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Carro na marca ao abrigo da garantia.. dto a carro de substituição??

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    Carro na marca ao abrigo da garantia.. dto a carro de substituição??

    Boa tarde,

    Deixei a minha ST na Renault para resolverem alguns problemas que tinha ao abrigo da garantia. Nestes casos posso exigir viatura de substituição?

    Hoje deixei-a lá e toquei no assunto de leve, e disseram logo que não.. mas se não me a entregarem hoje vou fazer barulho, porque preciso da carrinha e estou a ser lesado não por minha culpa...

    A minha pergunta é.. vou fazer barulho com razão ou sem razão?

    Cumpts,

    #2
    Posso falar-te da minha experiência...

    O meu teve 4 intervenções no 1º ano da garantia.

    A política da BMW, neste caso, foi a seguinte:

    A. Se a intervenção fosse resolvida no próprio dia, eu entregava o carro de manhã, era-me assegurado transporte para um local à minha escolha (geralmente por um funcionário do concessionário numa viatura de serviço) e no final do dia, táxi pago que me levava ao concessionário para eu levantar o meu.

    B. Se o carro tivesse que lá ficar mais de 24h, tinha carro de substituição durante todo o período da imobilização, com táxi pago na ida e na vinda do rent-a-car.

    Sempre achei que não faziam mais que a sua obrigação

    Era o que faltava não ter direito a carro de substituição numa imobilização superior a 24h...mas é que era o que faltava mesmo.

    Comentário


      #3
      Já me deram carro de cortesia por 2 vezes na Renault.

      Uma quando tiveram de substituir o compressor do AC (Recall) e aproveitei e fiz a 1ª revisão na mesma altura.
      Deram-me um Swift a diesel, da Eurorentlei salvo erro.

      Da 2ª vez foi quando deixei o carro a reparar uma batida por trás de uma chica espanhola. Os seguros em espanha não contemplam carro de substituição!!!
      Emprestaram-me uma Megane carrinha de 80cv (que desilusão mas foi melhor que nada).

      Comentário


        #4
        Pois.. nem que me dêem um Tata.. não posso é estar sem carro..

        Se não me entregarem a carrinha hoje vou fazer barulho

        1 abraço,

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por roadstercoupe Ver Post
          Pois.. nem que me dêem um Tata.. não posso é estar sem carro..

          Se não me entregarem a carrinha hoje vou fazer barulho

          1 abraço,

          Sei que é um bocado OT, mas que problemas foram esses que imobilizaram a tua ST? (Se quiseres dizer claro)

          É que a ST é um forte candidata (a par da Octavia) a ser um carro novo cá de casa e gostava de saber...

          Comentário


            #6
            Por lei ... não tens direito.

            Como em tudo existem concessionarios que disponibilizam certas regalias para conforto do cliente ... a renault normalmente nao é uma delas.

            Para todos os efeitos o meu seguro automovel disponibiliza-me viatura de aluguer se o carro estiver imobilizado mais de 12h.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Duratorq Ver Post
              Por lei ... não tens direito.

              Como em tudo existem concessionarios que disponibilizam certas regalias para conforto do cliente ... a renault normalmente nao é uma delas.

              Para todos os efeitos o meu seguro automovel disponibiliza-me viatura de aluguer se o carro estiver imobilizado mais de 12h.
              Não tenho?? Mas estou a ser lesado por culpa deles... não faz sentido o cliente não ter razão..

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                Sei que é um bocado OT, mas que problemas foram esses que imobilizaram a tua ST? (Se quiseres dizer claro)

                É que a ST é um forte candidata (a par da Octavia) a ser um carro novo cá de casa e gostava de saber...
                http://forum.autohoje.com/diario-de-...post1063302788

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por roadstercoupe Ver Post
                  Não tenho?? Mas estou a ser lesado por culpa deles... não faz sentido o cliente não ter razão..
                  Sim ... estás a ser lesado ... mas nada os obriga a dar-te carro de substituição...

                  Tal como outro equipamento qualquer que tenhas em casa ... um computador , frigorífico etc ... mesmo em garantia nada obriga a marca a dar-te um de substituição a menos que isso esteja no contrato.

                  Alías as marcas que o fazem normalmente usam esse serviço como argumento de venda ...

                  Eu tenho um Mercedes e nao me dão nada se for para a garantia ... vão-me é levar ao local que eu quiser. Por isso é que no seguro activei essa clausula.

