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    ralenti alto...

    Boas...

    Tenho um 106 1.6 8v, e o ralenti asté sempre nas 1200 rpm... ocasionalmente começa a fazer acelarações sozinho...

    o estrenho é que ás vezes ligo o carro e fica com a rotação normal e quando começo a andar ele la fica outra vez com a rotação elevada...

    alguma sugestão do que possa ser?

    #2
    cheira-me a motor passo-a-passo do relanti

    Comentário


      #3
      E isso é caro? barato? é a peça que fica encostada á borboleta de admição?

      obrigado pela ajuda

      Comentário


        #4
        sinceramente nao conheço esses motores. mas vai a alguem entendido e primeiro que tudo liga-o á maquina.
        podes ter tambem algum tubo de vacuo fora do sitio. ve se sents aluma assobio, vindo dalgum dos tubos que estao ligados á borboleta

        Comentário


          #5
          por acaso estive a vereficar os tubos e não me parece ter algum roto... e se fosse de algum tubo o problema era constante....

          é possível este problema ser da centralina desafinada ou estragada?

          Comentário


            #6
            O carro tem catalisador?

            Comentário


              #7
              Ja tive um XSI 1.3 (de 103cv) que também me fez isso. Era o motor passo a passo....

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por nto Ver Post
                O carro tem catalisador?

                O carro tem o catalisador... embora ja tivesse ponderado fazer uma adaptação para por e tirar....

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Fadjadjas Ver Post
                  Ja tive um XSI 1.3 (de 103cv) que também me fez isso. Era o motor passo a passo....

                  Fico reticente simplesmente porque isso uma vez aconteceu-me e eu andei a mexer em fichas e liga e desliga e limpa e acabou por deixar de fazer durante uns meses.. mas voltou agora novamente e quase ja desmontei o sistema electrico todo mas continua igual...

                  secalhar é mesmo desse motor passo a passo.. andei a me informar e o mais barato que me arranjam é 60 e tal euros... na peugeot pediram-me 150 ee tal euros!!! só não rezondei o rapaz porque ele não tem culpa dos preços loucos da peugeot.....

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Johnnie Ver Post
                    O carro tem o catalisador... embora ja tivesse ponderado fazer uma adaptação para por e tirar....
                    Bem perguntei se tinha catalisador, porque tendo o mesmo também terá Sonda Lambda.

                    Se esta tiver "marada", poderá eventualmente dar valores errados à centralina e acelerar o carro.

                    Mas visto que há quem já tenha tido problemas no "passo a passo", se calhar começaria por aí.

                    Comentário


                      #11
                      O catalisador deste carro tem sonda lameda?
                      Axo que não até porque não vejo fios até lá....
                      A única sonda que vejo é logo a baixo dos coletores de escape...

                      já agora se tirar o catalisador aparece-me alguma luz de avaria?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Johnnie Ver Post
                        O catalisador deste carro tem sonda lameda?
                        Axo que não até porque não vejo fios até lá....
                        A única sonda que vejo é logo a baixo dos coletores de escape...

                        já agora se tirar o catalisador aparece-me alguma luz de avaria?
                        É assim onde se encontra a Sonda Lambda.

                        Editado pela última vez por nto; 21 January 2010, 16:08.

                        Comentário


                          #13
                          Pois... mas aí o catalisador não influencia a leitura da sonda.. quando muito altera a pressão nessa parte do escape.. penso eu...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Johnnie Ver Post
                            Pois... mas aí o catalisador não influencia a leitura da sonda.. quando muito altera a pressão nessa parte do escape.. penso eu...
                            Mas questionei se tinhas catalizsador, porque um carro ao ter o catalisador tem a Sonda Lambda.

                            Agora se a Sonda Lambda não estiver a ter uma leitura correcta (a funcionar como deve ser), isso provoca um consumo superior de combustivel e não sei até que ponto não poderá influenciar o ralenti.

                            Comentário


                              #15
                              Pois.. compreendo o teu ponto de vista.. mas penso que não será esse o problema porque foi repentino e mais não seja irregular.... por isso penso que é problema electronico...

                              mas obrigado pela ajuda

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Johnnie Ver Post
                                Pois.. compreendo o teu ponto de vista.. mas penso que não será esse o problema porque foi repentino e mais não seja irregular.... por isso penso que é problema electronico...

                                mas obrigado pela ajuda
                                Ora essa, não tens de quê.

                                Tenta ver o que já indicaram, na volta.

                                Ou então, vê no fórum da Peugeot. Pode ser que haja lá relatos do mesmo.

                                Aqui fica o link: PeugeotClubePortugal - powered by vBulletin
                                Editado pela última vez por nto; 21 January 2010, 16:39.

                                Comentário


                                  #17
                                  link muito util...
                                  tnks

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Johnnie Ver Post
                                    link muito util...
                                    tnks


                                    Quando tiveres solucionado, diz o que era.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Sensor de temperatura da Agua!

                                      No meu IBIZA era isso, ele quando estava em ponto morto acelarava sozinho, meti no electricista e ele disse me logo isso é o sensor de temperatura da Agua, mudou e ate hoje nada, brincadeira ficou por 18€.

                                      Cumpts

                                      Comentário


                                        #20
                                        Mas o ponteiro da tempratura sobe e desce com normalidade...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Ralenti alto e 106 na mesma frase dá motor passo-a-passo.

                                          Comentário


                                            #22
                                            bem..... com tanta gemte a me dizer que é o motor passo a passo, axo que já nem vou perder tempo e dinheiro principalmente a levar o carro para ligar a uma maquina e vou comprar a peça e montar... lol

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Johnnie Ver Post
                                              Mas o ponteiro da tempratura sobe e desce com normalidade...
                                              Quanto ao Peugeot não sei mas o Ibiza tem dois, um para o manometro e ao lado outro para a centralina, esse foi o que avariou no meu.

                                              Se a centralina não souber a temperatura do carro tambem pode influenciar a acelaração do carro, por causa do sistema de injecção.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Levei o carro à maquina e n ajudou muito... troquei o tal sensor da temperatura por um que me cederam mas nada....

                                                não existe uma rele ao pe dos fusiveis que controla o relanti?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Johnnie Ver Post
                                                  Levei o carro à maquina e n ajudou muito... troquei o tal sensor da temperatura por um que me cederam mas nada....

                                                  não existe uma rele ao pe dos fusiveis que controla o relanti?

                                                  Nos diesel acho que le chamam o Rele 109 deve ser esse, nao sei se esse tem.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Se deres uma esticadela valente ao carro, e o parares ao relantim enquanto esta quente, o motor fica na mesma as 1200rpms?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Na maior parte das vezes sim.... e ás vezes até sobe mais.. vai ás 2000rpm...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Será sonda Lambda?

                                                        Deve ser algum componente do sistema de combustivel, Sonda Lambda, Sensor de Relantin, alguma dessas coisas.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Já tou a perder o juizo com isto pessoal...

                                                          afinal o que é o motor passo a passo?
                                                          é a peça amarelada atras da borboleta?



                                                          é esta peça? --> http://www.oscaro.es/popup.asp?title...0280122003.jpg
                                                          Editado pela última vez por Johnnie; 26 January 2010, 15:14.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Johnnie Ver Post
                                                            Já tou a perder o juizo com isto pessoal...

                                                            afinal o que é o motor passo a passo?
                                                            é a peça amarelada atras da borboleta?



                                                            é esta peça? --> Zoom - Sensor, posición mariposa : 0 280 122 003
                                                            Isso é o sensor de posição de borboleta!

                                                            Comentário

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