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Fará sentido um Dakar assim ?

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    Fará sentido um Dakar assim ?

    Sei que à um tópico sobre o Dakar, mas gostaria de abordar da forma de organização e não de competição. Tenho acompanhado pela Eurosport à alguns anos e acho que a durabilidade do rali, é um pouco irreal. Assistimos a etapas de 200 e poucos KMs onde ao fim da etapa os carros são completamente desmontados e substituidas inumeras peças. Todos os dias é a mesma coisa Ao fim de um raly só o motor é o mesmo. Mesmo em etapas de 200 Km a diferênça entre concorrentes muitas vezes é de 1 segundo, nem no WRC isso acontece. Onde é que a componente fiabilidade e aventura pode estar presente nestes moldes ? Não sei se concordam com esta maneira de ver o problema mas é o que sinto

    #2
    Originalmente Colocado por SAM Ver Post
    Sei que à um tópico sobre o Dakar, mas gostaria de abordar da forma de organização e não de competição. Tenho acompanhado pela Eurosport à alguns anos e acho que a durabilidade do rali, é um pouco irreal. Assistimos a etapas de 200 e poucos KMs onde ao fim da etapa os carros são completamente desmontados e substituidas inumeras peças. Todos os dias é a mesma coisa Ao fim de um raly só o motor é o mesmo. Mesmo em etapas de 200 Km a diferênça entre concorrentes muitas vezes é de 1 segundo, nem no WRC isso acontece. Onde é que a componente fiabilidade e aventura pode estar presente nestes moldes ? Não sei se concordam com esta maneira de ver o problema mas é o que sinto
    Não é uma prova de resistência são varias... E não são sempre de 200km, chegam aos 800, e não me vais dizer que 200 ou 800km naquele clima não é um SÉRIO teste à durabilidade do veículo e do condutor? Já viste quantas vezes ficam atolados e têem problemas sérios em cada etapa?
    E se andas a ver diferenças de 1 segundo entre concorrentes (onde já agora???) porra isso sim é uma competição renhida!

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      #3
      Aquele tipo do Humer, o americano Gordon ganhou uma etapa com 1 segundo de avanço. À uns anos atrás a malta perdia-se chegavam de noite aos acampamentos. O filha da Taetcher esteve uma semana perdido. Hoje é só ligar os GPS e levam todos a mesma rota, quando acaba uma etapa é impressionante os quartéis que se montam em pleno deserto. Quando a UMM partecipava havia concorrentes que faziam eles a própria manutênção, era tudo imprevisível. Hoje é impossível vencer as equipas de fábrica

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        #4
        Sim, em relação ao passado, diria que é o GPS que faz a maior diferença. Torna menos imprevisível mas muito mais seguro e renhido (como se pode ver este ano). As reparações sempre houveram.

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          #5
          Originalmente Colocado por SAM Ver Post
          Aquele tipo do Humer, o americano Gordon ganhou uma etapa com 1 segundo de avanço. À uns anos atrás a malta perdia-se chegavam de noite aos acampamentos. O filha da Taetcher esteve uma semana perdido. Hoje é só ligar os GPS e levam todos a mesma rota, quando acaba uma etapa é impressionante os quartéis que se montam em pleno deserto. Quando a UMM partecipava havia concorrentes que faziam eles a própria manutênção, era tudo imprevisível. Hoje é impossível vencer as equipas de fábrica
          A partir que as marcas apostam nisso com toda a força, não há volta a dar. Vês privados a ganharem em Le Mans, WTCC, WRC, F1, etc?

          Mas ainda há equipas assim... ficam é no meio-fundo do pelotão. Na Eurosport só vemos os primeiros 10

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por VTEC Ver Post
            A partir que as marcas apostam nisso com toda a força, não há volta a dar. Vês privados a ganharem em Le Mans, WTCC, WRC, F1, etc?

            Mas ainda há equipas assim... ficam é no meio-fundo do pelotão. Na Eurosport só vemos os primeiros 10
            Temos o "nosso" Sousa como o primeiro dos outros (não VW /BMW) e primeiro "gasolina", em condições ditas normais dificilmente conseguirá ascender a lugares acima daquele que ocupa.
            Já é muito bom se conseguir finalizar a prova com esta classificação, tendo em conta as limitações que tem.
            Impressionante mesmo é o Chaguin e o seu Kamaz, se a sua classificação contasse á geral seria 8º classificado neste momento....brutal !


