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Troca de Produtos em Saldos

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    Troca de Produtos em Saldos

    Bom dia

    após pesquisa sobre troca de produtos em época de saldos e por não ter encontrado nenhum tópico sobre o tema decidi pedir a vossa ajuda...

    Como é obvio, na época em que estamos , muitas são as prendas que se recebe que por esta ou aquela razão não nos satisfazem.

    Pois bem, eu recebi 3 prendas todas da mesma loja- Giovanni Galli.

    Como duas delas até eram iguais e a 3ª também não me interessava, decidi deslocar-me a uma loja para a troca. Escolho a peça pretendida , vou a pagar, com as peças que recebei imaculadas nas caixas com os respectivos talões ( talões oferta sem preço de aquisição)e qual não é a minha surpresa quando vejo que no valor da peça que pretendo, apenas me deduziram 50 % do valor das peças que me foram oferecidas.

    Uns boxers que a pessoa me ofereceu pagou 13 euros, deduziram-me apenas 6,5 , o mesmo se passou nas restantes peças...

    Fiquei indignado, não quis arranjar barulho e disse-o á funcionária que quando questionada sobre a ( eventual) ilegalidade do acto, me disse que " eu sou apenas uma funcionária" e que " é procedimento da casa fazer a devolução do artigo pelo preço que está a ser comercializado no dia da troca".

    Como ainda por cima tenho cartão cliente da loja em questão, pretendo enviar uma carta registada tanto para a empresa como para a deco com a devida documentação do sucedido ( cópias talões, decretos-lei, etc).

    Não é pelos 10 euros que perdi mas por sentir que estão a lesar os clientes.

    Digam de vossa justiça....

    Tenho razão para o meu protesto? alguem sabe onde posso consultar a legislação a aplicar a estes casos?


    Cumprimentos

    #2
    Se queres que te diga nem nunca tinha pensado nessa questão.

    Mas se vires, também não é lógico chegares lá com os Boxers de 13€ pedires para trocar e depois trazeres 2 pares iguais a 6,50€ cada.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
      Se queres que te diga nem nunca tinha pensado nessa questão.

      Mas se vires, também não é lógico chegares lá com os Boxers de 13€ pedires para trocar e depois trazeres 2 pares iguais a 6,50€ cada.
      Claro que é lógico... Se a pessoa paga 13€ pelos boxers e se for necessário fazer troca tem de ser pelos 13€ e nunca pelos 6,50€, porque imagina que o preço até subia e os boxers custavam 20€ ... será que lhe fazia a devolução a 13€ ou a 20€?

      Comentário


        #4
        No ano passado, na Quebramar, fui trocar roupa que foi oferecida no Natal que não servia. Basicamente o procedimento foi a devolução dos produtos pelo valor da aquisição, ou seja, pré-saldos e a aquisição pelo valor dos saldos.

        Basicamente fui trocar um polo e trouxe 2!

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
          Se queres que te diga nem nunca tinha pensado nessa questão.

          Mas se vires, também não é lógico chegares lá com os Boxers de 13€ pedires para trocar e depois trazeres 2 pares iguais a 6,50€ cada.

          Estás a ver mal a questão

          Entrega Boxers de 13€, recebe outros de 13€ antes dos saldos (mesmo que agora estejam a 6,5€)

          Não quer Boxers, tem direito a 13€ em compras equivalentes "antes dos saldos"

          Agora a casa também pode "creditar" 6,5€, desde que possibilite o acesso a compras com os valores de saldo...

          No fundo vai dar ao mesmo...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por LiteOn Ver Post
            Bom dia

            após pesquisa sobre troca de produtos em época de saldos e por não ter encontrado nenhum tópico sobre o tema decidi pedir a vossa ajuda...

            Como é obvio, na época em que estamos , muitas são as prendas que se recebe que por esta ou aquela razão não nos satisfazem.

            Pois bem, eu recebi 3 prendas todas da mesma loja- Giovanni Galli.

