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Peugeot 406 -luzes da consola apagad. A/C e recicl. não funcionam. Engasga-se a puxar

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    Peugeot 406 -luzes da consola apagad. A/C e recicl. não funcionam. Engasga-se a puxar

    Boas. Já andei por este fórum, mas tinha uma Fiat Marea td100. Tive um acidente, comprei uma Rover 416 Tourer que agora troquei por uma Peugeot 406 1.8 16v sw de Janeiro de 2000, com 7 lugares.
    É confortável, boa motorização e consumos um pouco esticados, mas aguenta-se.
    Estou a gostar da carrinha, mas como não há bela sem senão, descrevo aqui os primeiros "problemas", para quem me puder ajudar. Prometo que vou deixar fotos em breve.

    1º - luzes na consola central, manipulos de sofagem e direcção do ar e do ar condicionado. As luzes estão todas apagadas e não sei qual é o truque de desmontar a consola central para colocar as luzes ou se haverá outro problema. Alguém tem ideias?

    2º - o ar condicionado não funciona, nem a reciclagem do ar. Quando carrego no botão do ar condicionado ou no botão da reciclagem do ar, nenhum acende nem liga. O ar condicionado até poderia estar descarregado, mas, a reciclagem do ar? Será coincidência, ou algo que comanda os dois está "mal de saúde"? O que será?

    3º - reparei que se a carrinha estiver no ralenti, trabalha bem, pelo menos parece, mas ao iniciar a marcha, na passagem pelas 2000 rpm +/-, sinto um engasgo. Ligeiro, mas sente-se e depois acelera bem e tudo, mas no inicio, engasga ligeiramente, tipo um poço. O que será? A carrinha tem um filtro de ar K&N.

    Antes de mais, obrigado e bom ano para todos.

    #2
    Já viste se não tens nenhum fusível queimado?! É porque existem fusíveis, que fazem acender as luzes do painel de instrumentos e todas as luzes dos múltiplos botões! Se ainda não verificaste é melhor vereficares.
    Cumprimentos

    Comentário


      #3
      boas, sendo a tua carrinha de 2000 nao sei se é o 1º ou 2º modelo; eu tenho um 406 de 96 e tambem tive problemas com lampadas que nao acendiam na consola;

      desmontei aquilo limpei as pistas todas e ficaram a funcionar bem...

      se calhar o problema do AC tambem pode ser um mau contacto nas fichas, por ex, visto ser tao abrangente..

      em relação ao problema de engasgar-se.. ja nao sei xD

      Comentário


        #4
        Boas.
        Antes de mais obrigado aos dois.
        O meu modelo é o de 112 cv, penso eu. É o 16v, mas acho que ainda não é o último. É que não tenho manual da carrinha, pois não me deram no stand. Se alguém tiver, agradecia. Assim, não sei onde estão os fusiveis todos, pois já reparei que estão alguns no compartimento do motor, mas não deveria de haver no habitáculo? Só estranho porque é o mei 1º peugeot.
        O A/C é manual e a consola central é a que não tem computador de bordo, porque só tem o mostrador da temperatura. Corrijam se estiver errado. Não sei o truque de a desmontar, poque tenho receio de danificar pláticos. Digam o truque se possivel, para confirmar as lampadas.

        As fichas do A/C hei-de confirmar se estão bem ou mau contacto, mas acho estranho pois a reciclagem também não dá. Será coincidência?

        O engasgo deixa-me preplexo, pois só notei depois de mudar óleo e filtro de óleo. Confirmei o filtro do ar, retirando a tampa e vi que era K&N de caixa e não estava sujo. Também retirei os cabos das velas que estão agarrados a um suporte que se aparafusa na tampa das válvulas e voltei a colocar, sem ver as velas, pois reparei que não tinha chave de velas. Será coincidência, só a partir daí verificar o engasgo?
        Há outro pormenor: foi depois de uma viagem no natal ao Norte, em 500km. Coincidência? Não sei, né! É que comprei a carrinha agora e não me é fácila diagnosticar, pois poderia já ter este sintoma, ou não ...

        Obrigado

        Comentário


          #5
          O teu modelo pela descrição da consola seria o D8 (antes do restyle). Mas penso que a partir de 99 são D9's....

          É este?


          Ou este?



          Se for o primeiro ainda te posso ajudar e vou ver amanhã no manual.

          Não quero agoirar, mas as falhas no AC são um problema comum dos 406 até dada altura...

