Estou com um problema um pouco grave no carro da minha sogra um corsa b 1.7D. O carro tinha 2 velas queimadas e por isso não pegava, quando fui para as mudar com o motor a frio uma delas partiu a rosca onde a chave entra para apertar e desapertar, ficando praticamente completa presa na cabeça (não partiu rente), a vela que saio também foi uma carga de trabalhos estão cheias de ferrugem fartei me de por spray. Agora tenho o problema de como a tirar a vela sem ter de tirar a cabeça, o que está fora de questão porque o carro com 3 velas já pega e não existe € para andar a fazer isso. Algumas ideias ou especialistas na matéria?
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Problema vela partida (diesel)
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Originalmente Colocado por DragonH Ver PostA vela partio a rosca que está assinalada nesta imagem:
Descolou da vela!
Quanto ao teu problema, já ontem o li e pensei para mim mesmo: estás tramado!
A tal porca que saltou, não poderá ser soldada de novo? A vela está acessível ou está escondida no bloco?
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A vela até está acessivel comparando com outros carros que as têm escondidas, estão por cima no bloco, apesar de não ter muito espaço á volta.
O que já estive a estudar foi soldar uma porca na vela para a tirar, um pouco mais a baixo da que partio, no entanto só dá para soldar por cima.
Não sei até que ponto isto possa ser possivel.
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tenta colocar uma porca ligeiramente maior de forma a entrar com umas marteladas nada de muito forte pa nao partir a vela se mesmo assim nao conseguires colocares uma chave de caixa a bater na mesma para que entre a pressao tambem..ou entao existem umas chaves de caixa proprias para esse efeito em que nao tem as quinas definidas...é dificil explikar por aki...em vez de terem o hexagono ou la o q akilo é definido nos bicos nao tem um certo espaço ou seja tem uma certa folga isso faz com q a força aplicada ao parafuso se faça de forma diferente de uma chave convencional ...depois coloca ai se algumas destas formas deu para resolver
cumps...
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Originalmente Colocado por SAM Ver PostSe calhar tentando fazer um furo por dentro da vela e depois colocar uma chave por dentro para desatarrachar. Um torneiro mecanico pode fazer isso
Um torneiro pode furar a vela e tirá-la com uma chave sem danificar o bloco. E fá-lo com relativa facilidade...
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Todas as sugestões de soldar uma porca são válidas, só não entendo como vão colocar a viatura a trabalhar depois de ter caido a parte inferior da vela que provoca a incandescência porque essa decerto vai cair para cima do cilindro, se não caiu já e ao colocar a trabalhar vai picar o piston até o furar, para além de que a camâra de combustão também fica linda, toda picada. Se a vela não sair toda inteirinha o que no caso vai ser muito dificil, não tente colocar o motor em funcionamento senão adeus a esse cilindro. Tem de desapertar cabeça, descarboniza e monta com junta nova.
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Se ainda estiver por resolver, podes fazer como se faz para parafusos que partem (como os das jantes): arranjas um macho de fazer rosca invertida (aperta para a esquerda), fazes um furo no que está preso (a direito, e não fures até sair do outro lado!) e é só apertar o macho, quando ele encostar no fundo do furo começa a desatarrachar a vela.
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Aconteceu-me a mesma coisa ainda há dias, num Alfa Romeo 146 Twin Spark. As velas são já por si caríssimas e depois vêr uma a partir-se como manteiga dentro do bloco foi frustrante. Vá lá o mecânico era experiente e nem foi equacionada a utilização de machos esquerdos (eu nem iria permitir), tirou o polo com um alicate de pontas e desenroscou-a com uma simples chave em forma de estrela.
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Originalmente Colocado por joo Ver PostAconteceu-me a mesma coisa ainda há dias, num Alfa Romeo 146 Twin Spark. As velas são já por si caríssimas e depois vêr uma a partir-se como manteiga dentro do bloco foi frustrante. Vá lá o mecânico era experiente e nem foi equacionada a utilização de machos esquerdos (eu nem iria permitir), tirou o polo com um alicate de pontas e desenroscou-a com uma simples chave em forma de estrela.
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Originalmente Colocado por Goncaloibiza Ver PostIsso foi porque nao estava muito apertada. Se a rosca estiver calcionada, nao vai la so com o alicate e uma chave. E isso de furar e roscar uma rosca esquerda, nao sei se é bem assim. A vela nao é um parafuso de aço maciço.
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Originalmente Colocado por joo Ver PostOs machos são cónicos e a vela não é maciça, mas mesmo assim abrir a rosca lá para dentro com o macho é impensável (a não ser que os machos sejam magnéticos ou se use um aspirador potente), e então furar é que era mesmo o derradeiro desastre.
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alguns exemplos do que as oficinas vão ter que fazer para reparar a vela partida.
YouTube - CDI broken glowplug repair wo/thread repair kit
YouTube - AutoInform Tools Supplement - Heater Plug Repair Kit
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Para ficar um serviço bem feito, a cabeça tem mesmo que vir fora!
Deixar andar não é solução, seja porque um dia o carro pode decidir não pegar (basta queimar uma das outras velas), seja porque se a ponta da vela "cair" para dentro o motor.. vais ter chatices!
Eu ainda tentava que um torneiro visse o carro, mas para mim era mesmo desmontar a cabeça! Não ficava caro e dava para ver o estado do bicho, incluindo uma descarbonização!
Se pensares em soldar, não te esqueças de desligar a bateria antes!
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Leva a uma oficina que eles tratam-te disso e não deve ser muito caro pois são situações que acontecem frequentemente.
Como nós não somos mecânicos mal nos acontece uma situação dessas ficamos quase em pânico e no entanto por vezes chegamos lá e eles em 2 minutos resolvem o assunto (seja uma vela partida, parafuso do cárter moído, etc.).
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Originalmente Colocado por ciber007 Ver PostLeva a uma oficina que eles tratam-te disso e não deve ser muito caro pois são situações que acontecem frequentemente.
Como nós não somos mecânicos mal nos acontece uma situação dessas ficamos quase em pânico e no entanto por vezes chegamos lá e eles em 2 minutos resolvem o assunto (seja uma vela partida, parafuso do cárter moído, etc.).Editado pela última vez por Kayara; 21 September 2010, 22:15.
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