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Restaurar carro velho

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    Restaurar carro velho

    Boas, gostava de ouvir a vossa perspectiva relativamente ao restauro de carros antigos quando estes se encontram em mau estado. Quando por exemplo se tem de fazer reparações de chapa, pintura, trocar tubagens, meter peças novas, mesmo até ser preciso trocar o motor etc, enfim um carro mesmo todo lixado lol é uma grande paixão minha adquirir um chaço "classico" e restaura-lo ao meu gosto, modernizando.o (AC, gps, estofos etc)
    deixo aqui o exemplo de um camaro para ouvir opiniões/dicas/criticas sugestivas q possam ajudar
    Ficheiros anexados

    #2
    Ola !

    Esse é um tema muito interessante.

    Adoro ver um processo de restauro de um automovel ao longo do tempo, mas infelizmente só ao alcance de alguns.

    Implica muitas (muitas mesmo) horas de trabalho, muita dedicação e muito dinheiro.

    Infelizmente há quem opte por aquilo que eu chamo "camuflagem", ou seja, uma pintadela, uns pneus, por o motor a trabalhar e está pronto.
    Errado.

    Ja assisti pessoalmente a um restauro de um BMW antigo de um amigo, restauro esse efectuado de raiz, com um resultado muito bom.
    Mas esse amigo é tambem mecanico, e perdia umas horitas de quando em vez para restaurar o carro, procurava peças usadas em bom estado...

    É sem duvida fantástico concluir o restauro e ver o resultado de algo bem feito.

    Mas, só ao alcance de alguns (tempo e dinheiro nao podem faltar).

    Se tu tens isso, força

    Comentário


      #3
      Faz uma pesquisa na net de foruns sobre clássicos, lá poderás encontra muita informação e ajuda sobre este tema.
      Editado pela última vez por neldsc; 28 January 2010, 15:43.

      Comentário


        #4
        É uma boa maneira de estourar muitos €€€

        E eu que o diga eheh

        Comentário


          #5
          É fantástico restaurar um automóvel, ainda melhor quando somos nós a fazê-lo.
          Mas para ficar em condições, implica muito dinheiro, mesmo muito.

          No caso do Camaro, há muito material...nos EUA.
          É de mecânica simples pelo que um bom mecânico não deverá ter problemas.

          O problema está como disse nas peças. Se tiveres um painel podre sem reparação, terás que procurar um e por cá vaiser quase impossível de encontrar.

          De resto, um Camaro impecável é algo de fantástico.
          Esse da foto é teu?

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            #6
            Originalmente Colocado por joni2181 Ver Post
            Boas, gostava de ouvir a vossa perspectiva relativamente ao restauro de carros antigos quando estes se encontram em mau estado. Quando por exemplo se tem de fazer reparações de chapa, pintura, trocar tubagens, meter peças novas, mesmo até ser preciso trocar o motor etc, enfim um carro mesmo todo lixado lol é uma grande paixão minha adquirir um chaço "classico" e restaura-lo ao meu gosto, modernizando.o (AC, gps, estofos etc)
            deixo aqui o exemplo de um camaro para ouvir opiniões/dicas/criticas sugestivas q possam ajudar

            Tudo se faz, depende dos Euros, se podes mandar fazer tudo ou vais fazer uma parte, as peças aconselho a ser o proprio a procurar e a assumir as suas compras, por vezes a procura de uma peça rara envolve muitas horas de pesquisa, por isso acho que tem ser o próprio, riscos de transporte, por exemplo o para-brises desse carro, nos USA ès capaz de o arranjar barato, mas o transporte com seguro feito por exemplo pela UPS é provavel que custe o dobro do valor do para-brises.
            Quanto a chapa e pintura, tudo se arranja, desde oficinas de restauro em que pagas uma fortuna e vais buscar o carro, chave na mão, até ao bate-chapa que vai fazendo nas horas mortas e demora 6 meses mas fica muito mais economico, depois vai para o pintor e mais 6 meses, só vão fazendo no intervalo das viaturas "novas", assim fica mais em conta, normalmente mõe a paciência ao proprietário, mas tem a vantagem de se ir pagando aos poucos e no fim se fizeres como eu e não somares, até nem parece muito caro.

            Comentário


              #7
              Qual a tua "reliquia" Vitor ?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por filipeabreu Ver Post
                Qual a tua "reliquia" Vitor ?

