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Correia de distribuição Clio 1.5dci 80cv

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    Correia de distribuição Clio 1.5dci 80cv

    Boas,

    Alguém me pode dizer aos quanto Km se muda a correia de distribuição neste carro? Tenho a minha correia com 100 000...

    #2
    Boas

    também tenho esse motor num clio, e pelo que o mecânico me disse e os 5 anos ou 120mil km, ja disseram que era os 90mil/km, no plano de manutenção que tenho da renault diz que e os 5 anos ou 120mil/km, vou também mudar agora a minha que fez 5 anos em Novembro do ano passado e tem 65mil km, como não tenho andado com ela não tenho mudado, mas vou ver se levo ainda este mês não quero arriscar. vê no teu manual o que diz ou passa na renault e pergunta.

    Comentário


      #3
      É de facto aos 5 anos ou 120000kms mas é quase unanimemente recomendado que seja mudada por volta dos 90000/100000kms pois não são raros os casos de correias partidas pouco antes da quilometragem recomendada para a mudança.

      Na minha Scenic irei fazê-lo dentro de 3 ou 4 meses com cerca de 100000kms.

      Comentário


        #4
        E quanto me pode custar a mudança da correia+ bomba de água e tensores?

        Comentário


          #5
          Dependendo sitio onde fizeres. Na marca não contes com menos de 600€. Num mecânico independente diria uns 300/350€ com material de origem. Mas atenção a esta operação, vê lá onde é que metes o carro.

          Comentário


            #6
            mete num mecânico que tenhas mesmo confiança, para teres a certeza que mudou tudo, e com bom material, porque mais vale gastar mais algum do que arrebentar e mandar o motor para o lixo.

            enviei-te PM.

            Compts

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              #7
              Eu nao concordo com esses preços, acho uma assalto o que os mecanicos nos fazem, o trabalho é rapido de se fazer e o material nao é assim tao caro, acho uma roubalheira dar 300€ por uma mudança de correia.

              Explico:
              É simples, desmonta-se a protecção da correia, para as polias ficarem a vista e a bomba de agua tambem, marca-se as polias principais a de cima(arvore de cames) e a de baixo(cambota[piston]) com um traço branco na polia e no motor para saber qual é a posição certa delas para nao desacertamos o funcionamento do motor e nao causar danos graves, depois desaperta-se a bomba de agua, e roda-se um pouco para libertar a força na correia, feito isto é so tirar a correia colocar bomba de agua nova,colocar correia nova e começar a fazer todos estes passos de novo mas agora no sentido inverso.

              Penso ser isto!

              Pelo menos é assim que vou fazer!
              Editado pela última vez por pacheco784; 23 January 2010, 19:20.

              Comentário


                #8
                Preços na Renault (mas carece de confirmação, ou seja, perguntem os preços nesta altura, pois estes são do ano passado)

                Kit de distribuição (correia principal e tensor) - 143,75 €
                Bomba de água (convém mesmo mudar) - 106,02 €
                Correia dos acessórios (alternador e AC) - 18,93 €
                5 litros de anticongelante - 10,30 €

                A isto há que somar o IVA (20%).

                Tempo de Mão de Obra: 4,3 h.

                Como o valor de MO varia consoante o ponto de assistência Renault, este será variável, como é óbvio. Mas na Grande Lisboa e nos representantes oficiais, deverá rondar os 55 € por hora (já com IVA).

                Fazendo as continhas por alto dá:

                Material - 334,80 € (incluí o IVA)
                MO (55 x 4,3) - 236,50 €

                TOTAL: 571,30 €


                VOLTO A REFERIR QUE OS VALORES NÃO SÃO VINCULATIVOS.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por pacheco784 Ver Post
                  Eu nao concordo com esses preços, acho uma assalto o que os mecanicos nos fazem, o trabalho é rapido de se fazer e o material nao é assim tao caro, acho uma roubalheira dar 300€ por uma mudança de correia.

