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Qui passa? Pneus novos... ponte 25 de Abril

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    Qui passa? Pneus novos... ponte 25 de Abril

    Alguém me sabe explicar isto:

    Tinha 4 pneus Pirelli P3000, ambos já um bocado gastadotes, mas os da frente mais do que os de trás. Comprei dois novos e disse para os porem atrás e os que lá estavam para a frente. Até aqui tudo catita

    No entanto quando vou na faixa da esquerda da ponte 25 de Abril (para quem não sabe é aquela em ferro ou aço, uma coisa assim, com aberturas para deixar passar o vento) o carro foge imenso de traseira, mesmo buuuuuuuuuuuééééééé[:0].
    Faço várias vezes a ponte e com pneus mais para o gastos não me acontecia nada e agora é melhor não arriscar a andar na faixa da esquerda [8)][8)][8)]!

    O pneu é este:



    Será que tem alguma coisa a ver com o rasgo? e por serem novos aquele rasgo central do pneu, como é bastante mais alto, desliza nas arestas daquele "pavimento" (ao entrar e sair delas)???

    Sinceramente não sei o que se passa... [8)][8)][8)]

    #2
    estranho,se meteste os novos atràs...andaste quantos km antes de ires para a ponte?

    Comentário


      #3
      com o bmw da minha mãe acontece-me o mm... algo q nunca senti com mais nenhum carro na ponte :S
      estranho.

      Comentário


        #4
        pode ter a ver com o vento.
        estava muito muito vento?
        já uma vez me meti nessa faixa e jurei k nunca mais, luta constante com o volante.lol

        Comentário


          #5
          citação:Originalmente colocada por carlos pinto

          estranho,se meteste os novos atràs...andaste quantos km antes de ires para a ponte?
          Já fiz cerca de 300km, e a ponte umas 3 vezes, só nas duas primeiras vezes é que arrisquei ir na faixa da esquerda...[8)]

          Comentário


            #6
            citação:Originalmente colocada por zombi.l

            pode ter a ver com o vento.
            estava muito muito vento?
            já uma vez me meti nessa faixa e jurei k nunca mais, luta constante com o volante.lol
            se lhe fez sempre não creio que seja o vento!

            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por zombi.l

              pode ter a ver com o vento.
              estava muito muito vento?
              já uma vez me meti nessa faixa e jurei k nunca mais, luta constante com o volante.lol
              Estava uma ligeira brisa nada de muito forte, já andei lá com bastante mais vento, e nada acontecia :S

              Comentário


                #8
                Isso acontece porque alguns dos rasgos dos pneus coincidem com as nervuras de grelha metálica da ponte.

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por Excalibur

                  Isso acontece porque alguns dos rasgos dos pneus coincidem com as nervuras de grelha metálica da ponte.
                  e fazem fugir?[:0][:0]

                  Comentário


                    #10
                    Não desliza, agarra :D é ao contrário
                    O tabuleiro metalico é uma grelha, logo tem perfis transversais e longitudinais, o que acontece é que com pneus novos ou com rasgo mais profundo e com piso mais estradista (ou seja rasgos longitudinais continuos) os penus apresentam tendência para seguir os perfis longitudinais da tabuleiro o que dá essa sensação de carro a fugir. Com pneus gastos como o rasgo dos pneus já não existe isto já não se passa

                    Aparte, eu nem devia dizer isto, mas circula tudo á direita evitando aquela parte de grelha que mede um 1/2 metro, quase sempre está completamente livre. As tartarugas costumam andar sempre no meio, os apressádos e os amantes da esquerda a atrapalharem-se uns aos outros na da esquerda

                    Abraço

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por Excalibur

                      Isso acontece porque alguns dos rasgos dos pneus coincidem com as nervuras de grelha metálica da ponte.
                      Também pensei nisso e foi mais ou menos isso que tentei explicar [8)] ou seja, nos próximos tempos tenho que ir na faixa do meio atrás dos que têm medo de andar na direita na ponte (ainda não percebi bem porquê) [8)][8)][8)]

                      Gracias pela ajuda [^]

                      Comentário


                        #12
                        isso nao é o carro a fugir, é como o Elios explicou....

