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Ajuda para Área de Projecto - Camião a... [Sugestões precisam-se!]

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    Ajuda para Área de Projecto - Camião a... [Sugestões precisam-se!]

    Bom dia

    No âmbito da disciplina de Área de Projecto, no curso de ciências e tecnologias do 12º ano, eu e o meu grupo tivemos a ideia de construir uma empresa de transportes virtual, com camiões não poluentes.

    Depois de alguma pesquisa, chegamos à conclusão que o hidrogénio seria a melhor alternativa! O que acham?!

    Alguém que perceba do assunto pode dar uma ajuda acerca das dimensões e potência do motor?

    Deixo aqui o website do projecto para terem uma ideia: Zero Polution

    P.S.: Não sei se está na secção certa, se os moderadores acharem por bem, movam-no por favor!
    Editado pela última vez por MBFan; 28 January 2010, 09:34.

    #2
    Originalmente Colocado por MBFan Ver Post
    Bom dia

    No âmbito da disciplina de Área de Projecto, no curso de ciências e tecnologias do 12º ano, eu e o meu grupo tivemos a ideia de construir uma empresa de transportes virtual, com camiões não poluentes.

    Depois de alguma pesquisa, chegamos à conclusão que o hidrogénio seria a melhor alternativa! O que acham?!

    Alguém que perceba do assunto pode dar uma ajuda acerca das dimensões e potência do motor?

    Deixo aqui o website do projecto para terem uma ideia: Zero Polution

    P.S.: Não sei se está na secção certa, se os moderadores acharem por bem, movam-no por favor!
    Em primeiro lugar, a menos que possam garantir que a electricidade usada para produzir o Hidrogénio não provém de fontes poluentes, e um projecto falhado à partida.

    A produção do hidrogénio é feita nas nossas instalações, utilizando o método da electrólise da água
    Depois, falas do motor e respectiva potência (sabes que, conforme a abordagem, terá que ser ou um Otto modificado ou eléctrico? - podes esquecer as fritadeiras!).

    E, por último, esquecem-se do maior problema: os depósitos (Custo, dimensões, peso e autonomia). Será que o Hidrogénio é mesmo a melhor opção?

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por MBFan Ver Post
      Bom dia

      No âmbito da disciplina de Área de Projecto, no curso de ciências e tecnologias do 12º ano, eu e o meu grupo tivemos a ideia de construir uma empresa de transportes virtual, com camiões não poluentes.

      Depois de alguma pesquisa, chegamos à conclusão que o hidrogénio seria a melhor alternativa! O que acham?!

      Alguém que perceba do assunto pode dar uma ajuda acerca das dimensões e potência do motor?

      Deixo aqui o website do projecto para terem uma ideia: Zero Polution

      P.S.: Não sei se está na secção certa, se os moderadores acharem por bem, movam-no por favor!

      È um projecto interessante mas complexo, motores auto para hidrogenio com excelentes resultados, existem na BMW, projectos de maior porte acho que existe para navios.

      O grande problema do Hidrogenio è o armazenamento, qualquer projecto onde se produza e consuma o Hidrogenio evitando o armazenamento, tem todas as possibilidades de sucesso, como num camion existe espaço para fazer todo o processo de fabrico do Hidrogenio é viavel.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
        O grande problema do Hidrogenio è o armazenamento, qualquer projecto onde se produza e consuma o Hidrogenio evitando o armazenamento, tem todas as possibilidades de sucesso, como num camion existe espaço para fazer todo o processo de fabrico do Hidrogenio é viavel.
        para produzires o hidrogénio em andamento precisas de electricidade, e se tens electricidade mais vale usar a electricidade para fazer andar o camião (motor eléctrico), do que meter mais dois processos de conversão de energia (hidrolise e depois o gasto em combustão/fuel-cell) que têm mais umas quantas perdas de energia.

