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Xantia "normal" Vs Xantia Activa - Diferenças na Manutenção da Suspensão...

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    Xantia "normal" Vs Xantia Activa - Diferenças na Manutenção da Suspensão...

    Alguém sabe informar se existe uma diferença a nível de manutenção da suspensão da versão do Citroën Xantia Activa para as versões normais do mesmo modelo ?

    #2
    Olá, boa noite.
    Sim, existe e muita, no normal é como todos os carros, amortecedores lá quando eles se estragam, casquilhos e etc, já no Activia, bem vê aqui: Xantia ACTIVA - MANUTENCOES pictures from friends & fun photos on webshots

    Mas digo desde já compra o Activa de preferência o Activa II, os ultimos Xantias, vais ter o carro mais confortável que pode haver, sem ruídos de suspensão, com auto nivelamento nas curvas, ou seja ele nunca se deita, olha as vantagens na minha opinião são muitas, mas desses carros entendo pouco, apenas conduzi um durante umas semanas e adorei andar de sofá hehe
    Editado pela última vez por maven; 24 December 2009, 21:47. Razão: Pensar em yogurtes dá nisto lol

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por maven Ver Post
      Olá, boa noite.
      Sim, existe e muita, no normal é como todos os carros, amortecedores lá quando eles se estragam, casquilhos e etc, já no Activia, bem vê aqui: Xantia ACTIVA - MANUTENCOES pictures from friends & fun photos on webshots

      Mas digo desde já compra o Activia de preferência o Activia II, os ultimos Xantias, vais ter o carro mais confortável que pode haver, sem ruídos de suspensão, com auto nivelamento nas curvas, ou seja ele nunca se deita, olha as vantagens na minha opinião são muitas, mas desses carros entendo pouco, apenas conduzi um durante umas semanas e adorei andar de sofá hehe
      Activia?

      activia-drink.jpg

      Aquilo que sei sobre os ACTIVA é muito pouco. Mas sei que fica mais caro
      que o XANTIA normal e que, se não queres ter problemas, o ideal é fazer a
      manutenção na CITROËN. Se meteres o carro num mecânico fora da CITROËN
      arriscas-te a ficar com a suspensão marada.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
        Activia?

        [ATTACH]67584[/ATTACH]

        Aquilo que sei sobre os ACTIVA é muito pouco. Mas sei que fica mais caro
        que o XANTIA normal e que, se não queres ter problemas, o ideal é fazer a
        manutenção na CITROËN. Se meteres o carro num mecânico fora da CITROËN
        arriscas-te a ficar com a suspensão marada.

        lol olha la que por acaso estava a comer um desses ao escrever o post, haha diacho... lol bem mas obrigado pelo reparo... pois essa do mecânico e bem verdade..abraço e bom natal.

        Comentário


          #5
          Bom dia, um xantia activa é so um dos melhores tracção á frente do mundo e não estou a brincar nem com a ressaca do natal :P é sem duvida um carro unico mas só quem o conduz consegue ter a percepeção do que falo. Xantias existem varias versões hidractiva, hidractiva II e o hidractiva II + Activa este ultimo sistema parece-me ser o que está aqui em discussão, e posso desde já dizer que a manutenção destes bichos é cara mas é o preço que se tem a pagar por ter um automovel unico e um marco na historia automovel. Um carro que consegue ter desportividade conforto e mega segurança tem de ser algo extraordinariamente diferente do comum 4 rodas. Tenta experimentar um carro destes atenção que activas existem poucos foram fabricados muitos poucos logo é uma versão rara que começa a ter muita procura pelos coleccionadores e aficcionados da marca .

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por maven Ver Post
            Olá, boa noite.
            Sim, existe e muita, no normal é como todos os carros, amortecedores lá quando eles se estragam, casquilhos e etc, já no Activia, bem vê aqui: Xantia ACTIVA - MANUTENCOES pictures from friends & fun photos on webshots

            Mas digo desde já compra o Activa de preferência o Activa II, os ultimos Xantias, vais ter o carro mais confortável que pode haver, sem ruídos de suspensão, com auto nivelamento nas curvas, ou seja ele nunca se deita, olha as vantagens na minha opinião são muitas, mas desses carros entendo pouco, apenas conduzi um durante umas semanas e adorei andar de sofá hehe
            Não há Xantias com suspensão tradicional! Todos são de suspensão hidraulica! O Activa tem um sistema hidraulico mais avançado que equilibra as pressões para que o carro não oscile em curva. Daí que talvez a sua manutenção seja mais cara.

