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Temperatura motor Peugeot 206

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    Temperatura motor Peugeot 206

    Boas,
    tenho um Peugeot 206 1.1 e ultimamente reparei no seguinte: a temperatura normal do líquido de refrigeração do motor ronda os 80ºC, ou seja, para quem conhece o quadrante dos 206, o ponteiro da temperatura está no traço entre a marcação dos 70 e dos 90º e assim se mantém se circular a velocidades normais.
    Há uns tempos, comecei a reparar que, se andar um pouco mais depressa em IC ou AE, a temperatura começa a baixar e chega a estar abaixo dos 70ºC. A principio achei que poderia ser devido ao ar mt frio derivado das temperaturas baixas em Lisboa (4a 7ºc), mas como agora subiram para 15-17ºc, essa "desculpa" já não faz sentido. E como já tenho o carro desde 2000 e o conheço como a palma da mão, sei que este comportamento não é normal, ou seja, a temperatua não é sensível a essas mudanças de velocidade ou de temperatura do ar. O que acham que pode ser? Já me lembrei que fosse o termostato com algum problema, que não "fecha" o circuito e não mantém a temperatura.
    Com td isto, já notei que a média de consumo subiu quase 1 litro face ao normal e suspeito que é por andar com a temperatura baixa e consequentemente, a mistura ar-gasolina estar mais rica do que o desejavel.
    O que acham?

    Obrigado e votos de um Feliz 2010 a todos

    #2
    O termostato bloqueou aberto. Como não bloqueia a água no bloco do motor até atingir a temperatura para este abrir, a água não chega a aquecer muito, já que mantem o fluxo livre desde o inicio. Como estamos em época quente, com o andamento, mantém a temperatura abaixo do normal, pela circulação do ar pelo radiador e pelo motor, subindo o consumo de consbustivel, como consequencia.

    Cumps

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      #3
      Obrigado pela explicação, eu estava a suspeitar algo do género. Neste caso, a solução é substituír o termostato, certo?
      Por acaso tem ideia do custo do mesmo? Eu acho que não deve ser nada de muito significativo, há uns anos o meu pai teve q trocar um num R19 e foi uns 20/30 eur. No caso dele, o temostato não funcionava e a ventoinha não disparava para arrefecer, era o oposto do que me acontece agora.

      Cumps

      Comentário


        #4
        Isso é mesmo o termoestato... o seu preço, rondará os 20/30€. Quanto á média ter subido 1L, é como dizes... como não atinge a temperatura ideal de funcionamento, a mistura é enriquecida por esse motivo.

        Cumprimentos

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por UnDeRScOr3 Ver Post
          Isso é mesmo o termoestato... o seu preço, rondará os 20/30€. Quanto á média ter subido 1L, é como dizes... como não atinge a temperatura ideal de funcionamento, a mistura é enriquecida por esse motivo.

          Cumprimentos
          Obrigado pela ajuda. Vou ter que tratar disso. Já agora, será alguma operação complicada de fazer na oficina? Não sei onde é que o termostato está instalado, e se calhar é melhor não me meter a inventar...

          Comentário


            #6
            Não confundir a sonda de temperatura(termostato) que faz ligar e desligar a ventoinha , com a valvula termostática, esta só deixa sair água do motor para o radiador acima de determinada temperatura. Melhor bloquear aberta do que fechada, mas deve ser substituida, pois não dá saude ao motor essas variações de temperatura, e consumos.

            Comentário


              #7
              Leva a um mecânico que em 30 min troca-te isso...

              troquei no meu há pouco tempo, mas além de ser necessário desmontar uns 200 tubos, só o termostato custa 120€ :/

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por migsue Ver Post
                Não confundir a sonda de temperatura(termostato) que faz ligar e desligar a ventoinha , com a valvula termostática, esta só deixa sair água do motor para o radiador acima de determinada temperatura. Melhor bloquear aberta do que fechada, mas deve ser substituida, pois não dá saude ao motor essas variações de temperatura, e consumos.
                Exacto, do que me queixo é da válvula termostática, já que o termostato está ok (liga/desliga ventoínha). De facto, antes bloquear aberta do que fechada, não corro o risco de sobreaquecimento, mas como sei que este estado não é normal, não quero andar assim e a correr o risco de algo se agravar.

                Vou ter que recorrer ao mecânico mas antes vou sondar preços de material, para me prev€€nir.
                9 anos, a idade não perdoa, quer queiramos, quer não...

                Cumps e obrigado pelas ajudas, pessoal

                Comentário


                  #9
                  Vou aproveitar o tópico para relatar um problema semelhante. O meu carro (VW Passat B3 1.6 TD de 1993) raramente passa dos 70ºC. Normalmente nem sai do mínimo. Só estando parado no trânsito por muito muito tempo é que chega aos 80/90ºC que deveria ser a temperatura normal de funcionamento, segundo o manual. Será também o problema na válvula termostática? Isso é coisa para quantos euros? Já anda assim há cerca de 4 anos (60 mil km) e não notei nada de anormal...