        Comentário


          #5
          Em primeiro lugar, quero agradecer a todos aqueles que tentaram ajudar e que visitaram o site e o comentaram.

          Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
          Em primeiro lugar, a menos que possam garantir que a electricidade usada para produzir o Hidrogénio não provém de fontes poluentes, e um projecto falhado à partida.

          Depois, falas do motor e respectiva potência (sabes que, conforme a abordagem, terá que ser ou um Otto modificado ou eléctrico? - podes esquecer as fritadeiras!).

          E, por último, esquecem-se do maior problema: os depósitos (Custo, dimensões, peso e autonomia). Será que o Hidrogénio é mesmo a melhor opção?
          A electricidade usada para produzir o hidrogénio será produzida através de paneis solares no topo do edifício. Se é ou não a melhor opção, era isso que eu gostava que esclaressecem


          Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
          È um projecto interessante mas complexo, motores auto para hidrogenio com excelentes resultados, existem na BMW, projectos de maior porte acho que existe para navios.

          O grande problema do Hidrogenio è o armazenamento, qualquer projecto onde se produza e consuma o Hidrogenio evitando o armazenamento, tem todas as possibilidades de sucesso, como num camion existe espaço para fazer todo o processo de fabrico do Hidrogenio é viavel.
          Com o armazenamento não há problema. É só um projecto imaginário, em principio haverá sempre espaço para tudo.

          Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Post
          para produzires o hidrogénio em andamento precisas de electricidade, e se tens electricidade mais vale usar a electricidade para fazer andar o camião (motor eléctrico), do que meter mais dois processos de conversão de energia (hidrolise e depois o gasto em combustão/fuel-cell) que têm mais umas quantas perdas de energia.
          A minha ideia era fazer a electrólise na empresa, e depois abastecer o camião. Mas não sei se é rentável...


          Se alguém tiver mais ideias, são sempre bem vindas

          Obrigado.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por MBFan Ver Post
            A electricidade usada para produzir o hidrogénio será produzida através de paneis solares no topo do edifício. Se é ou não a melhor opção, era isso que eu gostava que esclaressecem
            Isso é tudo muito bonito, mas dificilmente conseguirias energia suficiente para mover um único camião dessa forma. Para além disso, faria mais sentido carregar directamente as baterias dos mesmos e terem motores eléctricos (aí sim, se conseguissem produzir electricidade suficiente através dos painéis solares, seria uma solução de poluição 0).

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
              Isso é tudo muito bonito, mas dificilmente conseguirias energia suficiente para mover um único camião dessa forma. Para além disso, faria mais sentido carregar directamente as baterias dos mesmos e terem motores eléctricos (aí sim, se conseguissem produzir electricidade suficiente através dos painéis solares, seria uma solução de poluição 0).

              Nem de proposito. Esta a dar um programa sobre isso no discovery civilization e acabaram de dizer que para abastecer todos os veiculos na américa seriam necessários, no minimo, 21 milhões de metros quadrados de paineis fotovoltaicos. E isto, claro está, sob condições perfeitas.
              Para se ficar com uma ideia melhos, a Honda tem uma estação de abastecimento na américa para o FC-X hidrogen, salvo erro, com 65metros quadrados. Leva uma semana a acumular energia suficiente para abastecer o depósito do dito carro...
              Depois há o problema da autonomia. Apenas 280 km... Manifestamente pouco. Eu faço semanalmente cerca de 500 km... Teria que esperar 2,5 semanas para abastecer.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Fadjadjas Ver Post
                Nem de proposito. Esta a dar um programa sobre isso no discovery civilization e acabaram de dizer que para abastecer todos os veiculos na américa seriam necessários, no minimo, 21 milhões de metros quadrados de paineis fotovoltaicos. E isto, claro está, sob condições perfeitas.
                Para se ficar com uma ideia melhos, a Honda tem uma estação de abastecimento na américa para o FC-X hidrogen, salvo erro, com 65metros quadrados. Leva uma semana a acumular energia suficiente para abastecer o depósito do dito carro...
                Depois há o problema da autonomia. Apenas 280 km... Manifestamente pouco. Eu faço semanalmente cerca de 500 km... Teria que esperar 2,5 semanas para abastecer.
                E não é propriamente um camião.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por MBFan Ver Post

                  A minha ideia era fazer a electrólise na empresa, e depois abastecer o camião. Mas não sei se é rentável...


