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Problema vela partida (diesel)

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    Problema vela partida (diesel)

    Estou com um problema um pouco grave no carro da minha sogra um corsa b 1.7D. O carro tinha 2 velas queimadas e por isso não pegava, quando fui para as mudar com o motor a frio uma delas partiu a rosca onde a chave entra para apertar e desapertar, ficando praticamente completa presa na cabeça (não partiu rente), a vela que saio também foi uma carga de trabalhos estão cheias de ferrugem fartei me de por spray. Agora tenho o problema de como a tirar a vela sem ter de tirar a cabeça, o que está fora de questão porque o carro com 3 velas já pega e não existe € para andar a fazer isso. Algumas ideias ou especialistas na matéria?

    #2
    Não consegues por uma foto para que o pessoal possa ver melhor?

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      #3
      A vela partio a rosca que está assinalada nesta imagem:


      Descolou da vela!

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        #4
        Se calhar tentando fazer um furo por dentro da vela e depois colocar uma chave por dentro para desatarrachar. Um torneiro mecanico pode fazer isso

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por DragonH Ver Post
          A vela partio a rosca que está assinalada nesta imagem:


          Descolou da vela!
          Boas. Isso não é uma rosca. Eu chamaria-lhe porca da vela mas acho que também não está muito correcto

          Quanto ao teu problema, já ontem o li e pensei para mim mesmo: estás tramado!

          A tal porca que saltou, não poderá ser soldada de novo? A vela está acessível ou está escondida no bloco?

          Comentário


            #6
            A vela até está acessivel comparando com outros carros que as têm escondidas, estão por cima no bloco, apesar de não ter muito espaço á volta.
            O que já estive a estudar foi soldar uma porca na vela para a tirar, um pouco mais a baixo da que partio, no entanto só dá para soldar por cima.
            Não sei até que ponto isto possa ser possivel.

            Comentário


              #7
              leva isso ao torneiro como já te disseram e não te metas em aventuras de andares a soldar, a não ser que seja a tua profissão

              Comentário


                #8
                eu deixava a vela lá mt direitinha tal como está!!!
                é o melhor conselho que te posso dar!!

                Comentário


                  #9
                  tenta colocar uma porca ligeiramente maior de forma a entrar com umas marteladas nada de muito forte pa nao partir a vela se mesmo assim nao conseguires colocares uma chave de caixa a bater na mesma para que entre a pressao tambem..ou entao existem umas chaves de caixa proprias para esse efeito em que nao tem as quinas definidas...é dificil explikar por aki...em vez de terem o hexagono ou la o q akilo é definido nos bicos nao tem um certo espaço ou seja tem uma certa folga isso faz com q a força aplicada ao parafuso se faça de forma diferente de uma chave convencional ...depois coloca ai se algumas destas formas deu para resolver


                  cumps...

                  Comentário


                    #10
                    Não é para eu soldar, até porque dessa ciência não sei nada, se for para mexer é o torneiro s soldar.

                    Comentário


                      #11
                      Se a vela não está muito escondida, já tentaste com um alicate?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por SAM Ver Post
                        Se calhar tentando fazer um furo por dentro da vela e depois colocar uma chave por dentro para desatarrachar. Um torneiro mecanico pode fazer isso
                        concordo com ele...
                        Um torneiro pode furar a vela e tirá-la com uma chave sem danificar o bloco. E fá-lo com relativa facilidade...

                        Comentário


                          #13
                          isso ate nem e muito dificil de resolver,mas se nao tems a minima noçao mais vale estares quieto, mesmo danificando o bloco (rosca) e possivel reparar sem retirar fora, entretanto com tres pega, eu deixaria andar assim .

                          Comentário


                            #14
                            Todas as sugestões de soldar uma porca são válidas, só não entendo como vão colocar a viatura a trabalhar depois de ter caido a parte inferior da vela que provoca a incandescência porque essa decerto vai cair para cima do cilindro, se não caiu já e ao colocar a trabalhar vai picar o piston até o furar, para além de que a camâra de combustão também fica linda, toda picada. Se a vela não sair toda inteirinha o que no caso vai ser muito dificil, não tente colocar o motor em funcionamento senão adeus a esse cilindro. Tem de desapertar cabeça, descarboniza e monta com junta nova.

                            Comentário


                              #15
                              não percebi completamente a situação, mas tenta isto : Welcome to: Loctite® Freeze & Release

                              Comentário


                                #16
                                Nao quero ser coveiro... mas como ficou essa situaçao?

