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Ajuda - AR 147 não desenvolve - Resolvido!

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    Ajuda - AR 147 não desenvolve - Resolvido!

    Antes de mais um feliz natal.

    O meu estimado veiculo hoje decidiu-me dar uma prenda.. Que consiste em não desenvolver as mudanças. Acelero a fundo e mesmo a descer não passa das 2000 rpm. Reduzo e não desenvolve... Já tinha notado uma perda de potência nos ultimos dias.. E até já estava a pensar em trocar de carro pois sentia que precisava de mais potência..

    O sintoma não é constante, tanto dá 200 km/h como se começar a puxar uma sexta desde as 1500 não acontece nada.. Chega as 2000 e daí não passa...

    O carro é um AR 147 JTD 16v m-jet..

    Já pensei na celebre MAF, mas não sei.. Ideias caros foristas!
    Editado pela última vez por bizopt; 06 January 2010, 15:54. Razão: Alteração do título

    #2
    Originalmente Colocado por bizopt Ver Post
    Antes de mais um feliz natal.

    O meu estimado veiculo hoje decidiu-me dar uma prenda.. Que consiste em não desenvolver as mudanças. Acelero a fundo e mesmo a descer não passa das 2000 rpm. Reduzo e não desenvolve... Já tinha notado uma perda de potência nos ultimos dias.. E até já estava a pensar em trocar de carro pois sentia que precisava de mais potência..

    O sintoma não é constante, tanto dá 200 km/h como se começar a puxar uma sexta desde as 1500 não acontece nada.. Chega as 2000 e daí não passa...

    O carro é um AR 147 JTD 16v m-jet..

    Já pensei na celebre MAF, mas não sei.. Ideias caros foristas!
    Pode ser mesmo a MAF...
    Editado pela última vez por paulo27; 25 December 2009, 14:27.

    Comentário


      #3
      O meu GPunto trocou a semana passada a MAF. Nem vi a marca, mas deve ser do belo material da Bosch.

      Os sintomas eram depois de puxar alguns km's a fundo deixava de desenvolver em baixas.

      Mas se não andasse em AE a fundo o carro estava normal.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
        O meu GPunto trocou a semana passada a MAF. Nem vi a marca, mas deve ser do belo material da Bosch.

        Os sintomas eram depois de puxar alguns km's a fundo deixava de desenvolver em baixas.

        Mas se não andasse em AE a fundo o carro estava normal.

        Isto não é gozar contigo, não desejo mal a ninguem... E não é por ser Natal, é porque sou bom rapaz.

        Mas uma avaria da MAF, a ti, "destacado militante anti-VAG", não deixa de ter o seu quê de irónico. Se calhar até tu ficaste um bocado apreensivo/admirado.


        Relativamente às MAF acho que se todos os problema de um turbodiesel se resumissem em mudar um sensor de 50000 em 50000km, andavamos todos bem mais descansados


        Bom Natal

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Arturval Ver Post
          Isto não é gozar contigo, não desejo mal a ninguem... E não é por ser Natal, é porque sou bom rapaz.

          Mas uma avaria da MAF, a ti, "destacado militante anti-VAG", não deixa de ter o seu quê de irónico. Se calhar até tu ficaste um bocado apreensivo/admirado.


          Relativamente às MAF acho que se todos os problema de um turbodiesel se resumissem em mudar um sensor de 50000 em 50000km, andavamos todos bem mais descansados


          Bom Natal
          É o que faz ter material alemão no carro. É que até o rádio vem de lá.

          Material Bosch em MAF's dá nisso.

          http://forum.autohoje.com/1063271698-post6333.html

          Originalmente Colocado por rogerAjacto
          O meu carro parece um TDI.

          É a MAF que está estragada. Depois de se andar a fundo dá má leitura.

          Amanhã já está pronto. Só no Sábado é que vou experimentar.
          Quanto ao sensor, é um problema. Se é comum para certas pessoas para mim não é. Durou 83.000km. Se não tivesse garantia tinha que gastar 150€.

          Qualquer dia vão dizer que é uma peça de substituição como os pneus.

          Comentário


            #6
            Esta é a minha já mudada.




            Isto é a imagem de uma MAF tirada da net.

            Comentário


              #7
              Talvez o medidor de Massa de ar, mas nestes casos o melhor diagnóstico é o mesmo de sempre... oficina.

              É pena que o ebspares só tenha MAF para os TS (http://www.ebspares.co.uk/PNF/PNF.cf...TOKEN=72402513).
              Editado pela última vez por pmna; 25 December 2009, 15:50.

              Comentário


                #8
                Desligas a fica da MAF e dás uma volta com o carro, depois já saberás se é dai, mas com esses sintomas parece ser disso, mas claro que não pode ser, só exprimentando.
                Editado pela última vez por maven; 08 July 2014, 23:04.

