Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Greve na TAP, devido ao facebook!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Greve na TAP, devido ao facebook!

    TAP: Pilotos 'obrigados' a curso de ética após conversas sobre a empresa no Facebook

    24 de Janeiro de 2010, 10:03
    Lisboa, 23 Jan (Lusa) - A TAP convocou nove dos seus pilotos para um "curso de ética" alegadamente por estes terem discutido assuntos da empresa na rede social Facebook. Os pilotos acham que é uma "sanção disciplinar ilícita" e discriminatória, que pode culminar em greve.
    O caso foi discutido numa assembleia-geral dos pilotos da companhia a 06 de Janeiro e na moção que saiu do encontro, a que a Lusa teve acesso, os pilotos escrevem que "a TAP impôs, arbitrariamente e sem justificação, a nove dos seus pilotos a frequência de um 'curso de ética', com elevados custos para a companhia, tendo como objectivo humilhá-los".
    Os pilotos em questão, indica o documento, "não por coincidência [...] são precisamente os mesmos que mantiveram um diálogo privado no Facebook entre os dias 21 e 23 de Setembro".
    Fonte ligada ao processo disse à Lusa que os pilotos abordaram temas relacionados com a sua vida profissional, sem nunca terem referido o nome da TAP, mas outra fonte fala em insultos a outros elementos da empresa.
    Já a moção que saiu da assembleia-geral refere que "os comentários tecidos [...] não constituíram a violação de qualquer dever laboral" e que esta será a "única razão pela qual [...] a companhia não lhes terá instaurado processos disciplinares".
    Ainda assim, os pilotos consideram que, com o curso, "a TAP está de facto a sancioná-los disciplinarmente, de forma ilícita (porque não prevista na lei e porque não lhes foi concedido o direito ao contraditório)".
    Para os pilotos, o comportamento da companhia é "uma discriminação" para "constranger os pilotos, afectar a sua dignidade e criar um ambiente intimidativo, hostil, degradante, humilhante e desestabilizador".
    Por outro lado, a moção indica que todos os nove pilotos foram "notificados para prestar declarações na qualidade de arguidos em processo-crime decorrente de participação", que os signatários "presumem" ter origem nos comentários no Facebook.
    Contactado pela Lusa para obter mais esclarecimentos, o Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) escusou-se a comentar o caso, mas hoje à tarde emitiu uma convocatória para uma "sessão extraordinária" da assembleia de empresa dos pilotos da TAP a realizar quarta-feira.
    Na agenda de trabalhos estará a discussão do caso dos pilotos do Facebook "e medidas a adoptar [...] com vista à respectiva resolução, incluindo o recurso à greve".
    Na moção dos pilotos refere-se que o SPAC enviou uma carta ao presidente da TAP a 28 de Dezembro com um ultimato: caso o curso de ética não fosse cancelado, o sindicato e os pilotos agiriam por todos os meios para que este não se realizasse.
    Fonte oficial da TAP confirmou à Lusa a realização do curso em Fevereiro - com o nome 'Corporate Crew Resource Management' - e disse que este "está enquadrado na formação que a empresa dá aos seus trabalhadores".
    Acrescentou que se trata de um curso de "formação comportamental", mas alargado a pilotos e a pessoal de cabina. "O objectivo é cobrir a totalidade do pessoal navegante", estando já outra sessão do curso programada para Março.
    NVI
    Lusa/Fim
    TAP: Pilotos 'obrigados' a curso de ética após conversas sobre a empresa no Facebook - Notícias Lusa - SAPO Notcias


    Mas na TAP tudo é motivo para fazer greve??

    #2
    Originalmente Colocado por TR Ver Post

    Mas na TAP tudo é motivo para fazer greve??
    Eu também aderi à greve: no meu caso faço greve à TAP.

    Comentário


      #3
      A TAP tem de ser a próxima JAL se não, não vai lá.

      Comentário


        #4
        Só podem estar a gozar...

        Não sei como é na TAP, nem qual o teor das conversas, mas na minha empresa, conversas dessas podem dar direito a despedimento por justa causa... não vejo qual é o mal da TAP lhes dar a formação, nem em que ponto é que isso pode ser 'humilhante'...

        Comentário


          #5
          Eh pah, eu é que gostava de ter um emprego na TAP, a sério que gostava...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por point Ver Post
            Só podem estar a gozar...

            ....não vejo qual é o mal da TAP lhes dar a formação....
            eu até vejo, essa formação vai ter custos para empresa, e essa formação devia ser um dos requisitos dos concorrentes a vaga de emprego oferecida pela empresa...

            Comentário

            AD fim dos posts Desktop

            Collapse

            Ad Fim dos Posts Mobile

            Collapse
            Working...
            X