                  Se alguém tiver mais ideias, são sempre bem vindas

                  Obrigado.
                  isso não faz muito sentido...

                  Produzes electricidade para depois fazer electrólise e assim adquirires hidrogénio que por sua vez vai de novo produzir electricidade para um motor electrico?? Para isso carregas directamente umas baterias e terás muito menos percas.

                  Ou estás a falar de motores de combustão a hidrogénio (onde as perdas de energia serão ainda maiores?)

                  Em relação aos painéis fotovoltaicos, tal como disseram são hoje em dia inviáveis para produzir energia para mover um automóvel... quanto mais um camião.

                  Em alternativa tens os geradores eólicos que apesar de serem mais eficientes que os painéis eléctricos (por taxa de m2 ocupado de terreno) a sua instalação é apenas viável se forem colocados em locais apropriados... por outro lado não há necessidade de teres os geradores eólicos perto do local de carregamento!

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                    Isso é tudo muito bonito, mas dificilmente conseguirias energia suficiente para mover um único camião dessa forma. Para além disso, faria mais sentido carregar directamente as baterias dos mesmos e terem motores eléctricos (aí sim, se conseguissem produzir electricidade suficiente através dos painéis solares, seria uma solução de poluição 0).
                    Então a melhor opção é o camião ser totalmente eléctrico e as baterias serem carregadas antes das viagens?

                    Originalmente Colocado por Fadjadjas Ver Post
                    Nem de proposito. Esta a dar um programa sobre isso no discovery civilization e acabaram de dizer que para abastecer todos os veiculos na américa seriam necessários, no minimo, 21 milhões de metros quadrados de paineis fotovoltaicos. E isto, claro está, sob condições perfeitas.
                    Para se ficar com uma ideia melhos, a Honda tem uma estação de abastecimento na américa para o FC-X hidrogen, salvo erro, com 65metros quadrados. Leva uma semana a acumular energia suficiente para abastecer o depósito do dito carro...
                    Depois há o problema da autonomia. Apenas 280 km... Manifestamente pouco. Eu faço semanalmente cerca de 500 km... Teria que esperar 2,5 semanas para abastecer.
                    Pois. Já vi que então o hidrogénio é para esquecer...

                    Originalmente Colocado por Jacare Ver Post
                    isso não faz muito sentido...

                    Produzes electricidade para depois fazer electrólise e assim adquirires hidrogénio que por sua vez vai de novo produzir electricidade para um motor electrico?? Para isso carregas directamente umas baterias e terás muito menos percas.

                    Ou estás a falar de motores de combustão a hidrogénio (onde as perdas de energia serão ainda maiores?)

                    Em relação aos painéis fotovoltaicos, tal como disseram são hoje em dia inviáveis para produzir energia para mover um automóvel... quanto mais um camião.

                    Em alternativa tens os geradores eólicos que apesar de serem mais eficientes que os painéis eléctricos (por taxa de m2 ocupado de terreno) a sua instalação é apenas viável se forem colocados em locais apropriados... por outro lado não há necessidade de teres os geradores eólicos perto do local de carregamento!
                    A ideia era ser um motor de combustão a hidrogénio, hidrogénio esse que seria obtido através da electrólise da água...


                    Está aqui um bico de obra complicado... Qual será então a alternativa mais viável para mover o camião? Agradecia que me ajudassem, pois a minha "especialidade" é apenas nos motores que funcionam com combustiveis poluentes

                    Obrigado a todos os que me estão a ajudar

                    Comentário


                      #11
                      Já agora, deixo novamente o endereço do nosso website, para que possam dar sugestões para o eventual melhoramento deste!