            O Dakar actual é cada vez mais uma competição ao cronometro ficando o factor aventura destinado aos concorrentes do meio/fundo da tabela.

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              #7
              Sinais dos tempos, não há volta a dar.

              No Dakar como na maioria dos restantes desportos os € falam sempre mais alto.

              Mas não deixa de ser a maior aventura do mundo.

              Eu já estive em "bivouac's" do Dakar em Marrocos, e dá para ver que 90% das pessoas continuam a fazer o Dakar com poucos meios, a chegar tarde e a dormir pouco. Pena não darem muito destaque nas transmissões em TV. Mais uma vez os €'e falam mais alto.....

              Para mim o Dakar são mesmo os privados. ;)

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por SenhorVX Ver Post
                Sinais dos tempos, não há volta a dar.

                No Dakar como na maioria dos restantes desportos os € falam sempre mais alto.

                Mas não deixa de ser a maior aventura do mundo.

                Eu já estive em "bivouac's" do Dakar em Marrocos, e dá para ver que 90% das pessoas continuam a fazer o Dakar com poucos meios, a chegar tarde e a dormir pouco. Pena não darem muito destaque nas transmissões em TV. Mais uma vez os €'e falam mais alto.....

                Para mim o Dakar são mesmo os privados. ;)
                Por isso eu penso que mais cedo ou mais tarde os privados ou mesmo os semi-privados vão se virar para Africa outra vez. Por uma simples razão...é muito mais perto.

                Se a VW e a BMW querem vender na America do Sul que façam lá o ex-dakar.

                Africa Race é o futuro

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                  #9
                  Eu já estive em "bivouac's" do Dakar em Marrocos, e dá para ver que 90% das pessoas continuam a fazer o Dakar com poucos meios, a chegar tarde e a dormir pouco. Pena não darem muito destaque nas transmissões em TV. Mais uma vez os €'e falam mais alto.....

                  Para mim o Dakar são mesmo os privados. ;)[/QUOTE]

                  Se calhar esses privados dão uma noção mais correcta da fiabilidade dos carros que conduzem. Qual será mais fiável um tipo que chega com 5 ou 6 horas de atraso à meta, ou o individuo que ganha e trocou turbos, suspensões, pneus e mais materai várias vezes. Eu no Eurosport, vejo os carros completamente descascados, com muita gente de volta deles

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por SAM Ver Post
                    Eu já estive em "bivouac's" do Dakar em Marrocos, e dá para ver que 90% das pessoas continuam a fazer o Dakar com poucos meios, a chegar tarde e a dormir pouco. Pena não darem muito destaque nas transmissões em TV. Mais uma vez os €'e falam mais alto.....

                    Para mim o Dakar são mesmo os privados. ;)
                    Se calhar esses privados dão uma noção mais correcta da fiabilidade dos carros que conduzem. Qual será mais fiável um tipo que chega com 5 ou 6 horas de atraso à meta, ou o individuo que ganha e trocou turbos, suspensões, pneus e mais materai várias vezes. Eu no Eurosport, vejo os carros completamente descascados, com muita gente de volta deles[/QUOTE]

                    Cada etapa cada carro novo.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Traveller Ver Post
                      Por isso eu penso que mais cedo ou mais tarde os privados ou mesmo os semi-privados vão se virar para Africa outra vez. Por uma simples razão...é muito mais perto.

                      Se a VW e a BMW querem vender na America do Sul que façam lá o ex-dakar.

                      Africa Race é o futuro
                      África Race? Com 22 concorrentes no total?

                      É como a Ferrari. Pode haver marcas melhores a todos os níveis, mas o nome Ferrari vende.

                      E ainda por cima, o dinheiro, as televisões, os patrocinadores estão todos no Dakar. O novo cenário compensa bem África... e ainda por cima, os mercados sul-americanos são muito mais atractivos que o africano.

                      Ah, este ano até carros chineses no Dakar andam.

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