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Problemas assistência técnica Sony Vaio

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    [Crime] Problemas assistência técnica Sony Vaio

    Sony Vaio nunca mais!

    Quando necessitei de adquirir novos computadores, não hesitei e optei pela marca Sony Vaio.
    Adquirir aparelhos da marca Sony é um hábito, que já vem de longe. Tudo em minha casa (rádios, LCDs, televisores, máquinas de filmar, máquinas de fotografar, GPS e computadores) é da marca Sony.

    Na hora de tomar decisões, já estava decidido, comprava-se da marca Sony.
    E assim fiz, em 27/06/2009, na mesma loja adquiri dois computadores da marca Sony Vaio, um para mim e o outro para o meu pai.


    Tudo correu bem, até que, no meu computador surgiu uma avaria, a ventoinha de arrefecimento começou a fazer barulho e o disco danificou-se.

    Telefonicamente foi contactada a assistência Sony Vaio, que mandou que a DHL, em 10/11/2009, procedesse à recolha do computador, na minha residência.

    Em 18/11/2009, passados oito dias o computador foi entregue pela DHL, na minha residência, supostamente reparado.

    Depois de desembalado e colocado em cima da mesa de trabalho, de imediato se constatou que o computador não assentava bem, originando que ao trabalhar, ele baloiçasse, tornando-o instável.
    Foram necessários vários telefonemas para a assistência Sony Vaio, entender que o computador tinha vindo com um problema que antes não tinha.

    http://www.youtube.com/v/mH4ryHaW1T4?hl=pt_PT&fs=1

    Em 20/11/2009, passados dois dias, o computador, a mando da assistência foi novamente recolhido pela DHL, na minha residência.

    Em 25/11/2009, passados cinco dias, o computador, novamente, foi entregue pela DHL, na minha residência, supostamente reparado.

    Depois de colocado sobre a mesa de trabalho verificou-se que a anomalia permanecia, não tinha sido reparada.

    http://www.youtube.com/v/o4st0ZbVk-c?hl=pt_PT&fs=1

    Mais uma vez, foi contactada a assistência que o mandou recolher pela DHL, em 02/12/2009, já lá vão 50 dias, quase dois meses.

    Assiduamente, tenho telefonado para a assistência que me tem dado sempre respostas evasivas, sendo a mais comum “o computador foi enviado para os serviços técnicos para testes, para a semana o assunto fica resolvido”.

    Entretanto neste compasso de espera e desespero porque o computador faz falta, enviei dois mails para a Sony e que ficaram sem resposta até hoje. Assim, como aguardo, também, os contactos telefónicos por parte da Sony que me foram prometidos, mas nunca concretizados. Para eles certamente as prioridades são diferentes das minhas.

    Ainda hoje, ao escrever estas linhas não sei quando me devolverão o computador e em que condições ou qual será o desfecho do caso.

    Se atentarmos ao tempo em que esta saga começou, já estou privado do computador há mais de dois meses, tempo demasiado para uma simples reparação. Não é admissível, é absurdo que uma empresa como a Sony Vaio sem dar qualquer explicação plausível, retenha um computador nestas condições, que está a fazer falta e que só por esse motivo foi comprado.

    Quem se responsabiliza pelos transtornos que a situação está a causar, uma vez que está a atrasar a minha vida académica com trabalhos e uma tese de mestrado para apresentar?

    Para o futuro, em minha casa, Sony nunca mais, porque constato que a assistência pós venda não funciona.
    deixo aqui o link para o meu blog onde exponho o caso! SONY VAIO nunca mais!

    #2
    Também tenho razão de queixa da assistência da Tsunami..

    O meu portátil começou a aquecer imenso (chegou a atingir os 100º C por dentro, segundo o speedfan) e decidi accionar a garantia, que até estava a acabar. Veio a transportadora buscar o pc, que enviei também com o carregador. Quando o computador voltou, passado quase 1 mês, veio sem carregador! Telefonei para a assistência, e de lá me disseram que o técnico não viu carregador nenhum, que tinha vindo sem carregador. Mesmo assim, lá me disseram que iam enviar um carregador. Assim fizeram. O problema é que me mandaram um que não conduz corrente suficiente para manter o pc ligado e a carregar a bateria ao mesmo tempo... O ecran está constantemente a aumentar e baixar a luminosidade de acordo com a exigência do que está a fazer, no fundo, a piscar...
    Não tive para me chatear mais porque este pc serve de desktop a maior parte do tempo, mas é chato...



    Se fosse a ti tentava saber onde eram os serviços de assistência e ia lá saber do computador e pedir o livro de reclamações.

