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    luzes alternadas

    Boas
    quero fazer uma brincadeira aqui num carro velho e queria por os piscas pelo menos a bpiscarem alternadamente, alguem tem um esquema de como isso se possa fazer?

    #2
    Explica lá melhor o que queres fazer, pois não se percebe...

    Num certo sentido, os piscas já acendem alternadamente...

    Comentário


      #3
      Epá, ainda é cedo para pensar no desfile de Carnaval.

      Comentário


        #4
        quero por os piscas a acenderem tipo quatro piscas mas desencontrados os da desquerda com os da direita quando os da esquerda estao acesos os da direita estao apagados e vice versa

        Comentário


          #5
          Viva,
          Acho que tens de encontrar um Relé que tenha contacto em repouso, isto é:

          Um relé de piscas tem um contacto que aquece com a passagem da corrente, que o faz entortar (literalmente). Quando deforma desfaz o contacto; como deixa de passar corrente, arrefece (portanto a deformação é anulada), o que o faz voltar a fazer contacto e retomar ao início.
          Este contacto é feito com duas ligas sobrepostas e com coeficientes de contracção/dilatação diferentes. Ao aquecer, há uma liga que dilata mais que a outra, portanto, entorta.

          O que precisas é de um relé com dois contactos que funcionem em alternancia, nunca vi este tipo de relé em automóveis.
          Acho mais prático fazeres isso com dois transistores ou com um circuito integrado (NE555, é velhinho mas funciona), se não estiveres por dentro de circuitos electrónicos o melhor é tentares encontrar um relé desses.

          Comentário


            #6
            obrigado eu no outro dia vi um relé desses por aqui a rebolar mas nem me passou pela cabeça que pudesse ser assim

            BEM VINDO AO FORUM

            Comentário


              #7
              http://forum.autohoje.com/topic.asp?TOPIC_ID=78930

              Comentário


                #8
                basicamente eu recomendaria fazer tudo com um interruptor, um par de relés e um automatico de piscas que se compram em qualquer oficina de eletricidade auto.

                descrição das ligações do circuito:
                - massa aos pinos 86 dos relés 1 e 2 e ao "-" do automático.
                - 12V directos (através de fusível) ao interruptor e ao pino 30 do relé 1.
                - o outro pino do interruptor ao 85 do relé 1.
                - pino 87 do relé 1 ao "+" do automático e ao 30 do relé 2.
                - pino de sinal do automático ao pino 85 do relé 2.
                - pino 87a do relé 2 ao pisca de um lado.
                - pino 87 do relé 2 ao pisca do outro lado.


                Resumo:
                O interruptor activa os "Piscas Carnaval";
                O relé 1 é activado pelo interruptor e dá corrente ao automático e ao terminal do relé 2 que vai alimentar os piscas;
                O automático vai fazer "piscar" o relé 2, que vai alternar entre os dois piscas a corrente que recebe do relé 1.

                Conclusão:
                Os piscas vão acender alternadamente ao ritmo que o automático piscar.

                Resolução de problemas:
                Problema: Alterna rápido demais.
                Solução: Colocar uma lâmpada no pino 85 do relé 2 e á massa.

                Precauções:
                Proteger tudo com fusíveis...

                Previsões:
                O relé 2 vai avariar rapidamente...

                Comentário


                  #9
                  @portaromaniac:

                  Maneira simples de fazer isso com apenas um comando:

                  - Arranja um comutador de 1 pólo por duas posições (1P2T). É um daqueles que tem três contactos, onde 1 se dá o nome de comum. Dependendo da posição do manípulo, esse comum ora está ligado a um dos outros terminais, ora ao outro.

                  - Levanta as linhas de massa (as que estão ligadas à chapa) dos piscas que queres inverter. Isto pode ser chato de conseguir dentro do farolim traseiro, onde muitas vezes os contactos são assegurados por umas chapinhas comuns a todas as lâmpadas.

                  - Essas duas linhas que ficaram soltas deverão ligar no tal terminal comum do comutador.

                  - Dos outros terminais do comutador: um deverá ir à massa e o outro deverá ir aos 12volt.

                  - Liga o botão dos 4 piscas. Conforme a posição do comutador, ora os piscas funcionam "normais" (comum ligado à massa) ora funcionam "laternados" (comum ligado c/ 12V).

                  Quando não estiveres a usar isto, deves mover o coomutador para a posição "comum ligado à massa" para não ficarem esses piscas ligados permanentemente.

                  De qualquer das formas, não vejo grande interesse nisto nem recomendo que se faça...

                  Comentário

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