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Pneus usados e novos em eixos diferentes

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    Pneus usados e novos em eixos diferentes

    Este pequeno vídeo ilustra a diferença de utilização de pneus novos num eixo e pneus usados no outro: http://tinyurl.com/ybsa2cq

    #2
    já andava para perguntar isto por aqui há algum tempo porque toda a gente me dizia que pneus novos deviam ser sempre postos à frente.

    Finalmente dúvida esclarecida e afinal era mesmo ao contrário. Mas já estou mesmo a ver que quando tiver que trocar os pneus e disser que quero os novos atrás, me vão chamar maluco!

    cumps

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      #3
      muito obrigado pelo video

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        #4
        É melhor um maluco com um carro inteiro que um esperto espetado num rail.

        Comentário


          #5
          Já agora deixo mais um video sobre o mesmo assunto.
          YouTube - Michelin Tires - Tips

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            #6
            A mim faz-me é confusão como é que com tanta informação que há hoje ainda existam "inteligentes" que acham que se devem por os pneus novos à frente!!!

            Comentário


              #7
              O "Mestre" ainda não deve ter visto este vídeo...contudo assim que vir, ou não diz nada, ou desmente com uma teoria de "Darkin" ou quem sabe, trazida pelos ventos do "El Nicho"

              Comentário


                #8
                Estes videos são porreiros, mas são feitos em carros sem ESP.

                E as condições são sempre as mesmas, água com fartura.

                No mundo real há mais condicionantes.

                De qualquer forma é sempre bom ver


                Cump.

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                  #9
                  Muita gente troca os pneus de trás com os da frente mas é só para se irem gastando ao mesmo tempo, e quando mudam vão logo os 4.
                  Eu faço isso no inicio de cada verão.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por PhAnT69 Ver Post
                    Muita gente troca os pneus de trás com os da frente mas é só para se irem gastando ao mesmo tempo, e quando mudam vão logo os 4.
                    Eu faço isso no inicio de cada verão.
                    Ou seja, metes o mais gastos atrás ?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por RuiSoad Ver Post
                      O "Mestre" ainda não deve ter visto este vídeo...contudo assim que vir, ou não diz nada, ou desmente com uma teoria de "Darkin" ou quem sabe, trazida pelos ventos do "El Nicho"
                      Ola Rui... pois... vamos assistir ao nascimento de uma nova teoria Abraço

                      Comentário


                        #12
                        Delete
                        Editado pela última vez por ; 22 August 2023, 13:51.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por RuiSoad Ver Post
                          Ou seja, metes o mais gastos atrás ?
                          Não interessa, com carros fwd vão para trás, com rwd vão para a frente, o que interessa é que se gastem de forma mais uniforme, para que quando seja necessário comprar pneus, compre logo os 4.
                          Basicamente um par de pneus nunca roda mais de 12 meses seguidos no mesmo eixo, assim nunca tenho um eixo com pneus gastos e outro com pneus novos, até porque os pneus têm uma validade de 6 anos, e isto para quem anda pouco é importante.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por PhAnT69 Ver Post
                            Não interessa, com carros fwd vão para trás, com rwd vão para a frente, o que interessa é que se gastem de forma mais uniforme, para que quando seja necessário comprar pneus, compre logo os 4.
                            Basicamente um par de pneus nunca roda mais de 12 meses seguidos no mesmo eixo, assim nunca tenho um eixo com pneus gastos e outro com pneus novos, até porque os pneus têm uma validade de 6 anos, e isto para quem anda pouco é importante.
                            Isso não assim.

                            Testes efectuados pela Pirelli indicaram que os pneus "novos" devem estar no eixo traseiro, independentemente do tipo de tracção que a viatura use. Alías tenho um video no mail em que eles ressalvam essa situação.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por RuiSoad Ver Post
                              Isso não assim.