    Boa sorte

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por LuisMiguelC Ver Post
      Também tenho razão de queixa da assistência da Tsunami..

      O meu portátil começou a aquecer imenso (chegou a atingir os 100º C por dentro, segundo o speedfan) e decidi accionar a garantia, que até estava a acabar. Veio a transportadora buscar o pc, que enviei também com o carregador. Quando o computador voltou, passado quase 1 mês, veio sem carregador! Telefonei para a assistência, e de lá me disseram que o técnico não viu carregador nenhum, que tinha vindo sem carregador. Mesmo assim, lá me disseram que iam enviar um carregador. Assim fizeram. O problema é que me mandaram um que não conduz corrente suficiente para manter o pc ligado e a carregar a bateria ao mesmo tempo... O ecran está constantemente a aumentar e baixar a luminosidade de acordo com a exigência do que está a fazer, no fundo, a piscar...
      Não tive para me chatear mais porque este pc serve de desktop a maior parte do tempo, mas é chato...



      Se fosse a ti tentava saber onde eram os serviços de assistência e ia lá saber do computador e pedir o livro de reclamações.

      Boa sorte
      a assistência da vaio fica em Inglaterra e França

      Comentário


        #4
        se tivesses entregue o computador na loja em que compraste, já tinhas o teu dinheiro de volta ou um portátil novo. foste entregar directamente à parte das reparações da marca, e esses não são obrigados a prazos de reparação definidos em lei.

        Comentário


          #5
          Eiiaaa

          Então se calhar ia tentar fazer valer os meus direitos para o edifício Sony. Tinham que me aturar

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Post
            se tivesses entregue o computador na loja em que compraste, já tinhas o teu dinheiro de volta ou um portátil novo. foste entregar directamente à parte das reparações da marca, e esses não são obrigados a prazos de reparação definidos em lei.
            De certeza? Julgava que também tinham prazos.. Não sei se faz muito sentido não terem.
            Eu, regra geral, prefiro entregar na loja. Só não o fiz com o tal portátil porque me tinha chateado com os gajos da loja..

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              #7
              Quantas empresas de portáteis vão recolher os equipamentos a casa e depois enviam nos pelo correio de volta?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por HaagenDazs Ver Post
                Quantas empresas de portáteis vão recolher os equipamentos a casa e depois enviam nos pelo correio de volta?
                Neste momento, acho que quase todas, mas posso estar enganado.. Só neste tópico, a Vaio fá-lo e a Tsunami também.

                Tenho neste momento encomendado um Asus, espero que não me dê chatisses...

                Comentário


                  #9
                  Ate agora não tive razões para isso...

                  ...o eu Vaio FW11M também não deu razões para isso!

                  Comentário


                    #10
                    Eu tenho um VAIO que foi duas vezes para reparação, e fui sempre servido exemplarmente.

                    Quanto ao teu problema, se ainda não estás satisfeito com o resultado (porque houve melhoria substancial do primeiro para o segundo vídeo, mas entendo que queiras o PC a 100%) contacta a DECO.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Post
                      se tivesses entregue o computador na loja em que compraste, já tinhas o teu dinheiro de volta ou um portátil novo. foste entregar directamente à parte das reparações da marca, e esses não são obrigados a prazos de reparação definidos em lei.
                      Luis não é assim cá em Portugal. Só se pode trocar nos primeiros 15 dias, e a loja fica com o direito de poder restituir ou não o dinheiro!

                      Quando o meu VAIO avariou pela primeira vez fui à loja onde o tinha comprado...e lá me disseram que era a própria Sony que fazia a assistência.

                      Comentário


                        #12
                        O mal da sony é que assistência técnica em portugal não existe. Se calhar o que te aconteceu e que das primeiras vezes ele nem a assistência foi...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por WarLorD Ver Post
                          O mal da sony é que assistência técnica em portugal não existe. Se calhar o que te aconteceu e que das primeiras vezes ele nem a assistência foi...
                          Sim e o disco e a ventoinha foram trocadas por milagre do santíssimo senhor.

                          Comentário


                            #14
                            o que me chateia mais é que parecem que andam a gozar comigo na assistencia.

                            Ontem, depois da hora do almoço, contactei novamente a assistência Sony Vaio para tentar obter informações. Disseram me que ainda não tinham informações para me dar, ainda estavam a analisar o portátil e que amanhã (hoje), a responsável pela reparação ia ligar-me.

                            Ainda durante o dia de ontem, ao fim da tarde, ligaram-me a perguntar se o computador já tinha chegado e se estava tudo bem? Estão a gozar comigo, só podem!!!