                      Zero Polution

                      Comentário


                        #12
                        Foi acabada hoje a modulação do camião da nossa empresa!

                        Vejam aqui, e se quiserem deixem opinião!

                        Comentário


                          #13
                          Antes de mais parabéns por escolheres uma ideia inovadora e não poluente. É de gente assim que precisamos.

                          Depois:
                          Motores para queimar hidrogneo, existem: os motores rotativos Wenkel. Como a câmara de combustão NÃO é a mesma que a câmara de admissão, pode queimar hidrogéneo.

                          O teu problema será a armazenagem, mas um camião pode comportar um depósito mais robusto.

                          Produzir hidrogéneo: pois este é que é o bico d'obra, para já ainda é mais poluente produzir o hidrogéneo e transportá-lo do que produzir directamente electricidade...

                          A Mega tem uma carripana a energia eléctrica e há um português que a adaptou a energia solar. E funciona (quando há sol), quando não há carrega as baterias em casa. Mas num camião espaço para baterias não falta.

                          A Iveco também já tem uma Daily eléctrica...

                          Tens de optimizar o peso vs consumo, é isto que dá trabalho....

                          Comentário


                            #14
                            Tendo em conta que ainda não existe propriamente um caminho definitivo para o automóvel 0% emissões (em utilização), a solução mais viável, e para mais no campo do transporte de mercadorias, é ir optimizando o que já existe.

                            A solução mais imediata poderá passar por um hibrido, num sistema semelhante ao que vemos em carros como o Volt ou o Fisker Karma.

                            Propulsão é sempre eléctrica, apesar de maior parte dessa energia provir de um motor de combustão interna.

                            Tendo em conta o tipo de veículo e apesar de não estar muito dentro das reais necessidades deste tipo de veiculo e actividade, imaginemos algo como um Chevy Volt "Heavy Duty".

                            Isto são apenas sugestões, e provavelmente vou dizer alguma barbaridade, mas quem tiver melhores noções ou conehcimentos, que avance...


                            Tendo em conta que se trata de um camião, que é grande pra caramba, espaço não falta para brincar com o layout da coisa.
                            - packs de baterias poderiam ocupar o lugar dos actuais depósitos de combustivel.
                            - motores eléctricos, poderiam ser instalados nas próprias rodas para ganhar mais espaço, ou então, motor eléctrico em cima dos eixos
                            - o motor de combustão interna, também não necessita de ser um monstro diesel como acontece hoje em dia. Sairia mais barato um motor Otto, que além de mais leve, compacto e simples, sempre poderia ter a hipótese de levar com combustiveis menos... hum... "maus", como o GPL ou Gás Natural.

                            É claro que o packaging da coisa poderia ser optimizado, por exemplo, a localização dos diversos packs de baterias poderiam ficar situados ao nivel da plataforma para beneficiar o centro de gravidade e ficarem mais protegidas.

                            De resto, o uso de tecnologias como o KERS, sistemas de travagem regenerativas, poderiam diminuir em parte a dependência do gerador a combustão interna.
                            E o atrelado, em vez de ser um peso morto, poderia também participar mais activamente no processo de produção de energia.

                            Usar o topo do camião como um painel solar, ou até vir equipado com mini geradores eólicos (pesquisa por protótipos da Venturi), sempre ajudava.

                            De resto, tentar controlar o peso (sobretudo do tractor, óbvio) e afinar a aerodinâmica, e poderia haver ganhos interessantes na poupança de combustivel e emissões.

                            Para um camião 100% eléctrico, não sei até que ponto será viável, tendo em conta o estado actual da tecnologia de baterias.

                            Mesmo substituindo o peso da mecânica actual de um camião de médio/longo curso (à volta de 1000/1100kg) por baterias, a autonomia seria bastante limitada.

