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Sintomas de uma embraiagem em fim de vida

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    Sintomas de uma embraiagem em fim de vida

    boas noites pessoal, este é o meu primeiro post aqui no AHO apesar de andar á algum tempo a aprender convosco. Como o tópico diz eu gostaria que me dissessem quais os sintomas de uma embraiagem em fim de vida . É que penso que a embraiagem da minha Space Star esta a dar o berro.
    Sendo assim gostaria de identificar melhor os sintomas para saber se ainda aguenta mais uns km. Aquilo que acontece é que ao forçar um pouco mais as mudanças sinto uma vibraçao no volante principalmente quando vou a uma velocidade reduzida tipo 50km em quarta por exemplo e oiço um barulho muito estranho , mas so quando tento acelerar. depois de subir um pouca mais a velocidade o barulho desaparece. Desde ja agradeco a todos aqueles que queiram ajudar . falta mencionar que comprei a SS com 170 000 Km estando agora com quase 200 000, devendo ser a embraiagem ainda de origem.

    #2
    Originalmente Colocado por psea Ver Post
    boas noites pessoal, este é o meu primeiro post aqui no AHO apesar de andar á algum tempo a aprender convosco. Como o tópico diz eu gostaria que me dissessem quais os sintomas de uma embraiagem em fim de vida . É que penso que a embraiagem da minha Space Star esta a dar o berro.
    Sendo assim gostaria de identificar melhor os sintomas para saber se ainda aguenta mais uns km. Aquilo que acontece é que ao forçar um pouco mais as mudanças sinto uma vibraçao no volante principalmente quando vou a uma velocidade reduzida tipo 50km em quarta por exemplo e oiço um barulho muito estranho , mas so quando tento acelerar. depois de subir um pouca mais a velocidade o barulho desaparece. Desde ja agradeco a todos aqueles que queiram ajudar . falta mencionar que comprei a SS com 170 000 Km estando agora com quase 200 000, devendo ser a embraiagem ainda de origem.
    Se sentes no volante, então não deve ser embraiagem.

    A embraiagem nota-se que o carro acelera o motor sem aumentar a
    velocidade do carro. Ou então, em ponto de embraiagem a baixa velocidade,
    o andamento é irregular.

    Se sentes no volante e ouves barulho, pode ser das ponteiras da transmissão.
    Quando fazes curvas apertadas a baixa velocidade, a vibração e barulho são
    maiores?

    Comentário


      #3
      de facto quando faço uma curva apertada especialmente se for para a esquerda o barulho e a vibraçao aumentam e muito,ate parece que alguma coisa esta em esforço e que está prestes a partir. Ja agora por acaso isso é coisa para quantos aereos? É que estamos numa altura de crise e eles não abundam aqui para estes lados,devem ser machos.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por psea Ver Post
        de facto quando faço uma curva apertada especialmente se for para a esquerda o barulho e a vibraçao aumentam e muito,ate parece que alguma coisa esta em esforço e que está prestes a partir. Ja agora por acaso isso é coisa para quantos aereos? É que estamos numa altura de crise e eles não abundam aqui para estes lados,devem ser machos.
        Não faço a menor ideia de preços.

        Mas se faz barulho (tipo um troc-troc-troc) em curva a baixa velocidade em
        curvas apertadas, então deverá ser das ponteiras da transmissão. Se faz em
        recta, então já estão em muito mau estado.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por psea Ver Post
          de facto quando faço uma curva apertada especialmente se for para a esquerda o barulho e a vibraçao aumentam e muito,ate parece que alguma coisa esta em esforço e que está prestes a partir. Ja agora por acaso isso é coisa para quantos aereos? É que estamos numa altura de crise e eles não abundam aqui para estes lados,devem ser machos.

          As ponteiras são coisas para não passarem dos 20€ cada (é barato). Mão-de-obra é prai 30 mins para cada roda.