            Como duas delas até eram iguais e a 3ª também não me interessava, decidi deslocar-me a uma loja para a troca. Escolho a peça pretendida , vou a pagar, com as peças que recebei imaculadas nas caixas com os respectivos talões ( talões oferta sem preço de aquisição)e qual não é a minha surpresa quando vejo que no valor da peça que pretendo, apenas me deduziram 50 % do valor das peças que me foram oferecidas.

            Uns boxers que a pessoa me ofereceu pagou 13 euros, deduziram-me apenas 6,5 , o mesmo se passou nas restantes peças...

            Fiquei indignado, não quis arranjar barulho e disse-o á funcionária que quando questionada sobre a ( eventual) ilegalidade do acto, me disse que " eu sou apenas uma funcionária" e que " é procedimento da casa fazer a devolução do artigo pelo preço que está a ser comercializado no dia da troca".

            Como ainda por cima tenho cartão cliente da loja em questão, pretendo enviar uma carta registada tanto para a empresa como para a deco com a devida documentação do sucedido ( cópias talões, decretos-lei, etc).

            Não é pelos 10 euros que perdi mas por sentir que estão a lesar os clientes.

            Digam de vossa justiça....

            Tenho razão para o meu protesto? alguem sabe onde posso consultar a legislação a aplicar a estes casos?


            Cumprimentos
            A "Nova" peça pretendida, também estava "em saldo", certo ?

            Se calhar também custava 30 e só pagaste 15, não foi ?

            Comentário


              #7
              A devolução, após aceitação da mesma, tem que ser sempre pelo valor de aquisição.

              Comentário


                #8
                Esquecem-se por vezes de um pormenor. A aceitação da devolução é voluntária. Só é obrigatória se o produto estiver defeituoso, de outro modo é somente uma forma de serviço a clientes que as lojas utilizam.

                No caso de artigo defeituoso, a devolução deve ser realizada pelo valor da aquisição. Em caso de aceitação voluntária, esta pode ser feita a bel-prazer das lojas desde que estas sejam explícitas junto do cliente em relação à política de trocas/ devoluções.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por hpventura Ver Post
                  Esquecem-se por vezes de um pormenor. A aceitação da devolução é voluntária. Só é obrigatória se o produto estiver defeituoso, de outro modo é somente uma forma de serviço a clientes que as lojas utilizam.

                  No caso de artigo defeituoso, a devolução deve ser realizada pelo valor da aquisição. Em caso de aceitação voluntária, esta pode ser feita a bel-prazer das lojas desde que estas sejam explícitas junto do cliente em relação à política de trocas/ devoluções.
                  Certo. Aqui fala-se de uma situação especifica: ofertas de Natal. Grande parte das lojas até emite uns talões para a troca sem valor precisamente para quem recebe poder trocar pelos vários motivos, principalmente o não servir.

                  Era bonito eu comprar uma peça de roupa para oferecer, não servir à pessoa e depois não poder trocar!

                  Comentário


                    #10
                    Boas.

                    No sábado tive na Quebra-Mar para trocar uma camisola que tinha custado 42€ na semana passada. Estava marcada a 21€ (50% de desconto). Trouxémos a camisola e mais umas coisas até perfazer o valor total, por indicação das empregadas da loja.


                    Abraço,
                    McDriver

                    Comentário


                      #11
                      As regras de aceitação de uma troca, a não ser que esta esteja defeituosa, são definidas pela loja porque as mesmas são dadas pela loja... não há nada definido na legislação.

                      Se eles assim o definissem nem te davam a possibilidade de troca.

                      Quando é que as pessoas aprendem a separar os direitos que têm das benesses dadas pelas lojas?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Silvers Ver Post
                        Certo. Aqui fala-se de uma situação especifica: ofertas de Natal. Grande parte das lojas até emite uns talões para a troca sem valor precisamente para quem recebe poder trocar pelos vários motivos, principalmente o não servir.

                        Era bonito eu comprar uma peça de roupa para oferecer, não servir à pessoa e depois não poder trocar!


                        Legalmente não existe nenhuma obrigação quanto a isso. As lojas fazem-no (e bem) por uma questão de serviço a clientes, somente.

                        Mas, se entenderem não o fazer, estão à vontade.

