Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Dúvida repro megane 1.5 dci

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Dúvida repro megane 1.5 dci

    Tenho uma carrinha Mégane 1.5 dci de 2006 de 85cv e gostava de saber a vossa opinião no que diz respeito à reprogramação da centralina.
    Ela faz boas médias (6.1), gasta pouco e porta-se bem em estrada e a única coisa que a transtorna um bocadinho são as subidas muito acentuadas em que não mantém por exemplo os 140 e baixa para 120.
    Depois de uma pesquisa mais aprofundada na net encontrei muita gente a queixar-se de turbos partidos, preços muito elevados e fiquei com imensas dúvidas.
    Há realmente benefícios sem riscos ?
    Perde-se a garantia ? Dá problemas se detectarem na marca ?
    E caso valha a pena, na zona norte, porto e viana do castelo, onde fazer e preços ?

    obrigado por qualquer ajuda que me possam prestar e esclarecer

    Abraço e bom 2010

    #2
    No teu caso, partindo do princípio que a carrinha já não tem garantia, em termos de garantia já não terás problemas.

    Desconheço problemas de maior no(a) Megane após 2006 (inclusivé), creio que seja fiável. Há problemas de turbos em todos os carros, nos DCI em concreto havia problemas nos primeiros, até 2003. Já ouvi alguns rumores dos DCI também até 2005, mas muito menos. Acho que há um forum dos Meganes, secalhar lá há mais informação sobre problemas crónicos.

    Agora em termos de repro em si, é natural que os cavalos, embora sejam bem aproveitados na DCI de 85cv, tenham limites. Uma repro em condições lançaria isso para os 100cv, que daria outro alento à carrinha sem dúvida. Conheço melhor a realidade da Toyota, conheço alguns Corolla 1.4 D4D e Auris 1.4 D4D reprogramados, nenhum tem problemas (os Auris são mais recentes, pode ser cedo para aferir fiabilidade concreta...). Acho que, desde que não abuses nos cvs e a repro seja bem feita, não deve haver stress.

    Quantos kms tem a carrinha?

    Comentário


      #3
      Quantos kms tem a carrinha?

      Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
      Quantos kms tem a carrinha?
      Olá nogueiraribeiro e em primeiro lugar obrigado pela brevidade na resposta.

      Foi comprada por mim smi-nova a coisa de 6 meses e meio e tem de momento 96.000km mais coisa menos coisa. Para ser mais preciso ela é de maio de 2006 e foi importada.
      Os KM marcados são os reais, foi comprada em stand de confiança da familia já à uns anos largos, já foi a marca na minha mão por 2x (coisas menores, tipo código do radio e fazer uns testes para ver se tava td bem) e até hoje tem sido meter gasóleo e andar para a frente, muito fiável mesmo. Daí as minhas perguntas, eu gostava de manter a fiabilidade dela com um pequeno ganho de cavalos, nem que fossem apenas 10.
      No site da PKE - Performance Key Engineering - Especialistas em Reprogramação de Centralinas (vi na vossa revista o anuncio a esta empresa) o simulador deles acusa possíveis 98CV o que seria um ganho de 13CV que ronda o ganho que eu gostaria de ter caso fosse seguro.
      Link directo
      Também tenho uma pequena dúvida, se ela tem 80 ou 85cv, porque tenho encontrado muita gente a dizer 80 as tantas era nas versões anteriores a 2005.

      Em relação à garantia referia-me à garantia de 2 anos que o stand me deu. Devo ter-me explicado mal nesse sentido.
      Outra coisa que o site da PKE não diz é o consumo, se aumenta, se mantém, deve ser difícil de calcular o aumento mas gostava de ter um ponto de referência. Eles tambem falam em valores na casa dos 320€ + iva pelo serviço e não encontrei informações sobre garantias prestadas.
      E depois tenho uma dúvida mesmo mais técnica, no site deles aparece um binário no "PKE STAGE 1" de 230Nm, e penso já ter lido algures neste forum que a caixa do carro aguentaria no máximo os 200Nm que o "bixo" já traz, mas como não sou experiente (longe disso) fica também essa dúvida.