            O sistema hidraulico normal, não fica mais caro que uma suspensão tradicional.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por RiCkYLiNk Ver Post
              Não há Xantias com suspensão tradicional! Todos são de suspensão hidraulica!(...)
              Nopes.
              Há XANTIAS sem suspensão hidráulica (com amortecedores normais).

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                Nopes.
                Há XANTIAS sem suspensão hidráulica (com amortecedores normais).
                Em Portugal?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
                  Em Portugal?
                  Sim.
                  Pelo menos os primeiros XANTIA 1.6 eram de suspensão normal.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                    Sim.
                    Pelo menos os primeiros XANTIA 1.6 eram de suspensão normal.
                    Tens 100% de certeza disso que tás a dizer?

                    Eu acho que os Xantia sempre foram pneumáticos. Um vizinho meu comprou um dos primeiros 1.6 e subia e descia.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                      Sim.
                      Pelo menos os primeiros XANTIA 1.6 eram de suspensão normal.
                      Tenho um Xantia 1.6 dos primeiros e já tive outro, também 1.6 dos primeiros, e posso-te garantir que nenhum Xantia se vendeu com suspensão convencional!

                      A única coisa que diferia nas primeiras versões em relação às que saíram a partir do 2o semestre de 1994 é que as primeiras tinham apenas 5 esferas, uma por cada roda para fazer o amortecimento, e outra na frente do carro que servia como acumulador de pressão ao sistema hidraúlico. A partir de '94 vieram com outra esfera na traseira para que, com o carro desligado, a traseira não descesse.

                      Depois tens as suspensões hidractivas II (a hidractiva I surgiu com o XM no final dos anos '80) que tem 8 esferas (7 nos primeiros), e depois há as versões Activa que têm 10 esferas e só surgiram em meados de 1995.

                      Para responder ao tópico, a manutenção de um Activa é cara! Cada esfera custa à volta de 55eur+IVA, se for Eurorepair, e se for nova custa 70eur+IVA. E convém andar sempre com as esferas em bom estado

                      Depois tens as questões dos cabeçotes da suspensão, bomba de alta pressão e tubagens, que são peças caras
                      Editado pela última vez por Sampas; 27 December 2009, 12:20.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
                        Tens 100% de certeza disso que tás a dizer?

                        Eu acho que os Xantia sempre foram pneumáticos. Um vizinho meu comprou um dos primeiros 1.6 e subia e descia.
                        Na altura em que saiu o XANTIA eu tinha um ZX. Era costume ir fazer as
                        revisões à CITROËN de Sacavém. Ficava sempre à espera que acabassem
                        a revisão, e enquanto esperava ir ver as novidades. No 1.6 a suspensão
                        hidráulica era opcional. Não me recordo no 1.8, nem nos outros.

                        Mas 100% de certeza não tenho. Já passaram muitos anos, e a memória
                        já não é o que era. Mas é disto que me recordo.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Sampas Ver Post
                          Para responder ao tópico, a manutenção de um Activa é cara! Cada esfera custa à volta de 55eur+IVA, se for Eurorepair, e se for nova custa 70eur+IVA. E convém andar sempre com as esferas em bom estado

                          Depois tens as questões dos cabeçotes da suspensão, bomba de alta pressão e tubagens, que são peças caras
                          Já agora, os preços que indicas são similares para as versões normais do Xantia ?

                          Isso fica tão ou mais caro que ter amortecedores...

                          Mas se andarmos sempre com as esferas em bom estado, o que é necessário fazer ? Não é preciso recarrega-las a cada X km ?

                          Comentário


                            #14
                            Garanto que não existiram xantias com "suspensao normal" .~.não inventem :P .
                            Xantia só com suspensao hidraulica.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por tiagofernandes Ver Post
                              Garanto que não existiram xantias com "suspensao normal" .~.não inventem :P .
                              Xantia só com suspensao hidraulica.
                              Admito que eu possa estar a fazer confusão, e que aquilo que era opcional era
                              o ACTIVA, e não a suspensão hidráulica. Mas era capaz de jurar que os
                              primeiros 1.6 tinham suspensão "normal".