                Acabei de restaurar um Fiat 124 Sport Coupé (BC1) é de 1971, tem 1608cm3, 110Cv, 5 velocidades, travões de disco às 4 rodas, a dificuldade foi colocá-lo todo original, porque todos os veiculos passam por uma fase em que pouco valem e normalmente nesta fase os donos abandalham as viaturas, neste caso como existem poucas viaturas em Portugal desta 2ªserie, teve de ser tudo importado o que dificultou um pouco.
                Segue-se um Sunbeam Alpine SIV de 1965, estou só a tomar fôlego (Euros).

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                  Acabei de restaurar um Fiat 124 Sport Coupé (BC1) é de 1971, tem 1608cm3, 110Cv, 5 velocidades, travões de disco às 4 rodas, a dificuldade foi colocá-lo todo original, porque todos os veiculos passam por uma fase em que pouco valem e normalmente nesta fase os donos abandalham as viaturas, neste caso como existem poucas viaturas em Portugal desta 2ªserie, teve de ser tudo importado o que dificultou um pouco.
                  Segue-se um Sunbeam Alpine SIV de 1965, estou só a tomar fôlego (Euros).
                  Adoro esse tipo de "Bricolage"... Podias postar umas fotos do teu maquinão.
                  O pessoal agradecia

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por joni2181 Ver Post
                    Boas, gostava de ouvir a vossa perspectiva relativamente ao restauro de carros antigos quando estes se encontram em mau estado. Quando por exemplo se tem de fazer reparações de chapa, pintura, trocar tubagens, meter peças novas, mesmo até ser preciso trocar o motor etc, enfim um carro mesmo todo lixado lol é uma grande paixão minha adquirir um chaço "classico" e restaura-lo ao meu gosto, modernizando.o (AC, gps, estofos etc)
                    deixo aqui o exemplo de um camaro para ouvir opiniões/dicas/criticas sugestivas q possam ajudar
                    antes demais gostava que me exlicasses como metes o anexo para as imagens. Isto pk gostava de te mostrar o meu fiat 600. No que concerne ao restauro é uma tarefa de paciência tanto física como financeira . Chegas a um ponto que comeces a ter tédio pk ha sempre coisas pa resolver. Mas quando acaba td compensa. Falo por mim. Ainda este domingo fui dar uma volta na minha joaninha e o pessoal axa um piadao. Mas ta original

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por filipeabreu Ver Post
                      Adoro esse tipo de "Bricolage"... Podias postar umas fotos do teu maquinão.
                      O pessoal agradecia
                      Foi à inspecção ontem, só Sabado é que o vou buscar e participar num passeio, seguido de jantar, por isso fotos só Sábado.



                      Em relação ao "Bricolage", eu tudo o que não sei fazer bem, mando fazer e pago, isto para não correr riscos, chapa, pintura, estofador foi feita por profissionais, depois peças novas fui eu que tratei, preparar peças para montar é sempre preciso limpar, por vezes pintar, se for hastes de motor do limpa-vidros é preciso pintar e depois lubrificar, a carpete do veiculo fui eu que a lavei no meu terraço, saiu àgua suja que era coisa má, depois levei ao estofador para rematar uns puntos na beira, enfim as pequenas coisas convém ser o próprio a fazer, poupa uns tostões, ganha algum carinho pela maquina e acompanha por dentro o restauro, percebendo como tudo é feito e aprendendo alguma coisa, quanto mais não seja o tempo que demora a resolver os problemas, assim não nos assustamos com a conta.

                      Quem quiser ter um Classico para muitos anos, a melhor solução é restaurar, se compra um classico no stand, pensa que está bom e passados 3-4 anos está a restaurá-lo, porque começa a pintura a rebentar por todos os lados, já vi este filme várias vezes com pessoas amigas e em pelo menos dois casos as viaturas até foram carrotas, um Mini Cooper que só tinha era betume, e um 124 Spider que tinha vindo da Alemanha e começou a aparecer muita ferrugem por baixo, talvez por causa do sal que utilizavam nas estradas geladas.

                      Comentário


                        #12
                        Restauro de Carro

                        Vamos a ver se eu ajudo.