                            A curto/médio prazo não há melhor solução que a via hibrida.

                            A questão do hidrogenio teve desenvolvimentos recentes interessantes, com a BMW a apresentar motores de combustão interna movidos a hidrogenio, mas ao contrário de experiências anteriores, não são adaptações de motores otto convencionais, mas protótipos de motor construidos de raíz, o que deu resultados bastante interessantes.
                            Potências especificas na casa dos 130cv/l são resultados promissores nesta fase inicial.

                            Mas já como referiram, a produção, armazenamento e rede de abastecimento do hidrogénio ainda são questões a ultrapassar.
                            Sinceramente, não o considero viável como substituto dos combustiveis fósseis, pelo menos num cenário a curto/médio prazo

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por MBFan Ver Post
                              Então a melhor opção é o camião ser totalmente eléctrico e as baterias serem carregadas antes das viagens?
                              Seria o ideal. mas o problema (para além do custo e espaço/peso tomado pelas baterias), é a fonte de energia usada para produzir essa electricidade. A vossa ideia não é má em si, só que a energia produzida seria manifestamente insuficiente. Em alternativa às baterias, tens as Fuel-cell, mas, para além dos custos (informa-te dos custos de fuel-cells), terias um processo intermédio (de produção de Hidrogénio), que, como aqui já foi dito, desperdiça ainda mais energia.

                              Portanto, para a solução eléctrica (usando ou não o Hidrogénio), têm que resolver o problema das fontes de energia, se quiserem manter a meta da poluição 0.

                              A "alternativa" mais viável, será possivelmente manter os camiões tal como sempre estiveram, e movê-los a biodiesel (parte produzido em terrenos da empresa, se os tiver, outra, através da reciclagem de oleos alimentares usados). Não será poluição 0, mas será pelo menos um proesso neutro em Carbono (Carbono 0, se preferirem).

                              Se tiverem uma exploração agrícola/pecuária, poderão ainda produzir Metano/Etanol a partir dos "desperdícios", produzindo electricidade a partir destas fontes.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por crash Ver Post
                                Usar o topo do camião como um painel solar, ou até vir equipado com mini geradores eólicos (pesquisa por protótipos da Venturi), sempre ajudava.
                                os geradores eólicos não iam criar um arrasto aerodinâmico provavelmente superior à energia gerada? só se funcionassem apenas em travagem, e tivessem uns flaps que tapavam os geradores em aceleração superior ou igual a zero

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Post
                                  os geradores eólicos não iam criar um arrasto aerodinâmico provavelmente superior à energia gerada? só se funcionassem apenas em travagem, e tivessem uns flaps que tapavam os geradores em aceleração superior ou igual a zero
                                  sim, tens razão. Existem diversas hipóteses.

                                  uma, como acontece no tal protótipo da Venturi, e caso o camião "durma" na rua

                                  O gerador eólico funcionaria apenas com o camião estacionário.

                                  O protótipo da Venturi
                                  venturi_car.jpg

                                  O pequeno gerador é retráctil, ficando escondido com o veículo em movimento. A sua função passa mais por ajudar a recarregar baterias nos tempos mortos do veiculo.

                                  Outra, com o camião em movimento.
                                  Sei que decorrem experiências, experimentando mini geradores eólicos, que seriam colocados na frente do carro, no espaço onde hoje está o motor.
                                  Basicamente aproveitando o ar deslocado pelo carro, que passaria por uma entrada de ar, e dando "corda" aos geradores.