          Mas se o carro faz uma "zuada" assim um "zuuuum" quando viras para a esquerda, o mais certo é o rolamento da roda direita frontal estar gripado. Se assim for é capaz de rondar prai os 100€ a peça mais mão-de-obra de curta duração.

          Comentário


            #6
            Mas se em numa mudança baixa ele faz uma "zuada" forte pode realmente ser da embraiagem

            Comentário


              #7
              Para veres se a embreagem está a dar as ultimas, é ires a 50 ou 60 com a 5ª e pisas o acelerador, se ele ganhar rotação sem responder em andamento, começa a juntar uns trocos para mudá-la, embora ainda possa durar uns bons kms, se n abusares dela. Evitar pontos de embreagem em subidas, e pisar em 4ª ou 5ª a circular a velocidades reduzidas...

              Cumprimentos

              Comentário


                #8
                parece que vou ter de trocar tanto a embraiagem bem como as ponteiras ,porque de facto o que aqui descreveram tanto em relacao á embraiagem como das ponteiras sao sintomas que ja estao a dar sinal de vida.

                P.S ... Se ao menos o Sr. J.R. Costa me pagasse o que me deve ......
                para quem nao sabe este senhor é dono do restaurante mais caro de Lisboa e de mais umas empresas de segurança, é só Bobbys a arder

                Comentário


                  #9
                  Isso as ponteiras num mecanico deve ficar aí pelos 90€ com a mão-de-obra (desde que nao seja na marca).

                  A embraiagem é que dói. Se mudares muda logo o kit todo.

                  Comentário


                    #10
                    Vou aproveitar este tópico para colocar uma dúvida.

                    Quando arranco com o carro sinto uma ligeira vibração e isso leva-me a carregar mais um pouco mais no acelerador para evitar essa tal vibração (o ponto de embraiagem já não é tão "fluído" e simples como era há uns anos). A juntar a isto a embraiagem pega muito em cima.

                    Só agora vi o conselho underscore para verificar se a embraiagem está a dar as últimas, mas, ainda antes de passar à prática para testar, acham que isto pode ser um sintoma de embraiagem a "morrer"? Ou pode ser outra coisa?

                    Comentário


                      #11
                      conheço dois casos de problemas na embraiagem

                      1º: embraiagem gasta. Sintoma: pegava muito em cima. Bastava um ligeiro toque para desengatar. Num carro normal tem que se carregar até o pedal baixar mais de metade.

                      2º: embraiagem com disco em vias de partir. Os sintomas eram que por vezes a rotação do motor a subia sem se carregar no acelerador (e o carro não acelerava). Ou seja, era como se num carro normal, a velocidade constante, se carregasse suavemente na embraiagem. Umas semanas mais tarde o disco partiu mesmo. Tinha só 2 anos e 50 000 km, portanto era defeito de fabrico (foi reparado na garantia).

                      Comentário


                        #12
                        Queria aproveitar o tópico para esclarecer uma dúvida que sempre tive. Ter o pé na embraiagem a fundo ,ou seja, sem fazer ponto nenhum desgasta a embraiagem? É que quando tirei a carta ensinaram-me sempre a ter o pé na embraiagem a fundo quando estou parado num semáforo e desde que tenho carro que nunca mais o fiz.

                        Desculpem o off-topic,
                        Cumps

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Moxo Ver Post
                          Queria aproveitar o tópico para esclarecer uma dúvida que sempre tive. Ter o pé na embraiagem a fundo ,ou seja, sem fazer ponto nenhum desgasta a embraiagem? É que quando tirei a carta ensinaram-me sempre a ter o pé na embraiagem a fundo quando estou parado num semáforo e desde que tenho carro que nunca mais o fiz.

                          Desculpem o off-topic,
                          Cumps
                          A partir do momento em que a embraiagem faz o corte da transmissão ela deixa de ser friccionada e por isso não se verifica desgaste no disco propriamente dito. No entanto o que fica em esforço é o rolamento.