                              Comentário


                                #16
                                Também me parece que o Xantia nunca teve suspensão convencional, mas sim os 3 tipos conhecidos da Citroën e que são: Hidrólica, Hydractiva e Activa.

                                Já agora aqui fica o que se encontra sobre um link de aficionados do Xantia, mas na língua de Descartes.


                                Suspensions

                                Hydraulique :
                                4 spheres plus un accumulateur de pression, hauteur constante quelle que soit la charge. Effet "Tapis volant", c'est la suspension la plus confortable

                                Hydractive 2ème génération: 2 sphères suplémentaires chargées de régler la souplesse en temps réel : si le rythme s'accélère, le calculateur passe la suspension en mode sport, plus ferme. Controlée par un calculateur temps réel. Compromis parfait.

                                depuis décembre 1993, ajout d'une sphère sur tout les modèles pour l'anti affaissement (SC-MAC)

                                Activa (SC-CAR): hydractive avec 2 vérins de correction actif de roulis, confort un peu plus ferme mais tenue de route irréprochable car elle vire à plat.


                                in: Xantia : types mine, Modèles, finitions,N° OPR, évolutions de la gamme - planète citroën

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                  Admito que eu possa estar a fazer confusão, e que aquilo que era opcional era
                                  o ACTIVA, e não a suspensão hidráulica. Mas era capaz de jurar que os
                                  primeiros 1.6 tinham suspensão "normal".
                                  O que era opcional nalgumas versões era o sistema hidractiva II (basicamente era para dar mais firmeza à suspensão)

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                    Já agora, os preços que indicas são similares para as versões normais do Xantia ?

                                    Isso fica tão ou mais caro que ter amortecedores...

                                    Mas se andarmos sempre com as esferas em bom estado, o que é necessário fazer ? Não é preciso recarrega-las a cada X km ?
                                    É para todas as versões, o que varia é a pressão das esferas, não o preço
                                    Não é bom andar com esferas descarregadas especialmente nas rodas da frente porque nesse caso seriam os cabeçotes (torres) da suspensão a suportar as irregularidades. Em casos extremos chegam a partir e a furar o capot. Cada cabeçote anda à volta dos 200eur (acho eu), mas se se andar sempre com essas esferas carregadas não há problema.

                                    Sinceramente é melhor trocar as esferas quando descarregam, porque as recarregadas não duram tanto tempo.

                                    De resto é mudar o LHM (óleo do sistema hidráulico) de 80 em 80mil kms +/-.

                                    Espero ter ajudado

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Sampas Ver Post
                                      É para todas as versões, o que varia é a pressão das esferas, não o preço
                                      Não é bom andar com esferas descarregadas especialmente nas rodas da frente porque nesse caso seriam os cabeçotes (torres) da suspensão a suportar as irregularidades. Em casos extremos chegam a partir e a furar o capot. Cada cabeçote anda à volta dos 200eur (acho eu), mas se se andar sempre com essas esferas carregadas não há problema.

                                      Sinceramente é melhor trocar as esferas quando descarregam, porque as recarregadas não duram tanto tempo.

                                      De resto é mudar o LHM (óleo do sistema hidráulico) de 80 em 80mil kms +/-.

                                      Espero ter ajudado


                                      Pois era o que iria alertar, já vi um xantia Activa com o capot dobrado devido a uma dessas torres ter cedido.
                                      Uma boa manutenção previne esse problema dispendioso.
                                      Penso que um dos componentes mais caros dessas suspensões seja a bomba de alta pressão....estou enganado?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por DedraMPI Ver Post
                                        Pois era o que iria alertar, já vi um xantia Activa com o capot dobrado devido a uma dessas torres ter cedido.
                                        Uma boa manutenção previne esse problema dispendioso.
                                        Penso que um dos componentes mais caros dessas suspensões seja a bomba de alta pressão....estou enganado?
                                        Yep, uma bomba AP para o meu pequeno 1.6 custa cerca de 900eur, mais ou menos o que o carro me custou Em Maio tive que trocá-la porque a que lá estava abriu. O que vale é que tirei a outra do outro Xantia

                                        É raro darem problemas (pelo menos não conheço casos de problemas com esta bomba), mas são caras! O que vale é que se vão conseguindo arranjar em centros de abate.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Ahh, esqueci-me de dizer. Há esferas de outras marcas, como a Lizart, mas são uma porcaria pelos vistos. Duram cerca de 6 meses.
                                          Mais vale comprar ou originais, ou Eurorepair, que são originais mas recondicionadas e vendidas pela própria marca.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Podemos afirmar então que a suspensão dos Xantia é fiável, certo ?