                                  Não sei até que ponto essa solução é viável, ou se compensará a um nivel custo/beneficio, ou até mesmo como interfere com questões aerodinâmicas.
                                  Sei que andam tipos a brincar com essa ideia, apesar de ainda nao ter lido nada sobre os resultados práticos dessas experiências.
                                  Editado pela última vez por crash; 28 January 2010, 11:27.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por crash Ver Post
                                    Sei que decorrem experiências, experimentando mini geradores eólicos, que seriam colocados na frente do carro, no espaço onde hoje está o motor.
                                    Basicamente aproveitando o ar movimentado pelo carro, que passaria por uma entrada de ar, e dando "corda" aos geradores.
                                    Não invalida o que ele disse. Para começar, o ar só circula por onde o deixarmos circular. Em segundo lugar, o gerador eólico seria sempre uma resistência adicional à circulação do ar. Resistência essa que teria que ser vencida pelos motores.

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                                      #19
                                      E concordo com vocês.
                                      A olh+ometro, o arrasto extra provocado pela turbina mais que provavelmente não compensará a energia que produzirá.

                                      Mas a minha ideia inicial, era a presente nesse concept da Venturi.
                                      Já a tinha visto em outros concepts para veículos pesados, sobretudo quando pensados em cenarios como os de ajuda humanitária, onde veiculos especializados serviriam não só de transporte, mas também de base, erigindo no seu topo um gerador eólico quando estacionários.

                                      Comentário


                                        #20
                                        já agora deixo aqui uma ideia que tive mas que não tenho conhecimentos para saber se tem alguma lógica ou não.
                                        Porque não colocar motores electricos nas rodas do atrelado? mesmo que o tractor seja um convecional, podia certamente ir gerando energia para os motores electricos do atrelado, e o atrelado sempre ia contribuindo com alguma inercia. por exemplo, em subidas imagino que desse algum jeito.

                                        Não sei nem se já existe e muito menos se faz sentido...

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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por empyrion Ver Post
                                          já agora deixo aqui uma ideia que tive mas que não tenho conhecimentos para saber se tem alguma lógica ou não.
                                          Porque não colocar motores electricos nas rodas do atrelado? mesmo que o tractor seja um convecional, podia certamente ir gerando energia para os motores electricos do atrelado, e o atrelado sempre ia contribuindo com alguma inercia. por exemplo, em subidas imagino que desse algum jeito.

                                          Não sei nem se já existe e muito menos se faz sentido...
                                          Não há problema em colocar motores no atrelado (desde que devidamente controlados), a questão é que o que sugeres é gastar mais energia no motor principal, para reaproveitar parte dela nos auxiliares. É o mesmo problema dos geradores eólicos. Estás a colocar mais uma resistência. Isso só faz sentido quando é para travar com o motor (motores), reaproveitando assim, parte da energia usada inicialmente para mover o conjunto.
                                          O problema mantém-se. Tal como inicialmente planeado, a fonte de energia não produz electricidade suficiente para mover um camião.

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por MBFan Ver Post
                                            Já agora, deixo novamente o endereço do nosso website, para que possam dar sugestões para o eventual melhoramento deste!

                                            Zero Polution

                                            Quando ao motor não posso ajudar, mas em termos de língua, posso ajudar dizendo que pollution leva dois "eles".

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                                              #23
                                              Uma acha para a fogueira que me parece muito relevante para o vosso camião:
                                              Martin Marietta composites unveils new design in commercial truck trailers. | Science & Technology > Materials Science & Technology from AllBusiness.com

                                              Esta empresa dedida-se a fazer os reboques num polimero reforçado. Muito mais leve que aço...

                                              Para além disto, algumas ideias.
                                              A produção de energia em massa é muito mais barata que "mini" centrais. Andar a arrastar paineis solares no camião ou uma mini-central de produção de hidrogénio só faz sentido se a energia for escassa nos locais onde o dito camião vai circular. De outra forma era a mesma coisa que eu andar a arrastar uma mini "petrogal" sempre atrás de mim quando tenho postos de abastecimento de 5 em 5km...

                                              Note-se que isto nada tem a ver com ter paineis solares em casa! Estes estão estáticos! Não preciso de consumir energia para os mover (a não ser que meta a casa num camião!)!