                  Comentário


                    #10
                    O carro cá de casa teve um pequeno problema na pintura, esse problema foi reportado dentro da garantia (o carro devia de ter uns 3 anos na altura) e no concessionário não queriam dar um veiculo de substituição.
                    Como o nosso carro teria que ficar lá 2 dias reclamei junto da Renault Portuguesa (não me lembro do numero de telefone, mas deve de estar no site deles) e eles entraram em contacto com o concessionário e quando lá deixámos o carro tínhamos um veiculo de substituição à nossa espera.

                    Nada como expor o caso à Renault Portuguesa

                    Comentário


                      #11
                      Só naquela...

                      Já leste as condições de Garantia ?

                      Aposto que não

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por pc Ver Post

                        Nada como expor o caso à Renault Portuguesa
                        É melhor á Renault Francesa ...

                        Comentário


                          #13
                          Da minha expriência profissional, cheira-me que nem leu o que diz nas condições de Garantia.

                          Assim como convém saber quais as anomalias que estão a reparar...

                          Há marcas que são bastantes explicitas...avarias mecânicas, eléctricas ou eléctrónicas e tendo em conta a disponibilidade local e do Concessionário.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por RuiSoad Ver Post
                            Só naquela...

                            Já leste as condições de Garantia ?

                            Aposto que não
                            Tenho a papelada toda dentro do porta luvas..

                            Mas já agora conta lá o que diz..

                            Comentário


                              #15
                              Um colega meu tem um HYUNDAi santa Fé e aquilo esta sempre na oficina e tá na garantia, ele já detesta o carro que nao tem fiabilidade nenhuma e anda de transportes publicos porque na HYUNDAI nao lhe dao o carro de substituição e nem descobrem as avarias que tem.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por roadstercoupe Ver Post
                                Tenho a papelada toda dentro do porta luvas..

                                Mas já agora conta lá o que diz..
                                Eu só não acerto no Euromilhões

                                Eu não te conto o que lá diz porque não sei. Trabalho noutra marca...Contudo tu é que devias tar devidamente informado sobre as condições de garantia do teu carro.

                                Mas eu sei que é mais facil dizer que...vou fazer barulho ai vou vou...

                                Do que primeiro inteirares-te do assunto e saberes do que falas antes de espingardares. Tantos e tantos que entram a pés juntos exigir isto e aquilo...e respondo apenas e só com o número da página do livro de condições de garantia.

                                Comentário


                                  #17
                                  Normalmente...viatura de substituição tens em caso da avaria obrigar o teu carro a parar por motivos de segurança ou problemas que coloquem em causa da viatura...ou seja, obriguem a viatura a ficar imobilizada.

                                  Barulhinhos, vidros que não fecham bem, direcções desalinhadas, ac que não funciona etc,etc,etc....não tens.

                                  Tal como o Rui disse, desabituem-se de entrar a pés juntos..porque normalmente têm mais a perder do que a ganhar. Hoje em dia é habito se reclamar por tudo e por nada...

                                  Vocês, de uma vez por todas, habituem-se a ler os manuais que vos são entregues com os carros, sejam de instruções, sejam do radio, da garantia, do que seja....eles têm utilizade

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por RuiSoad Ver Post
                                    Eu só não acerto no Euromilhões

                                    Eu não te conto o que lá diz porque não sei. Trabalho noutra marca...Contudo tu é que devias tar devidamente informado sobre as condições de garantia do teu carro.

                                    Mas eu sei que é mais facil dizer que...vou fazer barulho ai vou vou...

                                    Do que primeiro inteirares-te do assunto e saberes do que falas antes de espingardares. Tantos e tantos que entram a pés juntos exigir isto e aquilo...e respondo apenas e só com o número da página do livro de condições de garantia.
                                    Caríssimo, tudo o que perguntas num fórum também podias ir pesquisar e ler noutro lado, mas senão tens a informação contigo, os fóruns também servem para isso mesmo.. troca de conhecimentos...

                                    Pelos vistos esta até é uma questão pertinente, pois há quem dê, há quem não dê,há quem diga que têm de dar, há quem diga que não têm de dar....

                                    E como bem dizes, primeiro estou a inteirar-me do assunto antes de espigandar...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por roadstercoupe Ver Post
                                      Caríssimo, tudo o que perguntas num fórum também podias ir pesquisar e ler noutro lado, mas senão tens a informação contigo, os fóruns também servem para isso mesmo.. troca de conhecimentos...