      Comentário


        #4
        quanto à repro n sou especialistra, mas qt aos cavalos posso ajudar.deve ter 85cv.mas podes confirmar no documento da carrinha, s marcar lá 63kw é d 85cv s marcar 60 é só d 80 cv. isto pq 1kw = 1,34102cv logo 85cv = 63,3845kw 80cv = 59,656. espero pelo menos nisto ter ajudado

        Comentário


          #5
          Quanto a garantia o melhor é perguntar ao stand.
          A potência o melhor é ver no documento único os KW que tem marcados, pode ter 80 ou 85.

          A PKE acho que tem boas referências. A stage 1 dá 98cv o que já é bom, parece-me uma boa opção, mas podes também ir para a stage 2. Mais potência, pode implicar maior desgaste, fiabilidade talvez a longo prazo.

          Em termos de consumos não sou especialista, mas uma vez que o esforço da carrinha vai descer, é de esperar diminuição de consumo. Nos Corolla / Auris chega a baixar mais de 1 litro aos 100!!!

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
            Quanto a garantia o melhor é perguntar ao stand.
            A potência o melhor é ver no documento único os KW que tem marcados, pode ter 80 ou 85.

            A PKE acho que tem boas referências. A stage 1 dá 98cv o que já é bom, parece-me uma boa opção, mas podes também ir para a stage 2. Mais potência, pode implicar maior desgaste, fiabilidade talvez a longo prazo.

            Em termos de consumos não sou especialista, mas uma vez que o esforço da carrinha vai descer, é de esperar diminuição de consumo. Nos Corolla / Auris chega a baixar mais de 1 litro aos 100!!!
            muito bem, é sempre bom ouvir que os consumos baixam...
            O documento único diz 63KW o que é excelente, tirou-me todas as dúvidas. O carro ficaria desta forma e pelo meu calculo com 102 a 103 cv pelas contas no site da pke. alguem sabe se eles tem oficina na zona do porto, Matosinhos?

            Comentário


              #7
              Eu não faria uma reprogramação (e eu tenho um Mégane mas de 80 cavalos - final de 2003).

              Por dois motivos: primeiro porque é um motor pequeno, especialmente dotado para ser económico. As performances terão sido o aspecto mais secundário na concepção deste motor, pelo que não me parece que os componentes do mesmo tenham sido feitos a pensar em reprogramações significativas.

              Mas mais importante que isto: vê bem se a caixa não está limitada a 200Nm de binário. No meu caso está, pelo que se fizesse uma reprogramação, os ganhos seriam poucos.

              Para mim o rácio "desgaste dos componentes/ganho na disponibilidade do motor" não vale a aposta numa reprogramação.

              Comentário


                #8
                Eu se fosse a ti não me metia nisso. Ao aumentar a potência vais diminuir a durabilidade do motor. Se fizeres a repro não te esqueças de ver a questão da caixa de velocidades porque eu jà ouvi dizer que a caixa nesse modelo só aguenta até 200nm de binàrio.
                Cumps

                Comentário


                  #9
                  Os 1.5 dCi 100cv vinham com 200Nm por causa da caixa.

                  Por exemplo, a caixa de 6v do 1.3 Multijet 90cv foi feita para 230Nm. mas há quem ande com muito mais. O mais certo é dar problemas. Mas a questão é que vai aguentando até chegar a hora de trocar de carro.

                  Comentário


                    #10
                    Como já foi referido, o acrescimo de potência/binário acabará por a determinada altura fazer das suas.

                    Agora tudo depende de cada um, se está ou não disposto a sofrer as "consequências".


                    Já agora e atendendo que pretendes no Norte do país, aqui fica o link de uma casa em Vila Real Vilauto Competições
                    Editado pela última vez por nto; 04 January 2010, 12:16.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por droidman Ver Post
                      muito bem, é sempre bom ouvir que os consumos baixam...
                      É sempre bom ouvir. Depois quando não se constata o que se ouviu, é que é pior.