                                              Portanto, acho a ideia do camião electrico excelente mas com baterias carregadas antes e durante a viagem. Já não faltará muito para termos uma rede electrica disponivel em Portugal e dai para o resto da Europa é mais um passo. Quem fornecer a energia é que terá que vantagens económicas em o fazer de forma ecológica! Olhem para a factura da EDP e reparem na quantidade de energia que consumiram e que já foi produzida através de energias renovaveis.

                                              Voltando ao camião propriamente dito. Estamos a falar de um objecto com uma massa substancial que pelos limites de velocidade impostos circulam a velocidades muito constantes (o que é excelente para os consumos).
                                              1º há que o tornar o mais leve possivel.
                                              2º há que diminuir as perdas de energia ao máximo (eliminar transmissões => colocar motores electricos nas rodas; minimizar perdas pelo rolamento => pneus mais eficientes, rodas mais leves, macacos nos eixos -como já se vê em grande parte dos reboques quando circulam vazios ou com pouca carga; melhor aerodinâmica; etc; etc)
                                              3º "reciclar" a energia dispendida - travões com recuperação de energia tipo KERNS

                                              Isto foi o que me lembrei em 15 minutos a pensar no assunto... Imagino que tu se perderes umas horas vais ter montes de ideias, umas boas, outras nem por isso... Há que investigar o que há por ai e reutilizar ideias... Não vale a pena deitar o trabalho de não sei quantos milhares de engenheiros durante anos e anos fora e começar com uma folha em branco!

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                                                #24
                                                Desculpem lá mas, a ideia está muito mal fundada.

                                                Pensa-se em fazer um caminho "eco-friendly" mas esquecem-se as limitações que um serviço de transporte rodoviário acarreta !

                                                Para longas distâncias, o espaço e capacidade de carga é demasiado importante para ser desperdiçado com depósitos para formas alternativas de locomoção...

                                                Agora se me estiveres a falar que pretendem desenvolver a ideia de um camião de distribuição diária, que percorre distâncias mais pequenas e que tem a possibilidade de ser assistido e abastecido diariamente... Força aí !

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                                                  #25
                                                  Antes de mais, agradeço a todos os que ajudaram e responderam.

                                                  Tenho pena de não poder vir aqui mais vezes e "discutir" convosco em tempo real

                                                  Fiz quote das duas ultimas respostas, mas li todas as outras

                                                  Originalmente Colocado por Fadista Ver Post
                                                  Quando ao motor não posso ajudar, mas em termos de língua, posso ajudar dizendo que pollution leva dois "eles".
                                                  Isso já está tratado. Realmente, foi um grande erro, nem a professora notou

                                                  Zero Pollution

                                                  Originalmente Colocado por pintovit Ver Post
                                                  Uma acha para a fogueira que me parece muito relevante para o vosso camião:
                                                  Martin Marietta composites unveils new design in commercial truck trailers. | Science & Technology > Materials Science & Technology from AllBusiness.com

                                                  Esta empresa dedida-se a fazer os reboques num polimero reforçado. Muito mais leve que aço...

                                                  Para além disto, algumas ideias.
                                                  A produção de energia em massa é muito mais barata que "mini" centrais. Andar a arrastar paineis solares no camião ou uma mini-central de produção de hidrogénio só faz sentido se a energia for escassa nos locais onde o dito camião vai circular. De outra forma era a mesma coisa que eu andar a arrastar uma mini "petrogal" sempre atrás de mim quando tenho postos de abastecimento de 5 em 5km...

                                                  Note-se que isto nada tem a ver com ter paineis solares em casa! Estes estão estáticos! Não preciso de consumir energia para os mover (a não ser que meta a casa num camião!)!

