correcto o imobilizador não detectar a chave como sendo a genuina.

                          Sendo só isso está resolvido.


                          Cumprs

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por camisola25 Ver Post
                            Boa tarde,

                            Tenho um clio fase II de 2000, comercial (societé).

                            Hoje aconteceu-me uma situação que poderia ter sido bastante chata. Ao ligar o carro, aparece sempre uma luz vermelha no painel de bordo de forma permanente, que depois se desliga e ligo o motor.

                            Hoje a luz ficou a piscar intermitentemente e nao desligava, sendo que eu depois tentava ligar o carro e não conseguia. O motor ficava a "engonhar". Esta situação já me aconteceu, mas era só retirar e voltar a colocar a chave e siga a marcha. Hoje fiz isto umas 20 x´s... e nada! Até que decidi empurrar o carro para trás, para depois o ligar c/ a embraiagem. Após fazer isto tentei mais uma vez ligar a viatura e voilá... já deu!

                            Não percebi! Alguém me sabe dizer o que pode estar a causar a luz intermitente e imobilizadora do veículo?

                            Obrigado
                            Também tenho um carro igual e esse problema e o vwbora respondeu noutra thread:

                            Originalmente Colocado por vwbora
                            na minha opinião tem a ver com a chave ou ignição (imobilizador) andas sempre com a mesma chave? se usares outra também acontece? por ai acho que se pode fazer o despiste de ser a chave ou algo mais..atenção pouco percebo da questão são palpites, a chave caiu?cumps
                            De facto, a chave já caiu umas quantas vezes, mas depois de encontrar esta thread e a hipótese da chave surgir, já tive uma nova situação hoje de manhã em que tentei pegar com a chave mais usada e não consegui, a luz intermitente do alarme indica-me logo que o carro não vai pegar, agarrei na chave de substituição que já tinha á mão e experimentei tendo o carro pegado logo, sem luz intermitente do alarme.

                            Portanto confirma-se, é mesmo a chave, lá tenho de ir gastar mais uns euros em mandar fazer uma...

                            EDIT:
                            Originalmente Colocado por camisola25
                            Já abri a chave.

                            Antes de a abrir reparei que algo não estava bem, pois ouvia-se algo solto. Entretanto ao abrir verfiquei que relamente o transmitor não estava correctamente colocado. Coloquei-o bem e até agora 5*.
                            Agora reparei que a minha chave também tem algo solto! antes não tinha reparado porque tinha outras chaves junto com a do carro, mas agora segurei nas chaves e oiço algo á solta dentro da chave, tou a tentar abrir, mas não consigo, parece-me que se abre deslizando a duas metades, mas ainda não consegui.
                            Editado pela última vez por lusonico; 07 January 2010, 16:37.

                            Comentário


                              #15
                              Sim, a chave abre-se deslizando.

                              Cuidado p/ nao magoar os dedos p/ é muito fácil uma pessoa aleijar-se.

                              Depois de abrir é só colocar o transmitor correctamente, fechar e siga!

                              Comentário


                                #16
                                no meu twingo tive o mesmo problema. uma peça solta que ajuda a segurar a pilha, mas em nada isso interferia de abrir e fechar o carro. simplesmente não o mete a trabalhar. comecei a usar a outra chave. só espero que esta não dê o berro.
                                o problema é mesmo do chip.
                                Para abrir a chave tira-a do porta chaves. depois no buraco onde inseres o porta chaves metes a ponta de uma chave de fendas e fazes dela uma especie de alavanca. abre sem riscar

                                Comentário


                                  #17
                                  Tenho uma fiat marea weekend e já me aconteceu algo semelhante, a luz "code" laranja fica constantemente acesa e não consigo pô-la a trabalhar, aliás hoje voltou a acontecer mas á 7 tentativa lá consegui , o que tive que fazer na altura e hoje assim que cheguei a casa foi recodificar as chaves "inclusive a suplente" com o sistema imobilizador da carrinha, posso descrever os passos, apesar de eu achar que não vai servir de muito para o seu caso mas pode ajudar outros proprietários de carros fiat:


                                  1.Pegue todas as chaves que vão ser usadas no carro. Devem ter no mínimo 3
                                  chaves sendo 2 azuis (chaves que vão ser usadas no dia-a-dia) e 1 vermelha (esta
                                  é a chave mestre que vai ser usada para liberar o uso das outras chaves);
                                  2.Coloque a chave Vermelha no cilindro de ignição e vire para a posição de MARCHA (MAR);
                                  3.Aguarde a lâmpada do code acender e apagar;
                                  4.Logo após apagar retire a Chave vermelha num prazo de 2 segundos no máximo;
                                  5.Insira uma das chaves azuis no prazo de 10 segundos e vire a chaves para a posição MAR.
                                  6.Com a chave nesta posição a lâmpada do code vai acender e apagar;
                                  7.Após a lâmpada se apagar retire a chave obedecendo o limite de 2 segundos e coloque a
                                  próxima chave num prazo maximo de 10 segundos. Repita o procedimento com todas as chaves
                                  azuis sempre obedecendo o tempo e lembrando que so podemos codificar no maximo sete chaves.
                                  8.Quando você codificar a ultima chave, coloque a Chave Mestre (vermelha) e vire-a para MAR.
                                  9.A lâmpada indicadora do CODE se ascenderá e apagara logo em seguida. Quando a lâmpada se
                                  apagar o processo de codificação esta terminado.
                                  10.Por ultimo e não mais importante, teste todas as chaves.

                                  Comentário


                                    #18
                                    se for de chip soldado no comando,poe a chave ate ligar o painel e o imobilizador a piscar sistematicamente.prime o botao da chave do centralizado,volta atras sempre a premir o botao e volta a acender o painel.o imobilizador deve acender e apagar logo.deve dar no meu clioII de 99 tambem era assim que fazia e durou varios meses ate perder mm o codigo.abraço e da noticias

                                    Comentário


                                      #19
                                      Bom dia,

                                      O problema foi mesmo a o chip estar solto dentro da chave. Abri a chave, coloquei o chip no sitio correcto e a partir daí nunca mais tive qualquer problema.

                                      Obrigado pelos conselhos.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por camisola25 Ver Post
                                        Bom dia,

                                        O problema foi mesmo a o chip estar solto dentro da chave. Abri a chave, coloquei o chip no sitio correcto e a partir daí nunca mais tive qualquer problema.

                                        Obrigado pelos conselhos.
                                        optimo mas comvem ter as duas chaves boas assim nunca fikas agarrado.abr.

                                        Comentário


                                          #21
                                          imobilizador nao desliga

                                          quando clico na chave do meu twingo de 98 a luz intermitente fica masi tempo activa mas volta a ficar intermitente, com isto nao destranca as portas, logo nao consigo por a trabalhar.
                                          já abri chave, na limpei tudo, ja pus pilhas, alguem me sabe dizer onde ou qual o fusivel do imobilizador no painel de controlo?
                                          Ou terei de fazer outra chave? onde posso fazer uma? o carro é em segunda mão e só trazia esta chave

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Vipauer Ver Post
                                            Sincroniza de novo a chave com o carro.
                                            Isso da luz ficar a piscar sempre é o imobilizador do carro que não detectou a tua chave como sendo a genuína dele.

                                            Faz assim...dentro do carro e com a chave na mão pressiona 5seg. o botão de trancar as portas. A tal luz vai-te ficar fixa...ai carregas no teu comando como se fosses abrir ou fechar o carro (carrega só uma vez).
                                            O carro vai trancar e destrancar as portas.

                                            Está feito... Deve resolver o teu problema. Mas em todo o carro troca a pilha do comando...também não fica assim tão caro


                                            Cumprs
                                            E passados 11 anos esta solução ainda funciona

                                            Testada agora mesmoc

                                            Comentário

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