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307 1.4 HDI vs 1.3 CDTI vs 1.4 otto

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    307 1.4 HDI vs 1.3 CDTI vs 1.4 otto

    Viva,
    Estou em vias de comprar uma carrinha Peugeot 307 1.4 HDI mas tenho algumas duvidas da "performance".
    O meu pai tem um Opel Astra 1.3 CDTI e eu tenho um Astra 1.4 a gasolina (de 2006 - 90cv)
    Em andamento normal o Astra CDTI é um pouco mais rapido do que o meu, penso eu devido a ter o turbo e ser diesel, logo, maior binário a baixas rotações.
    Em pequenos diesel é esta a minha referência.

    será que posso esperar do 1.4 HDI um comportamento semelhante?

    1.4 HDI ou 1.3 CDTI, qual o melhor em carros semelhantes (por exemplo 307 Break e Astra Caravan)


    Obrigado a todos

    #2
    Não vão ter prestações semelhantes porque existe uma diferença de 20cv entre os motores.

    Comentário


      #3
      Dificilmente será de esperar melhor desempenho do 307, são menos 20cv, embora o Astra tenha uma caixa longa, mas mesmo assim "vence"!

      Nesses motores de baixa cilindrada, meteria o 1.4 D4D ao barulho (sugiro um test-drive), mas é só uma sugestão

      Comentário


        #4
        Quanto ao otto não comento por desconhecimento.
        O 307 break com esse motor é, provavelmente, o modelo mais submotorizado que conduzi até hoje. O carro já de si é um colosso em termos de peso, juntemos-lhe um mero 1.4 TD com apenas 70cv e temos um verdadeiro cágado da estrada. O que lhe vale é ter uma caixa de 5 bastante curta que ajuda a disfarçar as fraquezas do motor que apesar disso é bastante fiável e com consumos porreirinhos.
        O astra cdti, não é muito melhor. Mas ainda assim melhor que o 307 (pelo menos depois das 2000). Se o deixas cair abaixo das 2000, pura e simplesmente não se arrasta. Creio que neste aspecto o 307 chega a ser melhor que o astra. Acima das 2000, é um motor com 90cv. Ao contrario do que o amigo nogueira_ribeiro diz, o astra não tem caixa longa mas sim uma caixa de 6. Se já assim é o que é, imagino com caixa longa.
        São ambos casos de muito carro para pouco motor. Este motores cumprem sem deslumbrar no seg. B. Para o seg.C, são curtos. Dentro dos mesmos modelos e marcas, há melhores opções. No caso do peugeot tens os 1.6 hdi que são outra fruta e no caso dos opel, os 1.7 cdti que outra fruta são...

        Comentário


          #5
          Ou tem mesmo o meio termo que são os DCI, em termos de rendimento e consumos são bastante bons!

          Comentário


            #6
            O melhor é mesmo um 1.6 HDI

            O 1.4 é um mono.

            Comentário


              #7
              O 307 é um bom motor, muito bom em termos de fiabilidade mas... um arrastão.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por CarlosCosta Ver Post
                O 307 é um bom motor, muito bom em termos de fiabilidade mas... um arrastão.
                O 307 não é um motor

                Comentário


                  #9
                  Pois, sei que o 1.6 hdi ou 1.7 cdti são bastante melhores, mas o preço é muito mais alto.
                  Motores dci e tudo o que seja renault não são hipotese.

                  Obrigado

                  Comentário


                    #10
                    Esse 1.4 HDI é muito fraquinho para o 307...

                    Comentário


                      #11
                      tive um 1.4 hdi durante 5 anos. é lento e torna o 307 nessa versão um carro submotorizado, mas a verdade é que cumpriu sempre que precisei, é bom para andar sem pressas, tem bons consumos e nunca me deu problemas.

                      é preciso é teres noção do que tens, e saber trabalhar bem com a caixa.

                      já conduzi o 1.3 no astra, e sinceramente não sei onde vês o 'maior binário a baixas rotações', pq nota-se e bem um grande fosso ali em baixo.


                      o 1.4 otto não conduzi, mas eu iria para o 1.4 hdi

                      alias, fugindo um bocado ao motor e ligando ao aspecto exterior e ao interior do carro, continuo a preferir o 307 ao astra. só no conforto então...