                        Esse carro tem já alguns anos pelo que observo na foto e muito fixe. Há que ter consideração primeiramente pelas peças que existem ainda no mercado. Adaptações em diferentes lugares que se queiram fazer somente poderão ser realizadas de facto se as mesmas peças (estofos, guarda-lamas, alcatifas, faróis, vidros, etc.) estiverem dentro das “medidas” originais ou quanto muito fiquem na mesma posição de “encaixe” senão a soma total de modificação para novas peças pode acabar num balúrdio e em muito trabalho.

                        Se quiser alterar a cor do carro isso pode ser feito, mas obriga a fazer um profundo trabalho na pintura já existente. Há peças e partes da chapa que terão de ser decapadas e outras cortadas e soldadas consoante a quantidade de chapa em mau estado (ferrugem, mossas muito grandes a nível das longarinas, etc.). Existem muitas partes a que bastará dar umas quantas batidas na chapa para endireitar as mossas e depois recorrer à aplicação de massas e num trabalho geral de restauro total lixar tudo milímetro a milímetro.

                        A seguir teremos que dar uma demão de primário, lixar novamente e então começar a isolar o carro todo para o poder pintar e dar acabamento final de verniz. Caso prefira poderá utilizar cores de “brilho directo” e mandar afinar a mesma cor original já que isso é possível. Um banho geral é o que o carro precisa.

                        Um trabalho desses requer que seja executado adequadamente, pelo que é necessário haver uma estufa e um laboratório para afinação da tinta. Pelo que eu já fiz, um carro desses, leva boas 12 horas (que é 1 “dia normal” de trabalho para mim) até poder sair da oficina e em condições que se veja a olho nu. Orçamentos não vão faltar e na certa muitos colegas meus da área da pintura – por este mundo fora – irão dar-lhe preços superiores a 1.000 euros, se conseguir que lhe façam 700 até 900 euros será óptima notícia, mas cuidado com o trabalho que lhe fazem porque isto não é só pintar e vamos embora… que está ali outro à espera.

                        Uma vez que esse carro não possui partes plásticas exteriores, vai ter que desmontar os pára-choques e observar o seu “interior” de forma a poder avaliar a superfície e se a mesma exige um reforço de tinta e o “exterior” ser novamente polido mas desta feita por quem saiba do serviço. Já as jantes terão que ser despolidas e voltadas a ser pintadas. Os interiores dos guarda-lamas e toda a parte inferior do carro vai ter que ser raspado e levar uma demão de "anti-gravilha".

                        O interior do habitáculo e da mala terá que ser despido de tudo quanto lá se encontra, à excepção do tablier. Revestimento total dessa área por meio de "fibra" com aplicação de resina, secante e pigmentos irão dar uma certa segurança à área e ao mesmo tempo uma certa insonorização e duplo isolamento.

                        Quanto ao motor, poderá levá-lo a uma oficina e mandar substituir as peças que sejam necessárias entre as quais escovas do motor de arranque, velas, filtros, óleos, água, correias, disco da caixa de velocidades, etc. Se preferir poderá comprar um bom motor em segunda mão e com pouco uso nos sucateiros que possuam carros novos acidentados somente a partir da traseira. Eu mesmo já paguei 800 euros por um motor para um Fiat Tempra que acabou na mesma cilindrada mas com mais força.

                        Em suma, para todo o restauro deverá ter em conta a situação da chapa e o trabalho que é executado antes da aplicação da pintura geral, caso contrário poderá ter um final bom mas a tinta começar a dar dela em vários pontos passado algum tempo e isso irá requer que seja feita uma segunda intervenção em que vai ter que ser começado todo o trabalho, desde o princípio, de modo a reparar adequadamente todo o conjunto e desta vez para que não haja o aparecimento de incómodas entre os quais “Cascas de Laranja”, “Olhos de Peixe”, “Descoloração Local”, “Estalo da Pintura” e “Cancro da Chapa”.

                        Trabalhos de "amador" entre os quais faltem a estufa, aplicação correcta de massas e demais produtos de acabamento, falta de lixagem profissional e lixas adequadas, mau isolamento total antes da pintura e inadequado tratamento de pontos de ferrugem a que falte a aplicação de primário cataforese só darão ao carro uma aparência vistosa que pretende esconder inúmeros problemas que o transformarão numa dor de cabeça sem fim.
                        Editado pela última vez por krofetys; 29 January 2010, 08:59.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por krofetys Ver Post
                          Vamos a ver se eu ajudo.