                                            Mas ainda assim, assustei-me um pouco com a complexidade da coisa...

                                            De quanto em quanto tempo é que se deverá recarregar ou substituir as esferas ?

                                            E quanto fica a muda de óleo do sistema hidraulico ?


                                            Vocês debitem tudinho que é para ver se mantenho a ideia tola de trocar um Saxo por um Xantia...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                              Podemos afirmar então que a suspensão dos Xantia é fiável, certo ?

                                              Mas ainda assim, assustei-me um pouco com a complexidade da coisa...

                                              De quanto em quanto tempo é que se deverá recarregar ou substituir as esferas ?

                                              E quanto fica a muda de óleo do sistema hidraulico ?


                                              Vocês debitem tudinho que é para ver se mantenho a ideia tola de trocar um Saxo por um Xantia...
                                              Normalmente as esferas originais duram bastante tempo. Começa-se a notar que estão com pouca pressão quando a suspensão fica dura. Quando estão novas não se notam as irregularidades na estrada. Para teres uma ideia, o meu anterior Xantia era de 1993 e apenas tinha um pequeno ruído parasita na chapeleira da mala que só se notava em estradas de paralelos.

                                              Mudar o óleo da suspensão é capaz de ficar um pouco caro, depende onde o mudas. Num concessionário é CARO. Cada litro acho que está a 9euros! Contudo arranja-se LHM mais barato, basta procurar em algumas lojas de peças. Leva cerca de 5 litros.

                                              Se estás a pensar comprar um Activa a manutenção é cara. Contudo ficas bem servido com uma suspensão hidráulica normal ou Hidractiva II. Aconselho os Xantias 2ª fase (de 1998 a 2001). Os cabeçotes da suspensão podem-se partir, mas já não furam o capot

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                                                #24


                                                O ideal para mim seria mesmo o Xantia 2.0 HDI 110 Exclusive...

                                                Trás um equipamento bastante rico e o motor deve ser bastante em conta em depesas...

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                                                  #25
                                                  Apesar de eu não ser fã da Citroen, tenho que admitir que foi dos carros que mais gostei de conduzir. Andei 3 anos com um Xantia 1.9td e adorei. Super confortável, lombas e buracos nem valia a pena desviar pois não se sentia, em curva agarrava-se que nem um louco, não se deixava ficar mal em relação a outros carros superiores, sinceramente, fiquei fã do carro.

                                                  Quanto à manutenção, um user disse que o melhor é fazer na Citroen devido à complexidade da suspensão, tenho que discordar por experiência própria... durante 2 anos o carros fez manutenção numa oficina oficial, e sempre teve problemas... na suspensão, na injecção, andou durante mais de um ano a tentar-se descobrir uma fuga do AC, e o que fazia era ir substituindo peças até encontrarem (e não encontraram ) por isso, pra mim, oficinas oficiais é treta... O carro começou a ir pra uma oficina não oficial mas de confiança e a partir daí, problemas 0 (zero) e acredita que o carro levava muitos "apertões", era red-lines e afins uma autêntica máquina de guerra

                                                  P.S.- E é óptimo pra estacionar em cima de passeios altos

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                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post


                                                    O ideal para mim seria mesmo o Xantia 2.0 HDI 110 Exclusive...

                                                    Trás um equipamento bastante rico e o motor deve ser bastante em conta em depesas...

                                                    Acho que é mesmo a melhor opção, um hdi 110 com a hidropneumática normal. Mesmo que apanhes um com manutenção deficiente nestes, em principio, um revisão completa põe a suspensão em condições. Aliás, seja qual for o histórico do carro que digam que tenha, aconselho sempre a fazê-lo. Esferas recarregadas(se estiverem rebentadas, em que levar novas, cerca 70euros cada), sangrar e limpar o circuito hidráulico todo e pede também para lavar o reservatório do LHM.