                        há uns anos, num polo de um amigo meu que se queixava disso, eu disse tão vamos lá ver, fomos .....e eu disse-lhe agora, mete o volante a direito e segue....ele fez isso, o carro ia sempre a abanar mas sempre em frente....

                        !!!!!!!

                        Comentário


                          #13
                          citação:Originalmente colocada por Elios

                          Não desliza, agarra :D é ao contrário
                          O tabuleiro metalico é uma grelha, logo tem perfis transversais e longitudinais, o que acontece é que com pneus novos ou com rasgo mais profundo e com piso mais estradista (ou seja rasgos longitudinais continuos) os penus apresentam tendência para seguir os perfis longitudinais da tabuleiro o que dá essa sensação de carro a fugir. Com pneus gastos como o rasgo dos pneus já não existe isto já não se passa

                          Aparte, eu nem devia dizer isto, mas circula tudo á direita evitando aquela parte de grelha que mede um 1/2 metro, quase sempre está completamente livre. As tartarugas costumam andar sempre no meio, os apressádos e os amantes da esquerda a atrapalharem-se uns aos outros na da esquerda

                          Abraço
                          Ás vezes a direita está disponível e bem disponível e meto-me para lá... devem ter medo de meter as rodas da direita entre a grelha metálica e o rail, mas existe bué espaço, é apenas uma ilusão de que podem bater nele.

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por PauloFVF

                            isso nao é o carro a fugir, é como o Elios explicou....

                            há uns anos, num polo de um amigo meu que se queixava disso, eu disse tão vamos lá ver, fomos .....e eu disse-lhe agora, mete o volante a direito e segue....ele fez isso, o carro ia sempre a abanar mas sempre em frente....

                            !!!!!!!
                            Pois mas para muita gente isso é o mesmo que dizer-lhes para caminhar sobre agua :D

                            O pior que se pode fazer mesmo é contrariar esse abanar, só piora visto que a frente deixa de seguir a continuidade da grelha enquanto que o traseira não, o que aumentar em muito o abanar.

                            Deixar o volante leve e o carro acompanhar a grelha é o melhor, mesmo em travagem apertada.

                            Abraço

                            Comentário


                              #15
                              citação:citação:
                              --------------------------------------------------------------------------------
                              Originalmente colocada por PauloFVF

                              isso nao é o carro a fugir, é como o Elios explicou....

                              há uns anos, num polo de um amigo meu que se queixava disso, eu disse tão vamos lá ver, fomos .....e eu disse-lhe agora, mete o volante a direito e segue....ele fez isso, o carro ia sempre a abanar mas sempre em frente....

                              !!!!!!!

                              --------------------------------------------------------------------------------



                              Pois mas para muita gente isso é o mesmo que dizer-lhes para caminhar sobre agua

                              O pior que se pode fazer mesmo é contrariar esse abanar, só piora visto que a frente deixa de seguir a continuidade da grelha enquanto que o traseira não, o que aumentar em muito o abanar.

                              Deixar o volante leve e o carro acompanhar a grelha é o melhor, mesmo em travagem apertada.

                              Abraço
                              tem a sua logica.
                              só que no meu caso, como ia com a famelga, quis ( ao que parece estupidamente) dizer que quem mandava era eu e não entrar em aparentes(na altura)aventuras.
                              sempre a aprender.