          Comentário


            #6
            Boas.
            É o modelo de baixo, antes do restyle. Como é de Janeiro de 2000, deve ser dos ultimos carros desse modelo. Ficou no periodo de transição.
            Todas as dicas são boas.
            Obrigado.

            Comentário


              #7
              Em relação ao engasgar-se... pode estar a precisar de mudar as velas... ou algum sensor que não está a enviar/receber informação em condições... experimenta comprar um spray de limpeza de borboletas/carburadores, desmonta a tubagem que vai dar á borboleta e dá uma limpeza nisso...

              Cumprimentos

              Comentário


                #8
                Boas. ampdavid .Um pequeno aparte.

                Por acaso a tua Marea td 100 era uma que fugia pa direita qd aceleravas, nao pegava a quente, e era de 97? eu pesquisei pelo forum e li isto.

                Um abraço

                Comentário


                  #9
                  Sim era essa marea.
                  Tive um acidente e foi para a sucata. Penso que foi a situação de fugir para a direita, pois o triangulo da roda direita partiu e eu capotei. Enfim águas passadas.

                  Agora é Peugeot. LOL

                  Comentário


                    #10
                    Boas.
                    A história do spray funciona? Qual spray? Nunca fiz isso e estou curioso. Como proceder?

                    Obrigado

                    Comentário


                      #11
                      ha um ano e tal comprei uma marea td100 de 97 matricula xx-xx-IC, que fgugia p direita e n pegava a quente, tive a carrinha durante uma semana e fui devolve la ao gajo a quem a comprei.ja p n dizer q o problema de ela n pegar nunca foi resolvido, gastei ainda um dinheirito. antigo dono era do algarve, pelo menos pelo q dizia no DUA, entretanto fiz negocio c uma laguna dti q diga se de passagem n tem nada a ver.muito melhor em tdos aspectos.penso que de facto seria essa.compreia a um sujeito em Belas. qts kms tinha essa?abraço e lamento o q e aconteceu.deve ser complicado. abraço

                      Comentário


                        #12
                        Boas.
                        Obrigado pela compreensão. A minha tinha 160.000km. E foi duro sim, porque ainda a estava a pagar e tive de comprar uma outra coisa de recurso: uma Rover 1.6 tourer de 1998 por 1500euros, na altura. Não tinha nada a haver, mas é a vida. A Fiat, fiontou-me, mas gostei muito dela e o facto de custar a pegar , não era bem assim. Ela pegava ligeiramente mal mas passado uns segundos ficava normal. Eu é sempre gostei dos "relógios" e fazia-me confusão, pois não era normal.
                        A tua laguna deve ser fixe. Já ouvi falar bem. Mas é como tudo na vida. É preciso sorte. Boa sorte com a tua.

                        Agora, regressando ao tópico, se alguém tiver experiências iguais às que descrevo com a peugeot, mesmo de outras marcas, que digam, pois sempre pode despertar alguma teoria.

                        Obrigado.

                        Comentário


                          #13
                          Mas por curiosidade, e desculpa a persistencia, elucida me la, a marea provavelmente era a tua? coincidencia a mais, e que a minha qd a comprei tinha 160000km era cinza, de 97 e custava a pegar a quente e qd se acelerava ela guinava mesmo pa direita, parecia q as rodas saiam do eixo.era o modelo elx e era d um gajo do algarve, mas comprei em belas.?foi um grabde barete que me tentaram enfiar. apesar disso gosto mt mais da linha da marea do q da laguna. essa 406 que tu tens e bem fixe. tb gosto muito,alias andei a ver uma de 7 lugares 1.9TD. a minha laguna tb tem 7 lugares no livrete faltam e os bancos.
                          essa cena da iluminação do quadrante tb me aconteceu na laguna, mais de metade das lampadas do habitaculo n ligavam, as do AC, do quadrante, do isqueiro, tive um sabado de volta dela mas resolvi. tem cuidado c os plasticos ressequidos com o calor porque partem com facilidade. abraço

                          Comentário


                            #14
                            Boas. Na Marea era mesmo coincidência, pois a minha era preta e comprei em Queluz. Os sintomas eram iguais, até capotar a minha. LOL.
                            A Laguna é fixe, mas não sabia que existiam lagunas com 7 lugares.
                            As lampadas, terei que ver com calma, mas quanto ao A/C, não liga mesmo, nem tem a haver com luzes, pois nem A/C nem reciclagem do ar liga. E não tenho tempo de ver isso com calma. Só no FDS e se não chover porque não tenho garagem. Enfim.
                            Será fuzivel? Ficha? Estranho. Nem sei onde estão os fusiveis do A/C, mas será o mesmo fusivel (caso esteja lixado) que fica com o A/C e com a reciclagem?