                                                    Um Activa, a coisa complica. Enquanto num normal são tubagens de algum diâmetro e daí o circuito resistir melhor à má manutenção(acumulação de residuos), um Activa tem muita electroválvula no circuito com diâmetros de 2mm onde mesmo pequenos resíduos vão adulterar o normal funcionamento. A principal fonte destes resíduos é das membranas de borracha das esferas que passam anos e anos sem serem trocadas/recarregadas e se deterioram, passando para o circuito.

                                                    Esferas que deveriam ser recarregadas/trocadas em cada 2-3 anos, é "normal" vê-los 5-8-10 anos com as mesmas esferas depois é vê-los nas estradas aos saltinhos, duríssimos sem capacidade de absorção nenhuma ; é vêr estes carros com com as torres rebentadas, uma vez que sem capacidade de absorção nas esferas, esta é feita pelo próprio chassis a que estão ligadas. Tudo isto é evitável se em cada 2-3 anos se recarregar as esferas(recarregar é barato) e trocar LHM. A probabilidade de ter problemas diminiu de forma exponencial.

                                                    Tive um Xantia hdi 110 durante 7 anos até à pouco tempo(150.000km) e nunca tive o menor problema com a suspensão. Foi trocada 1 vez a MAF ainda em garantia e, do meu bolso, trocada a polie da cambota que sairam irregulares nos 1º´s HDI´s. De resto, pequeníssimas coisas, como 1 oring q pingava gasoleo ou 1 peça plastico do corretor de altura, mas que nunca me levaram dinheiro nisso, de tao simples que eram.

                                                    Oficinas oficiais realmente, e normalmente, é para esquecer. Já vi xantias com livro de revisões em dia e, passados vários anos, com as esferas de origem Com as membranas todas desfeitas, carros duros...uma miséria Há oficinas particulares que trabalham bem nestes carros e ficam muito mais em conta.

                                                    Já agora 1 desabafo; não percebo como é que os próprios donos andam com estes carros duríssimos, a saltitar na estrada com a suspensão num estado miserável e não fazem nada. Depois têm fugas; rebentam esferas/torres; o carro é desconfortável e com comportamento deficiente; e claro, a culpa é do carro que não vale nada
                                                    Até porque, e pior que isso, não usufruem minimamente nem do conforto nem comportamento do carro.
                                                    Editado pela última vez por RuiGoncalves; 02 January 2010, 13:45.

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                                                      #27
                                                      Oficinas da marca com estes carros, infelizmente é preciso ter cuidado.. Aqui em casa há um Activa, e apesar de o meu pai uma altura se queixar na oficina que o carro estava duro, na oficina diziam que estava tudo normal.. foi a um mecânico da Citroen particularmente, estava tudo normal.. mesmo assim o meu pai não se conformou, acabou por ir a um particular, que nunca trabalhou na marca, mas apenas trabalha com estes carros, e tinha os filtros todos entupidos, um ou duas esferas rebentadas, e o LHM avermelhado ou acastanhado.. ele disse que nunca tinha visto tal, que até parecia que tinha deitado óleo normal em vez de LHM!!!

                                                      Depois admiram-se que a Citroen tenha a fama que tem.. com a rede actual de oficinas, é uma autêntica desgraça...

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                                                        #28
                                                        Desculpem lá o desenterranço mas como estou interessado no Xantia estive a ler o tópico.

                                                        Parece-me um carro bem porreiro!

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                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
                                                          Desculpem lá o desenterranço mas como estou interessado no Xantia estive a ler o tópico.

                                                          Parece-me um carro bem porreiro!
                                                          Procura um com suspensão normal ou apenas hidractiva... um Activa poder tornar-se uma dor de cabeça.. a não ser que seja conhecedor e tenhas muitaaa paciência..

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por XMRV6 Ver Post
                                                            Procura um com suspensão normal ou apenas hidractiva... um Activa poder tornar-se uma dor de cabeça.. a não ser que seja conhecedor e tenhas muitaaa paciência..
                                                            Eu ao procurar um Xantia dos mais recentes, como é que sei qual a suspensão que tem? Isto para procurar a "mais simples"...

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