Sei que à um tópico sobre o Dakar, mas gostaria de abordar da forma de organização e não de competição. Tenho acompanhado pela Eurosport à alguns anos e acho que a durabilidade do rali, é um pouco irreal. Assistimos a etapas de 200 e poucos KMs onde ao fim da etapa os carros são completamente desmontados e substituidas inumeras peças. Todos os dias é a mesma coisa Ao fim de um raly só o motor é o mesmo. Mesmo em etapas de 200 Km a diferênça entre concorrentes muitas vezes é de 1 segundo, nem no WRC isso acontece. Onde é que a componente fiabilidade e aventura pode estar presente nestes moldes ? Não sei se concordam com esta maneira de ver o problema mas é o que sinto
Anúncio
Collapse
No announcement yet.
Fará sentido um Dakar assim ?
Collapse
Ads nos topicos Mobile
Collapse
Ads Nos topicos Desktop
Collapse
X
-
Originalmente Colocado por SAM Ver PostSei que à um tópico sobre o Dakar, mas gostaria de abordar da forma de organização e não de competição. Tenho acompanhado pela Eurosport à alguns anos e acho que a durabilidade do rali, é um pouco irreal. Assistimos a etapas de 200 e poucos KMs onde ao fim da etapa os carros são completamente desmontados e substituidas inumeras peças. Todos os dias é a mesma coisa Ao fim de um raly só o motor é o mesmo. Mesmo em etapas de 200 Km a diferênça entre concorrentes muitas vezes é de 1 segundo, nem no WRC isso acontece. Onde é que a componente fiabilidade e aventura pode estar presente nestes moldes ? Não sei se concordam com esta maneira de ver o problema mas é o que sinto
E se andas a ver diferenças de 1 segundo entre concorrentes (onde já agora???) porra isso sim é uma competição renhida!
-
Aquele tipo do Humer, o americano Gordon ganhou uma etapa com 1 segundo de avanço. À uns anos atrás a malta perdia-se chegavam de noite aos acampamentos. O filha da Taetcher esteve uma semana perdido. Hoje é só ligar os GPS e levam todos a mesma rota, quando acaba uma etapa é impressionante os quartéis que se montam em pleno deserto. Quando a UMM partecipava havia concorrentes que faziam eles a própria manutênção, era tudo imprevisível. Hoje é impossível vencer as equipas de fábrica
Comentário
-
Originalmente Colocado por SAM Ver PostAquele tipo do Humer, o americano Gordon ganhou uma etapa com 1 segundo de avanço. À uns anos atrás a malta perdia-se chegavam de noite aos acampamentos. O filha da Taetcher esteve uma semana perdido. Hoje é só ligar os GPS e levam todos a mesma rota, quando acaba uma etapa é impressionante os quartéis que se montam em pleno deserto. Quando a UMM partecipava havia concorrentes que faziam eles a própria manutênção, era tudo imprevisível. Hoje é impossível vencer as equipas de fábrica
Mas ainda há equipas assim... ficam é no meio-fundo do pelotão. Na Eurosport só vemos os primeiros 10
Comentário
-
Originalmente Colocado por VTEC Ver PostA partir que as marcas apostam nisso com toda a força, não há volta a dar. Vês privados a ganharem em Le Mans, WTCC, WRC, F1, etc?
Mas ainda há equipas assim... ficam é no meio-fundo do pelotão. Na Eurosport só vemos os primeiros 10
Já é muito bom se conseguir finalizar a prova com esta classificação, tendo em conta as limitações que tem.
Impressionante mesmo é o Chaguin e o seu Kamaz, se a sua classificação contasse á geral seria 8º classificado neste momento....brutal !
O Dakar actual é cada vez mais uma competição ao cronometro ficando o factor aventura destinado aos concorrentes do meio/fundo da tabela.
Comentário
-
Sinais dos tempos, não há volta a dar.
No Dakar como na maioria dos restantes desportos os € falam sempre mais alto.
Mas não deixa de ser a maior aventura do mundo.
Eu já estive em "bivouac's" do Dakar em Marrocos, e dá para ver que 90% das pessoas continuam a fazer o Dakar com poucos meios, a chegar tarde e a dormir pouco. Pena não darem muito destaque nas transmissões em TV. Mais uma vez os €'e falam mais alto.....
Para mim o Dakar são mesmo os privados. ;)
Comentário
-
Originalmente Colocado por SenhorVX Ver PostSinais dos tempos, não há volta a dar.
No Dakar como na maioria dos restantes desportos os € falam sempre mais alto.
Mas não deixa de ser a maior aventura do mundo.
Eu já estive em "bivouac's" do Dakar em Marrocos, e dá para ver que 90% das pessoas continuam a fazer o Dakar com poucos meios, a chegar tarde e a dormir pouco. Pena não darem muito destaque nas transmissões em TV. Mais uma vez os €'e falam mais alto.....
Para mim o Dakar são mesmo os privados. ;)
Se a VW e a BMW querem vender na America do Sul que façam lá o ex-dakar.
Africa Race é o futuro
Comentário
-
Eu já estive em "bivouac's" do Dakar em Marrocos, e dá para ver que 90% das pessoas continuam a fazer o Dakar com poucos meios, a chegar tarde e a dormir pouco. Pena não darem muito destaque nas transmissões em TV. Mais uma vez os €'e falam mais alto.....
Para mim o Dakar são mesmo os privados. ;)[/QUOTE]
Se calhar esses privados dão uma noção mais correcta da fiabilidade dos carros que conduzem. Qual será mais fiável um tipo que chega com 5 ou 6 horas de atraso à meta, ou o individuo que ganha e trocou turbos, suspensões, pneus e mais materai várias vezes. Eu no Eurosport, vejo os carros completamente descascados, com muita gente de volta deles
Comentário
-
Originalmente Colocado por SAM Ver PostEu já estive em "bivouac's" do Dakar em Marrocos, e dá para ver que 90% das pessoas continuam a fazer o Dakar com poucos meios, a chegar tarde e a dormir pouco. Pena não darem muito destaque nas transmissões em TV. Mais uma vez os €'e falam mais alto.....
Para mim o Dakar são mesmo os privados. ;)
Cada etapa cada carro novo.
Comentário
-
Originalmente Colocado por Traveller Ver PostPor isso eu penso que mais cedo ou mais tarde os privados ou mesmo os semi-privados vão se virar para Africa outra vez. Por uma simples razão...é muito mais perto.
Se a VW e a BMW querem vender na America do Sul que façam lá o ex-dakar.
Africa Race é o futuro
É como a Ferrari. Pode haver marcas melhores a todos os níveis, mas o nome Ferrari vende.
E ainda por cima, o dinheiro, as televisões, os patrocinadores estão todos no Dakar. O novo cenário compensa bem África... e ainda por cima, os mercados sul-americanos são muito mais atractivos que o africano.
Ah, este ano até carros chineses no Dakar andam.
Comentário
AD fim dos posts Desktop
Collapse
Ad Fim dos Posts Mobile
Collapse
SECÇÕES
Collapse
Comentário