Anúncio

Collapse
No announcement yet.

A discussão: GPS In Car vs Stand alone

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Mercado] A discussão: GPS In Car vs Stand alone

    Como alguns já devem saber e poucos se lembram, sou jornalista. Mas não de automóveis...
    Num dos muitos almoços de Natal com que as marcas nos brindam nesta época festiva, tivemos a hipótese de discutir sobre os GPS in Car e os Stand Alone.

    A pergunta foi feita por um colega de profissão, não por mim... O interlocutor era um responsável de topo da Ndrive. E a pergunta foi como a Ndrive via o mercado de soluções GPS in Car. Ou seja, aquelas que alguns carros trazem e custam 10 vezes mais do que as que se colocam no vidro.

    A resposta do interlocutor foi clara: não interessa! Por uma simples razão: não existem standards. Nem em Processadores, nem em protocolos, nem em sistema operativos. Mas o pior é o ciclo de desenvolvimento, que é superior aos 4 anos.

    Deu o exemplo da Infineon, que os convidou para participarem no concurso da BMW para 2013! Ele recusou mal sobe o dead line. Quando o carro sai-se para a rua, a aplicação estaria completamente desactualizada, teria sido desenvolvida há 2 anos e teria que esperar 3 anos para pagarem o desenvolvimento do produto. Numa indústria, como a tecnológica, em que a substituição de produtos é feita de 6 em 6 meses, em que os standards dominam, a lógica da indústria automóvel não faz sentido.

    Nesta indústria (automóvel), só 3 empresas tem alguma dimensão, uma janopensa (Clarion), 2 alemãs. Não faz sentido pedir mais de 2 mil euros por um extra que numa loja de tecnologia custa 100 euros. Possivelmente o comprador até leva esse extra, mas mais cedo ou mais tarde compra uma solução stand alone. Quer porque o que vem com o carro é difícil de operar, quer quando for a altura de actualizar os mapas, pedem outra fortuna e nem todos os concessionários estão à vontade para satisfazer o pedido de um cliente com GPS Bluit in, falta de know on do após venda.

    Mas nem todo está perdido, a Intel (para quem não sabe é um gigante dos processadores) assumiu uma estratégia de standardização dos processadores e dos sistemas operativos para carros (que vai ser Linux), e nessa altura a Ndrive vai tentar estar presente nos carros.

    Na minha opinião enquanto consumidor, e quem já teve um 407 navtech, este responsável da Ndrive tem toda a razão. O GPS era difícil de operar e pediam 150 euros por uma actualização dos mapas, o preço de um GPS stand alone. O mais bizarro é que as indicações eram dadas em Português do Brasil...

    Qual é a sua opinião?

    #2
    Como jornalista, devias saber que se escreve discussão.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por MadRacer Ver Post
      Como alguns já devem saber e poucos se lembram, sou jornalista. Mas não de automóveis...
      Num dos muitos almoços de Natal com que as marcas nos brindam nesta época festiva, tivemos a hipótese de discutir sobre os GPS in Car e os Stand Alone.

      A pergunta foi feita por um colega de profissão, não por mim... O interlocutor era um responsável de topo da Ndrive. E a pergunta foi como a Ndrive via o mercado de soluções GPS in Car. Ou seja, aquelas que alguns carros trazem e custam 10 vezes mais do que as que se colocam no vidro.

      A resposta do interlocutor foi clara: não interessa! Por uma simples razão: não existem standards. Nem em Processadores, nem em protocolos, nem em sistema operativos. Mas o pior é o ciclo de desenvolvimento, que é superior aos 4 anos.

      Deu o exemplo da Infineon, que os convidou para participarem no concurso da BMW para 2013! Ele recusou mal sobe o dead line. Quando o carro sai-se para a rua, a aplicação estaria completamente desactualizada, teria sido desenvolvida há 2 anos e teria que esperar 3 anos para pagarem o desenvolvimento do produto. Numa indústria, como a tecnológica, em que a substituição de produtos é feita de 6 em 6 meses, em que os standards dominam, a lógica da indústria automóvel não faz sentido.