                          Comentário


                            #14
                            Para não estar a abrir um novo, aproveito este tópico para vos perguntar se quando o pedal de embraiagem não faz força nenhuma quando carregamos nele e se nenhuma velocidade entra (isto com o carro desligado) e quando ligamos o carro o motor perde rotação e acaba por se desligar é sinal de embraiagem nos fins?

                            O diagnóstico já ta mais ou menos feito, mas gostava de ter mais opiniões, o carro tá com + de 270.000kms, têm 12 anos e nunca levou uma embraiagem, portanto de certeza que o problema vêm dai.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por lanz Ver Post
                              Para não estar a abrir um novo, aproveito este tópico para vos perguntar se quando o pedal de embraiagem não faz força nenhuma quando carregamos nele e se nenhuma velocidade entra (isto com o carro desligado) e quando ligamos o carro o motor perde rotação e acaba por se desligar é sinal de embraiagem nos fins?

                              O diagnóstico já ta mais ou menos feito, mas gostava de ter mais opiniões, o carro tá com + de 270.000kms, têm 12 anos e nunca levou uma embraiagem, portanto de certeza que o problema vêm dai.
                              Absoluta. Sem tirar nem pôr.

                              270.000kms, foi bem poupado.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Jonipi Ver Post
                                Absoluta. Sem tirar nem pôr.

                                270.000kms, foi bem poupado.
                                Foi poupado? E continuará a ser
                                Não levou embraiagem nenhuma! Era só o óleo, ou melhor, a falta dele
                                Mitsubishi

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Pedro230 Ver Post
                                  Isso as ponteiras num mecanico deve ficar aí pelos 90€ com a mão-de-obra (desde que nao seja na marca).

                                  A embraiagem é que dói. Se mudares muda logo o kit todo.
                                  Isso é muito barato!! Ponteiras e algum cardan que precise???
                                  Para um Punto TD são 70 euros X 2 só as ponteiras novas as reconstruídas são mais baratas.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Agora fiquei surpreendido. Sempre pensei que um cardan ou junta homo-cinética teria de se trocar integralmente e não apenas as ponteiras.

                                    Acrescento ainda que uma embraiagem gasta nota-se imenso em subidas, o carro mal as consegue fazer e tem de se acelerar muito para as vencer.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por JoaoPedroF Ver Post
                                      Vou aproveitar este tópico para colocar uma dúvida.

                                      Quando arranco com o carro sinto uma ligeira vibração e isso leva-me a carregar mais um pouco mais no acelerador para evitar essa tal vibração (o ponto de embraiagem já não é tão "fluído" e simples como era há uns anos). A juntar a isto a embraiagem pega muito em cima.
                                      também tenho esse problema num renault há já mais de um ano praticamente, mas não me parece ser embraiagem gasta, antes um problema num elemento qualquer da embraiagem, tipo mola partida ou embraiagem empenada (?), ou outra coida qualquer...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por xarly Ver Post
                                        também tenho esse problema num renault há já mais de um ano praticamente, mas não me parece ser embraiagem gasta, antes um problema num elemento qualquer da embraiagem, tipo mola partida ou embraiagem empenada (?), ou outra coida qualquer...
                                        O meu também é um Renault (Mégane II). Já convivo com isso há tanto tempo que nem ligo muito, mas às vezes não deixa de ser incomodativo.

                                        Comentário


                                          #21
                                          embraiagem a colar ao ralenti é sintoma?


                                          A minha cola um pouco com motor a frio. Mas o indice de degradação só está em 6500


                                          Comentário


                                            #22
                                            Epá... se eu fosse cardiologista não estava neste forum ...
                                            Mas mesmo assim arrisco um palpite e diria que o paciente terá um pouco de arritmia cardiaca , nada de grave até cair para o lado !!!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Pois a minha embraiagem nova da Múltipla, pega demasiado em baixo, basta levantar 2cm e começa a pegar...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
                                                Pois a minha embraiagem nova da Múltipla, pega demasiado em baixo, basta levantar 2cm e começa a pegar...
                                                E ainda te queixas?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Pessoal o tópico já está quase em coma, mas eu preciso de uma ajuda.