                  Comentário


                    #10
                    Estou exactamente com o mesmo problema mas não queria levar o carro à Peugeot...

                    Vou pela 1ª vez experimentar uma Presicion ou Midas...

                    Comentário


                      #11
                      Os entendidos que me corrijam se for o caso, mas em condução em auto-estrada ou em nacional sem ir a "puxar" muito, a temperatura tem têndencia a baixar um pouco certo?

                      Comentário


                        #12
                        Não faço a mais pequena ideia...o meu ponteiro nos dias de hoje tanto vai acima como vai abaixo...

                        Comentário


                          #13
                          Já tenho o meu problema resolvido. Mudei o termostato e agora o caro depois de aquecer anda nos 90ºC, quer ande em cidade no para-arranca, auto-estrada ou qualquer outro sitio. A peça custou-me 8 euros e depois com a ajuda de um amigo conseguimos trocá-lo. Teve de levar também líquido do radiador novo.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por lffs Ver Post
                            Já tenho o meu problema resolvido. Mudei o termostato e agora o caro depois de aquecer anda nos 90ºC, quer ande em cidade no para-arranca, auto-estrada ou qualquer outro sitio. A peça custou-me 8 euros e depois com a ajuda de um amigo conseguimos trocá-lo. Teve de levar também líquido do radiador novo.
                            É fácil de substituir?

                            Hum...mesmo assim acho que não vou arriscar...Agora devem é levar-me 8€ x 10...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por AMGfan Ver Post
                              É fácil de substituir?

                              Hum...mesmo assim acho que não vou arriscar...Agora devem é levar-me 8€ x 10...
                              No meu caso não foi muito fácil. Tivemos de elevar o carro pois o termostato está por baixo. Tivemos cerca de 2 horas de trabalho.

                              É essencial que o carro não esteja quente no momento da troca, pois o líquido de refrigeração pode provocar queimaduras graves.

                              Agora no teu carro não sei onde se situa.

                              Comentário


                                #16
                                Olá a todos.

                                Desculpem vir aqui desenterrar este assunto.

                                Tenho aqui uma situação em tudo semelhante a esta.
                                O carro (Peugeot 206 1.4HDI de 2004) não aquece, ou aquece pouco. Quando aquece está parado e nunca acima dos 80º e picos. Quando começa a andar arrefece e vai para baixo dos 60ºC (sou do interior e o ar exterior, frio, também ajuda).

                                O meu primeiro pensamento foi a válvula termoestatica. Então entrei em manobras e desmontei a mesma. Cá fora meti-lhe água quente e ela começa a abrir e fechar normalmente .

                                Já comprei uma valvula nova, para tentar adiantar a reparação (vem por transportadora e chega em 2 dias), mas com isto não sei se afinal o problema está mesmo aí.

                                NOTA: antes de partir para o "desmonta", verifiquei o funcionamento do sensor de temperatura, não fosse este andar maluco. Após algum tempo a trabalhar (sem andamento) abri o deposito da água e medi a temperatura dela com um termómetro. Eu registei 75ºC e o mostrador apresentava algo a rondar os 75/80ºC. Os valores estão próximos, e então excluí avaria no sensor.


                                O que me dizem?
                                Está aqui uma situação... nem sei que pense.

                                A válvula é semelhante à da figura.

                                Obrigado a todos.

                                100.jpg

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por electr0dave Ver Post
                                  Olá a todos.

                                  Desculpem vir aqui desenterrar este assunto.

                                  Tenho aqui uma situação em tudo semelhante a esta.
                                  O carro (Peugeot 206 1.4HDI de 2004) não aquece, ou aquece pouco. Quando aquece está parado e nunca acima dos 80º e picos. Quando começa a andar arrefece e vai para baixo dos 60ºC (sou do interior e o ar exterior, frio, também ajuda).

                                  O meu primeiro pensamento foi a válvula termoestatica. Então entrei em manobras e desmontei a mesma. Cá fora meti-lhe água quente e ela começa a abrir e fechar normalmente .

                                  Já comprei uma valvula nova, para tentar adiantar a reparação (vem por transportadora e chega em 2 dias), mas com isto não sei se afinal o problema está mesmo aí.

                                  NOTA: antes de partir para o "desmonta", verifiquei o funcionamento do sensor de temperatura, não fosse este andar maluco. Após algum tempo a trabalhar (sem andamento) abri o deposito da água e medi a temperatura dela com um termómetro. Eu registei 75ºC e o mostrador apresentava algo a rondar os 75/80ºC. Os valores estão próximos, e então excluí avaria no sensor.


                                  O que me dizem?
                                  Está aqui uma situação... nem sei que pense.

                                  A válvula é semelhante à da figura.

                                  Obrigado a todos.

                                  Tem todo o aspecto de ter o termóstato avariado. Trocas a peça que costuma trazer o sensor de temperatura. Depois faz uma boa purga usando o pipo no próprio termóstato e num tubo que liga ao radiador do habitáculo. Usa liquido original Peugeot que é bem barato.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Olá eblase.

