Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Vazio entre passes 4_18 e Sub_23

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Sociedade Vazio entre passes 4_18 e Sub_23

    Como alguns de vós sabem regredi 3 anos no estudo, desta vez com pés e cabeça, voltei ao 10º ano para tirar um curso profissional de Electrónica e Automação.

    Feita a introdução passemos ao assunto propriamente dito: Na grande Lisboa e no grande Porto existe um passe social para estudantes, aliás 2, o 4_18 e o Sub_23.

    A validade do 1º termina quando se faz 19 anos (o meu caso). O segundo está acessível apenas aos estudantes do ensino superior, já que para o obter, é necessária uma declaração de matrícula, que prove que o aluno frequenta a faculdade (não é o meu caso).

    Alunos com situação semelhante à minha deixam de poder usufruir desta comparticipação por parte do IMTT. É precisamente isso que vai acontecer: Em Fevereiro deixarei de ter desconto na aquisição do passe social e vou ter de fazer mais um cartão Lisboa Viva. E o passe que utilizo todos os dias para me deslocar para a escola passará a custar o dobro.

    A minha opinião é a de que há aqui uma lacuna na forma como este sistema foi montado, que privilegia quem tem um percurso académico linear (que sim senhora são muitos), mas que põe completamente de lado aqueles que, por razões várias, não conseguiram ou não conseguem ter um percurso académico sem "sobressaltos"(que também são muitos, infelizmente).

    Ora o mais correcto, penso eu, seria haver uma ponte entre estes dois passes, isto é, quem tivesse mais de 18 anos, mas que provasse ser estudante (por exemplo, através de uma declaração de matrícula, tal como é feito nos dois passes), continuava a ter direito ao desconto na aquisição do passe social. Existe aqui, então, um buraco entre os dois passes que de certeza absoluta não foi analisado, porque não faz sentido isto acontecer.

    Já tive uma discussão, claro que saudável, cá em casa sobre este assunto e só eu tenho esta opinião. Um dos argumentos que mais tenho ouvido é o de que se há alunos que com 18, 19 anos e ainda estão no secundário, é porque se estão nas tintas para o estudo. Ao que eu digo: Isso até na faculdade se passa, e com maior gravidade, ao haverem estudantes que não metem os pés na faculdade durante semanas, coisa que na escola secundária já não é tão exequível.

    Queria saber a vossa opinião. Eventualmente não irão concordar comigo, mas sempre se trocam umas ideias.

    Obrigado.
    Editado pela última vez por Thatsme; 31 December 2009, 00:35.

    #2
    Ainda hoje o meu pai se virou para mim e disse: "Só quem passa pelas situações é que se preocupa com elas. Os outros estão-se nas tintas já que não é nada com elas." Não podia estar mais certo.

    Boas entradas.

    Comentário


      #3
      Sim, de facto há aí uma lacuna que acaba por ser injusto para quem quer recomeçar no 10º ano, depois de alguns anos algo "perdido" (penso que foi esse o teu caso).

      E é bastante injusto teres que pagar o dobro dos teus colegas...

      Comentário


        #4
        E no caso do Passe Sub 23 este apenas abrange os estudantes universitários com idade até aos 23 anos.

        Ou seja por exemplo no meu caso eu também sou estudante do ensino superior e não posso beneficiar desse desconto.

        É injusto? Claro que sim, mas eu já estou habituado a ter que pagar sempre tudo para os outros poderem beneficiar deste tipo de regalias.

        Enfim a vida está para quem a sabe levar.

        Comentário

        AD fim dos posts Desktop

        Collapse

        Ad Fim dos Posts Mobile

        Collapse
        Working...
        X