                  Explico:
                  É simples, desmonta-se a protecção da correia, para as polias ficarem a vista e a bomba de agua tambem, marca-se as polias principais a de cima(arvore de cames) e a de baixo(cambota[piston]) com um traço branco na polia e no motor para saber qual é a posição certa delas para nao desacertamos o funcionamento do motor e nao causar danos graves, depois desaperta-se a bomba de agua, e roda-se um pouco para libertar a força na correia, feito isto é so tirar a correia colocar bomba de agua nova,colocar correia nova e começar a fazer todos estes passos de novo mas agora no sentido inverso.

                  Penso ser isto!

                  Pelo menos é assim que vou fazer!
                  Neste caso (para o Clio) não é como indicas...

                  Para além da tampa, convém tirar a roda da frente do lado direito e um resguardo da respectiva cava.

                  Depois, há que segurar o motor por baixo, visto que será necessário retirar o apoio do motor do lado direito.

                  Não há cá marcações algumas, existe sim uma ferramenta apropriada para prender o motor numa posição definida e evitar dessa forma o descomandar do motor.

                  Depois disto, é retirar o material velho e montar o novo. Ao retirar a bomba o líquido de refrigeração sairá quase todo. Retirar o resto pelo radiador e eventualmente pelo vaso de expansão.

                  E depois, ajustar a tensão de ambas as correias.

                  Montar o resto do material que foi necessário retirar.

                  Colocar líquido de refrigeração e purgar o circuito e só então está pronto.

                  Fácil, não é ?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                    Neste caso (para o Clio) não é como indicas...

                    Para além da tampa, convém tirar a roda da frente do lado direito e um resguardo da respectiva cava.

                    Depois, há que segurar o motor por baixo, visto que será necessário retirar o apoio do motor do lado direito.

                    Não há cá marcações algumas, existe sim uma ferramenta apropriada para prender o motor numa posição definida e evitar dessa forma o descomandar do motor.

                    Depois disto, é retirar o material velho e montar o novo. Ao retirar a bomba o líquido de refrigeração sairá quase todo. Retirar o resto pelo radiador e eventualmente pelo vaso de expansão.

                    E depois, ajustar a tensão de ambas as correias.

                    Montar o resto do material que foi necessário retirar.

                    Colocar líquido de refrigeração e purgar o circuito e só então está pronto.

                    Fácil, não é ?

                    Esse clio não conheço referia-me a um Ibiza, mas penso que com paciencia é algo que podemos fazer em casa e nao gastamos 500€ nem coisa que se parece, agora é preciso ter paciencia, e gosto por bricolar, eu estou abrir o meu motor ao meio para mudar segmentos e junta e nunca o tinha feito, até agora parece facil.

                    EDIT:Desconheço a tal ferramente para prender o motor, os mecanicos que vi até agora usam uma marca nas polias.

                    Comentário


                      #11
                      Sim o amigo DECELI tem razao,eu ouvi falar nessa ferramenta que se utiliza pelo menos nos motores a gasolina que sejam 16 valvulas,quanto a outros motores nao sei mas nesses e de certeza,alias nem pode ser de outra maneira!!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por MARRETA Ver Post
                        Sim o amigo DECELI tem razao,eu ouvi falar nessa ferramenta que se utiliza pelo menos nos motores a gasolina que sejam 16 valvulas,quanto a outros motores nao sei mas nesses e de certeza,alias nem pode ser de outra maneira!!
                        Usa-se em todos os motores... E há uma casa de ferramentas ali na zona de sintra (antes de perguntarem, n me lembro do nome) que tem kits para a maior parte dos motores montados nas nossas maquinas.

                        Comentário


                          #13
                          Desconhecia pois o meu mecanico por vez nem marca tira akilo tudo e depois diz que consegue acertar aquilo na mesma, já agora como se chama isso?

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