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Ajuda na compra de AF 147 1.6 usado

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    Ajuda na compra de AF 147 1.6 usado

    Boa noite a todos.

    Vendi o meu Ibiza Cupra recentemente e gostava de comprar agora um 147 até 6.500 € +/-.

    Sei que há varios users com Alfa's por isso gostava de esclarecer aqui algumas questões:

    - Posso esperar uma fiabilidade aceitavel em carros com mais de 100.000 kms??
    - Quais são os pontos a que devo estar mais atento nestas experiencias iniciais?
    - É normal a manete da caixa "abanar" mesmo quando está engrenada?
    - Quando é que o vosso volante começou a ficar roçado/desgastado?
    - Sabem se a AF pode dar-me um historial de manutençao de um carro atraves da matricula?

    Todas as dicas e/ou experiencias serão benvindas!

    Também ponho em hipotese um Polo 1.4 16v Highline de 2002 por ter menos kms, ser mais barato e porque tb gosto mto do interior mas sei que nao tem nada a ver. Não encontro é muita coisa por ai escrita sobre este modelo em concreto. Tem alguns problemas conhecidos?

    Abraço!

    #2
    Os problemas típicos prendem-se mais com a manutenção mal-feita... Mas a ter em atenção:

    - Variador de fase (ver se um carro faz um ruido parecido com um diesel ao ligar - causa provável - utilização de óleo não recomendado)

    - Ruidos na suspensão (causa - sinoblocos e casquilhos a necessitar substituição).

    Mas já virá aí malta mais credenciada que eu para te falar sobre o assunto!..

    E já agora o que te levou a comprar um Ibiza Cupra e estares agora a ponderar um Polo?

    Comentário


      #3
      Tive a ver esse Alfa antes de comprar o 156 e gostei muito do ambiente on board e de facto esse 1.6 anda bem até, agora digamos que também gosta de "beber". Médias de 9.5 a 12 em cidade são perfeitamente normais.

      Velas para o carro penso que na Alfa Romeo ficam cerca de 300€ visto ser Twinspark (2 velas por cilindro), mas penso que poderão ser compradas mais baratas fora da marca.

      Correia de distribuição ao que parece tem de ser trocada de 3 em 3 anos ou de 60.000 em 60.000km's, portanto o que vier primeiro.

      Comentário


        #4
        Bizo, o Cupra foi uma "panca" porque andava a fazer muitos mais kms mas tive que me endividar para o comprar e nos dias de hoje custa-me ter um credito num banco por causa de um carro que nem me apaixonou particularmente...

        Pondero o Polo apenas porque adoro o interior (tenho aquela perspectiva de que se vou comprar um carro quero ter um interior de que goste porque no fundo é lá que passo grande parte do meu tempo lol) e o highline tem um equipamento interessante mas o motor nao deve ser grande espingarda... Mas o 1.4 é um modelo no Polo que se ve mto pouco...

        Comentário


          #5
          Hoje experimentei 2 AF. Um com 70.000 kms mas já muito desgastado no interior (volante e pegas laterais todos descascado) Fazia aquele barulho estranho ao ligar.Sem livro de revisoes. Estranhei... Ahh e com a manete das mudanças toda solta.

          E um outro com 35.000kms de 2002 mas teve tao pouco uso que o carro estava completamente entupido e a 3ª mal entrava, pneus ressequidos, etc ...

          Em comparaçao muito breve ao Cupra, a insonorização e suspensao sao incomparavelmente melhores mas é normal tb...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por bmzp Ver Post
            Bizo, o Cupra foi uma "panca" porque andava a fazer muitos mais kms mas tive que me endividar para o comprar e nos dias de hoje custa-me ter um credito num banco por causa de um carro que nem me apaixonou particularmente...

            E após este relato achas sensato comprar um Alfa 147 1.6 ? ...

            Não é propriamente um carro barato de manter ...