                            Hoje, liga me, então, a responsável pelo caso a dizer o mesmo que me costuma dizer quem me atende o telefone!! Que vão contactar o centro de reparação e quando tiverem novidades contactam-me. Vou estar infinitamente à espera? Se comprei o computador é porque preciso dele.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Post
                              se tivesses entregue o computador na loja em que compraste, já tinhas o teu dinheiro de volta ou um portátil novo. foste entregar directamente à parte das reparações da marca, e esses não são obrigados a prazos de reparação definidos em lei.
                              são obrigados sim!

                              Comentário


                                #16
                                Curioso que hoje há dois tópicos a queixarem-se da assistência a computadores Sony Vaio.
                                Da única vez que enviei o meu Vaio para a assistência ele regressou em 3 ou 4 dias úteis. Pela direcção que vinha na caixa da DHL ele foi para a Alemanha.

                                Comentário


                                  #17
                                  A tag deste tópico está muito bem escolhida "crime" :x

                                  Quanto ao problema espero que o resolvas da melhor forma. Temos aqui já vários exemplos em que foram bem servidos.

                                  Já agora outra coisa. Tu no inicio do tópico dizes que só compras sony, desde há muito tempo. E agora porque surgiu um problema a marca deixa de prestar pra ti? Atenção que não estou a dizer que não deves reclamar e o não te ligarem nada é muito mau e nunca devia acontecer.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Aqui há uns tempos mandei para lá um portátil dum cliente, já perto do fim da garantia com problemas no ecrã, foi para RMA e veio passado uma semana (+/-) reparado e sem quaisquer queixas a apontar.
                                    Sei também duma amiga que mandou um Vaio já com 3 ou 4 anos (tinha extensão de garantia) e já estava quase a terminar, tinha a motherboard avariada, substituiram-na e demorou tambem cerca duma semana entre a recolha e a entrega.

                                    Sinceramente tenho muito mais queixas da Ename que é responsável pela assistência Asus e Benq, entre portáteis que ficam perto de dois meses lá, um monitor Benq de 15" que demoraram 3 meses a reparar e outras aventuras...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Ainda hoje deu no programa Nós por cá da Sic uma cliente queixar-se da assistencia da HP.

                                      O meu irmão já teve problemas com a ssistencia da Thoshiba.

                                      O meu Vaio nunca avariou

                                      Isso passa-se em todas as marcas, mas daquilo que tenho conhecimento da Sony acho eu que ainda são dos melhores.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Mac's é no tópico ao lado...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                          Luis não é assim cá em Portugal. Só se pode trocar nos primeiros 15 dias, e a loja fica com o direito de poder restituir ou não o dinheiro!
                                          Quando o meu VAIO avariou pela primeira vez fui à loja onde o tinha comprado...e lá me disseram que era a própria Sony que fazia a assistência.
                                          as leis de consumo ditam que o vendedor é obrigado a ter o bem reparado num prazo de 30 dias. o VENDEDOR. não é o representante da marca. eu não quero saber o que dizem os gajos da loja, eles que falem com a assistência da marca, porque a obrigação deles é prestar assistência (não é só vender). o que te disseram foi para fugir a trabalho e responsabilidades.

                                          Originalmente Colocado por migueld Ver Post
                                          são obrigados sim!
                                          não, não são. não há nenhum prazo definido para reparações. apenas o vendedor tem 30 dias para entregar o bem reparado. a assistencia da marca não é o vendedor.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                            Sim e o disco e a ventoinha foram trocadas por milagre do santíssimo senhor.
                                            Provavelmente deram ordem de assistência a uma empresa externa. Falas por experiência ou conhecimento de causa do sector? Ou foi um "bitaite" de quem não sabe nada do que se passa nas assistências?

                                            Comentário


                                              #23
                                              não quero deitar lenha para a fogueira, mas já trabalhei no ramo da electrónica e a assistência de material electrónico da Sony era das piores, mas isso já foi há cerca de 2 anos. Ao contrário do que é aqui dito, a Tsunami era a marca que tinha melhor assistência (de longe). Talvez por ser nacional. Não estou a falar do material, mas sim da parte de assistência técnica que era exemplar.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por HaagenDazs Ver Post
                                                Quantas empresas de portáteis vão recolher os equipamentos a casa e depois enviam nos pelo correio de volta?
                                                A Asus também o faz.