                          Esse carro tem já alguns anos pelo que observo na foto e muito fixe. Há que ter consideração primeiramente pelas peças que existem ainda no mercado. Adaptações em diferentes lugares que se queiram fazer somente poderão ser realizadas de facto se as mesmas peças (estofos, guarda-lamas, alcatifas, faróis, vidros, etc.) estiverem dentro das “medidas” originais ou quanto muito fiquem na mesma posição de “encaixe” senão a soma total de modificação para novas peças pode acabar num balúrdio e em muito trabalho.

                          Se quiser alterar a cor do carro isso pode ser feito, mas obriga a fazer um profundo trabalho na pintura já existente. Há peças e partes da chapa que terão de ser decapadas e outras cortadas e soldadas consoante a quantidade de chapa em mau estado (ferrugem, mossas muito grandes a nível das longarinas, etc.). Existem muitas partes a que bastará dar umas quantas batidas na chapa para endireitar as mossas e depois recorrer à aplicação de massas e num trabalho geral de restauro total lixar tudo milímetro a milímetro.

                          A seguir teremos que dar uma demão de primário, lixar novamente e então começar a isolar o carro todo para o poder pintar e dar acabamento final de verniz. Caso prefira poderá utilizar cores de “brilho directo” e mandar afinar a mesma cor original já que isso é possível. Um banho geral é o que o carro precisa.

                          Um trabalho desses requer que seja executado adequadamente, pelo que é necessário haver uma estufa e um laboratório para afinação da tinta. Pelo que eu já fiz, um carro desses, leva boas 12 horas (que é 1 “dia normal” de trabalho para mim) até poder sair da oficina e em condições que se veja a olho nu. Orçamentos não vão faltar e na certa muitos colegas meus da área da pintura – por este mundo fora – irão dar-lhe preços superiores a 1.000 euros, se conseguir que lhe façam 700 até 900 euros será óptima notícia, mas cuidado com o trabalho que lhe fazem porque isto não é só pintar e vamos embora… que está ali outro à espera.

                          Uma vez que esse carro não possui partes plásticas exteriores, vai ter que desmontar os pára-choques e observar o seu “interior” de forma a poder avaliar a superfície e se a mesma exige um reforço de tinta e o “exterior” ser novamente polido mas desta feita por quem saiba do serviço. Já as jantes terão que ser despolidas e voltadas a ser pintadas. Os interiores dos guarda-lamas e toda a parte inferior do carro vai ter que ser raspado e levar uma demão de "anti-gravilha".

                          O interior do habitáculo e da mala terá que ser despido de tudo quanto lá se encontra, à excepção do tablier. Revestimento total dessa área por meio de "fibra" com aplicação de resina, secante e pigmentos irão dar uma certa segurança à área e ao mesmo tempo uma certa insonorização e duplo isolamento.

                          Quanto ao motor, poderá levá-lo a uma oficina e mandar substituir as peças que sejam necessárias entre as quais escovas do motor de arranque, velas, filtros, óleos, água, correias, disco da caixa de velocidades, etc. Se preferir poderá comprar um bom motor em segunda mão e com pouco uso nos sucateiros que possuam carros novos acidentados somente a partir da traseira. Eu mesmo já paguei 800 euros por um motor para um Fiat Tempra que acabou na mesma cilindrada mas com mais força.

                          Em suma, para todo o restauro deverá ter em conta a situação da chapa e o trabalho que é executado antes da aplicação da pintura geral, caso contrário poderá ter um final bom mas a tinta começar a dar dela em vários pontos passado algum tempo e isso irá requer que seja feita uma segunda intervenção em que vai ter que ser começado todo o trabalho, desde o princípio, de modo a reparar adequadamente todo o conjunto e desta vez para que não haja o aparecimento de incómodas entre os quais “Cascas de Laranja”, “Olhos de Peixe”, “Descoloração Local”, “Estalo da Pintura” e “Cancro da Chapa”.

                          Trabalhos de "amador" entre os quais faltem a estufa, aplicação correcta de massas e demais produtos de acabamento, falta de lixagem profissional e lixas adequadas, mau isolamento total antes da pintura e inadequado tratamento de pontos de ferrugem a que falte a aplicação de primário cataforese só darão ao carro uma aparência vistosa que pretende esconder inúmeros problemas que o transformarão numa dor de cabeça sem fim.