            Quer pelos consumos como pela manutenção... já nem falo na fiabilidade... (Alfas usados sao uma caixinha de surpresas dada a sua sensibilidade aos descuidos na manutenção)

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Duratorq Ver Post
              E após este relato achas sensato comprar um Alfa 147 1.6 ? ...

              Não é propriamente um carro barato de manter ...

              Quer pelos consumos como pela manutenção... já nem falo na fiabilidade... (Alfas usados sao uma caixinha de surpresas dada a sua sensibilidade aos descuidos na manutenção)
              x2

              Comentário


                #8
                Pois, não sei ao certo... A manutenção é cara? Mais que o grupo VW?

                Qto a consumos, agora faço cerca de 8kms dia, além disso o cupra em cidade nao me gastava menos de 8l/100.

                Comentário


                  #9
                  A manutenção esta ao nivel do grupo VAG ... problema é no numero de vezes que se vai lá...


                  8km's por dia nao é nada ... o consumo deixa de ser relevante então ... Não contes que gaste menos de 8L ... alías .. conta com mais um pouco.

                  Tenta procurar um com historial completo ...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Duratorq Ver Post
                    A manutenção esta ao nivel do grupo VAG ... problema é no numero de vezes que se vai lá...


                    8km's por dia nao é nada ... o consumo deixa de ser relevante então ... Não contes que gaste menos de 8L ... alías .. conta com mais um pouco.

                    Tenta procurar um com historial completo ...

                    Não sabia disso da manutençao. Imagino que ao pegar-se num com 120.000 km (deste genero: Alfa Romeo 147 1.6 TS Distintive, 6.000 EUR, Porto Salvo - Standvirtual então as visitas a AF sejam ainda mais frequentes.

                    Comentário


                      #11
                      Eu não me metia nisso, a não ser que fosse muuuuuuuuuuito barato.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por bmzp Ver Post
                        Não sabia disso da manutençao. Imagino que ao pegar-se num com 120.000 km (deste genero: Alfa Romeo 147 1.6 TS Distintive, 6.000 EUR, Porto Salvo - Standvirtual então as visitas a AF sejam ainda mais frequentes.
                        Lá está ... tudo depende do historial do carro ... se a manutenção tem sido feita cuidada e a tempo e horas ... compras um bom produto .

                        Se foi descuidada ...são carros que se ressentem mais.


                        Por esses valores comprava mais depressa um Honda Civic 1.4 ou 1.6 ... de 2003/2004 ... Ou um Corolla VVT-I ...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por bmzp Ver Post
                          Não sabia disso da manutençao. Imagino que ao pegar-se num com 120.000 km (deste genero: Alfa Romeo 147 1.6 TS Distintive, 6.000 EUR, Porto Salvo - Standvirtual então as visitas a AF sejam ainda mais frequentes.
                          Humm, porquê, com 122mil até já pode ter a manutenção toda em dia, se não tiver o preço que estão a pedir por ele já se justifica...

                          Olha eu espetei um 147 contra a parede e de seguida comprei outro igual, sustentar um Alfa não é preciso ser rico pois eu não sou!!!

                          A unica despesa que o carro me dá é quando pede para ir ás bombas, levou correias + variador de fase aos 89 mil kms, 750€ na marca, de resto é só andar.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por bmzp Ver Post
                            Não sabia disso da manutençao. Imagino que ao pegar-se num com 120.000 km (deste genero: Alfa Romeo 147 1.6 TS Distintive, 6.000 EUR, Porto Salvo - Standvirtual então as visitas a AF sejam ainda mais frequentes.
                            Esse Alfa de aspecto interior e exterior parece-me interessante pouco gasto, era capaz de arriscar mas conta sempre com mais 1000/1200€ para uma boa revisão de motor com gente competente. Este 1.6 t.s deve ser dos carros mais fiáveis da Alfa e de motor simples.

