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Mudar óleo dos travões...

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    Mudar óleo dos travões...

    boas,
    Vou mudar o oleo dos travões a um astra de 2000 (sem ABS), pois dizem aconselhavel mudar de 2 em 2 anos e este ja tem 6 e nunca foi mudado...[8]
    Gostava de saber pelos mais entendidos se se pode retirar o oleo e purgar o novo, tudo por uma só roda, ou se tenho de purgar as 4 rodas?

    abraços!!

    #2
    Tens de purgar roda a roda seguindo a ordem indicada pelo fabricante (nem sempre é a tradicional), bem purgado para não deixar entrar ar lá para dentro (tubo sempre dentro de óleo) e nunca deixar descer o nível do mínimo.


    Porque não levas o carro à Norauto, por exemplo? Não é assim tão caro e, de certeza, fica bem feito.

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      #3
      Tem que purgar as 4. e pode ter que ser mais que uma vez, desculpe mas pela pergunta parece-me que não percebe muito disso certo? Será melhor ir a uma oficina ou tipo Norauto que não será assim tão caro e eles purgam com a maquina que é mais simples e pode evitar dissabores, além de para purgar manualmente convêm serem 2 pessoas.

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        #4
        já o fiz em tempos qd tinha um fiat uno, mas as tecnologias mudam e a paciencia tb é outra...

        mas é isso, vou ver na norauto qto é, assim nao tenho trabalho nem me meto em avarias...

        abraços!

        Comentário


          #5
          citação:Originalmente colocada por carlucci

          mas é isso, vou ver na norauto qto é, assim nao tenho trabalho nem me meto em avarias...
          Uns 17€ com IVA e óleo DOT4 incluído.

          Travões é um dos sistemas onde é melhor deixar para quem tem prática.

          Foi a melhor decisão que tomaste hoje. ;)

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            #6
            Podes facilmente purgar o sistema.
            Começas pela roda mais longe da bomba de travões, que será a direita traseira,depois esquerda traseira, frente direita e frente esquerda. Mantens sempre o depósito da bomba com oleo; colocas um tubo do sangrador da roda a um frasco que tenha algum oleo de forma a que a ponta do tubo esteja dentro do oleo. Abres o sangrador e injectas várias vezes até meio do pedal (não convém nem é necessário ir ao fundo). faço isso hà muitos anos sozinho . Se tiveres algum receio, então vai a uma oficina. Esta troca de óleo é muito importante para a resposta de travagem.

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              #7
              pois, embora nao seja do outro mundo faze-lo, vou á norauto até é barato.
              mas já agora, pros carros com ABS nao há cuidados a ter na purga?

              abraços!

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                #8
                Nos carros com ABS é exactamente igual.


                Mas! Nos mais recentes sistemas de ABS existe um circuito de óleo (com reservatório próprio) que só é ligado ao sistema principal de travagem quando o ABS funciona, ou seja, quando as várias válvulas do sistema ABS abrem e fecham. Portanto, com o carro desligado e fazendo a purga tradicional, não se chega nunca a substituir este óleo "velho".

                Assim que, na estrada, o ABS é actuado, então as válvulas cumprem a sua missão e deixam passar parte deste óleo "velho" que se vai misturando com o óleo novo e fresquinho que pusémos lá há uns 5 minutos atrás...

                Por isso existem equipamentos próprios, que os concessionários e as boas oficinas têm, que permitem o controle remoto das várias válvulas do circuito de forma a que todo o óleo (ou uma grande quantidade) seja substituído. Caso contrário, a mudança de fluido pelo processo tradicional a cada 2 anos vai impedindo a perda de qualidade geral do mesmo (isto admitindo que o ABS tem algum uso durante esses 2 anos de intervalo).

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                  #9
                  Eu mudei na Norauto e ficou tudo bem feito. Sobre o óleo usado, disseram-me em duas ocasiões diferentes que era Ferodo 5.1. Eu não notei melhorias...

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