                          Tens a certeza que sabes o que é um restauro a sério? Modificaçoes???? Fibras?????? isto é que é um trabalho de amador as 3 pancadas isto não é um restauro

                          Um classico para ser restaurado de A a Z, é completamente desmontado e refeito tal como era de origem, o que obriga a ter um conhecimento profundo do carro em questao, muitas das vezes obriga ao fabrico de peças em chapa tal como as originais, nao leva cá fibras!

                          As modificaçoes tem de ser feitas com muito mas muito cuidado, sempre com acessorios de epoca especificos para o carro em questao, caso contrario vai retirar a originalidade do carro e o seu respectivo valor como Classico

                          A nivel mecanico não é so trocar velas, oleos e filtros e já está, bem feito é desarmar o motor todo peça a peça, substituir o que está desgastado, restaurar o aspecto original de tudo e voltar a montar


                          Um restauro a sério leva muitoooo tempo, muita pesquisa, bons profissionais da area e largos milhares de euros para que fique um carro em condiçoes de ser inscrito no CPAA.

                          O que descreves acima não mais é que uma lavagem de cara para enganar os mais incautos no mundo dos classicos, pois de restauro nao tem nada!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Lostfan Ver Post
                            Tens a certeza que sabes o que é um restauro a sério? Modificaçoes???? Fibras?????? isto é que é um trabalho de amador as 3 pancadas isto não é um restauro

                            Um classico para ser restaurado de A a Z, é completamente desmontado e refeito tal como era de origem, o que obriga a ter um conhecimento profundo do carro em questao, muitas das vezes obriga ao fabrico de peças em chapa tal como as originais, nao leva cá fibras!

                            As modificaçoes tem de ser feitas com muito mas muito cuidado, sempre com acessorios de epoca especificos para o carro em questao, caso contrario vai retirar a originalidade do carro e o seu respectivo valor como Classico

                            A nivel mecanico não é so trocar velas, oleos e filtros e já está, bem feito é desarmar o motor todo peça a peça, substituir o que está desgastado, restaurar o aspecto original de tudo e voltar a montar


                            Um restauro a sério leva muitoooo tempo, muita pesquisa, bons profissionais da area e largos milhares de euros para que fique um carro em condiçoes de ser inscrito no CPAA.

                            O que descreves acima não mais é que uma lavagem de cara para enganar os mais incautos no mundo dos classicos, pois de restauro nao tem nada!
                            Exactamente.Tal como referi num post acima, uma restauração não é uma camuflagem.
                            Tem muito que se lhe diga

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por filipeabreu Ver Post
                              Exactamente.Tal como referi num post acima, uma restauração não é uma camuflagem.
                              Tem muito que se lhe diga

                              1000Euros paguei eu só dos diversos materiais de pintura, desde a simples lixa, tintas, vernizes,telas de piso, material para as uniões da chapa, gravitex, ....

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                                1000Euros paguei eu só dos diversos materiais de pintura, desde a simples lixa, tintas, vernizes,telas de piso, material para as uniões da chapa, gravitex, ....
                                Meus amigos aquilo era só uma opinião. Normalmente se o carro está em bom estado e de acordo com o que dono pode gastar qualquer um que o restaure está limitado aos que vai ganhar com ele. Dependerá de o desmontar todo ao não a "nota" que houver.

                                Agora se há quem possa restaurar por inteiro desde o motor - afinal aqui não sou mecânico e não sei o estado dele - pelo que é certo que se for limitado a uns tantos retoques vai assim mesmo de "cara lavada", mas o final obtido é um carro quase novo.
                                Editado pela última vez por krofetys; 29 January 2010, 14:19.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por joni2181 Ver Post
                                  Boas, gostava de ouvir a vossa perspectiva relativamente ao restauro de carros antigos quando estes se encontram em mau estado. Quando por exemplo se tem de fazer reparações de chapa, pintura, trocar tubagens, meter peças novas, mesmo até ser preciso trocar o motor etc, enfim um carro mesmo todo lixado lol é uma grande paixão minha adquirir um chaço "classico" e restaura-lo ao meu gosto, modernizando.o (AC, gps, estofos etc)
                                  deixo aqui o exemplo de um camaro para ouvir opiniões/dicas/criticas sugestivas q possam ajudar
                                  modernizando.o (AC, gps, estofos etc)
                                  Desculpe mas voce nao quer restaurar um carro , nem quer ter um classico, voce quer é ter um carro "xunning" obviamente sem ser homologado e sem valor nenhum no mercado dos classicos.