                                    Obrigado pela resposta.

                                    Já devem vir a caminho da autopartslogistic que, publicidade à parte, me fizeram um bom preço com um atendimento fora de série.
                                    Por 55€ vem o termostato, o liquido de refrigeração concentrado (por acaso da Peugeot) e os portes até minha casa. Com entrega em 48h.
                                    Passei por Castelo Branco e pediram-me 40€ por uma peça usada e 85€ por uma nova .
                                    Já me tinha informado e não caí nessa. Andar a meter peças destas usadas... naaa! Não avaria hoje, avaria amanhã...
                                    Já comprar novo, ficava ao dobro do preço.

                                    Vamos ver como corre a troca e como fica no final.

                                    O carro não o meu, é o do velhote e se isto não fica bem já o tenho à perna eheheheheh .

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por electr0dave Ver Post
                                      Olá eblase.

                                      Obrigado pela resposta.

                                      Já devem vir a caminho da autopartslogistic que, publicidade à parte, me fizeram um bom preço com um atendimento fora de série.
                                      Por 55€ vem o termostato, o liquido de refrigeração concentrado (por acaso da Peugeot) e os portes até minha casa. Com entrega em 48h.
                                      Passei por Castelo Branco e pediram-me 40€ por uma peça usada e 85€ por uma nova .
                                      Já me tinha informado e não caí nessa. Andar a meter peças destas usadas... naaa! Não avaria hoje, avaria amanhã...
                                      Já comprar novo, ficava ao dobro do preço.

                                      Vamos ver como corre a troca e como fica no final.

                                      O carro não o meu, é o do velhote e se isto não fica bem já o tenho à perna eheheheheh .
                                      Em breve tenho um 206Hdi para mudar. Mas primeiro vem as anilhas dos injectores e uma suspensão nova..

                                      O termóstato são 4 parafusos que usam uma chave 8mm e meia dúzia de braçadeiras que saem bem. Alguma dúvida, dispõe.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                        O termóstato são 4 parafusos que usam uma chave 8mm e meia dúzia de braçadeiras que saem bem. Alguma dúvida, dispõe.
                                        Sim sim, isso mesmo. Está ali todo desmontado até chegar a peça.
                                        Mas estas abraçadeiras plásticas, ai ai... mal se lhe toca ou partem ou ficasse sempre com aquela sensação de que não sobrevivem a outra.
                                        As partidas vou meter uma zip tie a apanhar os restos partidos...


                                        Obrigado pela disponibilidade.

                                        Quando voltar a ter tudo no sitio logo dou por aqui o feedback ;).


                                        Obrigado.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Solucionado!

                                          Tudo montado no sitio e a funcionar como deve :D.

                                          Obrigado

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por electr0dave Ver Post
                                            ...
                                            Mas estas abraçadeiras plásticas, ai ai...

                                            ...
                                            as abraçadeiras são mesmo de plastico?!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                                              as abraçadeiras são mesmo de plastico?!
                                              Aquilo tem tubos de plástico de ligação rápida. Houve um que obrigou a substituir os orings.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                                                as abraçadeiras são mesmo de plastico?!
                                                As abraçadeiras de fixação dos cabos eléctricos, sim.
                                                Aquilo tem umas peças de fixação rápida, mas quando se removem, parte-se tudo....

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Voltando ao início, trocar o termostato do 206 1.1 é facílimo.

                                                  Fi-lo no 206 de uma amiga minha. O termostato custou 12 euros.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Tenho um grande amigo meu com um 206 1.4 8v XS, e o sacana do carro em estrada anda sempre a 70º, só no para arranca é que sobe aos 90º e dispara a ventoinha, segundo ele. A temperatura do óleo anda sempre baixa, nem ao primeiro quarto chega, é normal? Ou tem o termostato parido?

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                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Brunofig Ver Post
                                                      Tenho um grande amigo meu com um 206 1.4 8v XS, e o sacana do carro em estrada anda sempre a 70º, só no para arranca é que sobe aos 90º e dispara a ventoinha, segundo ele. A temperatura do óleo anda sempre baixa, nem ao primeiro quarto chega, é normal? Ou tem o termostato parido?
                                                      Termóstato parido.



                                                      Dois parafusos chave 10mm e um alicate/chave philips para tirar a braçadeira. 5 minutos e se for rápido o suficiente, nem precisa de purgar o sistema

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                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Brunofig Ver Post
                                                        Tenho um grande amigo meu...
                                                        quem tem um grande amigo já se sabe que é seu

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                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                                                          quem tem um grande amigo já se sabe que é seu
                                                          O salientar este pormenor,possivelmente, tornará "ambos os dois" em inimigos e era desnecessário.

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por blu Ver Post
                                                            O salientar este pormenor,possivelmente, tornará "ambos os dois" em inimigos e era desnecessário.
                                                            oxalá que não, pelo menos o propósito não era esse

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