                            Quanto ao engasgo, ainda hoje notei que continua.

                            Comentário


                              #15
                              existem. desde que tenha mencionado no livrete, 5 ou 7 lug.mas diga se de passagem, os dois ultimos lugares e mesmo so p putos. o prob do AC ja deve ser factor externo.no meu era so a iluminação q nao bulia.

                              Comentário


                                #16
                                experimenta ver os fusiveis do AC ou da soufagem. em ultimo caso so se for a bomba do AC,mas penso que se fosse trabalhava a soufagem na mesma, mas isso sou so eu a falar. Nao percebo muito disso.

                                Comentário


                                  #17
                                  Amanhã vou experimentar trocar as velas, para ver se resolvo a situação do engasgo, que ainda se confirma existir.
                                  Há mais ideias? Como neste fim de semana vou ver se mexo, pelo menos via mais alguma coisa.

                                  Cumps

                                  Comentário


                                    #18
                                    Boas o o problema do teu ac e da não circulação forçada do ar do habitáculo deve-se a um modulo que se encontra logo a seguir ao motor da sofagem a cerca de 40 cm. e esta colocado dentro da conduta do ar que vem desse motor. fica seguro apenas 2 parafusos e tem uma ficha ligada, custa certa de 75 €, é troca-lo e já esta, atenção não ligar o novo fora da conduta para experimentar porque esse modulo queima-se com facilidade devido ao aquecimento de toma na ausência da ventilação.

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                                      #19
                                      Originalmente Colocado por nbaiao Ver Post
                                      Boas o o problema do teu ac e da não circulação forçada do ar do habitáculo deve-se a um modulo que se encontra logo a seguir ao motor da sofagem a cerca de 40 cm. e esta colocado dentro da conduta do ar que vem desse motor. fica seguro apenas 2 parafusos e tem uma ficha ligada, custa certa de 75 €, é troca-lo e já esta, atenção não ligar o novo fora da conduta para experimentar porque esse modulo queima-se com facilidade devido ao aquecimento de toma na ausência da ventilação.
                                      Depois de mais de 3 anos já deve ter resolvido o problema, digo eu....

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                                        #20
                                        Viva! Se calhar já ninguém lê este tópico, mas vou arriscar...

                                        comprei à pouco tempo uma 406sw, diesel, a de 109cv. Estou muito satisfeito, mesmo muito.
                                        porém... aconteceu-me 2 vezes chegar de manhã ao carro, ligar e reparar que a data e a hora do computador de bordo voltam a 1999... parece que a máquina fez um reset, perdeu a memória. Já vos aconteceu isto? O que será? Muito obrigado!

                                        Comentário


                                          #21
                                          No meu 406 nunca me aconteceu... Será bateria fraca? Pega bem sempre que te acontece isso?

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Atadinho Ver Post
                                            No meu 406 nunca me aconteceu... Será bateria fraca? Pega bem sempre que te acontece isso?
                                            Viva, eu acho que sim... só aconteceu 2vezes, quando reparei já estava ao volante à alguns minutos, não sei.
                                            mas quando comprei o carro a bateria teve de ser recarregada... se calhar já conheceu melhores dias...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Boas!

                                              Mudei de bateria, tudo perfeito excepto o rádio que não dá sinal de vida...
                                              Pelo que vi na net era suposto haver um código, mas não o tenho e no visor nada aparece a pedir código algum. O visor mostra apenas e só o relógio e as informações do computador de bordo.

                                              E agora, alguma sugestão?




                                              Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

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                                                #24
                                                O teu rádio é igual/parecido com este?



                                                Verifica o fusível que tem na parte de trás do rádio junto ás fichas:

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Viva!

                                                  o meu rádio é igualzinho acesse, um 1633a.
                                                  acabei de ver, o fusível está bom, mesmo assim experimentei com outro e o resultado é o mesmo, parece que o rádio morreu, não sei porquê, apenas mudei a bateria...

                                                  por acaso sabe de algum outro modelo compatível com este para o caso de ter que procurar na net um substituto?

                                                  muito obrigado!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Se não te importares de perder a informação do rádio no visor do CB, os comandos no volante(embora existam adaptadores para pôr a funcionar os comandos no volante) e alguma originalidade faz como eu:





                                                    Um bom auto rádio universal é um excelente upgrade para o 406. O carro vem equipado com umas colunas muito boas mas pouco "exploradas" pelo auto rádio de origem. A diferença é abismal! Já para não falar da enorme utilidade do bluetooth(pelo menos para mim) nas chamadas telefónicas e no streaming de audio(MeoMusic,Spotify, MP3,etc). Procedi a esta alteração no meu 406 porque a caixa de CD avariou e tinha este Sony lá em casa encostado... Já agora, o adaptador para "tapar o buraco" custou menos de 15€ na Peugeot.