                                  É melhor ter consciencia disso antes de falar em restauros

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                    modernizando.o (AC, gps, estofos etc)
                                    Desculpe mas voce nao quer restaurar um carro , nem quer ter um classico, voce quer é ter um carro "xunning" obviamente sem ser homologado e sem valor nenhum no mercado dos classicos.

                                    É melhor ter consciencia disso antes de falar em restauros
                                    Desde quando a montagem de AC, GPS e estofos novos tem que ser homologado?

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                                      #19
                                      Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                      Desde quando a montagem de AC, GPS e estofos novos tem que ser homologado?
                                      O carro para ser homologado como classico tem de estar original como saiu de fabrica.

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                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                        O carro para ser homologado como classico tem de estar original como saiu de fabrica.
                                        Ele apenas disse que o queria restaurar, não que o queria registado como clássico.

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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                          Ele apenas disse que o queria restaurar, não que o queria registado como clássico.
                                          Se nao for registado como classico(tem de estar original) e homologado, não passa de um carro velho e "xunado" sem valor nenhum, nem interesse histórico...

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                            Se nao for registado como classico(tem de estar original) e homologado, não passa de um carro velho e "xunado" sem valor nenhum, nem interesse histórico...
                                            E porque é que há-de ter valor histórico? Não pode simplesmente ter valor sentimental? A pessoa não pode simplesmente gostar de um carro antigo e querer comprar um e restaurar, por mais cancro que possa ser? Não pode actualizá-lo e dar-lhe um pouco do conforto dos dias de hoje?

                                            Enfim... Tu e os teus extremismos...

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                                              #23
                                              Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                              E porque é que há-de ter valor histórico? Não pode simplesmente ter valor sentimental? A pessoa não pode simplesmente gostar de um carro antigo e querer comprar um e restaurar, por mais cancro que possa ser? Não pode actualizá-lo e dar-lhe um pouco do conforto dos dias de hoje?

                                              Enfim... Tu e os teus extremismos...
                                              Poder pode, mas que interesse tem em xunar e gastar dinheiro num carro velho que nunca terá valor?

                                              Extemista eu? nao sabes do que falas , ha quem restaure carros que até as cores das cabelagens electricas de ter as cores originais, Mas se calhar tenho de de te mostrar um "desenho" para perceberes a diferença de um chasso velho sem interesse e um carro antigo de interesse historico e homologado


                                              HOMOLOGAÇÕES Condições necessárias para que a um veículo automóvel seja atribuído o "Certificado de Automóveis Antigos"

                                              1. Documentação

                                              Só pode ser considerado um veículo antigo aquele que tiver atingido a idade permitida no código FIVA técnico em vigor, antes do 1º dia do ano em curso: terá que ter matrícula portuguesa e estar registado em nome do sócio ou do candidato a sócio, no caso de estar registado em nome de uma sociedade e/ou Câmara Municipal, Associação de Bombeiros, Serviço Municipal, Museu de Automóveis. Todas as características e números do livrete deverão condizer com o veículo automóvel.

                                              2. Carroçaria *
                                              Deverá estar na sua forma original sem qualquer tipo de alterações, sem pontos de ferrugem e sem irregularidades.
                                              A pintura deverá apresentar-se com brilho e sem riscos: a cor deve ser uniforme tal como a textura, manter mas não destacar. Os vidros terão de estar em bom estado, sem riscos.
                                              Os acessórios cromados não podem apresentar riscos, ferrugens ou mossas.
                                              Os carros abertos terão de apresentar a capota e respectivas estruturas em perfeitas condições.
                                              O habitáculo do motor tem de estar limpo e pintado na cor correcta: o interior da mala também deve estar pintado na cor correcta e limpo.
                                              Todas as borrachas têm de estar em bom estado.

                                              3. Interiores *
                                              Os estofos e as cartelas das portas quando originais de estar em bom estado, sem qualquer dano além do desgaste normal provocado pelo uso: quando restaurados deverão utilizar-se materiais idênticos sem alterar o desenho ou a forma.
                                              O mesmo se aplica ao revestimento do pavimento, forro do tecto, torpedos laterais e ao central.
                                              O tablier quando for do tipo forrado não pode ter estaladelas nem furos.