                Comentário


                  #9
                  Limpa a egr. Até é relativamente simples fazer, vai ao google que encontras como se faz. Isso acontece pq a valvula com o carvão as vezes fica aberta.

                  Comentário


                    #10
                    Aproveito para vos perguntar o seguinte: esta peça MAF, consigo comprá-la com facilidade? Encontra-se facilmente à venda para os particulares em lojas de peças (do género de Norauto, etc)?
                    Sabem a gama de preços para esta peça (tenho um 1.3 CDTI)?

                    Obrigado.

                    Comentário


                      #11
                      Boas, estive a ver o compartimento do motor.. A MAF nem a consigo ver e a EGR parece-me de dificil acesso... O carro ainda tem garantia do stand.. Vou ligar ao homem a ver o que diz...

                      Antevejo chatices..

                      Comentário


                        #12
                        Isso talvez seja mesmo da MAF.

                        Também tenho um Alfa 147, mas é o unijet de 115cv.

                        Aos 150.00km levou uma MAF e os sintomas que o carro apresentou, foi a falta total de potência, sendo que mesmo a descer era um martírio...

                        Para chegar aos 100km/h era ma eternidade...

                        Poderá que o teu caso seja mesmo disso.

                        Quanto a valores, salvo erro a MAF ficou-me em 200€ (com IVA, também é uma questão de procurar e factura e já confirmo).

                        Não acendeu nenhuma luz no quadrante, pois não?

                        Comentário


                          #13
                          Não acendeu nada.. Mesmo a descer não desenvolve.. Mas qdo passa das 2000 rpm fica bem..

                          Comentário


                            #14
                            A mim mesmo passando das 2000rpm continuava igual.

                            Apalpa o tubo que vem do Turbo e que vai para o motor a ver se por ventura ele não se terá "rasgado".

                            É que há relatos desse tubo ceder e ao ser assim e visto que dizes que depois das 2000rpm ele fica bem, pode mesmo ser o tubo, visto que abaixo das 2000rpm o Turbo ainda estar a fazer pouca pressão e ao haver quebra/rasgo no mesmo, a pressão pode-se perder por aí.

                            Comentário


                              #15
                              Tive o mesmo problema que tu no meu GT na semana passada, a egr já andava bastante suja e com estas geadas veio ajudar a que bloqueasse. A egr é de facil acesso, só tens que tirar 6 parafusos, basta tirares a proteção do motor e a egr fica em frente ao filtro do gasóleo. Para ser mais preciso é isto: http://images04.olx.pt/ui/1/25/87/15931887_1.jpg

                              Comentário


                                #16
                                Esse sintoma não me parece, de todo, da MAF e do tubo que o nto falou. Eu apostava na EGR, mas pouco percebo disto.

                                Comentário


                                  #17
                                  Grrr.....

                                  Andei para lá a mexer e dei cabo de uma das porcas que prendiam aquela peça de metal para segurar um tubo... Como se faz para tirar uma porca toda remoída?

                                  Acho que vou ter de lhe pegar de serra e cortar a porca...

                                  E já agora qdo tiram a EGR para fora como a limpam?

                                  Obrigado

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por JoaoPedroF Ver Post
                                    Esse sintoma não me parece, de todo, da MAF e do tubo que o nto falou. Eu apostava na EGR, mas pouco percebo disto.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por DonJuan1 Ver Post


                                      Eu explico: no carro do meu pai o medidor de massa de ar já foi à vida e o carro não passava dos 70 ou 80 km/h. Como o bizopt consegue ir até aos 200 km/h parece-me estranho.

                                      Depois o nto referiu um problema dum tubo que liga o turbo e vai para motor... Esse problema tive eu no meu e não notava nada no desempenho do carro. A única coisa diferente era um silvo muito característico.

                                      Como não percebo realmente grande coisa de mecânica não quero afirmar, peremptoriamente, que não é o MAF ou o tal tubo, porque estes casos anteriores, a mim, manifestaram-se duma determinada maneira, o que não quer dizer que possa haver sintomas diferentes (pode ser que no caso do bizopt até seja mesmo um destes componentes mas não o afectem da mesma forma que a mim - se é que é possível haver diferentes sintomas)

                                      Depois, como bastantes utilizadores referiram a EGR, eu também apontei para a EGR (especialmente após o testemunho do MrC4 que me parece ter muito a ver com o problema do bizopt - mas aqui admito que realmente não devia ter sugerido nada).

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por JoaoPedroF Ver Post


                                        Eu explico: no carro do meu pai o medidor de massa de ar já foi à vida e o carro não passava dos 70 ou 80 km/h. Como o bizopt consegue ir até aos 200 km/h parece-me estranho.