      Nesta indústria (automóvel), só 3 empresas tem alguma dimensão, uma janopensa (Clarion), 2 alemãs. Não faz sentido pedir mais de 2 mil euros por um extra que numa loja de tecnologia custa 100 euros. Possivelmente o comprador até leva esse extra, mas mais cedo ou mais tarde compra uma solução stand alone. Quer porque o que vem com o carro é difícil de operar, quer quando for a altura de actualizar os mapas, pedem outra fortuna e nem todos os concessionários estão à vontade para satisfazer o pedido de um cliente com GPS Bluit in, falta de know on do após venda.

      Mas nem todo está perdido, a Intel (para quem não sabe é um gigante dos processadores) assumiu uma estratégia de standardização dos processadores e dos sistemas operativos para carros (que vai ser Linux), e nessa altura a Ndrive vai tentar estar presente nos carros.

      Na minha opinião enquanto consumidor, e quem já teve um 407 navtech, este responsável da Ndrive tem toda a razão. O GPS era difícil de operar e pediam 150 euros por uma actualização dos mapas, o preço de um GPS stand alone. O mais bizarro é que as indicações eram dadas em Português do Brasil...

      Qual é a sua opinião?

      bom tópico.

      gosto de alguns extras nos carros, e até de extras que para a maioria não faz sentido como por exemplo bancos com memórias

      mas algo que nunca ponderei foi o GPS, é que pagar o disparate que se pede quando temos muito melhor por cerca de 200€ não faz sentido, nem para compor o tablier.

      Concordo com o que o senhor refere, a área tecnológica avança a um ritmo surpreendente um produto com 6 meses é obsoleto... imagine-se um com 4 anos...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Synd Ver Post
        Como jornalista, devias saber que se escreve discussão.

        n sejas assim! para isso é que existem os revisores de imprensa!

        no máximo do máximo e dependendo da qualidade do gps 300€ integrado

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
          bom tópico.

          gosto de alguns extras nos carros, e até de extras que para a maioria não faz sentido como por exemplo bancos com memórias

          mas algo que nunca ponderei foi o GPS, é que pagar o disparate que se pede quando temos muito melhor por cerca de 200€ não faz sentido, nem para compor o tablier.

          Concordo com o que o senhor refere, a área tecnológica avança a um ritmo surpreendente um produto com 6 meses é obsoleto... imagine-se um com 4 anos...
          Não faz sentido? Só se for para quem ainda não pensou bem nisso ou é o utilizador 1000% exclusivo do carro. Para quem o carro é conduzido por mais do que uma pessoa, por exemplo um casal, os bancos com memórias são do melhor que pode haver. Infelizmente não tenho em nenhum dos meus carros, mas é um extra que acho indispensável quando disponivel, principalmente para quem, como eu, é esquisitinho comó'caraças com a posição de condução, espelhos, etc.

          Comentário


            #6
            Depende dos sistemas. Alguns são fáceis de actualizar (e mais não digo...) Dentro do mesmo grupo automóvel, uns são muito facilmente actualizáveis e outros não o podem ser sem gastar uma pipa de massa num DVD.
            Já tive como extra de origem e fica muito bem num carro , embora tenha desvantagens óbvias: os amigos do alheio e a não portabilidade.

            Para quem não consiga actualizar os mapas de forma gratuita, não aconselho.

            De resto, gsto muito do meu pequeno e discreto navigon montado junto ao rádio e nunca no pára-brisas.

            Comentário


              #7
              Pelo valor que se paga pela maioria do sistemas de GPS que vêm de serie, prefiro comprar um "stand alone".

              Alem de que quando é preciso actualizações...torna-se a pagar bem.

              Resumindo, há extras que nem sequer valem o que valem.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Synd Ver Post
                Como jornalista, devias saber que se escreve discussão.


                Esse é daqueles extras que em algumas marcas se fazem pagar bem e que se pode poupar uns bons euros a comprar um "stand alone" ou portátil (ou mesmo já em vários telemóveis ou PDA). Outro é o bluetooth onde com 20€ se tem um aricular "azul" ou 50€ um kit.