                                                  Tenho uma Space Star 1.9 DID de Dez de 2001.

                                                  Tudo andava bem até que um dia começou a fazer estes 2 sintomas:

                                                  1º quando o vou buscar á garagem e ligo a chave, ele faz um barulho como que uma pancada e sinto a vibração no volante, de início só acontecia na 1ª que pegava no carro, depois não fazia, depois comecei antes de ligar a chave a rodar o volante para a esquerda e a direita e depois ligava a chave e por vezes não fazia a tal pancada.

                                                  2ª o segundo sintoma que é alheio a este, é quando vou ao Porto e faço muito uso do pedal da embraiagem, o motor fica mais quente e noto que o pedal começa a pegar mais em baixo, então dou 2 ou 3 injeçoes ao pedal e ele lá volta ao normal, mas se voltar a usar muito a embraiagem volta ao mesmo.

                                                  Fica como se sem força, penso que na minha ignorãncia deve perder oleo ou algo está a perder pressão!

                                                  Obrigado pela vossa ajuda.

                                                  Cumpts

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    eu tenho sintoma de "quando arranco com o carro sinto uma ligeira vibração e isso leva-me a carregar mais um pouco mais no acelerador para evitar essa tal vibração (o ponto de embraiagem já não é tão "fluído" e simples como era há uns anos). "

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Companheiro

                                                      Acredito que a "pancada" seja um apoio de motor/caixa nas couves.

                                                      O pedal esponjoso "pode" ser sinónimo de óleo hidráulico nas couves.

                                                      Aguarda por mais opiniões.

                                                      Um abraço

                                                      ny12xx

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por tiagomaia Ver Post
                                                        ..."quando arranco com o carro sinto uma ligeira vibração ...(o ponto de embraiagem já não é tão "fluído" e simples como era há uns anos). "
                                                        Bimassa???

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Não acredito que seja bimassa, até porque um dos propósitos do bimassa, creio eu, é anular vibrações na transmissão. Quanto muito, vibrações na transmissão aceitam-se com volante monomassa. O meu é monomassa e por vezes, nos arranques mais normais que eu possa fazer, vejo o punho da caixa vibrar um pouco, mas no monomassa isto é normal (claro que se o punho abana feito doido, podendo mesmo desengatar sozinho, já temos problemas). Até porque duvido que em 2001 já houvesse volantes bimassa, ou pelo menos que já houvesse tantos como hoje.

                                                          O teste à embraiagem que costumo fazer é: carro travado (travão de mão em cima), engato a 2ª e tento arrancar, mesmo com ele travado. Se a rotação cair a ponto de quase ir abaixo, tá boa. Se se mantiver ou mesmo aumentar à medida que acelero, embraiagem ardeu. Obviamente, convém que o travão de mão esteja bem afinado para isto.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por DiSantos Ver Post
                                                            Não acredito que seja bimassa, até porque um dos propósitos do bimassa, creio eu, é anular vibrações na transmissão. Quanto muito, vibrações na transmissão aceitam-se com volante monomassa. O meu é monomassa e por vezes, nos arranques mais normais que eu possa fazer, vejo o punho da caixa vibrar um pouco, mas no monomassa isto é normal (claro que se o punho abana feito doido, podendo mesmo desengatar sozinho, já temos problemas). Até porque duvido que em 2001 já houvesse volantes bimassa, ou pelo menos que já houvesse tantos como hoje.

                                                            O teste à embraiagem que costumo fazer é: carro travado (travão de mão em cima), engato a 2ª e tento arrancar, mesmo com ele travado. Se a rotação cair a ponto de quase ir abaixo, tá boa. Se se mantiver ou mesmo aumentar à medida que acelero, embraiagem ardeu. Obviamente, convém que o travão de mão esteja bem afinado para isto.
                                                            Mas é exactamente isso. Se está a avariar, o primeiro sintoma é mesmo a tremideira no arranque

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