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liquido de refrigeração OK - Mudar junta do carter (Punto TDs)

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    liquido de refrigeração OK - Mudar junta do carter (Punto TDs)

    Boas pessoal,

    é o seguinte quero mudar o liquido de refrigeração do Fiat Punto (comercial TD de 1997) da minha namorada pois está um frio de rachar e a agua está castanha parece ferrugem, mas como o faço?

    Basta tirar o tubo em baixo que está ligado ao radiador ?
    E ir enchendo o reservatório ?
    Ou tem de ser de outro modo?

    É que o meu ibiza tem uma tampa por cima do radiador onde se coloca o liquido de refrigeração, mas o punto dela não tem nada....

    Andei a pesquisar e encontrei algo sobre circuito fechado e circuito aberto... tem a ver com isso?

    Agradeço uma ajudinha...?


    Já agora qual o óleo indicado para o carro ??? tem 180mil km 15w40 ou 10w40 ?
    Editado pela última vez por negmitc; 06 January 2010, 11:21.

    #2
    essa "água castanha" é cancro no FP...

    já vi, abrirem esse tubo que falas e com o carro a trabalhar colocar a mangueira a correr para dentro do reservatório e deixar estar assim algum tempo, para lavar o circuito...

    mas já te digo que na próxima semana volta a estar castanha!

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      #3
      o oleo recomendado pela Fiat era o selenia turbo diesel 10x40

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        #4
        O óleo indicado, será um 15W40.

        Quanto à muda do líquido do radiador, tenta passar no forum dos fiatistas (Forum Fiatistas - ndice), pode ser que tenha quem já tenha trocado o mesmo e possa indicar o procedimento.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por nto Ver Post
          O óleo indicado, será um 15W40.

          Quanto à muda do líquido do radiador, tenta passar no forum dos fiatistas (Forum Fiatistas - ndice), pode ser que tenha quem já tenha trocado o mesmo e possa indicar o procedimento.
          já passei por lá, pessoal porreiro e já me ajudaram....

          deixo aqui o mesmo post que coloquei lá....

          Limpeza geral fiat punto...

          Pessoal graças ao colega smokeme (Forum Fiatistas - ndice) que me facultou um belo manual o fiat da minha senhora está a ficar como novo...

          O liquido de refrigeração e filtro de gasóleo já estão mudados, tenho que mudar a junta do carter pois o carro vai à inspecção e como na ultima passou mas com uma anotação tipo 1 que era esse junta que vertia um pouco de óleo não quero ter problemas e vou substitui-la...

          não sabem mas ficam a saber eu sou uma pessoa que gosta de fazer as coisas, não gosto de gastar €€€ (sim sou um pouco forreta ) em coisas que consigo fazer....

          Porem esta é a primeira vez que mudo uma junta do carter, e agradeço a ajuda...

          Pelo que li e pesquisei, basta desaparafusar os parafusos (claro depois de retirar o oleo ) limpar a superfície onde vai ficar a junta e mais nada correcto?

          Passei pela wurt e eles têm lá uma silicone que substitui a junta, acham que é melhor ou não compensa (é que é mais cara a silicone que a junta)?

          Boas curvas



          PS: só uma questão ontem quando comprei o Óleo também comprei um filtro de óleo porem existiam dois modelos comprei o da bosh mas estava lá outro de outra marca e era ligeiramente maior em altura (uns 5cm) o diâmetro era igual claro...

          alguém sabe se tem alguma vantagem em ser maior? o funcionário da loja disse que eram iguais, mas pela diferença de 2 euros levei o da bosh pois é uma marca que conheço...

          Há e já agora comprei o Galp Fórmula TD 10W40...
          Editado pela última vez por negmitc; 08 January 2010, 13:26.

          Comentário


            #6
            CALMA!! CALMA!! CALMA!!

            Apertar os parafusos do carter sim! mas com uma ordem especifica e com uma chave dinamométrica COM O BINÁRIO especificado pelo fabricante, ou então ficas com fugas (pouco aperto) ou pior partes o bloco (muito aperto)
            e não te metas com silicones mete uma junta mesmo nisso, que deve custar menos de 10€.

            Mas como esses motor fiat as vezes são um bocado de duas ferramentas (marreta pequena e marreta grande )...

            Informa-te bem sobre isso

            Comentário


              #7
              Não te metas a mudar o liquido do radiador. Vejo que não tens muita experiência, e, tens que sangrar o sistema e se o desixas mal sangrado podes manda a junta da cabeça para "as couves", na pior das hipóteses e sendo drástico.
              Quanto à junta do cárter, subscrevo o que o Papi disse porque vale mais meteres uma junta e cuidado com os apertos.

              Vai a uma oficina porque não são grandes despesas e ficas garantido à partida porque se fores tu, lembra-te que às vexes o barato sai caro.

              Cumps

              Comentário


                #8
                É verdade, as vezes o barato sai caro...estamos sempre a aprender todos dias e ignorante é aquele que pensa que sabe tudo.

                Tal como disse o PAPI e muito bem, ha ordem especifica e força de aperto especifica para isso. A força podes ver no autodata, ja a ordem não consta no mesmo. Deves usar junta de origem e nao silicone em vez dela, ha casos em que para alem da junta ainda leva em sitios especificos silicone.

                Posso dar exemplo dos civics chassis EG, EK e MB em que a ordem passa por apertar o parafuso central em cima o mais que podes a mao, o oposto igual, passas para os dois da ponta esquerda e depois para os dois da ponta direita. Apartir de ai começar pelo primeiro no sentido do poteiro dos relogios, apertas tudo a mao o mais que dá. Depois 6nm neles todos no sentido do relogio, 9nm igual e por fim 12nm.

                Se não tens a certeza da força de aperto, da ordem do mesmo e ainda se nao tens ferramenta, passa o trabalho para um mecanico...se falhares em algo podes ficar com fuga a mesma, e depois tens de comprar outra junta de novo

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