                      Comentário


                        #12
                        Já sei que vou ser massacrado, mas é a minha opinião...

                        Prefiro um 1.4 Hdi numa 307, do que o 1.3 CDti numa Astra, mesmo com os 20 cavalos de diferenção (e sendo a Astra mais despachada)!

                        Agora de resto, é tudo uma questão, de utilização e saber o objectidvo que se vai dar a cada carro!

                        Se fosse principalmente cidade e voltinhas, venha o 1.4 Hdi, se for mais viagens, AE e estrada aberta, então venha um 1.3 Cdti!

                        Concluindo, o 307 SW com o 1.4 Hdi cumpre com os minimos necessarios sem ser um carro que nos "arrelia" (enquanto que o 1.3 cdti arrelia á brava)

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por djm Ver Post
                          tive um 1.4 hdi durante 5 anos. é lento e torna o 307 nessa versão um carro submotorizado, mas a verdade é que cumpriu sempre que precisei, é bom para andar sem pressas, tem bons consumos e nunca me deu problemas.

                          é preciso é teres noção do que tens, e saber trabalhar bem com a caixa.
                          Exactamente!

                          Tive um durante quase 6 anos e 158000kms e nunca me deixou ficar mal. Trabalhei diariamente com ele, viajei em família, fui de férias e nunca a sub-motorização foi problema.

                          Fez imensas viagens na A6 em pelo verão com 35-38º sempre na casa dos 140/160 km/h e nunca se queixou de nada. Aliás, nunca me deu um unico problema de motor!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                            Já sei que vou ser massacrado, mas é a minha opinião...
                            Prepara-te

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por djm Ver Post
                              já conduzi o 1.3 no astra, e sinceramente não sei onde vês o 'maior binário a baixas rotações', pq nota-se e bem um grande fosso ali em baixo.
                              ...
                              Obrigado.
                              O que estava a comparar era os 2 pequenos diesel com o gasolina. Maior binário a baixas rotações nos diesel em relação ao gasolina.

                              Estou a ver que afinal os motores (diesel) são muito semelhantes.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por miguel23 Ver Post
                                Obrigado.
                                O que estava a comparar era os 2 pequenos diesel com o gasolina. Maior binário a baixas rotações nos diesel em relação ao gasolina.

                                Estou a ver que afinal os motores (diesel) são muito semelhantes.
                                O HDI, mais para a cidade. O CDTI para AE ou estrada. O HDI é capaz de ter mais genica em baixas. Em altas, o Astra não dá hipótese.

                                Comentário


                                  #17
                                  Para mim é tudo igual, só muda é o cheiro, a nivel de motor

                                  Depois a nivel de as carrinhas em si, é mais o gosto de cada um. Cada modelo tens os seus prós e compras, apesar de eu preferir o interior da 307. Acho o da astra mto "despido".

                                  Quanto a gasolina, no meio disto tudo, são motores "fracos", isto porque o pessoal agora tá tudo habituado a um motor em que se pisa e têm-se o sindrome do turbo....

                                  Se queres é fazer km´s, e ñ tens necessidade de ter algo rápido, ou que te acentue o síndrome do turbo, são bom motores, com algumas limitações, mas fiáveis.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Se puderes, dá um pulo ao tópico que abri á tempos... 307 Opinião precisa-se... está lá muita info em relação ao 1.4HDi no 307. Quanto á minha opinião fui buscar o meu 307 1.4HDi de 2004 ontem... e a minha opinião, está no tópico...

                                    Cumprimentos

                                    Comentário


                                      #19
                                      Conduzi o otro dia um 307 1.6 hdi 110 cv sport van, e aquilo e muito muito bom
                                      Do ano 2009 do mes 4
                                      Se encontrares 307 com esse motor digo te que vais gostar(5 portas)

                                      Comentário


                                        #20
                                        Para mim se não for para fazer muitos Km's o 1.4 oto é o melhor mas como o que esta na moda e ter um diesel a malta quer é diesel.