                                      Pelos vistos esta até é uma questão pertinente, pois há quem dê, há quem não dê,há quem diga que têm de dar, há quem diga que não têm de dar....

                                      E como bem dizes, primeiro estou a inteirar-me do assunto antes de espigandar...
                                      Pois, mas nos fóruns não consegues saber quem sabe mesmo e que manda postas.

                                      E novamente pela minha expriência aqui no fórum, é mais fácil ir atrás de quem manda a posta...e foram umas valentes neste tópico.

                                      Vê primeiro o que diz o livro, é mais fácil e assim tu próprio podes saber como argumentar.
                                      Senão chegas lá e se a coisa pela qual tu pensas que tens direito está bem explicita no livro, engoles um sapo...e não vale a pena.

                                      Depois e como diz o peugeotsales...os livros estão na viatura para alguma razão, e sim é um pincel ler aquilo, mas evita estas situações.

                                      Boa sorte com isso.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Acho q é interessante ir deixando aqui as condições de cada marca, para conhecimento.

                                        Na vw tem-se direito a carro sempre que o mesmo fique imobilizado por avaria, ou que as reparações ao abrigo da garantia excedam 48h (n tenho a certeza deste valor.
                                        O prazo de que podemos usufruir da viatura de substituição nunca será superior a 3 dias.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                          Acho q é interessante ir deixando aqui as condições de cada marca, para conhecimento.

                                          Na vw tem-se direito a carro sempre que o mesmo fique imobilizado por avaria, ou que as reparações ao abrigo da garantia excedam 48h (n tenho a certeza deste valor.
                                          O prazo de que podemos usufruir da viatura de substituição nunca será superior a 3 dias.
                                          Isso deve ser como nas outras marcas, ou seja, se a viatura chegar a reboque a assistencia em viagem cede uma durante um x tempo e depois o concessionario assume o restante....mas, e mais uma vez refiro, quando a avaria implicar a imobilização da viatura.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por PeugeotSales Ver Post
                                            Isso deve ser como nas outras marcas, ou seja, se a viatura chegar a reboque a assistencia em viagem cede uma durante um x tempo e depois o concessionario assume o restante....mas, e mais uma vez refiro, quando a avaria implicar a imobilização da viatura.
                                            Há a outra situação, eu já tive uma reparação que por falta de peças demorou mais que as 48h sem que me tivesse sido comunicado (faltou este pormenor), e assim sendo forneceram-me um carro.

                                            Esse pormenor da imobilização é um pouco discutivel, há avarias em que o carro vai a andar até à oficina, mas em condições menores que as originais como por exemplo em safe-mode e a vw n disponibiliza viatura de substituição. Isto já fez com que alguns colegas, quando deparados com uma situação em que n sabem se o carro chega à oficina, optam por chamar o reboque.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por pc Ver Post
                                              ...

                                              Nada como expor o caso à Renault Portuguesa
                                              Uma completa perda de tempo e dinheiro (da chamada)

                                              Originalmente Colocado por Duratorq Ver Post
                                              É melhor á Renault Francesa ...
                                              Idem.

                                              Não confundir "amigalhice" entre o concessionário e o cliente, com normas da marca.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por orion Ver Post
                                                Uma completa perda de tempo e dinheiro (da chamada)


                                                Idem.

                                                Não confundir "amigalhice" entre o concessionário e o cliente, com normas da marca.
                                                Só dei a conhecer o que se passou comigo e comigo compensou a chamada e não teve nada a ver com "amigalhice" do concessionário porque foi o próprio concessionário que recusou o veiculo da primeira vez . Se não funciona com todos ou recentemente não sei, isto comigo já se passou em 2003 se não estou em erro.

                                                Agora fiquei interessado nisso dos "livrinhos" dos carros, vem lá a dizer que tipo de avarias e em que situações temos direito a um veiculo de substituição? Desconhecia esse facto.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Eu concordo genericamente com o Rui Soad quando ele diz que essas coisas se devem esclarecer logo no acto da compra do carro novo (ou eventualmente antes, pois pode ser também um argumento de compra).

                                                  Não há nada como saber as coisas antes de nos metermos nelas.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Tive 1 experiência do género na Toyota em Junho, por causa da substituição do turbo.

                                                    A filosofia é, imobilização superior a 24h, dão carro de substituição, caso contrário nada.