                      Comentário


                        #12
                        Pelo que li fiquei esclarecido. Gastar + de 300€ numa repro e estragar um carro praticamente novo não esta nos meus planos.
                        Vi em todos os sites de empresas de reprogramação e tuning que o binário fica no mínimo nos 230Nm, e ja estou esclarecido que a caixa no limite da pouco mais de 200.
                        Também estou contente com os consumos e velocidade de serie que mesmo depois de ler em alguns fóruns que a velocidade máxima desta carrinha rondaria os 178kmh verifiquei numa descida bem puxada que atingiu os 190. A questão era mesmo a fiabilidade/ganho de potencia/consumo.
                        Posto isto vou gastar os 300€ em algo muito mais útil
                        Muito obrigado pela vossa ajuda

                        Comentário


                          #13
                          Olá. Penso que a diferença entre o teu motor e o dci de 105cv é apenas a nível de turbo e intercooler (e novo mapa de centralina renault). Se algum dia o teu turbo partir, podes equacionar fazer as modificações necessárias para ficares com o motor de 105cv.

                          Ainda que não tenha a certeza que as diferenças entre os dois motores seja apenas onde eu disse.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                            Olá. Penso que a diferença entre o teu motor e o dci de 105cv é apenas a nível de turbo e intercooler (e novo mapa de centralina renault). Se algum dia o teu turbo partir, podes equacionar fazer as modificações necessárias para ficares com o motor de 105cv.

                            Ainda que não tenha a certeza que as diferenças entre os dois motores seja apenas onde eu disse.
                            Mesmo que faça essas ditas alterações, continua com o problema da caixa e seu binário, visto que o de 105cv tem um binário de 240nm, enquanto que o de 85cv tem 200nm e parece que isso estará no limite da caixa que equipa esse motor.

                            Até o 1.5dci de 100cv tinha "somente" 200nm, mais uma vez por causa da caixa.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                              Olá. Penso que a diferença entre o teu motor e o dci de 105cv é apenas a nível de turbo e intercooler (e novo mapa de centralina renault). Se algum dia o teu turbo partir, podes equacionar fazer as modificações necessárias para ficares com o motor de 105cv.

                              Ainda que não tenha a certeza que as diferenças entre os dois motores seja apenas onde eu disse.
                              Algumas tubagens tb são diferentes. No caso do de 85 há lá um tubo grande (aspiração gases do intercoller?) que é de borracha e no de 100 é de metal...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por nto Ver Post

                                Até o 1.5dci de 100cv tinha "somente" 200nm, mais uma vez por causa da caixa.
                                Então pode fazer as modificações para o motor de 100cv

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                  Então pode fazer as modificações para o motor de 100cv
                                  por quanto ficaria a brincadeira?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Novamente, acho que essa alteração não compensa.

                                    Penso que o motor de 100 cavalos tem injectores e turbo diferentes. Juntando a isto outros componentes (tubagens) a alteração deve ficar bem dispendiosa. E o ganho nem é muito significativo (consumos idênticos e prestações ligeiramente melhores, mas pior fiabilidade).

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por droidman Ver Post
                                      por quanto ficaria a brincadeira?
                                      Cara, e poderias estar a perder alguma fiabilidade que tens agora.

                                      Só seria viável se o teu turbo partisse, por exemplo. Assim, por mais uns euros, compravas o turbo do motor de 100cv, e peças necessárias. E depois era necessária nova reprogramação. E tinha de ser feito por um bom mecânico.

                                      Neste momento não me parece boa opção.

                                      Já agora, a reprogramação da PKE, tu dizes que dá 230Nm, mas isso não é problema. Podes pedir-lhes para fazerem uma reprogramação com menos binário.

                                      De qualquer forma a fiabilidade do motor vai diminuir, e relativamente a isso cabe a ti decidir se vale a pena arriscar.

                                      Comentário

                                      AD fim dos posts Desktop

                                      Collapse

                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                      Collapse
                                      Working...
                                      X