                              Testes efectuados pela Pirelli indicaram que os pneus "novos" devem estar no eixo traseiro, independentemente do tipo de tracção que a viatura use. Alías tenho um video no mail em que eles ressalvam essa situação.
                              axo que o user sabe isso só que os pneus so gastão por igual se forem sendo trocados pelo eixo que os gasta mais e esse é o da tracção. É um contraditório, se por um lado se quer gastar por igual os quatro, por outro anda se um bom bocado de tempo com os pneus melhores no eixo errado.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                axo que o user sabe isso só que os pneus so gastão por igual se forem sendo trocados pelo eixo que os gasta mais e esse é o da tracção. É um contraditório, se por um lado se quer gastar por igual os quatro, por outro anda se um bom bocado de tempo com os pneus melhores no eixo errado.
                                Nem mais

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                  axo que o user sabe isso só que os pneus so gastão por igual se forem sendo trocados pelo eixo que os gasta mais e esse é o da tracção. É um contraditório, se por um lado se quer gastar por igual os quatro, por outro anda se um bom bocado de tempo com os pneus melhores no eixo errado.
                                  Não faz qualquer sentido.

                                  Nunca li, nem ouvi dizer que é obrigatório comprarem-se 4 pneus novos...

                                  Nunca comprei de uma acentada 4 pneus. Por exemplo quando comprei o meu carro, os pneus traseiros estavam uma lástima, isto porque andaram no eixo da frente, e o dono devia ser antiquado e não saber como as coisas se devem fazer. Ou seja tinha uns praticamente novos à frente e uns nas lonas atrás. O que fiz foi comprar uns novos para trás e ir gastando os da frente.

                                  Mais tarde os da frente estavam gastos e mudeis os de trás praticamente novos para a frente e comprei uns novos para trás.

                                  Contudo a compra de 4 pneus novos é uma opção de cada um...mas vai de encontro ao que deve ser feito.
                                  Editado pela última vez por RuiSoad; 07 January 2010, 14:27.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por RuiSoad Ver Post
                                    Não faz qualquer sentido.

                                    Nunca li, nem ouvi dizer que é obrigatório comprarem-se 4 pneus novos...

                                    Nunca comprei de uma acentada 4 pneus. Por exemplo quando comprei o meu carro, os pneus traseiros estavam uma lástima, isto porque andaram no eixo da frente, e o dono devia ser antiquado e não saber como as coisas se devem fazer. Ou seja tinha uns praticamente novos à frente e uns nas lonas atrás. O que fiz foi comprar uns novos para trás e ir gastando os da frente.

                                    Mais tarde os da frente estavam gastos e mudeis os de trás praticamente novos para a frente e comprei uns novos para trás.

                                    Contudo a compra de 4 pneus novos é uma opção de cada um...mas vai de encontro ao que deve ser feito.
                                    tb nunca 4 mas há pessoas que preferem assim sei lá são cenas da vida.

                                    escrevi gastão, grande pontapé.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                      tb nunca 4 mas há pessoas que preferem assim sei lá são cenas da vida.

                                      escrevi gastão, grande pontapé.
                                      Aqui até foi de calcanhar

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por RuiSoad Ver Post
                                        Aqui até foi de calcanhar
                                        Já o velho ditado diz, quando se capa não se assobia, conversar sobre pneus ao mesmo tempo que se trabalha dá nisto.

                                        E tenho de comprar dois pneus, adiei até onde deu mas não gosto de brincar com os sapatos do meu menino que depois ele pode tropeçar e como vou ás cavalitas dele não convém

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por RuiSoad Ver Post
                                          Não faz qualquer sentido.

                                          Nunca li, nem ouvi dizer que é obrigatório comprarem-se 4 pneus novos...

                                          Nunca comprei de uma acentada 4 pneus. Por exemplo quando comprei o meu carro, os pneus traseiros estavam uma lástima, isto porque andaram no eixo da frente, e o dono devia ser antiquado e não saber como as coisas se devem fazer. Ou seja tinha uns praticamente novos à frente e uns nas lonas atrás. O que fiz foi comprar uns novos para trás e ir gastando os da frente.

                                          Mais tarde os da frente estavam gastos e mudeis os de trás praticamente novos para a frente e comprei uns novos para trás.

                                          Contudo a compra de 4 pneus novos é uma opção de cada um...mas vai de encontro ao que deve ser feito.
                                          Não faz sentido para ti, para mim faz.

                                          Se não trocar os pneus de eixo, dois deles acabam por expirar a validade ou vidrar ainda com bastante piso, vamos imaginar que gasto os da frente em 40.000km, aos 80.000 vão outros, mas os de trás já passaram o prazo e vou ter que comprar também, ou seja, em 80.000 comprei 6 pneus.