                                        Depois o nto referiu um problema dum tubo que liga o turbo e vai para motor... Esse problema tive eu no meu e não notava nada no desempenho do carro. A única coisa diferente era um silvo muito característico.

                                        Como não percebo realmente grande coisa de mecânica não quero afirmar, peremptoriamente, que não é o MAF ou o tal tubo, porque estes casos anteriores, a mim, manifestaram-se duma determinada maneira, o que não quer dizer que possa haver sintomas diferentes (pode ser que no caso do bizopt até seja mesmo um destes componentes mas não o afectem da mesma forma que a mim - se é que é possível haver diferentes sintomas)

                                        Depois, como bastantes utilizadores referiram a EGR, eu também apontei para a EGR (especialmente após o testemunho do MrC4 que me parece ter muito a ver com o problema do bizopt - mas aqui admito que realmente não devia ter sugerido nada).
                                        Pelo contrário, agora ajudaste bem mais!

                                        De facto MAF não aparenta.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Bom já desmontei a EGR.. Estou de volta dela para a limpar. Isto com umas fotos ficava melhor.. Vou ver se tiro ao montar..


                                          De facto a EGR só serve para mandar porcaria para a admissão... Apesar de não gostar de alterar o carro, vou pensar seriamente em fechar a EGR.. Comprei um derivado do petroleo para limpar, mas com AJAX e água saiu mais porcaria..

                                          Qdo montar digo os resultados.

                                          Cumps

                                          P.S. Aquele parafuso deu-me cabo da paciência...
                                          Editado pela última vez por bizopt; 27 December 2009, 19:54.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Bom pessoal, é com alguma satisfação que vos digo que o problema parece resolvido.. Tirei e limpei a EGR. Trabalho fácil e simples, mas mto sujo.. (Assim que a mulher vir a garagem dá-lhe um coisa! )

                                            Fui dar uma voltinha com ele e não voltou a dar.. Ainda é cedo para atirar foguetes, no entanto não voltou a repetir o problema.

                                            Obrigado a todos os que ajudaram!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por bizopt Ver Post
                                              Bom pessoal, é com alguma satisfação que vos digo que o problema parece resolvido.. Tirei e limpei a EGR. Trabalho fácil e simples, mas mto sujo.. (Assim que a mulher vir a garagem dá-lhe um coisa! )

                                              Fui dar uma voltinha com ele e não voltou a dar.. Ainda é cedo para atirar foguetes, no entanto não voltou a repetir o problema.

                                              Obrigado a todos os que ajudaram!
                                              Quase certo que era dai o problema.
                                              Parabens pelo trabalho

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por biker Ver Post
                                                Quase certo que era dai o problema.
                                                Parabens pelo trabalho
                                                Es transmontano? Terra quente ou terra fria?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Segundo sei nos multijet não se consegue anular a egr sem dar erro de gestão do motor.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    E fotos? Tanto quanto possivel da acção em si, mas principalmente da peça.
                                                    Mostra lá isso. Detergente da louça, chega para a limpeza?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Macavenco Ver Post
                                                      E fotos? Tanto quanto possivel da acção em si, mas principalmente da peça.
                                                      Mostra lá isso. Detergente da louça, chega para a limpeza?
                                                      Segui as instruções de outro forum..













                                                      Czyszczenie zaworu EGR Alfa Romeo 156 1,9 JTD 2004 - Forum Alfa Romeo - Alfaholicy

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Houve ali uma parte que tiveste de aspirar, senão caía tudo ainda mais lá para dentro?! Digamos que isto é uma limpeza superficial, possivelmente haverá mais sujidade desse género um pouco mais à frente, não é?
                                                        Tenho de fazer isso à minha mas fica muito menos acessível...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          O meu não estava tão sujo, mas sim.. Tens de pegar no aspirador. O que fica bem limpo é a peça, a admissão propriamente dita nem por isso..

                                                          Por isso é que digo que o melhor é tapar a EGR... Isto é so porcaria que passa pela EGR..

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Vou pegar neste tópico para lançar outro no geral, onde vou intitular... diesel e a poluição.
                                                            Porquê?!
                                                            Porque é aqui mais uma vez notorio que o "carvão" não desaparece. Cada vez os diesel emitem menos particulas pelo escape, mas essas particulas ficam em algum lado.
                                                            Resultado, com o passar dos km, os "novos" diesel mostram que a sua manutenção é cada vez mais cara ou trabalhosa.
                                                            Mais, as particulas não saiem pelo escape.... mas mais cedo ou mais tarde acabam na natureza...nem que seja como neste caso, numa Tina para lavar a EGR.

                                                            vou abrir então um outro tópico no geral com este tema, para não estragar-mos este, que pode ser de extrema utilidade para quem tem os JTD's e mesmo para outros diesel. ALias, já existe um pouco por toda a parte DIY sobre limpar EGR's nos diesel.

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