                        Comentário


                          #13
                          Eu não discordei de ti... os lojistas só têm a ganhar com as trocas, caso contrário adeus clientela!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por PAZ Ver Post
                            A "Nova" peça pretendida, também estava "em saldo", certo ?

                            Se calhar também custava 30 e só pagaste 15, não foi ?

                            Boa Noite

                            a peça que pretendia estava em saldos, custava 55 euros e estava a 39. O que acontece é que a dedução, relativamente aos 39 euros, das peças que não queria, foi feita não pelo valor de aquisição, mas sim pelo valor de saldo. Quer isto dizer que em cada troca , eles " mamam " 50 % ou a respectiva margem de desconto.

                            Alguns users dizem que a troca não é obrigatória, sinceramente pensei que do ponto de vista da lei, qualquer produto imaculado, com talão de compra, num prazo que pensava (penso!) que a lei estabelece, são obrigados a restituir o valor, em dinheiro ou vale, ou aquisição de valor igual, estou errado?


                            Como o user Omega disse e bem, se não há obrigação legal em aceitarem a devolução,a partir do momento que o fazem, e estamos a falar de 3 dias úteis de diferença de datas de aquisição, têm de o fazer pelo preço de aquisição.

                            No meu caso estamos a falar de 10 euros de perdas, se fosse um fato podia atingir 150 ou mais euros.

                            Se alguém souber onde posso consultar a legislação que regulamenta a época de saldos, agradeço


                            Cumprimentos

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por LiteOn Ver Post
                              Boa Noite

                              a peça que pretendia estava em saldos, custava 55 euros e estava a 39. O que acontece é que a dedução, relativamente aos 39 euros, das peças que não queria, foi feita não pelo valor de aquisição, mas sim pelo valor de saldo. Quer isto dizer que em cada troca , eles " mamam " 50 % ou a respectiva margem de desconto.

                              Alguns users dizem que a troca não é obrigatória, sinceramente pensei que do ponto de vista da lei, qualquer produto imaculado, com talão de compra, num prazo que pensava (penso!) que a lei estabelece, são obrigados a restituir o valor, em dinheiro ou vale, ou aquisição de valor igual, estou errado?


                              Como o user Omega disse e bem, se não há obrigação legal em aceitarem a devolução,a partir do momento que o fazem, e estamos a falar de 3 dias úteis de diferença de datas de aquisição, têm de o fazer pelo preço de aquisição.

                              No meu caso estamos a falar de 10 euros de perdas, se fosse um fato podia atingir 150 ou mais euros.

                              Se alguém souber onde posso consultar a legislação que regulamenta a época de saldos, agradeço


                              Cumprimentos
                              Estás errado, nada na lei obriga loja alguma a devolver o dinheiro, a não ser no caso específico de compras por correspondência.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por K2000 Ver Post
                                Estás errado, nada na lei obriga loja alguma a devolver o dinheiro, a não ser no caso específico de compras por correspondência.

                                Tens razão, após pesquisa verifico que não há obrigação em efectuar a troca se o artigo não tiver defeito.

                                A minha pergunta vira-se agora para a questão de, uma vez aceite a troca por parte do comerciante, tem ou não de ser feita obrigatoriamente pelo valor de aquisição?

                                No talão diz expressamente que trocam os produtos num prazo de dez dias...

                                Cumprimentos

                                Comentário


                                  #17
                                  Não estou a ver essa mesma loja a vender um produto por 50€, e depois quando fores trocar se tiver a 80€ ele te dêm 80€ para gastares...

                                  Levas com 50€ e vais com sorte...



                                  Já agora, apesar de na lei não estar a troca como obrigatória, a mesma sendo publicitada, e nestes casos até está no talão, a mesma passa a ser obrigatória.
                                  Quanto ao valor, penso que terá de ser obrigatoriamente pelo que foi pago na altura da aquisição ou de outra forma teria de ter sido informado ao cliente essa estúpida regra OCULTA.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Por um lado parece que tens razão mas...imagina, por absurdo, que todas as compras feitas antes dos saldos, e dentro do prazo previsto para trocas, regressavam à loja, já no período dos saldos.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Este tipo de troca ou devolução não estando prevista na lei tem que ser cumprida qd anunciada, como tal é pelo valor do produto que foi comprado. Hoje fiz uma devolução e o dinheiro que recebi foi o mesmo que paguei embora o artigo tivesse em saldo com um valor inferior.