                                          Se trocar de eixo todos os anos, os 4 pneus fazem + 60.000, pelo que nos 80.000 ainda só comprei 4.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por PhAnT69 Ver Post
                                            Não faz sentido para ti, para mim faz.

                                            Se não trocar os pneus de eixo, dois deles acabam por expirar a validade ou vidrar ainda com bastante piso, vamos imaginar que gasto os da frente em 40.000km, aos 80.000 vão outros, mas os de trás já passaram o prazo e vou ter que comprar também, ou seja, em 80.000 comprei 6 pneus.

                                            Se trocar de eixo todos os anos, os 4 pneus fazem + 60.000, pelo que nos 80.000 ainda só comprei 4.
                                            É como disse acima. É uma opção como qualquer outra. Mas que contrario o aconcelhado.

                                            Os 2 pneus do eixo dianteiro do meu carro têm 60K...e ainda têm rasto. rodaram no eixo traseiro cerca de 40K. Isto em 4 anos.

                                            Os traseiros têm 40K e cerca de 2 anos e meio.

                                            Agora estou a pensar comprar 2 para rodar os de trás para a frente, e ficar novamente com uns pneus novos atrás, tal como é aconcelhado, e uns semi-novos à frente.

                                            Em 100K comprei 4 pneus. Depois e como é natural depende e muito da qualidade dos pneus em causa.
                                            Editado pela última vez por RuiSoad; 07 January 2010, 15:19.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Sim, claro, é uma opção.

                                              Mas não esquecer, que não é por um penu ter piso que tem aderencia, a borracha também se estraga com o tempo, há uns anos atrás, por exmplo, os Michelin tendiam a vidrar em pouco tempo, apesar de aparentarem estar novos, isto para dizer que uns pneus com meio uso e com 2 anos podem ter muito mais aderencia que penus novos com 4 anos.

                                              Este tipo de testes não são feitos com todas estas variantes, pelo que diferem bastante de algumas situações quotidianas.

                                              BTW, os km do meu post anterior são meramente a titulo exemplificativo.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por PhAnT69 Ver Post
                                                Sim, claro, é uma opção.

                                                Mas não esquecer, que não é por um penu ter piso que tem aderencia, a borracha também se estraga com o tempo, há uns anos atrás, por exmplo, os Michelin tendiam a vidrar em pouco tempo, apesar de aparentarem estar novos, isto para dizer que uns pneus com meio uso e com 2 anos podem ter muito mais aderencia que penus novos com 4 anos.

                                                Este tipo de testes não são feitos com todas estas variantes, pelo que diferem bastante de algumas situações quotidianas.

                                                BTW, os km do meu post anterior são meramente a titulo exemplificativo.
                                                Óbvio que sim, e por essa mesma razão é que já equaciono comprar uns novos. Já não sinto a mesma aderência.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Eu cá sou antiquado... e uso sempre os melhores na frente!
                                                  Porque?!
                                                  Porque "só sei" conduzir carros com frentes trancadas... A traseira segura-se com contra-brecagem se for preciso, já a frente, quando foge...acabou!
                                                  Mas isto é uma preferência minha! Não é regra!
                                                  Aceito a teoria de que na maioria das pessoas seja mais fácil controlar uma fugida de frente do que um lift-off!
                                                  Agora, uma coisa vos digo... o ideal é usar sempre 4 bons pneus!
                                                  Os pneus se forem usados até ao limite minimo, nunca vão ter perdas notorias de aderência face a uns novos de igual modelo.
                                                  Da marca de minimo para baixo é que os problemas começam.
                                                  Outra, é terem borrachas muito diferentes em termos de qualidade.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por alfamaniaco Ver Post
                                                    Eu cá sou antiquado... e uso sempre os melhores na frente!
                                                    Porque?!
                                                    Porque "só sei" conduzir carros com frentes trancadas... A traseira segura-se com contra-brecagem se for preciso, já a frente, quando foge...acabou!
                                                    Mas isto é uma preferência minha! Não é regra!
                                                    Aceito a teoria de que na maioria das pessoas seja mais fácil controlar uma fugida de frente do que um lift-off!
                                                    Agora, uma coisa vos digo... o ideal é usar sempre 4 bons pneus!
                                                    Os pneus se forem usados até ao limite minimo, nunca vão ter perdas notorias de aderência face a uns novos de igual modelo.
                                                    Da marca de minimo para baixo é que os problemas começam.
                                                    Outra, é terem borrachas muito diferentes em termos de qualidade.
                                                    Também penso assim, outra razão que suporta o que eu faço.