                                        O 1.4 a gasolina é um motor fiavel e que compre bem o seu papel, consegue-se comprar mais barato e possivelmente tem menos e mais barata manutençao, em termos de performances não deve ser muito diferente dos outros 2 em analise.

                                        É a minha opinião mas como diz o outro 'cada um com a sua'.

                                        compts.
                                        Editado pela última vez por Simao; 18 January 2010, 14:19.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por miguel23 Ver Post
                                          Pois, sei que o 1.6 hdi ou 1.7 cdti são bastante melhores, mas o preço é muito mais alto.
                                          Motores dci e tudo o que seja renault não são hipotese.

                                          Obrigado
                                          E qual é o teu orçamento?

                                          (ñ, ñ vou falar + da 307 1.4 HDi Break pq ñ vale a pena...)

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Simao Ver Post
                                            Para mim se não for para fazer muitos Km's o 1.4 oto é o melhor mas como o que esta na moda e ter um diesel a malta quer é diesel.

                                            O 1.4 a gasolina é um motor fiavel e que compre bem o seu papel, consegue-se comprar mais barato e possivelmente tem menos e mais barata manutençao, em termos de performances não deve ser muito diferente dos outros 2 em analise.

                                            É a minha opinião mas como diz o outro 'cada um com a sua'.

                                            compts.
                                            Acho que o problema não é a moda mas o preço dos combustíveis vs utilização do carro.

                                            Eu saltei de um Twingo a gasolina (60cv/800kg) para um Lybra diesel (116cv/1400kg) e reduzi meus gastos de combustível em quase 60%, o que por pouco não paga a prestação do carro...
                                            Do resto nem te digo nada.

                                            Já minha irmã tá feliz da vida com o Subaru Justy a gasolina dela, para os intermináveis 8km diários que faz...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                                              Já sei que vou ser massacrado, mas é a minha opinião...

                                              Prefiro um 1.4 Hdi numa 307, do que o 1.3 CDti numa Astra, mesmo com os 20 cavalos de diferenção (e sendo a Astra mais despachada)!

                                              Agora de resto, é tudo uma questão, de utilização e saber o objectidvo que se vai dar a cada carro!

                                              Se fosse principalmente cidade e voltinhas, venha o 1.4 Hdi, se for mais viagens, AE e estrada aberta, então venha um 1.3 Cdti!

                                              Concluindo, o 307 SW com o 1.4 Hdi cumpre com os minimos necessarios sem ser um carro que nos "arrelia" (enquanto que o 1.3 cdti arrelia á brava)
                                              Break! 307 Break. Não há 307s SW com o 1.4 HDI.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Simao Ver Post
                                                Para mim se não for para fazer muitos Km's o 1.4 oto é o melhor mas como o que esta na moda e ter um diesel a malta quer é diesel.

                                                O 1.4 a gasolina é um motor fiavel e que compre bem o seu papel, consegue-se comprar mais barato e possivelmente tem menos e mais barata manutençao, em termos de performances não deve ser muito diferente dos outros 2 em analise.

                                                É a minha opinião mas como diz o outro 'cada um com a sua'.

                                                compts.
                                                Para isso mais vale optar pelo 1.6 a gasolina. Gasta tanto como o 1.4 e nalgumas situações até menos, além de que tem muito mais genica quando é necessária.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                                                  Break! 307 Break. Não há 307s SW com o 1.4 HDI.
                                                  Bem notado, é a Break sim senhor!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Simao Ver Post
                                                    Para mim se não for para fazer muitos Km's o 1.4 oto é o melhor mas como o que esta na moda e ter um diesel a malta quer é diesel.

                                                    O 1.4 a gasolina é um motor fiavel e que compre bem o seu papel, consegue-se comprar mais barato e possivelmente tem menos e mais barata manutençao, em termos de performances não deve ser muito diferente dos outros 2 em analise.

                                                    É a minha opinião mas como diz o outro 'cada um com a sua'.

                                                    compts.
                                                    Possivelmente até poderia ter mas, de facto, não tem!

                                                    Comentário

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