                                      No caso de o artigo ter defeito ou estar avariado o que achariam justo? Receber o valor inicialmente gasto ou do artigo agora? As regras são as mesmas, ao implementar por cortesia um período de troca/devolução uma loja tem que se reger pelo mesmo principio que o faria no caso de produto defeituoso ou de compra não presencial, essa sim protegida legalmente com um período de 14 dias para troca/devolução.

                                      Só falta irem trocar de tamanho e terem que pagar a diferença de preço pq o artigo aumentou, isto claro está numa loja que o anuncie, pois mais uma vez, essa troca não está prevista na lei.
                                      Editado pela última vez por Ariadne; 29 December 2009, 23:36.

                                      Comentário


                                        #20
                                        As trocas são feitas pelo valor de compra.
                                        Se o cliente devolve uma peça que lhe custou 50€, agora, pode levar várias até ao valor da compra. Convém até que o ultrapasse . São as normas da marca.

                                        Ainda ontem fui à sport zone trocar umas sapatilhas (apenas troca de tamanho) pensei que seria troca directa sem acerto de preço, mas não, fizeram a diferença de preço e deram-me um vale da diferença.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Por acaso nunca me aconteceu uma coisa destas. Mas se acontecesse também era a 1ª e a última.

                                          Ainda esta semana andámos a trocar coisas que nos deram repetidas ou que não serviam.

                                          Toda a gente trocou, pagou-se a mais nalguns casos, a menos noutros (com devolução de dinheiro) e com devolução integral de dinheiro (em notas mesmo) no Continente. E sem qualquer tipo de questão.

                                          No Continente até é interessante porque se pagar com visa universo tenho sempre 1% de desconto e depois se devolver algum dos produtos devolvem-me o valor integral esquecendo esse 1% de desconto.

                                          Não percebo onde querem chegar essas lojas a proceder dessa maneira.

                                          Comentário


                                            #22
                                            A meu ver a troca sem que haja motivos para anular a compra anterior é uma compra por parte da loja, uma simpatia que faz a loja nos merecer a nossa atenção.
                                            No entanto se a loja pretende vender o artigo que nos comprou nunca poderá fazer por um preço mais baixo seria um crime de dumping.
                                            Por consequência o valor dos artigos devolvidos está sempre limitado ao preço que irão ser vendidos, já que as lojas não podem pôr um artigo fora do preço de tabela.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por kushinadaime Ver Post
                                              A meu ver a troca sem que haja motivos para anular a compra anterior é uma compra por parte da loja, uma simpatia que faz a loja nos merecer a nossa atenção.
                                              No entanto se a loja pretende vender o artigo que nos comprou nunca poderá fazer por um preço mais baixo seria um crime de dumping.
                                              Por consequência o valor dos artigos devolvidos está sempre limitado ao preço que irão ser vendidos, já que as lojas não podem pôr um artigo fora do preço de tabela.
                                              Só seria considerado dumping se fosse vendido abaixo do preço de custo

                                              Ao se fazer uma troca, esse artigo entraria como devolução e pelo valor da venda. A loja nunca teria esse artigo como compra ao cliente.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Eu hoje vou trocar uma peça de roupa a Pull & Bear. Depois conto a experiência!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Eu também tenho de ir trocar ou devolver um casaco na C&A, vamos lá ver como corre.

                                                  Na Zara no dia 26 deram-me a devolução de 2 camisolas sem problemas.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                                    Só seria considerado dumping se fosse vendido abaixo do preço de custo

                                                    Ao se fazer uma troca, esse artigo entraria como devolução e pelo valor da venda. A loja nunca teria esse artigo como compra ao cliente.
                                                    Em termos comerciais as devoluções não existem, o que há é a anulação de dum contracto de compra e venda por um motivo qualquer, e na falta do motivo como deveremos ver isto?

                                                    Comentário

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