                                                Originalmente Colocado por ruymoreira Ver Post
                                                ...
                                                Sinceramente tenho muito mais queixas da Ename que é responsável pela assistência Asus e Benq, entre portáteis que ficam perto de dois meses lá, um monitor Benq de 15" que demoraram 3 meses a reparar e outras aventuras...
                                                O meu Asus já foi 2x à Ename e demoram menos de 5 dias úteis a devolver.
                                                Verdade é que doi troca de peças (disco e dvd), mas...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                                  A Asus também o faz.



                                                  O meu Asus já foi 2x à Ename e demoram menos de 5 dias úteis a devolver.
                                                  Verdade é que doi troca de peças (disco e dvd), mas...

                                                  A pior coisa que a Asus fez até hoje em Portugal foi centralizar a assistência na Ename. Tive DEZENAS de problemas com eles, entre peças que simplesmente não existiam para reposição (nomeadamente carregadores e baterias), prazos por cumprir, material que se perdeu, etc. Uma coisa é um cliente final que tem um caso ou dois e quando corre bem, fica com boa impressão. Outra é alguém trabalhar com 5-6 casos por dia, e é aí que se vê a qualidade. Antes a assistência era dada pela Mactek na zona Norte, empresa que fica junto ao aeroporto. Era exemplar, pessoal competente e prestável, e principalmente, tinhas contacto pessoal com eles. Eu que dizia muito bem da Asus, passei a não recomendar tanto o material deles após essa mudança.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Post
                                                    as leis de consumo ditam que o vendedor é obrigado a ter o bem reparado num prazo de 30 dias. o VENDEDOR. não é o representante da marca. eu não quero saber o que dizem os gajos da loja, eles que falem com a assistência da marca, porque a obrigação deles é prestar assistência (não é só vender). o que te disseram foi para fugir a trabalho e responsabilidades.

                                                    O que achas que eu prefiro...ir à loja onde comprei o PC, que fica a 15km de casa, entregá-lo, e ter de o ir buscar, ou que me venham buscar o PC a casa?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por WarLorD Ver Post
                                                      Provavelmente deram ordem de assistência a uma empresa externa. Falas por experiência ou conhecimento de causa do sector? Ou foi um "bitaite" de quem não sabe nada do que se passa nas assistências?
                                                      Falo com experiência de causa na assistência vaio, que é o que estás a por em causa.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Porco Ver Post
                                                        não quero deitar lenha para a fogueira, mas já trabalhei no ramo da electrónica e a assistência de material electrónico da Sony era das piores, mas isso já foi há cerca de 2 anos. Ao contrário do que é aqui dito, a Tsunami era a marca que tinha melhor assistência (de longe). Talvez por ser nacional. Não estou a falar do material, mas sim da parte de assistência técnica que era exemplar.
                                                        A minha experiência com a Tsunami não é a mais positiva, mas a boa fama da assistência da marca foi uma das razões que me levou a comprar um portátil desta marca. Portanto, acredito que o meu caso tenha sido uma excepção (até demoraram 1 mês a entregar..)
                                                        O que é certo é que o portátil em si veio bem reparado (tirando o facto de se terem esquecido de um parafuso) e ao longo deste ano e meio não deu mais problemas desse género (mais tarde queimou a RAM, mas foi só comprar 2 módulos novos e trocar).
                                                        Editado pela última vez por LuisMiguelC; 28 January 2010, 13:29.

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                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Porco Ver Post
                                                          A pior coisa que a Asus fez até hoje em Portugal foi centralizar a assistência na Ename. Tive DEZENAS de problemas com eles, entre peças que simplesmente não existiam para reposição (nomeadamente carregadores e baterias), prazos por cumprir, material que se perdeu, etc. Uma coisa é um cliente final que tem um caso ou dois e quando corre bem, fica com boa impressão. Outra é alguém trabalhar com 5-6 casos por dia, e é aí que se vê a qualidade. Antes a assistência era dada pela Mactek na zona Norte, empresa que fica junto ao aeroporto. Era exemplar, pessoal competente e prestável, e principalmente, tinhas contacto pessoal com eles. Eu que dizia muito bem da Asus, passei a não recomendar tanto o material deles após essa mudança.
                                                          E eu que tenho neste momento um Asus encomendado

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Post
                                                            se tivesses entregue o computador na loja em que compraste, já tinhas o teu dinheiro de volta ou um portátil novo. foste entregar directamente à parte das reparações da marca, e esses não são obrigados a prazos de reparação definidos em lei.
                                                            Eu entreguei directamente há marca e deram-me o valor do portatil em crédito no fornecedor.

                                                            Óbvio que reclamei e meti o fornecedor ao barulho (com ajuda da loja).

                                                            Mas no fim lá consegui (com a ajuda do GJP e do GTcl )

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