                                              4. Instrumentos *
                                              Terão de ser os originais e em bom funcionamento. Todos os extras tais como rádios ou qualquer tipo de manómetros devem ser da época e montados sem danificar ou alterar as estruturas originais.

                                              5. Limpa vidros *
                                              Terão de funcionar bem assim como o esguicho quando o tiver, devendo a borracha das escovas estar em perfeitas condições e a cor e o material das borrachas ser igual às hastes.

                                              6. Espelhos *
                                              É obrigatório um espelho interior e um exterior do lado esquerdo, devendo ambos ser da época e nunca de plástico ou pintados quando eram cromados.

                                              7. Iluminação *
                                              Todos os faróis e farolins terão de ser da época e apresentar-se em bom estado. Caso estejam montados faróis ou farolins suplementares terão de ser da época e na frente sempre em número par.
                                              As setas são válidas pelo nosso código como indicadores de mudança de direcção, mas poderá montar-se outro tipo de farolins (piscas) para esse efeito, de preferência fixos por pequenos suportes não montados na carroçaria.
                                              Todo o sistema e iluminação terá que funcionar devidamente e com intensidade suficiente.

                                              8. Instalação eléctrica
                                              Todos os fios e acessórios devem apresentar-se limpos e em bom estado: todos os órgãos terão que funcionar e nenhum deles pode ser alterado.

                                              9. Rodados *
                                              - As jantes têm de ser as originais tal como a sua cor: admite-se substituição por jantes raiadas quando seja opção da época.
                                              - No caso dos automóveis com características de alguma forma desportivas poderão eventualmente montar-se jantes de liga leve desde que o desenho e o aspecto sejam os da época.
                                              - Terão que ter os tampões e aros originais em bom estado.
                                              - Os pneus têm de estar em bom estado, serem os quatro iguais. A sua medida deverá ser a consta do livrete e que será a indicada pelo fabricante do automóvel.
                                              - Não pode ser alterado o local do pneu suplente.
                                              - Não serão admitidos pneus recauchutados.

                                              10 .Travões
                                              O sistema de travagem deve apresentar-se sem modificações e em perfeito estado. As capas de borracha dos pedais devem estar em bom estado e os pedais sem folgas excessivas.

                                              11. Direcção *
                                              Não pode ter folga além da normal para o veículo em questão. O volante terá de ser o original.

                                              12 .Suspensão
                                              O amortecimento terá de estar correcto e os amortecedores quando substituídos deverão ser do mesmo tipo dos originais. Não podem existir folgas nem desnivelamentos excessivos.

                                              13. Motor *
                                              Terá de estar em bom estado de funcionamento, sem batimentos nem fugas de óleo, além do normal. Não deve fazer fumo.
                                              Todos os órgãos inerentes têm de ser os originais e nada poderá alterar as suas características da época.
                                              Deve apresentar-se limpo e na sua cor de origem.
                                              Os números de identificação têm de estar visíveis e previamente localizados.
                                              Todo o sistema de escape tem de estar em bom estado e sem alterações.

                                              14. TransmissãoTerá que ser o sistema original e em bom funcionamento. O punho da alavanca de velocidades e a sua dimensão não devem ser alteradas.


                                              CPAA - Comissão Técnica -Homologações

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                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                                Poder pode, mas que interesse tem em xunar e gastar dinheiro num carro velho que nunca terá valor?

                                                Extemista eu? nao sabes do que falas , ha quem restaure carros que até as cores das cabelagens electricas de ter as cores originais, Mas se calhar tenho de de te mostrar um "desenho" para perceberes a diferença de um chasso velho sem interesse e um carro antigo de interesse historico e homologado

                                                BLA BLA BLA WHISKAS SAQUETAS!
                                                Um carro não tem apenas valor histórico ou monetário. Tem também valor sentimental. Pode ser um projecto pessoal sem que a pessoa esteja a pensar em ter ali um Clássico, em estado original.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                                  Um carro não tem apenas valor histórico ou monetário. Tem também valor sentimental. Pode ser um projecto pessoal sem que a pessoa esteja a pensar em ter ali um Clássico, em estado original.