                                Comentário


                                  #17
                                  Se ainda estiver por resolver, podes fazer como se faz para parafusos que partem (como os das jantes): arranjas um macho de fazer rosca invertida (aperta para a esquerda), fazes um furo no que está preso (a direito, e não fures até sair do outro lado!) e é só apertar o macho, quando ele encostar no fundo do furo começa a desatarrachar a vela.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Aconteceu-me a mesma coisa ainda há dias, num Alfa Romeo 146 Twin Spark. As velas são já por si caríssimas e depois vêr uma a partir-se como manteiga dentro do bloco foi frustrante. Vá lá o mecânico era experiente e nem foi equacionada a utilização de machos esquerdos (eu nem iria permitir), tirou o polo com um alicate de pontas e desenroscou-a com uma simples chave em forma de estrela.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por joo Ver Post
                                      Aconteceu-me a mesma coisa ainda há dias, num Alfa Romeo 146 Twin Spark. As velas são já por si caríssimas e depois vêr uma a partir-se como manteiga dentro do bloco foi frustrante. Vá lá o mecânico era experiente e nem foi equacionada a utilização de machos esquerdos (eu nem iria permitir), tirou o polo com um alicate de pontas e desenroscou-a com uma simples chave em forma de estrela.
                                      Isso foi porque nao estava muito apertada. Se a rosca estiver calcionada, nao vai la so com o alicate e uma chave. E isso de furar e roscar uma rosca esquerda, nao sei se é bem assim. A vela nao é um parafuso de aço maciço.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Goncaloibiza Ver Post
                                        Isso foi porque nao estava muito apertada. Se a rosca estiver calcionada, nao vai la so com o alicate e uma chave. E isso de furar e roscar uma rosca esquerda, nao sei se é bem assim. A vela nao é um parafuso de aço maciço.
                                        Os machos são cónicos e a vela não é maciça, mas mesmo assim abrir a rosca lá para dentro com o macho é impensável (a não ser que os machos sejam magnéticos ou se use um aspirador potente), e então furar é que era mesmo o derradeiro desastre.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por joo Ver Post
                                          Os machos são cónicos e a vela não é maciça, mas mesmo assim abrir a rosca lá para dentro com o macho é impensável (a não ser que os machos sejam magnéticos ou se use um aspirador potente), e então furar é que era mesmo o derradeiro desastre.
                                          Sim... e eu ja nem estava a pensar que iam furar ate sair do outro lado....

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                                            #22
                                            alguns exemplos do que as oficinas vão ter que fazer para reparar a vela partida.

                                            YouTube - CDI broken glowplug repair wo/thread repair kit

                                            YouTube - AutoInform Tools Supplement - Heater Plug Repair Kit

                                            Comentário


                                              #23
                                              Para ficar um serviço bem feito, a cabeça tem mesmo que vir fora!

                                              Deixar andar não é solução, seja porque um dia o carro pode decidir não pegar (basta queimar uma das outras velas), seja porque se a ponta da vela "cair" para dentro o motor.. vais ter chatices!

                                              Eu ainda tentava que um torneiro visse o carro, mas para mim era mesmo desmontar a cabeça! Não ficava caro e dava para ver o estado do bicho, incluindo uma descarbonização!

                                              Se pensares em soldar, não te esqueças de desligar a bateria antes!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Leva a uma oficina que eles tratam-te disso e não deve ser muito caro pois são situações que acontecem frequentemente.

                                                Como nós não somos mecânicos mal nos acontece uma situação dessas ficamos quase em pânico e no entanto por vezes chegamos lá e eles em 2 minutos resolvem o assunto (seja uma vela partida, parafuso do cárter moído, etc.).

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                                                  Leva a uma oficina que eles tratam-te disso e não deve ser muito caro pois são situações que acontecem frequentemente.

                                                  Como nós não somos mecânicos mal nos acontece uma situação dessas ficamos quase em pânico e no entanto por vezes chegamos lá e eles em 2 minutos resolvem o assunto (seja uma vela partida, parafuso do cárter moído, etc.).
                                                  Não são os torneiros mecânicos e são poucos os mecânicos que fazem esse serviço, mas sim os RECTIFICADORES DE MOTORES, que dos quais eu sou um. Se tirar a cabeça do motor fora vai ficar 20x mais caro do que fazer só esse serviço.
                                                  Editado pela última vez por Kayara; 21 September 2010, 22:15.

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