                                                    Quanto a encontrar um modelo compatível(original), sei que existem uns modelos mono CD que podem ser instalados:


                                                    PS1: Não tenho a certeza do que vou escrever a seguir, mas lembro-me de ler sobre isto quando troquei o auto rádio. Os auto rádios dos 406 não possuem código, mas estão codificados com a BSI, ou seja, quando se troca de auto rádio original é necessário codificar o auto rádio "novo" na BSI através de OBD. Com um auto rádio universal isto não se aplica. Volto a repetir que não tenho a certeza absoluta disto pois nunca experimentei.

                                                    PS2: Já agora fica a dica para quem gostar destas "pintelhisses": Estes carros dão para activar/desactivar algumas funções na BSI através da máquina de diagnóstico(OBD). Assim de repente lembro-me das escovas do limpa vidros auto que se desactivar a função as escovas funcionam no modo intermitente quando se coloca o manipulo na posição "auto"; um aviso sonoro sempre que circula acima de 120Km/h; trancamento automático das portas em andamento; acender(ou não) as luzes interiores quando se destranca o carro com o comando á distancia e outras que já não me lembro. Disto já tenho a certeza porque já experimentei no meu...
                                                    As funções que se podem activar/desactivar dependem do tipo de BSI que está instalada no carro.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Viva!

                                                      A sua opção/sugestão parece-me a mais viável... no OLX pedem-me 50 euros por um rádio igual ao original... francamente acho um exagero. Gostava de manter o comando do volante e o meu yatur, trocando o rádio o yatur se calhar também deixa de ser compatível. Vou estudar o caso.

                                                      Muito obrigado pelo feedback!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Com um auto rádio deste tipo não necessitas do yatour para nada uma vez que têm entrada USB/AUX/Bluetooth e alguns até têm NFC com algumas "features" interessantes como reproduzir em alta voz as SMS... Existem para todos os gostos e carteiras. O meu sony, por exemplo, deixa-me avançar/retroceder as musicas do tlm quando está a fazer streaming por bluetooth. Não preciso de mexer no telefone...
                                                        Já agora, se escolheres esta opção, tem atenção á cor dos botões/visor do auto rádio. Convém que seja laranja ou então que dê para regular para laranja senão fica a destoar com a iluminação do tablier.

                                                        Para os comandos no volante, não sou a melhor pessoa para te indicar, mas acho que necessitas de algo mais ou menos assim: http://www.ebay.co.uk/itm/CTSPG006-S...kAAOSwFPRZyQ0Q

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Viva,

                                                          fui à Peugeot... disseram-me que o rádio poderia ter sofrido um qualquer tipo de pico de corrente e teria eventualmente de ser reparado e reprogramado.
                                                          Perguntei o preço e só para a reprogramação queriam 50€... 50€ para um rádio leitor de cassetes com 20 anos. Perguntei e se volta a acontecer? Serão mais 50€...

                                                          Optei portanto pela sua opção e fui comprar um rádio baratinho, para experimentar. Nunca ouvi falar da marca, mas tem usb, cartão sd, bluetooth e custou 35€! https://www.roady.pt/produtos#8

                                                          Perguntei na Peugeot pela moldura e disseram-me que não há... na Roady há e custam 25€ (vou fazer uma em pvc preto)

                                                          quanto ao adaptador não sei se dará para colocar, o rádio só tem 2 conjuntos de fichas, o original tem 3, mas vou investigar. O adaptador dará para o display também ou será só para o comando do volante?

                                                          Obrigado!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Os tipos do Roady que vão roubar outro: https://www.castroelectronica.pt/pro...95-1-din-preto

                                                            O adaptador é apenas para os comandos no volante. Para o display não existe solução, pelo menos para o 406. Como disse não sou a pessoa indicada no que diz respeito aos adaptadores, até porque no meu 406 não tenho, no entanto tenho interesse em colocar um, tenho que perder um pouco de tempo para me informar melhor. Sei que o rádio tem que ser compatível com o uso deste tipo de adaptadores(tem que ter uma ficha qualquer) e que, normalmente, só os rádios "de marca" têm essa ficha. Passa no tópico dos auto rádios, pode ser que por lá apareça alguém para te ajudar.

                                                            Comentário

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