                                                  Aprende uma coisa:

                                                  Um carro tem valor segundo a homologação e de acordo com uma tabela de valores e ponto final!!!! NADA tem a ver com os eventuais sentimentos do proprietário

                                                  Se baterem no carro ele vale pelo preço da tabela nao pelos sentimentos do dono

                                                  Esta conversa já parece a palhaçada dos sentimentalismos que se falaram no topico dos casamentos e adopções homossexuais

                                                  Fala-me de coisas concretas se faz favor

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                                    Aprende uma coisa:

                                                    (...)
                                                    Infelizmente, contigo, pouco se aprende.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                                      Aprende uma coisa:

                                                      Um carro tem valor segundo a homologação e de acordo com uma tabela de valores e ponto final!!!! NADA tem a ver com os eventuais sentimentos do proprietário

                                                      Se baterem no carro ele vale pelo preço da tabela nao pelos sentimentos do dono

                                                      Esta conversa já parece a palhaçada dos sentimentalismos que se falaram no topico dos casamentos e adopções homossexuais

                                                      Fala-me de coisas concretas se faz favor
                                                      Tu hás-de ter algures uma enxada ou picareta de estimação que não vale nada, de romba que está, mas ainda a usas e estimas porque tem valor sentimental para ti, porque foi herdada do teu avô, que a herdou do seu avô, e por aí fora.

                                                      Não acredito que estejas tão embrutecido que não percebas o conceito.

                                                      Se um carro tem valor sentimental para uma pessoa, seja qual for, há que respeitar a sua opção de o restaurar, sem obrigatoriamente o querer homologar como clássico.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Nitrofurano Ver Post
                                                        Tu hás-de ter algures uma enxada ou picareta de estimação que não vale nada, de romba que está, mas ainda a usas e estimas porque tem valor sentimental para ti, porque foi herdada do teu avô, que a herdou do seu avô, e por aí fora.

                                                        Não acredito que estejas tão embrutecido que não percebas o conceito.

                                                        Se um carro tem valor sentimental para uma pessoa, seja qual for, há que respeitar a sua opção de o restaurar, sem obrigatoriamente o querer homologar como clássico.
                                                        Eu percebo isso tudo...

                                                        Mas ha uma diferença abismal entre o valor sentimental para uma pessoa que é um valor irreal que nada interessa do valor real de uma coisa.

                                                        Ou seja ha uma grande diferença entre ter um fio de latão com um grande valor sentimental para uma pessoa ou ter um fio de ouro muito valioso e com um grande valor real por uma tabela e peso.

                                                        Uma coisa é termos um carro que vale segundo uma tabela 20mil euros outra é ter um chasso que nada vale segundo a tabela mas ter para nós um valor sentimental de 20mil euros...

                                                        pode parecer igual mas não é bem a mesma coisa
                                                        Editado pela última vez por Nephilim; 29 January 2010, 16:41.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Um restauro fica muito caro, geralmente compensa pagar mais por um carro que já esteja em bom estado de algo (mecanica ou pintura) e depois fazer o resto.
                                                          Depois quando queres fazer algo superior ao original ainda pior, começas a pesquisar material de muito boa qualidade, superior ao original e as coisas encarecem ainda mais.
                                                          Eu que o diga que nas ferias de verão comecei a fazer umas brincadeiras com um chassis de um carocha no intuito de fazer um buggy e com tanto reforço e detalhe já acabei por comprar um sistema de travagem TODO novo e muito superior ao que lá tinha entre muitos outros pequenos detalhes, e ainda nem comecei a mexer no motor...

                                                          Basicamente para fazeres algo como deve de ser primeiro calculas o valor que pensas que irá ficar, depois aumentas esse valor para o dobro e será algo aproximado a isso.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Estou a ver que por reina a ideia que quem não pensa como nós está contra nós...

                                                            O user joni2181 tão somente disse que uma grande paixão sua era adquirir um chaço "classico" e restaura-lo ao seu gosto, modernizando.o.

                                                            PEla ideia com que fico é fazer desse restauro um hobbie, e não fazer uma máquina para o dia a dia ou sequer para ter como interesse vender ou valorizá-lo.

                                                            Pode gostar do carro e pensa restaurá-lo e ainda o capacitar com algumas comodidades comuns nos carros de hoje em dia.

                                                            Sou sincero tb eu gostava de ter tempo e conhecimentos para embarcar um projecto desses, adquirir um chaço e restaurá-lo nos tempos livres.

                                                            Se não têm nada de útil para dizer ao joni2181 nem percebo para que pedem tempo seja a ler como a criticar...

                                                            De minha parte fico-me pelo boa sorte e se levares o projecto avante vai dando notícias.

                                                            Comentário

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