                            Eu comprei o meu por 7.400€ e gastei mais 1200€ é de 2004 e tem 67000km. os 1200€ foi as correias, variador de fase, bomba de água , velas, barra estabilizadora da frente (fazia "toc toc") e mais alguma coisa que não me lembro. Pensei na altura o valor comercial era de 10000€ logo foi um bom negócio, o carro é super equipado até os bancos em pele são aquecidos;

                            Em relação aos consumos variam um pouco conta no minimo 7,5 /8L e se te descuidas 9/10L;

                            Em relação a alguém que te dizia compra antes um civic 1.5 ou 1.6 , esquece , podem até ser mais explosivos até às 3000rpm mas de resto em comparação são um xuning e estou à vontade porque o meu carro anterior era um civic 1.5 lsi;

                            Por isso acho a tua escolha do 147 a melhor e mais realista, leva alguém contigo tipo um mecanico que conheças. Eu levei mecanico e entre um civic 1.6 vtec e o 147 1.6 t.s ele não teve duvidas disse logo o 147 da noite para o dia e tinha estado o caminho todo a falar da fiabilidade japonesa mas quando viu o 147 disse isto já são os novos motores da Alfa e todo o carro é melhor e mais interessante que o honda (estamos a falar de carros do mesmo ano que estavam a preços semelhantes)

                            depois se me lembrar de mais pormenores digo-te ;

                            cumprimentos

                            p.s- desaparecem num instante
                            Editado pela última vez por Rorschach69; 15 January 2010, 00:21.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Rorschach69 Ver Post
                              Esse Alfa de aspecto interior e exterior parece-me interessante pouco gasto, era capaz de arriscar mas conta sempre com mais 1000/1200€ para uma boa revisão de motor com gente competente. Este 1.6 t.s deve ser dos carros mais fiáveis da Alfa e de motor simples.

                              Eu comprei o meu por 7.400€ e gastei mais 1200€ é de 2004 e tem 67000km. os 1200€ foi as correias, variador de fase, bomba de água , velas, barra estabilizadora da frente (fazia "toc toc") e mais alguma coisa que não me lembro. Pensei na altura o valor comercial era de 10000€ logo foi um bom negócio, o carro é super equipado até os bancos em pele são aquecidos;

                              Em relação aos consumos variam um pouco conta no minimo 7,5 /8L e se te descuidas 9/10L;

                              Em relação a alguém que te dizia compra antes um civic 1.5 ou 1.6 , esquece , podem até ser mais explosivos até às 3000rpm mas de resto em compração são um xuning e estou à vontade porque o meu carro anterior era um civic 1.5 lsi;

                              Por isso acho a tua escolha do 147 a melhor e mais realista, leva alguém contigo tipo um mecanico que conheças. Eu levei mecanico e entre um civic 1.6 vtec e o 147 1.6 t.s ele não teve duvidas disse logo o 147 da noite para o dia e tinha estado o caminho todo a falar da fiabilidade japonesa mas quando viu o 147 disse isto já são os novos motores da Alfa e todo o carro é melhor e mais interessante que o honda (estamos a falar de carros do mesmo ano que estavam a preços semelhantes)

                              depois se me lembrar de mais pormenores digo-te ;

                              cumprimentos

                              novos motores?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por DarthVader1933 Ver Post
                                novos motores?
                                quando saíram

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Duratorq Ver Post
                                  E após este relato achas sensato comprar um Alfa 147 1.6 ? ...

                                  Não é propriamente um carro barato de manter ...

                                  Quer pelos consumos como pela manutenção... já nem falo na fiabilidade... (Alfas usados sao uma caixinha de surpresas dada a sua sensibilidade aos descuidos na manutenção)




                                  Não esquecer os carburadores são uma porcaria....e apodrecem todos!!!

                                  Comentário


                                    #18
                                    É verdade que quando mudamos o variador de fase temos também que mudar a correia de distribuição?

                                    É que a correia deste que coloquei foi mudada aos 90.000 mas o variador de fase não.

                                    Os 122.000 kms são um pau de 2 bicos porque se por um lado pode já ter a manutençao toda em dia (dificil saber) por outro lado se eu ficar com o carro 2 anos e o puser a venda com 145.000 vai ser bem mais dificil para o vender...

                                    Comentário

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