                Agora tudo depende do utilizador e da carteira.
                Tudo integrado no próprio carro por norma fica muito melhor esteticamente, sem acessórios pendurados, dando muitas vezes uma imagem totalmente diferente.
                Agora se tem 2 carros onde haja uma troca constante, sendo necessário que o gps acompanhe um dos utilizadores, ou tem nos dois ou vai ter que comprar um portátil.

                Acresce o facto de ver a real necessidade de muitas pessoas em dar mais 500€ na compra de um veículo por algo que raramente vai utilizar.

                Eu tenho no pda para evitar ter mais um aparelhometro e não lhe dou muito uso. Se não tivesse chegava na mesma onde queria.

                Comentário


                  #9
                  É um extra que nunca ponderei colocar OEM, a versão Stand-Alone sempre foi a minha 1ª escolha, quer pela versatilidade/flexibilidade(tenho vários veículos), quer pelo custo de aquisição e manutenção

                  Só vejo uma única desvantagem para o Stand-Alone, a nível estético o OEM é melhor, está integrado na consola, etc.

                  Comentário


                    #10
                    Na eventualidade de comprar um carro que venha de série, ou num bundle de equipamento, com GPS não o mando para trás. Se tiver que pagar por ele, é extra que não coloco.

                    Tenho um Ndrive dos baratuchos com 2 anos, isto porque uso GPS uma vez por mês, se tanto.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por hpventura Ver Post
                      Na eventualidade de comprar um carro que venha de série, ou num bundle de equipamento, com GPS não o mando para trás. Se tiver que pagar por ele, é extra que não coloco.

                      Tenho um Ndrive dos baratuchos com 2 anos, isto porque uso GPS uma vez por mês, se tanto.
                      Também NDrive e até conto pelos dedos de uma mão as vezes que usei. Contudo uso-o doutra forma. Com leitor de MP3.

                      Comentário


                        #12
                        Ndrive? Muita cerelac para serem sequer sondados para fornecer software a BMW... ( Ndrive não faz hardware ).

                        "Há e tal somos nós q não queremos fornecer por causa do ciclo de desenvolvimento..."

                        Enfim: mesmo conversa de esplanada à tuga.

                        Tomara ele entrar na BMW.

                        Na verdade a Ndrive teria que fazer um investimento tão grande que seria preciso montar quase uma empresa de raiz só para um projecto destes.
                        Isto antes de ser selecionada como fornecedora. Isto é, teriam que investir de olhos fechados. Não têm nem estrutura nem dimensão para isso.

                        Para mim é uma empresa com muito valor mas não tem massa critica para este tipo de voos. São muito pequenitos, falamos de 9M€ em facturação. Descontando a venda de hardwre made in China com margem nula ( ou quase) deve dar uns 4M€ o que é tanto como uma boa farmácia de bairo. Isso para terem ideia do tamanho.

                        Há gajos q cantam muito de galo.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por neoxic Ver Post
                          Ndrive? Muita cerelac para serem sequer sondados para fornecer software a BMW... ( Ndrive não faz hardware ).

                          "Há e tal somos nós q não queremos fornecer por causa do ciclo de desenvolvimento..."

                          Enfim: mesmo conversa de esplanada à tuga.

                          Tomara ele entrar na BMW.

                          Na verdade a Ndrive teria que fazer um investimento tão grande que seria preciso montar quase uma empresa de raiz só para um projecto destes.
                          Isto antes de ser selecionada como fornecedora. Isto é, teriam que investir de olhos fechados. Não têm nem estrutura nem dimensão para isso.

                          Para mim é uma empresa com muito valor mas não tem massa critica para este tipo de voos. São muito pequenitos, falamos de 9M€ em facturação. Descontando a venda de hardwre made in China com margem nula ( ou quase) deve dar uns 4M€ o que é tanto como uma boa farmácia de bairo. Isso para terem ideia do tamanho.

                          Há gajos q cantam muito de galo.
                          O tamanho não importa...o que é certo é que funciona às mil maravilhas, e não há razões de queixa

                          Comentário


                            #14
                            Ainda há uns dias falava-se disso (penso que no tópico do momentos).

                            Sou da opinião que um GPS built-in tem algumas vantagens e que os GPS stand-alone têm outras.

                            Uma solução que é capaz de ter algum interesse são os Stand-Alone que depois se montam em suportes de origem de carro!