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                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por alfamaniaco Ver Post
                                                      Eu cá sou antiquado... e uso sempre os melhores na frente!
                                                      Porque?!
                                                      Porque "só sei" conduzir carros com frentes trancadas... A traseira segura-se com contra-brecagem se for preciso, já a frente, quando foge...acabou!
                                                      Mas isto é uma preferência minha! Não é regra!
                                                      Aceito a teoria de que na maioria das pessoas seja mais fácil controlar uma fugida de frente do que um lift-off!
                                                      Agora, uma coisa vos digo... o ideal é usar sempre 4 bons pneus!
                                                      Os pneus se forem usados até ao limite minimo, nunca vão ter perdas notorias de aderência face a uns novos de igual modelo.
                                                      Da marca de minimo para baixo é que os problemas começam.
                                                      Outra, é terem borrachas muito diferentes em termos de qualidade.
                                                      Correcto. E é bom que se faça a distinção entre...opção e regra

                                                      É aqui que muitas verdade absolutas caiem por terra.

                                                      É natural que nem todos nós saibamos controlar um lift-off...confesso que já fiz vários...uns bem outros (maioria) mal.

                                                      Mas lá está, a frente para o comum dos condutores é mais facil de controlar, e este testes são efectuados com pneus vendidos para o público geral e não para aqueles que mesmo com pneus normais e carros normais tendem a conduzir de forma mais aguerrida.

                                                      Como 80% da minha condução é dita "normal" prefiro seguir estas directrizes.

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                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por alfamaniaco Ver Post
                                                        Eu cá sou antiquado... e uso sempre os melhores na frente!
                                                        Porque?!
                                                        Porque "só sei" conduzir carros com frentes trancadas... A traseira segura-se com contra-brecagem se for preciso, já a frente, quando foge...acabou!
                                                        Mas isto é uma preferência minha! Não é regra!
                                                        Aceito a teoria de que na maioria das pessoas seja mais fácil controlar uma fugida de frente do que um lift-off!
                                                        Agora, uma coisa vos digo... o ideal é usar sempre 4 bons pneus!
                                                        Os pneus se forem usados até ao limite minimo, nunca vão ter perdas notorias de aderência face a uns novos de igual modelo.
                                                        Da marca de minimo para baixo é que os problemas começam.
                                                        Outra, é terem borrachas muito diferentes em termos de qualidade.
                                                        Estou contigo! Dou preferência a que frente siga para onde ela foi apontada, a traseira logo se vê depois. eheheheh

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                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por alfamaniaco Ver Post
                                                          Eu cá sou antiquado... e uso sempre os melhores na frente!
                                                          Porque?!
                                                          Porque "só sei" conduzir carros com frentes trancadas... A traseira segura-se com contra-brecagem se for preciso, já a frente, quando foge...acabou!
                                                          Mas isto é uma preferência minha! Não é regra!
                                                          Aceito a teoria de que na maioria das pessoas seja mais fácil controlar uma fugida de frente do que um lift-off!
                                                          Agora, uma coisa vos digo... o ideal é usar sempre 4 bons pneus!
                                                          Os pneus se forem usados até ao limite minimo, nunca vão ter perdas notorias de aderência face a uns novos de igual modelo.
                                                          Da marca de minimo para baixo é que os problemas começam.
                                                          Outra, é terem borrachas muito diferentes em termos de qualidade.
                                                          Queria-te ver a conduzir o meu EK3 com os pneus que tinha atrás cada rotunda com piso molhado era um bailado não digo que não era divertido, por era, mas fazer o IP3 a curvar a apanhar lençóis de água com um muro de betão como separador central, deixa-te a pensar se o que queres mesmo é uma traseira solta...

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                                                            #30
                                                            Tinha ideia que os pneus bons é que deviam ser usados na frente.

                                                            Fiquei esclarecido, obrigado M6 e ao XEE pelos vídeos!

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