                                                  Portanto, acho a ideia do camião electrico excelente mas com baterias carregadas antes e durante a viagem. Já não faltará muito para termos uma rede electrica disponivel em Portugal e dai para o resto da Europa é mais um passo. Quem fornecer a energia é que terá que vantagens económicas em o fazer de forma ecológica! Olhem para a factura da EDP e reparem na quantidade de energia que consumiram e que já foi produzida através de energias renovaveis.

                                                  Voltando ao camião propriamente dito. Estamos a falar de um objecto com uma massa substancial que pelos limites de velocidade impostos circulam a velocidades muito constantes (o que é excelente para os consumos).
                                                  1º há que o tornar o mais leve possivel.
                                                  2º há que diminuir as perdas de energia ao máximo (eliminar transmissões => colocar motores electricos nas rodas; minimizar perdas pelo rolamento => pneus mais eficientes, rodas mais leves, macacos nos eixos -como já se vê em grande parte dos reboques quando circulam vazios ou com pouca carga; melhor aerodinâmica; etc; etc)
                                                  3º "reciclar" a energia dispendida - travões com recuperação de energia tipo KERNS

                                                  Isto foi o que me lembrei em 15 minutos a pensar no assunto... Imagino que tu se perderes umas horas vais ter montes de ideias, umas boas, outras nem por isso... Há que investigar o que há por ai e reutilizar ideias... Não vale a pena deitar o trabalho de não sei quantos milhares de engenheiros durante anos e anos fora e começar com uma folha em branco!
                                                  Era mesmo isto que eu estava a pensar: camião leve e o máximo proveito da energia que normalmente se perde.

                                                  Fala-se em "abastecer" o camião antes e durante a viagem. Mas com que combustivel? Já fiz muita pesquisa, e todos os combustiveis são dispendiosos/têm pouco rendimento/obtem-se pouca potência.

                                                  Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                  Desculpem lá mas, a ideia está muito mal fundada.

                                                  Pensa-se em fazer um caminho "eco-friendly" mas esquecem-se as limitações que um serviço de transporte rodoviário acarreta !

                                                  Para longas distâncias, o espaço e capacidade de carga é demasiado importante para ser desperdiçado com depósitos para formas alternativas de locomoção...

                                                  Agora se me estiveres a falar que pretendem desenvolver a ideia de um camião de distribuição diária, que percorre distâncias mais pequenas e que tem a possibilidade de ser assistido e abastecido diariamente... Força aí !
                                                  Era para ser um modelo de camião de transportes de carga, claro que temos noção que não pode fazer muitos km's!

                                                  Só queríamos uma coisa que fosse amiga do ambiente e ao mesmo tempo económica

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por MBFan Ver Post
                                                    Fala-se em "abastecer" o camião antes e durante a viagem. Mas com que combustivel? Já fiz muita pesquisa, e todos os combustiveis são dispendiosos/têm pouco rendimento/obtem-se pouca potência.
                                                    Energia electrica! Por o camião a carregar numa tomada! Já não falta muito tempo para termos uma rede de abastecimento de energia electrica.

                                                    Uma vez que todos os camionistas apenas podem conduzir X horas seguida e depois são obrigados a descansar Y horas, se o camião tiver X horas de autonomia e carregar em Y horas, penso que seria uma solução muito aceitável.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por pintovit Ver Post
                                                      Energia electrica! Por o camião a carregar numa tomada! Já não falta muito tempo para termos uma rede de abastecimento de energia electrica.

                                                      Uma vez que todos os camionistas apenas podem conduzir X horas seguida e depois são obrigados a descansar Y horas, se o camião tiver X horas de autonomia e carregar em Y horas, penso que seria uma solução muito aceitável.
                                                      Vamos ter de analisar muito bem, até porque vi na Super Interessante deste mês um artigo sobre autocarros a hidrogénio. Afinal, não é assim tão impossível fazer um camião mover-se a hidrogénio, desde que se reduza o peso ao máximo e desde que não sejam deslocações muito longas.

                                                      Obrigado a todos os que ajudaram, já deu para orientar o trabalho

                                                      Comentário

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