                            Comentário


                              #15
                              Um GPS solto dá para emprestar, é mais barato, dá para programar e/ou experimentar em casa no sofá nas calmas.

                              Um GPS no carro, permite ter uma ligação à centralina, reconhece os percursos dentro de túneis e ou mesmo quando perde o sinal. E tem a vantagem de darem (quase todos) informação no painel de instrumentos, com informação bem mais precisa que um simples gps externo.
                              Permite também ter um ecrã bem maior que dá para muito mais funções, desde CB, AC, Rádio, Media In, TV, etc etc etc

                              Tirando a questão do dinheiro, prefiro claramente um bult-in.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                Um GPS solto dá para emprestar, é mais barato, dá para programar e/ou experimentar em casa no sofá nas calmas.

                                Um GPS no carro, permite ter uma ligação à centralina, reconhece os percursos dentro de túneis e ou mesmo quando perde o sinal. E tem a vantagem de darem (quase todos) informação no painel de instrumentos, com informação bem mais precisa que um simples gps externo.
                                Permite também ter um ecrã bem maior que dá para muito mais funções, desde CB, AC, Rádio, Media In, TV, etc etc etc

                                Tirando a questão do dinheiro, prefiro claramente um bult-in.
                                Não te aconselharia a ver TV enquanto conduzes !!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                  Ainda há uns dias falava-se disso (penso que no tópico do momentos).

                                  Sou da opinião que um GPS built-in tem algumas vantagens e que os GPS stand-alone têm outras.

                                  Uma solução que é capaz de ter algum interesse são os Stand-Alone que depois se montam em suportes de origem de carro!
                                  Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                  Um GPS solto dá para emprestar, é mais barato, dá para programar e/ou experimentar em casa no sofá nas calmas.

                                  Um GPS no carro, permite ter uma ligação à centralina, reconhece os percursos dentro de túneis e ou mesmo quando perde o sinal. E tem a vantagem de darem (quase todos) informação no painel de instrumentos, com informação bem mais precisa que um simples gps externo.
                                  Permite também ter um ecrã bem maior que dá para muito mais funções, desde CB, AC, Rádio, Media In, TV, etc etc etc

                                  Tirando a questão do dinheiro, prefiro claramente um bult-in.
                                  Partilho em geral com tudo.

                                  Estéticamente é sempre mais giro ter um belo ecrã no tablier.

                                  Contudo acho que ainda estão demasiado inflacionados, e quando há problemas as "coitadinhas" das marcas chutam para canto.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por hpventura Ver Post
                                    Não te aconselharia a ver TV enquanto conduzes !!
                                    A questão não é essa. Com o Ecrã de GPS podes ver TV.

                                    E com as novas tecnologias (como no RangeRover) podes ter a TV ligada durante a condução apenas para o passageiro.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por hpventura Ver Post
                                      Não te aconselharia a ver TV enquanto conduzes !!
                                      Pá qualquer membro do AHO está mais que habilitado a fazer várias coisas enquanto conduz, já que é um Ás no volante e tem um sexto sentido que lhe permite evitar acidentes

                                      (estou a brincar e não está relacionado com o que o Silver escreveu).

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por RuiSoad Ver Post
                                        Partilho em geral com tudo.

                                        Estéticamente é sempre mais giro ter um belo ecrã no tablier.

                                        Contudo acho que ainda estão demasiado inflacionados, e quando há problemas as "coitadinhas" das marcas chutam para canto.
                                        É como nos rádios, vai para a marca que fornece esse equipamento - estando na garantia.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Estou como Silver (isto é,numa forma algo "invertida" ), se o dinheiro REALMENTE não fosse questão e/ou o GPS built-in for oferecido (como já acontece muitas vezes em promoções) é de aproveitar dadas as outras funções acrescidas!

                                          MAS, comprar um built-in de propósito do meu "Hard earned cash"? Nem pensar!!!

                                          Por acaso tenho um built-in num carro cá de casa e apesar de ser um excelente sistema GPS (para a sua altura, e mesmo agora para os padrões de hoje), NUNCA eu dava os 3500 euros que pediam por ele!

                                          MAS, sendo utilizador dos dois sistemas (built-in ou stand alone) prefiro muito mais a utilização e funcionamento dos built -in do que dos "stand alone"!