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por carlos pinto

                                citação:Originalmente colocada por Excalibur

                                Isso acontece porque alguns dos rasgos dos pneus coincidem com as nervuras de grelha metálica da ponte.
                                e fazem fugir?[:0][:0]

                                A explicação do Elios complementa o que eu disse

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por Excalibur

                                  Isso acontece porque alguns dos rasgos dos pneus coincidem com as nervuras de grelha metálica da ponte.
                                  Exactamente, é mais ou menos isso, vai dar ao mesmo (bem pior) quando andas em cima dos carris do Electrico.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Havias de andar com o meu Clio... Parece uma bailarina autêntica em cima da ponte.... Até mete medo. [xx(]

                                    Comentário


                                      #19
                                      Não será por terem aquela goma de pneus novos?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Aconteceu-me hoje o mesmo, pneus novos e o carro a abanar, ainda bem que só pus 2 novos, nem quero imaginar se fossem os 4

                                        Comentário


                                          #21
                                          Daqui a bocado ainda nasce um mito novo relacionando pneus novos e a ponte 25 de Abril.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Por acaso noto isso com o carro novo. Quando andava com o Rover aquilo seguia sempre direitinho. :D

                                            Pensava que o problema estava no tamanho dos pneus (bem mais largos relativamento aos do Rover).

                                            Comentário


                                              #23
                                              citação:Originalmente colocada por KarmaCop213

                                              Por acaso noto isso com o carro novo. Quando andava com o Rover aquilo seguia sempre direitinho. :D

                                              Pensava que o problema estava no tamanho dos pneus (bem mais largos relativamento aos do Rover).
                                              Com que carro andas agora?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Desculpem lá mas podem ter as vossas teorias todas, mas que depende dos pneus e do carro depende. Com o ZX do meu pai faço aquela porcaria toda sempre estável, com o meu tenho de pôr as mãos muito ao de leve no volante e deixá-lo seguir fazendo pequenas e nada bruscas correcções consoante vai mais para um lado ou para o outro. Se está a agarrar ou fugir não sei, sei que não está todo a reagir da mesma forma. E o mesmo carro já teve comportamentos diferentes dependendo do jogo de pneus que teve. Com estes mais recentes então é um bailar que é uma coisa doida. Só não faz tanto se quase me encostar ao separador central.

                                                EDIT: Já agora, enquanto se vai em aceleração, e quanto mais depressa se vai menos se sente, mas se se parar de acelerar sente-se ainda mais.

                                                EDIT 2: Li melhor o que tinham escrito e tinha percebido mal. Assim sendo concordo.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Por acaso também sinto o carro a bailar sobre essa faixa de rodagem da ponte. A sensação é mesmo que vai com a traseira completamente solta...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    citação:Originalmente colocada por C3_soul

                                                    Não será por terem aquela goma de pneus novos?
                                                    Eu estou mais convencido desta resposta.
                                                    Se ele diz que a traseira anda a fugir e se os pneus são mesmo novos
                                                    (menos de 200 a 300Km), é bem possível que a goma esteja a acentuar
                                                    a falta de aderência da borracha ao aço da grelha.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      citação:Originalmente colocada por Boxer

                                                      citação:Originalmente colocada por C3_soul

                                                      Não será por terem aquela goma de pneus novos?
                                                      Eu estou mais convencido desta resposta.
                                                      Se ele diz que a traseira anda a fugir e se os pneus são mesmo novos
                                                      (menos de 200 a 300Km), é bem possível que a goma esteja a acentuar
                                                      a falta de aderência da borracha ao aço da grelha.
                                                      x2.

                                                      uns "piões" resolvem isso!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Boas,

                                                        Não sou utente habitual da Ponte 25/04 mas das vezes que passei evitei essa faixa, pois o carro parece que foge de traseira, mas eu acho que tem a ver com o piso, ou seja, é formado de placas de ferro que não são uniformes e não estão encaixadas milimetricamente, pelo que há alguns desvios nos pneus quando apanham estes traçados irregulares.

                                                        Será que tenho alguma razão ???

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          citação:Originalmente colocada por Nitrofurano

                                                          citação:Originalmente colocada por KarmaCop213

                                                          Por acaso noto isso com o carro novo. Quando andava com o Rover aquilo seguia sempre direitinho. :D

                                                          Pensava que o problema estava no tamanho dos pneus (bem mais largos relativamento aos do Rover).
                                                          Com que carro andas agora?
                                                          Focus.

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