                                                    Tal como outro equipamento qualquer que tenhas em casa ... um computador , frigorífico etc ... mesmo em garantia nada obriga a marca a dar-te um de substituição a menos que isso esteja no contrato.
                                                    A diferença é que um carro médio hoje em dia ronda os 25 mil € e as marcas andam a brincar com o nosso dinheiro. Há obrigação de garantir qualidade no que se vende, e principalmente nos últimos anos temos assistido a uma questão de sorte em praticamente todas as marcas. Na hora de vender é tudo muito bonito, na hora do pós-venda para resolver problemas, é que surge a falta de ética.

                                                    De mim falo, não gasto todos os dias 20 e tal mil € num carro para andar com ele com problemas, principalmente durante a garantia. Problemas podem perfeitamente acontecer, e é praticamente inevitável, é perfeitamente normal. O que é certo é que o cliente é lesado, porque durante um determinado período não usufruiu do produto que comprou.

                                                    No caso do meu carro emprestaram-me um Yaris 1.0 a gasolina, o que para mim não foi mau nem bom, por 2 motivos:
                                                    1. Tive que reclamar para ter direito ao carro de substituição
                                                    2. Comprei um Auris cujo preço de tabela ronda os 25 mil € e emprestaram-me um Yaris de 15 mil €.


                                                    O que acontece é que em Portugal deixa-se tudo andar como se quer. A meu ver a culpa é tanto das marcas como do cliente. Porque, se o cliente reclamar como deve ser, as marcas cumprem.

                                                    E se um dos vossos carros, independentemente da marca, tiver um problema recorrente ou vários durante a garantia, levar a várias imobilizações nunca superiores a 24 horas? Vale a pena pensar nisto...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por pc Ver Post

                                                      Agora fiquei interessado nisso dos "livrinhos" dos carros, vem lá a dizer que tipo de avarias e em que situações temos direito a um veiculo de substituição? Desconhecia esse facto.
                                                      As condições de garantia estão bem explicitas em todas as marcas.

                                                      O cliente 99% das vezes reclama sem saber nada de nada. É o reclamar por reclamar.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por NunoMCCII Ver Post
                                                        Já me deram carro de cortesia por 2 vezes na Renault.

                                                        Uma quando tiveram de substituir o compressor do AC (Recall) e aproveitei e fiz a 1ª revisão na mesma altura.
                                                        Deram-me um Swift a diesel, da Eurorentlei salvo erro.

                                                        Da 2ª vez foi quando deixei o carro a reparar uma batida por trás de uma chica espanhola. Os seguros em espanha não contemplam carro de substituição!!!
                                                        Emprestaram-me uma Megane carrinha de 80cv (que desilusão mas foi melhor que nada).

                                                        dizes bem de cortesia... nem é de substituição... sabes pq? tens carro de gaja pah

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          No caso da Toyota, até está explicito neste link:

                                                          Toyota - Serviços

                                                          "O que deve saber
                                                          Abrange todos os clientes que possuem veículos Toyota dentro do período de Garantia contratual ou Garantia Extracare . Assim, sempre que tiver de realizar uma reparação ao abrigo da Garantia, que ultrapasse as 24h de imobilização (*1) na oficina , terá direito a uma Viatura de Cortesia totalmente gratuita (*2) . Garantindo-lhe assim uma maior comodidade e satisfação.

                                                          Condições e limites de utilização
                                                          Ao dirigir-se ao seu Concessionário Toyota ou Reparador Toyota Autorizado, deve ter em atenção as seguintes condições para poder usufruir da Viatura de Cortesia:
                                                          • A viatura deve estar dentro do período de garantia de fábrica ou Extracare Toyota;
                                                          • São excluídas as primeiras 24h de imobilização (*1) na oficina Toyota;
                                                          • São excluídas as garantias de ruídos parasitas.

                                                          (*1) Entende-se por imobilização qualquer situação ou avaria que impossibilite a viatura de prosseguir viagem.
                                                          (*2) Viatura de segmento B, limitada ao stock existente no Concessionário ou Reparador Toyota Autorizado."

                                                          Assim o cliente saberá que só tem carro de substituição em caso de imobilização superior a 24h.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por ColtSeavers Ver Post
                                                            (*2) Viatura de segmento B, limitada ao stock existente no Concessionário ou Reparador Toyota Autorizado."
                                                            Mesmo que se tenha direito a viatura de cortesia ou substituição, acaba-se muitas das vezes por esbarrar aqui...

                                                            E por uma imobilização igual ou inferior 24 horas não se tem direito a nada e isto é assim em quase todas as marcas.

                                                            Comentário

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