                                          Aliás por diferenças de preço brutal queriam que? Camarão?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Oh pra ele aqui tão vunitu!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Por uma questão visual e de outras aplicações para além das do GPS, é certo que o imbutido na consola, tem outra apresentação.

                                              Mas como já referido, haverá sempre o problema do eventual custo de actualização bem como o próprio custo na aquisição do mesmo.

                                              Portanto, se oferecido pela marca, muito bem, caso contrário, mas vale seguir pelo GPS Stand alone, que para além de mais barato, pode servir mais do que um carro.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                                Não faz sentido? Só se for para quem ainda não pensou bem nisso ou é o utilizador 1000% exclusivo do carro. Para quem o carro é conduzido por mais do que uma pessoa, por exemplo um casal, os bancos com memórias são do melhor que pode haver. Infelizmente não tenho em nenhum dos meus carros, mas é um extra que acho indispensável quando disponivel, principalmente para quem, como eu, é esquisitinho comó'caraças com a posição de condução, espelhos, etc.

                                                concordo e eu sou um deles!

                                                odeio quando me mexem 1 dente que seja no banco! ou o espelho... tenho o carro muito moldado a mim! o espelho de dentro ainda é naquela agora a posição do banco... e espelhos exteriores... é horrivel quando me mexem neles pois uso tudo para conduzir

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Sou mais adepto dos sistemas "Mobile-Media-Center", ou seja, não tão caros como alguns " built in-car" e muito superior aos "Stand alone".
                                                  Um pequeno grande exemplo
                                                  IVA W505R + PMD-B200P
                                                  Alpine-Unidades Mobile Media-IVA-W505R


                                                  Um pequeno grande senão: os amigos do alheio também devem adorar este sistemas

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por neoxic Ver Post
                                                    Ndrive? Muita cerelac para serem sequer sondados para fornecer software a BMW... ( Ndrive não faz hardware ).

                                                    "Há e tal somos nós q não queremos fornecer por causa do ciclo de desenvolvimento..."

                                                    Enfim: mesmo conversa de esplanada à tuga.

                                                    Tomara ele entrar na BMW.

                                                    Na verdade a Ndrive teria que fazer um investimento tão grande que seria preciso montar quase uma empresa de raiz só para um projecto destes.
                                                    Isto antes de ser selecionada como fornecedora. Isto é, teriam que investir de olhos fechados. Não têm nem estrutura nem dimensão para isso.

                                                    Para mim é uma empresa com muito valor mas não tem massa critica para este tipo de voos. São muito pequenitos, falamos de 9M€ em facturação. Descontando a venda de hardwre made in China com margem nula ( ou quase) deve dar uns 4M€ o que é tanto como uma boa farmácia de bairo. Isso para terem ideia do tamanho.

                                                    Há gajos q cantam muito de galo.
                                                    Foram sondados pela infenion para fornecerem o software... Creio que foi claro nesse ponto. Entrariam em consórcio...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Synd Ver Post
                                                      Como jornalista, devias saber que se escreve discussão.
                                                      Vocês são lixados, não perdoam uma

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Para mim é built in... pela estetica e pelas funcionalidades. O incorporado no meu argolastem desde telemovel, a niveis, a configurações do carros e por ai..

                                                        deixo aqui fotos do meu e o do meu pai...

                                                        IMG_1080.jpg

                                                        IMG_1081.jpg

                                                        IMG_1082.jpg

                                                        IMG_1086.jpg

                                                        IMG_1087.jpg
                                                        Editado pela última vez por JGTB; 14 December 2009, 16:51.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          mais umas...

                                                          IMG_1088.jpg

                                                          IMG_1089.jpg

                                                          IMG_1091.jpg
                                                          Editado pela última vez por JGTB; 14 December 2009, 16:52.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Boas pessoal.
                                                            Peço desculpa se isto for off topic. No entanto gostaria de saber se alguém tem conhecimento de que marca é o kit mãos livres bluetooth incorporado no novo mazda 6. Já procureo nos manuais do carro e não fazem referência nenhuma.

                                                            Cumprimentos e desde já obrigado

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X